1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela inicial 
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tabelas utilizadas 


01. VISÃO GERAL

O envio de mensagens poderá ocorrer de duas formas:

Envio de e-mail automático.

Através de mensagem na tela do sistema.

Para cada grupo de usuários poderá ser definido qual o formato de apresentação deste alerta. 
Com esta implementação a solução passa a monitorar os seguintes eventos, cada um deles gerando uma mensagem distinta aos usuários:

  • Isolamento de germe multirresistente: ao integrar (importar) um germe multirresistente no sistema será enviada uma mensagem (via sistema ou via e-mail) para o usuário que estiver cadastrado, informando que determinado paciente está com: "Isolamento de germe multirresistente".
  • Interrupção de antibiótico: o usuário cadastra no sistema o tempo de tratamento das diversas topografias de infecção, e configurado o envio deste tipo de mensagem, o sistema enviará mensagens de acordo com o tempo de uso do antibiótico, informando aos destinatários que deve ser feita a interrupção do tratamento antimicrobiano, em conformidade com os protocolos de tratamento da instituição.
  • Possível reinternação por infecção hospitalar: logo após a reinternação de um paciente uma mensagem de "Possível reinternação por IH" será gerada caso esta ocorra até 30 dias após a alta. Se o paciente tiver sido submetido a alguma cirurgia com implante de prótese, o alerta será enviado em período de até um ano após a alta.
  • Reinternação de paciente com bactéria multirresistente: Será exibida a mensagem quando houver reinternação de um paciente que tenha tido isolamento de germe multirresistente em internação prévia (até 6 meses).
  • Crescimento bacteriano em espécime clínico crítico: o usuário receberá esta mensagem quando houver crescimento de qualquer patógeno em materiais como sangue.

É importante ressaltar que para cada tipo de mensagem, deve ser informado qual destinatário e o tipo de envio (e-mail ou via sistema). Pode-se parametrizar o intervalo de tempo para o reenvio de uma mesma mensagem, via sistema, até que o destinatário tenha ciência. 
Há a interface de configuração de uma das mensagens de monitoramento. A configuração da mensagem pode ser customizada pelo cliente e neste sentido podemos estruturá-la com modificações no título e texto que compõem o corpo da mensagem. Neste texto, podemos inserir os parâmetros pré-estabelecidos para identificação do paciente e do atendimento relacionado, estes dados são recuperados do banco de dados no processo de envio. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Saúde > controle de infecção hospitalar  > utilitários > configura mensagens 

03. TELA INICIAL 

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Procedimento para inclusão 
  1. No Controle de Infecção Hospitalar acesse Utilitários/Configura Mensagens.
  2. Marque o tipo de mensagem e clique em Editar.
  3. Será exibida a tela para edição, nela clique na guia Destinatários.
  4. Clique em Incluir.
  5. Será exibida tela para configuração, nela marque se a mensagem será envia via e-mail ou sistema (tela).
  6. Preencha a informação de Filtro e clique em OK.

04. TABELAS UTILIZADAS