Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Microsiga Protheus
Segmento:Serviços
Módulo:Ativo Fixo (SIGAATF)
Função:Ativos (ATFA012)


Para  atualizar as fichas de imobilizado já existentes de um ambiente com as informações contábeis gerenciais dos tipos 10 – Depreciação Gerencial/Contábil, existe a rotina de importação da classificação contábil, onde sua funcionalidade  segue as regras através de arquivos texto com formato CSV.

Esta funcionalidade está disponibilizada no menu do browse de cadastro de Ativos, como a opção Importar Classificação.


Procedimentos para utilização


  1. No Ativo Fixo (SIGAATF) na rotina Atualizações/Cadastros/Ativo Fixo
  2. Em Outras Ações
  3. Selecione a opção Import. Classificação
  4. Informe os parâmetros:
    • Arquivo para importação?: Nome do arquivo.csv para importação: Caminho e nome do arquivo com a classificação contábil.
    • Exclui classificação anterior?: Caso o bem já possua classificação, e o usuário selecione sim, a rotina irá excluir a classificação anterior e incluir a descrita no arquivo.
  5. Clicar em Ok
  6. Gerado log de processamento


Importante

A rotina somente irá realizar a exclusão caso não exista nenhuma movimentação após a classificação do bem.



O arquivo CSV a ser importado tem um layout padrão, sendo que será considerada apenas a inclusão de classificações do tipo 10 – Depreciação Gerencial/Contábil com uma estrutura específica, respeitando a regra descrita a seguir:



Configuração de campos do arquivo texto


  • Linha 001: Define a tabela - Tabela SN3 – Esta linha possui o identificador “0”:
  • Linha 002: Define os campos da tabela SN3 – Dados contábeis e saldos financeiro. Esta linha possui o identificador “1”:

          1; N3_FILIAL;N3_CBASE;N3_ITEM;N3_TIPO;N3_HISTOR;N3_CCONTAB;N3_VORIG1;N3_TXDEPR1;N3_VRDACM1;N3_AQUISIC;N3_TPDEPR;N3_TPSALDO

  • Linhas de Dados: A partir da linha com a estrutura de campos as próximas conterão os dados da classificação contábil da ficha de ativo, sendo que os dados de classificação de uma ficha de ativo deverão estar agrupados. Esta linha possui o identificador “1”:


Exemplo:

Exemplo
0;SN3
1;N3_FILIAL;N3_CBASE;N3_ITEM;N3_TIPO;N3_HISTOR;N3_CCONTAB;N3_VORIG1;N3_TXDEPR1;N3_VRDACM1;N3_AQUISIC;N3_TPDEPR;N3_TPSALDO
1;010101;010121;001;10;TESTE IMP ALT;10102;10000;10;;01012021;1;3



Atenção

O arquivo CSV deverá conter no mínimo as informações obrigatórias pertinentes a classificação de um item de uma ficha de ativo. Os campos definidos como obrigatório deverão existir na estrutura do arquivo .CSV independente de possuírem informações.


Portanto, devemos respeitar a seguinte parametrização:

  • MV_ALTLCTO  - (Permite alterar lançamento contábil de integração?)   = N
  • MV_PRELAN   - (Indica se o lançamento contábil será automaticamente lançado ou passara por Pré-lançamento.) S
  • MV_CT105MS   - (Indica se mostra mensagem S/NN



Importante

Apesar de não obrigatórios os campos de valores em outras moedas, caso o parâmetro MV_ATFMOED esteja definido com um conteúdo diferente de “1”, os campos referentes a moeda configurada serão exibidos pela validação do processo de importação.



Observação: 

Caso no arquivo exista outras informações de classificação que não a do tipo 10 – Depreciação Gerencial/Contábil, as mesmas serão desconsideradas.

Caso não seja encontrada a ficha de ativo correspondente a classificação contábil, ou se a ficha de ativo não possuir o item 01 – Depreciação Fiscal, as informações de classificação serão desconsideradas.

O processo de importação está sujeito as validações normais do processo de alteração das fichas de imobilizado. Caso as validações não sejam atendidas, as informações de classificação contábil serão desconsideradas.

Caso existam no mesmo arquivo de importação informações válidas e rejeitadas, as informações válidas serão efetivadas e as informações inválidas serão registradas em um arquivo de log de processamento.


02. INFORMAÇÕES RELACIONADAS


Tabelas:

  • SN1 - Cadastro de Ativos Imobilizados;
  • SN3 - Cadastro de Saldos e Valores