Páginas filhas
  • Manual Operacional da Customização de Contratos

Manual Operacional da Customização - Contratos (Integração ERP)


Projetos: FS007270, FS007271, FS007272, FS007878, FS007916, FS008136 e FS008062

Nome do cliente: FIEP

Objetivo


O manual a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as implementações realizadas para sua empresa. Todas as funcionalidades descritas neste manual se baseiam no que está descrito nos documentos de especificação dos projetos abaixo e alterações de escopo:

  • FS007270-Integrações AX Fase I
  • FS007271-Integrações AX Fase II
  • FS007878-Integração AX - Item de Venda
  • FS007916 (960607) - Integração ERP - Item de Venda - Carga Horária
  • FS008136 (A02305) - Tratativas Situação de Matrícula
  • FS008262 - Integração ERP - Data Início Contrato



Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Esta tela permitirá o cadastro dos parâmetros necessários para conexão com os WebServices necessários para integração do TOTVS Educacional com o Sistema AX, parâmetros necessários para integração do contrato, aditivo de contrato e termo de rescisão, e parâmetros para demais processos da customização.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, por meio do menu Customização | ERP | Parâmetros, o usuário administrador efetuará as parametrizações referentes ao processo.




Deverão ser parametrizados as seguintes informações:


Campo

Descrição

WS – Matrícula

Endereço de acesso ao WebService de Matrícula disponibilizado pelo AX e a chave criptografada de acesso

WS – Customer Service

Endereço de acesso ao WebService de Customer Service disponibilizado pelo AX e a chave criptografada de acesso

WS – Itens de Venda


Endereço de acesso ao WebService de Itens de Venda disponibilizado pelo AX e a chave criptografada de acesso

WS – Informações da Unidade Operacional (Filial)

Endereço de acesso ao WebService de Unidade Operacional disponibilizado pelo AX e a chave criptografada de acesso


Obs.: Campos de preenchimento obrigatório




Guia: Integração com o sistema AX

SubGuia Integração do Contrato | Parâmetros:

 

Aluno do contrato:

Habilita campos complementares do aluno na tela customizada de integração do contrato (Sim/Não): caso seja habilitado este parâmetro, na tela de integração do contrato serão apresentados os dados complementares do aluno.

 




Serviço odontológico:

  • Utiliza serviço odontológico: Marcar a esta flag para informar se o contexto (coligada / filial / nível de ensino) utilizará o serviço odontológico (sim / não). Caso o usuário habilite está “flag”, os demais dados abaixo referentes ao serviço odontológico deverão ser preenchidos.
  • Código do serviço de odontologia: Deverá ser informado o código do serviço de odontologia (item de venda), a ser exibido no processo de integração de contrato com o sistema AX.

Observação:

Ao usuário clicar em “salvar”, a rotina customizada validará se em outro contexto (coligada, filial e nível de ensino) existe o item de venda (código do serviço de odontologia) associado.

Caso seja localizado, será apresentada a seguinte mensagem: “ O item de venda já se encontra parametrizado na coligada ‘X’, filial ‘X’ e nível de ensino ‘X’”. 

  • Valor do serviço de odontologia: Informar o valor do serviço de odontologia, a ser exibido no processo de integração de contrato com o sistema AX.


Pessoas vinculadas ao contrato:

  • Gestor responsável pelo contrato: deverá ser informado o gestor responsável pelo contrato no contexto (coligada/filial/nível de ensino), essa informação parametrizada será buscada no momento da integração do contrato com o sistema AX.
  • Gerente responsável para Assinatura do contrato: deverá ser informado o gerente responsável pela assinatura do contrato no contexto (coligada/filial/nível de ensino), essa informação parametrizada será buscada no momento da integração do contrato com o sistema AX.

Observação:

O CPF do Gerente responsável para Assinatura do contrato, será preenchido automaticamente de acordo com o cadastro da Pessoa no TOTVS. Caso não seja exibido, o cadastro de pessoa deverá ser atualizado podendo ser feito por meio do lookup da seguinte maneira: Clicar no nome da pessoa | cadastro de pessoa | Doc. Básicos e atualizar o CPF.


Alteração da situação de matrícula:

  • Status Matriculado Default: deverá ser informado o status matriculado padrão que será utilizado no processo de mudança de turma
  • Motivo de alteração de matrícula do contrato: deverá ser informado o motivo da alteração de matrícula do contrato que será utilizado no processo de mudança de turma
  • Motivo de alteração de matrícula do aditivo do contrato: deverá ser informado o motivo da alteração de matrícula do aditivo do contrato que será utilizado no processo de mudança de turma
  • Motivo de alteração de matrícula do aditivo do contrato sem valor: deverá ser informado o motivo da alteração de matrícula do aditivo do contrato sem valor que será utilizado no processo de mudança de turma
  • Status Participante default: Nesse parâmetro será definido pela FIEP a situação de matrícula Participante. A customização irá considerar essa situação de matrícula para alterar o status da matrícula no período letivo do aluno quando a integração do contrato com o ERP for realizada com sucesso conforme regra definida no Req. 02 – Integração/ Manutenção de contrato - Educação Continuada.
  • Status Reconhecimento de Saberes default: Nesse parâmetro será definido pela FIEP a situação de matrícula Reconhecimento de Saberes. A customização irá considerar essa situação de matrícula para alterar o status da matrícula no período letivo do aluno quando a integração do contrato com o ERP for realizada com sucesso conforme regra definida no Req. 03 – Integração / Manutenção de contrato – EJA Profissionalizante.



Modelo de Contrato:

  • Modelo de contrato: deverão ser informados quais modelos de contrato serão apresentados no processo customizado de integração do contrato, requisito 3.



Usuário com permissão para efetivar matrícula com data retroativa:

  • Código de usuário: deverá ser informado quais usuários possuirão permissão para efetuar a matrícula com data retroativa ao mês vigente (conforme descrito por meio do Req.3).



Status de Pré-matrículado: usuário deverá informar quais os status de matrículas considerados como “pré-matriculado”. Por intermédio desta lista, será realizada uma validação através do requisito 3.



Status de Matriculado: usuário deverá informar quais os status de matrículas considerados como “matriculado”. Por intermédio desta lista, será realizada uma validação através do requisito 3.




Rescisão de Contrato: Usuário deverá informar as situações de matrícula consideradas para verificação se o contrato pode ser rescindido (conforme descrito por meio do Req. 07).



SubGuia Aditivo de Contrato:

Valor da disciplina: Habilita campo para informar valor aplicado da disciplina (Sim/Não): caso seja habilitado este parâmetro, na tela de integração do aditivo do contrato (descrito por meio dos requisitos Req.08 e Req.08.1) será apresentado o campo de valor da disciplina para que o usuário informe no momento da integração.



Mudança de turma: usuário deverá informar as situações de matrículas consideradas para verificação do Status de “Mudança de turma” (conforme descrito por meio do Req.07.1). Sendo informado o status da matrícula de destino.



Equivalências e dispensas: usuário deverá informar as situações de matrículas consideradas para serem utilizadas no processo de “Dispensas” (conforme descrito por meio do Req.08.1).




Modalidade do curso: usuário deverá informar as modalidades de curso consideradas para a integração com o AX das dependências e disciplinas avulsas (Req.08 e Req.08.1).




Venda Avulsa: deverá ser informado um ítem de venda a ser utilizado no momento da integração da venda avulsa (Req.15 – Vendas avulsas).








Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Este anexo permite o preenchimento de informações adicionais do contrato do aluno para serem utilizadas no processo de Integração do contrato ERP.


Detalhamento do processo


O usuário deverá acessar no TOTVS Educacional o menu Currículo e Oferta | Matrizes curriculares, Anexo | Matriz Aplicada, por meio da edição de um registro,  Anexo | Dados do contrato ERP


.



Os seguintes campos serão disponibilizados por meio desta tela:

  • Valor sugerido do curso: usuário preencherá o valor sugerido do curso.
  • Quantidade de parcela: usuário informará a quantidade de parcelas “default” da matriz aplicada (curso).
  • Item de venda: usuário preencherá o item de venda.

Importante:

Um item de venda poderá estar associado a mais de uma matriz aplicada, desde que a matriz aplicada tenha somente o turno diferente de uma para a outra. Caso o usuário escolha o item de venda que já esteja associado a uma matriz aplicada diferente, a rotina customizada emitirá uma mensagem ao usuário e não permitirá que o cadastro seja concluído.



Ao vincular um item de venda a matriz aplicada, caso o mesmo já esteja associado a matriz aplicada de outra unidade, será consistido se o curso/habilitação da matriz aplicada ao qual o mesmo está sendo vinculado é igual ao curso/habilitação da vinculação existente.

Se o curso é o mesmo, o cadastro seguirá sem restrições. Caso o contrário, será exibida mensagem ao usuário, informando que o item de venda já está sendo utilizado pela filial X e curso Y, e o cadastro deste item de venda para o curso selecionado não será permitido. Desta forma, um determinado item de venda poderá ser vinculado ao mesmo curso/habilitação da unidade ou mesmo curso/habilitação de outras unidades.


Exemplos:

SESI

CENARIO 1

Matriz curricular: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017

Matriz aplicada: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017, Turno: MANHÃ (Filial 2050)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017

Matriz aplicada: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017, Turno: TARDE (Filial 2050)

Item de Venda: 2100848

Não deve apresentar mensagem de erro, pois o turno é diferente mas o curso (EM) é o mesmo.


CENARIO 2

Matriz curricular: Curso: EM, Série: 2, Código: EM2-2017

Matriz aplicada: Curso: EM, Série: 2, Código: EM2-2017, Turno: MANHÃ (Filial 2050)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017

Matriz aplicada: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017, Turno: MANHÃ (Filial 2050)

Item de Venda: 2100848

Não deve apresentar mensagem de erro, pois a matriz aplicada é diferente, mas o curso (EM) é o mesmo.


CENARIO 3

Matriz curricular: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017

Matriz aplicada: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017, Turno: MANHÃ (Filial 2050)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Curso: EJAEM, Série: 3, Código: EM3-2017

Matriz aplicada: Curso: EJAEM, Série: 3, Código: EM3-2017, Turno: MANHÃ (Filial 2050)

Item de Venda: 2100848

Deve apresentar mensagem de erro, pois o curso é diferente.


CENARIO 4

Matriz curricular: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017

Matriz aplicada: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017, Turno: MANHÃ (Filial 2050)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017

Matriz aplicada: Curso: EM, Série: 3, Código: EM3-2017, Turno: MANHÃ (Filial 3010)

Item de Venda: 2100848

Não deve apresentar mensagem de erro, pois a curso (EM) é o mesmo, porém a Filial é diferente.


SENAI

CENARIO 5

Matriz curricular: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101, Cód. Turno: 103 – Noturno (Filial 3027)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101, Cód. Turno: Integral (Filial 3027)

Item de Venda: 2100848

Não deve apresentar mensagem de erro, pois o turno é diferente mas o curso (QUA.00251) é o mesmo.


CENARIO 6

Matriz curricular: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101, Cód. Turno: 103 – Noturno (Filial 3027)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025102

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025102, Cód. Turno: Integral (Filial 3027)

Item de Venda: 2100848

Não deve apresentar mensagem de erro, pois a matriz aplicada é diferente mas o curso (QUA.00251) é o mesmo.


CENARIO 7

Matriz curricular: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101, Cód. Turno: 103 – Noturno (Filial 3027)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Cód. Curso: QUA-00018, Habilitação: QUA-00018, Código: QUA0001801

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA-00018, Habilitação: QUA-00018, Código: QUA0001801, Cód. Turno: 103 – Noturno (Filial 3027)

Item de Venda: 2100848

Deve apresentar mensagem de erro, pois o curso é diferente.


CENARIO 8

Matriz curricular: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101, Cód. Turno: 103 – Noturno (Filial 3027)

Item de Venda: 2100848


Matriz curricular: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101

Matriz aplicada: Cód. Curso: QUA.00251, Habilitação: QUA.00251, Código: QUA0025101, Cód. Turno: 103 – Noturno (Filial 3044)

Item de Venda: 2100848

Não deve apresentar mensagem de erro, pois a curso (QUA.00251) é o mesmo, porém a Filial é diferente.


Mensagem de erro a ser apresentada

Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Esse anexo permitirá o cadastrado do número IBGE de determinado município


Detalhamento do processo


O usuário deverá acessar no TOTVS Gestão Fiscal,  por meio do cadastro de município, localizado no menu | Cadastros | Município | Anexo | Dados IBGE.


O seguinte campo será disponibilizado por meio desta tela:

  • Número do IBGE (campo texto): usuário preencherá o código do IBGE associado ao município.


Observação: Através do cadastro do responsável financeiro (cliente/fornecedor), na aba de “endereço”, campo “código munícipio”, ao chamar a tela de listagem, é possível efetuar a edição de um município.


Pré-requisitos


É necessário executar o script “Totvs_Campos_Complementares” para criar os seguintes campos:

DTADESAOODONTO – Tipo DateTime

DTCANCSERVODONTO – Tipo DateTime

Ativar os campos complementares: ODONTO, DTADESAOODONTO, DTCANCSERVODONTO.


Descrição do processo


Este requisito possibilita a gravação do histórico das últimas informações antes da alteração dos seguintes campos complementares de matrícula no período letivo: Aderiu serviço odontolócio?, Data de adesão do serviço odontológico, Data de cancelamento do serviço odontológico.


Detalhamento do processo


Usuário acessa por meio do TOTVS Educacional, a matrícula no período letivo, localizada por meio do menu: Currículo e Oferta | Alunos | Matrícula no Período Letivo, para controle odontológico, existirão os seguintes campos complementares:

  • Aderiu Serviço Odontológico (SMATRICPLCOMPL.ODONTO);
  • Data de adesão do serviço odontológico (campo complementar a ser criado na tela de matrícula do período letivo);
  • Data de cancelamento do serviço odontológico (campo complementar a ser criado na tela de matrícula do período letivo)


A cada alteração de dados de um destes campos na matrícula do período letivo, as informações (dados antigos) serão armazenadas em tabela customizada para histórico. 


Pré-requisitos


Preencher o endereço e chave de acesso ao WebService de Matrícula conforme Req. 1.


Descrição do processo


Este processo possibilita a visualização do status do contrato do aluno no ERP.


Detalhamento do processo


Usuário acessa no TOTVS Educacional, o processo “Consulta do Status de contrato do aluno no ERP” na tela de “Contrato do ERP”, localizada na matrícula no período letivo, através do menu: Currículo e Oferta | Alunos | Processos, Matricular Aluno, Anexo | Contrato do ERP, seleciona um registro, Processos | Consulta do Status de contrato do aluno no ERP.



Na tela do processo, usuário avança a primeira etapa do processo para que sejam apresentados os dados referente ao status do contrato do aluno retornados pelo ERP.

Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Este processo acionará a integração de consulta do Status do aluno no ERP.


Detalhamento do processo


Conforme descrito no requisito 3.6, o usuário acionará a integração de consulta do Status do aluno no ERP.

No processo será consumido método de consulta disponibilizado pelo ERP, serão buscados os seguintes dados :

                Status do Contrato ERP

                Status do aluno.

Pré-requisitos


Parametrizar o(s) status de matrícula que o contrato pode ser rescindido por meio do menu Customização | Integrações ERP | Integração com o sistema ERP | Integração de Termos de Rescisão e Aditivos de Contrato | Rescisão de Contrato conforme Req. 1.


Somente um aluno deverá ser selecionado para execução do processo.


Descrição do processo


Este requisito verifica através do processo nativo de “Alteração de Situação de Matrícula” se a nova situação de matrícula selecionada está parametrizada conforme req.1, para rescisão de contrato. Em seguida realiza a rescisão do contrato ou inativação do aluno no sistema ERP, e apresenta o termo de encerramento/rescisão do contrato em PDF para o usuário.


Detalhamento do processo


Quando o usuário efetuar o processo de “alteração de situação de matrícula”, por meio do menu Secretaria | Matrícula | Matrícula no Período Letivo, em seguida, Processo | Alterar situação da matrícula, a rotina customizada verificará se a nova situação escolhida pelo usuário para a matrícula no período letivo se encontra parametrizada com o “status que o contrato pode ser rescindido” (conforme descrito por meio do requisito 1).


Caso esteja parametrizada, será verificado o tipo de contrato vinculado a matrícula do aluno conforme descrição a seguir:

        Se o contrato em questão for igual a “Pessoa Física com valor” ou “Pessoa Física com valor” será efetuada a rescisão do contrato

        Se o contrato em questão for igual a “Pessoa Jurídica”, “Pessoa Jurídica empresa estrangeira”, “Base Estadual/Nacional” ou “CEI”, será efetuada a inativação do aluno no contrato.


Por fim, será apresentado ao usuário o termo de rescisão do contrato em formato PDF.

Pré-requisitos


Preencher dados de conexão de acesso ao WebService do ERP no TOTVS Educacional | Customização | ERP | Parâmetros conforme Req. 1.


Descrição do processo


Este processo realiza integração do TOTVS Educaional com o sistema ERP para importação da lista de itens de venda.


Detalhamento do processo


Usuário deverá acessar o TOTVS Educacional | Menu Customização | ERP | Item de venda ERP, ao qual será utilizado o JOBSERVER, por onde o usuário administrador poderá configurar a periodicidade que será agendada o processo  usado na integração do TOTVS Educacional x Sistema ERP.




O processo customizado automaticamente conforme agendamento do JOBSERVER realizará a integração do TOTVS Educacional com o sistema ERP realizando a importação dos itens de venda cadastrados no ERP.

Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Interface de cadastro customizado que permite que o usuário visualize quais itens de vendas estão disponíveis por filial.


Detalhamento do processo


O acesso a interface de Filial pode ser realizada através da opção “Executar” (nativa do sistema), recurso que permite a pesquisa de Actions do sistema. Ao acessar essa opção o usuário deverá pesquisar pelo termo “Filial” e nos resultados apresentados selecionar a opção “Fiscal | Filial” (FisFilialAction). Ao selecionar essa opção será exibida uma visão com as Filiais associadas à coligada do contexto.



Os dados exibidos nesta tela serão de acordo com os itens de venda integrados e gravados em tabela customizada através do processo de consulta de Item de Venda já existente.


Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Nos cenários SESI e SENAI algumas informações do Item de Venda estão vinculadas à modalidade do curso, da área e se o curso é presencial ou a distância, porém nem todas essas informações estão presentes no cadastro de curso dos dois cenários. Dessa forma a validação no cadastro de cursos será responsável por garantir que os cursos já cadastrados somente sejam alterados se estiverem de acordo com as regras de validação.


Detalhamento do processo


Cenário SENAI

Caso ocorra alteração em algum dos seguintes campos: Modalidade, Área, Presencial/Distância, a customização verificará se exite alguma Matriz Aplicada que esteja utilizando Item de Venda. Caso exista, será apresentada uma mensagem de erro informando que o curso não pode ser alterado por possuir Item de Venda associado à Matriz Aplicada. Assim o usuário deverá desassociar o Item de Venda da matriz aplicada para que seja possível realizar a alteração no cadastro do curso. Caso não existam Itens de Venda associados à Matriz Aplicada o registro poderá ser salvo.

Alterações nos demais campos do cadastro do curso não serão validados.


Cenário SESI

Caso ocorra alteração no campo “Modalidade” a customização verificará se exite alguma Matriz Aplicada que esteja utilizando Item de Venda. Caso exista, será apresentada uma mensagem de erro informando que o curso não pode ser alterado por possuir Item de Venda associado à Matriz Aplicada. Assim o usuário deverá desassociar o Item de Venda da matriz aplicada para que seja possível realizar a alteração no cadastro do curso. Caso não existam Itens de Venda associados à Matriz Aplicada o registro poderá ser salvo.

Alterações nos demais campos do cadastro do curso não serão validados.


Pré-requisitos


Este processo irá identificar o código da coligada da Filial de acordo com o CNPJ da Coligada cadastrada no TOTVS Serviços Globais.

Portanto, o usuário deverá atualizar o cadastro de Coligada no TOTVS Serviços Globais | Administração | Coligadas, de modo que as Filiais cadastradas no ERP tenham as Coligadas correspondentes cadastradas no TOTVS Serviços Globais.

Descrição do processo


Este processo realiza a importação do cadastro de Unidade Operacional (Filial) do sistema ERP para o TOTVS Educacional.


Detalhamento do processo


Usuário acessa o processo no TOTVS Educacional, através do Menu Customização | ERP | Unidade Operacional, ao qual será utilizado o JOBSERVER, por onde o usuário administrador poderá configurar a periodicidade que será agendada o processo usado na integração do TOTVS Educacional x Sistema ERP.




O processo automaticamente conforme agendamento do JOBSERVER, realizará a integração com o sistema ERP, para obtenção da lista de unidade operacional atualizará

o cadastro de Filiais do TOTVS Educacional.


Pré-requisitos


Não existem pré-requisitos para este processo.


Descrição do processo


Este processo realiza a importação de modelos de contratos e termos de aditivo e rescisão cadastrados no sistema ERP, de modo que possam ser parametrizados por meio do req. 1 através do menu de Customização | Parametrização das Integrações | Integração com o sistema ERP | Integração de contrato | Modelo de contrato.


Detalhamento do processo


Usuário acessa o processo no TOTVS Educacional, através do Menu Customização | ERP | Modelos de contratos, ao qual será utilizado o JOBSERVER, por onde o usuário administrador poderá configurar a periodicidade que será agendada o processo usado na integração do TOTVS Educacional x Sistema ERP.


O processo executará automaticamente conforme agendamento do JOBSERVER realizando a integração com o sistema ERP para obtenção da lista de modelos de contratos.

Posteriormente, este modelos estarão disponíveis para parametrização conforme req. 1.

Pré-requisitos


Realizar as parametrizações conforme descrito no item “Parametrização das Integrações”.


Criar os campos complementares conforme tabela abaixo:


SMATRICPLCOMPL

Nome da coluna

Descrição

Tipo

Tamanho

Tabela dinâmica

ODONTO

Aderiu Serviço Odontológico?

Alfanumérico

10

SIMOUNAO

DTADESAOODONTO

Data Adesão

Alfanumérico

255


INTEGRADOAX

Integrado AX

Alfanumérico

10


EMPRESA

Empresa:

Alfanumérico

10


EBEP

EBEP?

Alfanumérico

10

SIMOUNAO

BAIXARENDA

Possui declaração de baixa renda?

Alfanumérico

10

SIMOUNAO

TIPOBOLSA

Tipo Bolsa

Alfanumérico

10


TIPODESC

Tipo de Desconto

Alfanumérico

10

TIPODESC

CATEGORIA

Categoria

Alfanumérico

10


CNPJAPREND

CNPJ de Aprendizagem (somente números)

Alfanumérico

20


ARTICULACAO

Articulação

Alfanumérico

10

ARTICULACA

TIPOGRAT

Condição do aluno

Alfanumérico

10

TIPOGRAT

SALUNOCOMPL

Nome da coluna

Descrição

Tipo

Tamanho

Tabela dinâmica

MOTIVOCPF

Motivo CPF não informado:

Alfanumérico

10

SMOTIVOCPF

Tabela dinâmica: SIMOUNAO

Código

Descrição

0

Não

1

Sim

Tabela dinâmica: MEIOPGTO

Código

Descrição

01

Descrição 01

02

Descrição 02

...

...




Descrição do processo


Este processo é responsável por realizar a integração das matriculas do TOTVS Educacional, com os contratos financeiros no sistema ERP.


Detalhamento do processo


Para realizar a integração, o usuário deverá acessar o processo customizado, localizado no menu “Matrícula e Avaliação | Matrículas | Processos | Integração de Contrato com sistema ERP”.



Uma vez acionado, o processo customizado realizará as seguintes validações antes de seguir com a integração:


  • Verifica se existe turma vinculada na matrícula.
  • Verifica se no cadastro da turma as datas de início e fim estão preenchidas.
  • Verifica se a data da matrícula é anterior ao mês atual e caso positivo verifica se o usuário tem permissão para executar a matrícula com data retroativa
  • Verifica se o status da matricula no período letivo esta cadastrada na parametrização “Status de Pré-Matriculado”.
  • Verifica se o contrato referente a matrícula foi enviado ao ERP anteriormente.
  • Verifica se o item de venda foi devidamente parametrizado na Matriz Aplicada.


Caso alguma das validações citadas acima, seja verdadeira, será apresentado uma mensagem ao usuário informando o motivo da inconsistência e o processo será interrompido.



Etapas para inclusão de contrato no ERP


Se o processo não encontrar nenhuma inconsistência, será apresentado um “wizard” onde o usuário deverá avançar todos os passos informando todas as obrigatoriedades antes de enviar o contrado ao ERP


Na primeira etapa, será apresentado os tipos de contrato. Caso o tipo de contrato selecionado esteja relacionado a Pessoa Física (PF), o campo "Modelo de Contrato" será obrigatório, caso o tipo de contrato selecionado esteja relacionado a Pessoa Jurídica (PJ), o campo “Número do contrato no ERP” será obrigatório.


Tipos de contrato PF:

  • Pessoa Física
  • Pessoa Física – Estrangeira


Tipos de contrato PJ:

  • Pessoa Jurídica
  • Pessoa Jurídica – Estrangeira
  • Base Estadual/Nascional
  • CEI




Para o campo “Modelo do contrato”, será listado todos os registros importados do ERP através da rotina customizada para agendamento e/ou execução localizada no menu “Customização | ERP |  Modelos de Contrato”.


Para o campo “Número do Contrato no ERP”, o usuário deverá informar um código de contrato para que a rotina customizada verifique se este contrato está válido no sistema ERP e se existe vagas disponíveis.




  1. Tipo de Contrato PJ


Caso o tipo de contrato selecionado seja PJ, todas as consistências estejam de acordo e o usuário acione o botão “Executar”, a rotina customizada consumira o webservice do AX invocando o método “Contract_CorporateRegistrationInsert” passando as informações abaixo:


ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

contractId

Número do contrato

Informação localizada no campo “Número do contrato no AX”

2

programId

Código do Item de Venda

Código do Item de venda parametrizado na Matríz Aplicada. ZPARAMHABILITACAOFILIAL.CODITEMVENDA

3

student

Informações do Aluno

Informação localizada na tabela abaixo (bloco Student).





  1. Tipo de Contrato PF


Caso o tipo de contrato selecionado seja PF, e todas as consistências estejam de acordo, a rotina customizada apresentará os passos abaixo:


Caso a opção “Habilita campos complementares do aluno no contrato” presente na parametrização da Integração de contrato esteja marcada, será apresentada o passo abaixo contendo as informações complementares da matrícula no período letivo .


Por meio desta tela, as informações não poderão ser alteradas. Sendo assim, as informações serão apresentadas apenas para consulta. Caso haja a necessidade de alterar estas informações, o usuário deverá efetuar por meio da matrícula no período letivo do aluno.



Ao avançar, a rotina customizada, executará uma validação na data de matricula, verificando se a mesma é anterior ao mês corrente. Caso positivo, a  o processo deverá considerar a data inicial do mês e apresentará uma mensagem informativa ao usuário.


Após a execução da validação, será exibido o próximo passo com os dados do curso e data do contrato. Nessa etapa, os campos de data início e fim do contrato são de preenchimento obrigatórios.




O campo data de início do contrato será preenchida com a data do dia da geração do contrato, independentemente da data da pré-matrícula e/ou turma. Essa data será enviada para integração com o ERP e considerada como o início da prestação do serviço para fins de contabilização.

Assim, a data de início do contrato, por default, será a data do dia da geração do contrato.



Caso a opção “Utiliza serviço odontológico” presente na parametrização da Integração de contrato esteja marcada, será apresentada a etapa abaixo contendo as informações do código do serviço odontológico e valor do serviço odontológico que foram previamente cadastradas na parametrização.


Por meio desta tela, o usuário deverá informar se haverá ou não desconto odontológico através do campo “adesão de odonto escolar” e posteriormente a data de adesão do serviço odontológico.




Ao avançar, será apresentado a etapa contendo as informações da parametrização da forma de pagamento, onde o usuário deverá informar os seguintes campos:


  • Desconto: Através deste campo, o usuário poderá adicionar um desconto no valor total do contrato.


  • Observação: Campo texto para que o usuário informe somente como descritivo o motivo da concessão do desconto no contrato.


  • Nº (id) solicitação de Bolsa e Desconto: Campo texto para que o usuário informe o número da identificação de solicitação (workflow) aberto no TOTVS para aprovação do desconto.


  • Parcelas: Campo para que o usuário informe a quantidade de parcela que será gerada para o pagamento, como “default” será buscada a informação parametrizada junto a matriz aplicada.


  • Vencimento da Primeira parcela: Usuário preencherá qual será o vencimento da primeira parcela.


  • Período: Campo para que o usuário informe a periodicidade do vencimento das demais parcelas, podendo ser fixa em todo dia X ou em um período de X dias.


Nesta etapa os campos de vencimento da primeira parcela e a periodicidade dos demais vencimentos, são de preenchimento obrigatórios.



Depois de preencher os campos da condição de pagamento e acionar o botão avançar, será apresentado a etapa contendo as informações de todas as parcelas. Nesta etapa, o usuário poderá ajustar as datas de vencimento e os valores da parcela coso haja necessidade.





Ao final de todos os passos o usuário deverá acionar o botão “Executar”, onde a rotina customizada consumira o webservice do ERP invocando o método “Contract_IndividualRegistrationInsert” passando as informações abaixo:


ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

ContractIndividual

Classe contendo todas as informações necessárias para incluir um contrato PF

Informação localizada na tabela abaixo (bloco ContractIndividual).


Educação Continuada

Na etapa final do processo, após o retorno do sistema ERP com a confirmação que o contrato foi realizado com sucesso (está apto para efetivar a matrícula), serão feitas as seguintes verificações:

  • Se o retorno se trata de uma matrícula referente a coligada 2 – SESI nível de ensino 3 – Educação Continuada;
  • Se o Curso (CODCURSO) em que o aluno está matriculado possui o campo complementar É evento? (SHABILITACAOCOMPL.EVENTOSCAE = S ‘SIM’);

Caso afirmativo, a matrícula em questão terá o seu status (situação de matrícula) alterado para situação de matrícula definida pela FIEP no parâmetro Status Participante default (Req. 01 – Parâmetros).

Caso contrário, irá permanecer as regras de alteração de situação de matrícula já existentes na integração. A alteração de situação de matrícula nas disciplinas será feita de forma nativa. A situação de matrícula  Participante deverá estar com o parâmetro Altera situação de matrícula das disciplinas preenchido.


EJA Profissionalizante

Na etapa final do processo, após o retorno do sistema ERP com a confirmação que o contrato foi realizado com sucesso (está apto para efetivar a matrícula), serão feitas as seguintes verificações:

  • Se o retorno se trata de uma matrícula referente a coligada 2 – SESI nível de ensino 1 – Educação Básica;
  • Se o Curso (CODCURSO) em que o aluno está matriculado possui a modalidade igual a 7 – EJA Profissionalizante (SCURSO.CODMODALIDADECURSO). Caso afirmativo, a matrícula em questão terá o seu status (situação de matrícula) alterado para situação de matrícula definida pela FIEP no parâmetro Status Reconhecimento de Saberes default (Req. 01 – Parâmetros).

Caso contrário, irá permanecer as regras de alteração de situação de matrícula já existentes na integração. A alteração de situação de matrícula nas disciplinas será feita de forma nativa. A situação de matrícula  Reconhecimento de Saberes deverá estar com o parâmetro Altera situação de matrícula das disciplinas preenchido.


Pré-requisitos


Vide pré-requisitos do item “Integração de contrato com sistema ERP”.


Descrição do processo


Este processo é responsável por realizar a manutenção das matriculas do TOTVS Educacional, que foram integrados com os contratos financeiros no sistema ERP.


Detalhamento do processo


Para realizar a manutenção, o usuário deverá acessar o processo customizado, localizado no menu “Matrícula e Avaliação | Matrículas | Processos | Manutenção de Contrato com sistema ERP”.



Uma vez acionado, o processo customizado realizará as seguintes validações antes de seguir com a integração:


  • Verifica se existe turma vinculada na matrícula.
  • Verifica se no cadastro da turma as datas de início e fim estão preenchidas.
  • Verifica se a data da matrícula é anterior ao mês atual e caso positivo verifica se o usuário tem premissão para executar a matrícula com data retroativa
  • Verifica se o status da matricula no período letivo esta cadastrada na parametrização “Status de Matriculado”.


Caso alguma das validações citadas acima, seja verdadeira, será apresentado uma mensagem ao usuário informando o motivo da inconsistência e o processo será interrompido.



Se o processo não encontrar nenhuma inconsistência, será apresentado um “wizard” onde o usuário deverá avançar todos os passos informando todas as obrigatoriedades antes de enviar o contrato ao ERP.


Na primeira etapa, será apresentado as informações do contrato atual, ou seja, contrato que deverá ser rescindido no ERP.




Atualmente no ERP, existem 3 tipos de rescisão “Pessoa Física sem valor”, “Pessoa Física com valor” e “Pessoa Jurídica” e para cada tipo, a rotina customizada deverá executar um processo diferente.



  1. Pessoa Jurídica

 

Caso o tipo do contrato atual seja PJ e o status igual a “Emitido”, a rotina customizada executará a inativação do aluno, consumindo o webservice do ERP invocando o método “Contract_CorporateRegistrationCancel” passando as informações abaixo:


ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

contractId

Número do contrato

Informação localizada no campo “Número do contrato no ERP”

2

programId

Código do Item de Venda

Código do Item de venda parametrizado na Matríz Aplicada. ZPARAMHABILITACAOFILIAL.CODITEMVENDA

3

academicId

Código do aluno

Informação do registro acadêmico do aluno

(CODCOLIGADA + RA)

 

 

  1. Pessoa Física com valor

 

Caso o tipo do contrato atual seja PF, tenha valor e esteja com itaus igual a “Apto a rescindir”, a rotina customizada executará a rescisão do contrato, consumindo o webservice no ERP invocando o método “Contract_IndividualRegistrationTerminate” passando as informações abaixo:


ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

contractId

Número do contrato

Informação localizada no campo “Número do contrato no ERP”



 

  • Pessoa Física sem valor


Caso o tipo do contrato atual seja PF e não tenha valor, a rotina customizada executará o cancelamento do contrato, consumindo o webservice no ERP invocando o método “Contract_IndividualRegistrationCancellation” passando as informações abaixo:



ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

ContractIndividualAmendment

Dados da renegociação

Informação  Informação localizada na parte abaixo (bloco  ContractIndividualAmendment ).



Os próximos passos para a inclsão do novo contrato no ERP, seguem as mesmas validções e etapas descritas no item “Integração de contrato com sistema ERP

Student

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

AcademicId

Id Aluno SGE

Concatenação da Coligada + Registro Acadêmico do aluno.

(SALUNO.CODCOLIGADA + SALUNO.RA)

2

Address

Endereço do Aluno

Informação localizada na parte abaixo (bloco AddressStudent).

3

AdultEducation

Se o Curso é EJA

Para a coligada SENAI = 3, o valor enviado será igual a “FALSE”.

 

Para a coligada SESI = 2, no cadastro do curso do aluno (localizado por meio da matricula), será buscada a modalidade (SCURSO.CODMODALIDADECURSO.

Se estiver parametrizada com a modalidade igual a EJA = 3, o valor enviado será igual a “TRUE”, do contrário, será enviado o valor igual a “FALSE”.

4

BirthDate

Data de Aniversário

Data de nascimento.

(PPESSOA.DTNASCIMENTO)

5

ContinuousEducation

Educação Continuada

Para as coligadas SESI = 2 e SENAI = 3, o valor enviado será igual a “FALSE”.

Observação: no projeto NA não trata esta informação.

6

DependenType

Segmento

Para a coligada SENAI = 3, o valor enviado será igual a “0”.


Para a coligada SESI = 2, por meio do campo complementar “categoria” (SMATRICPLCOMPL.CATEGORIA),

Será verificado se o valor preenchido é igual a “3 -

Dependente de trabalhador de indústria”, caso positivo, será enviado o valor igual a “1”, do contrário, envia o valor igual a “0”.

7

IndustryIndicated

Indicação Indústria

Para a coligada SENAI = 3, o valor enviado será igual a “FALSE”.

Para a coligada SESI = 2, por meio do campo complementar “categoria” (SMATRICPLCOMPL.CATEGORIA),

será verificado se o valor preenchido é igual a “1 – Trabalhador da Indústria” ou “3 -

Dependente de trabalhador de indústria”, caso positivo, será enviado o valor igual a “TRUE”, do contrário, será enviado o valor igual a “FALSE”.

8

JoinVentureName

Ação Articulada

Para a coligada SENAI = 3, por meio do campo complementar “Articulação” (SMATRICPLCOMPL.ARTICULACAO).

será verificado se o valor preenchido é igual a “1 – Há articulação Sesi/Senai”, caso positivo, será enviado o valor igual a “1”, do contrário, será enviado o valor igual a “0”.


Para a coligada SESI = 2, por meio do campo complementar “EBEP” (SMATRICPLCOMPL.EBEP),

será verificado se o valor preenchido é igual a “1”, caso positivo, será enviado o valor igual a “1”, do contrário, será enviado o valor igual a “0”.

9

LegalGuardian

Responsável legal = responsável financeiro.

Informação localizada na parte abaixo

 (bloco LegalGuardianStudent ).

10

LowIncome

Baixa Renda

Para a coligada SESI = 2 e SENAI = 3,  por meio do campo complementar “Possui declaração de baixa renda” (SMATRICPLCOMPL.BAIXARENDA),

será verificado se o valor preenchido é igual a “SIM”, caso positivo, será enviado o valor igual a “TRUE”, do contrário, será enviado o valor igual a “FALSE”.

11

Nome

Nome do Aluno

Nome do aluno

(PPESSOA.NOME)

12

Nationality

Nacionalidade do Aluno

Descrição da nacionalidade do aluno.

(SALUNO.NACIONALIDADE / PCODNACAO.DESCRICAO)

13

RegistrationCompany

Unidade que o aluno está matriculado (mesmo valor passado no Company do Token)

Enviar código da filial no TOTVS

Educacional, sendo buscado o dado por meio da matrícula no período letivo do aluno.

(SMATRICPL.CODFILIAL)

14

ScholarShipName

Tipo de Bolsa


Para as coligadas SENAI e SESI.

Será incluído um campo complementar na matrícula do período letivo (SMATRICPLCOMPL.TIPOBOLSA), vinculado a uma tabela dinâmica.

Sendo enviado o valor informado no campo.

15

StudentsDocuments

Documentos do Aluno

Informação localizada na parte abaixo (bloco DocumentsStudent).

AddressStudent

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

City

Cidade

Cidade do aluno (PPESSOA.CIDADE)

2

Complement

Complemento

Complemento (PPESSOA.COMPLEMENTO)

3

ContactInfo

Informação do Contato

Informação localizada na parte abaixo (bloco AddressContactInfoStudent).

4

Country

Pais

Pais (PPESSOA.PAIS)

5

IBGECode

Código do IBGE

O código do IBGE será buscado por meio do Anexo customizado no cadastro do município.

6

Name

Apelido do Local

Buscar descrição do “Tipo de bairro”

(PPESSOA.CODTIPOBAIRRO / DTIPOBAIRRO.DESCRICAO).

7

Neighborhood

Bairro

Bairro (PPESSOA.BAIRRO)

8

Number

Número

Número (PPESSOA.NUMERO)

9

Principal

Endereço Preferencial

Fixo: TRUE

10

State

Estado

Nome do estado (SALUNO.ESTADO / GETD.NOME)

11

Street

Logradouro

Rua (PPESSOA.RUA)

12

Type

Tipo do Endereço

Informação localizada na parte abaixo (bloco AddressTypeStudent).

13

ZipCode

CEP

Cep (PPESSOA.CEP)

AddressContactInfoStudent

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

BranchLine

Ramal


2

CelularNumber

Nº Celular

Telefone celular (PPESSOA.TELEFONE2)

3

Email

Email

Email (PPESSOA.EMAIL)

4

Fax

Fax

Fax (PPESSOA.FAX)

5

PhoneNunber

Nº Telefone

Telefone residencial (PPESSOA.TELEFONE1)

6

SMS

SMS


7

WebSite

WebSite


AddressTypeStudent

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Description

Descrição do Tipo

Residencial

2

Id

Identificação do Tipo

Fixo: 1

LegalGuardianStudent

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Number

Número

Caso o responsável acadêmico tenha o campo CPF informado, este deverá ser enviado.

(SALUNO.CODPESSOARACA/ PPESSOA.CPF).

Do contrário, se o responsável for estrangeiro, deverá ser buscado o documento “Registro Geral RNE” (SALUNO.CODPESSOARACA/ PPESSOA.NROREGGERAL).

2

Type

Tipo do Documento

 “CPF” ou “RNE” (utilizado para o caso em que o responsável for estrangeiro).

DocumentsStudent

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Number

Número

Buscar o CPF do aluno (PPESSOA.CPF), do contrário, se o aluno for estrangeiro, deverá ser buscado o documento “Registro Geral RNE” (PPESSOA.NROREGGERAL).


Observação:

No SESI, para confirmar se o aluno é estrangeiro, através do campo “Motivo CPF não informado” (SALUNOCOMPL.MOTIVOCPF), haverá o código igual a 04 = Estrangeiro”.


No SENAI, para confirmar se o aluno é estrangeiro, através do campo “Motivo CPF não informado” (SALUNOCOMPL.MOTIVOCPF), haverá o código igual a 01 = Estrangeiro”.

2

Type

Tipo do Documento

 “CPF” ou “RNE” (utilizado para o caso em que o responsável for estrangeiro).

               

ContractIndividual

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

ContractTemplate

Código do Modelo do Contrato

Será buscada a informação preenchida pelo usuário na etapa de escolha dos tipos de contrato.

2

ExternalId

Id do contrato no Siaes

Código sequencial gerado para o contrato.

3

Payer

Pagante [Responsável Financeiro]

Informação localizada na parte abaixo (bloco Customer)

4

PaymentConditions

Condições de Pagamento [Parcelas]

Informação localizada na parte abaixo (bloco PaymentConditions)

5

Program

Informações do Curso [Curso, Unidade, Data de Inicio, Data de Fim, etc]

Informação localizada na parte abaixo (bloco ProgramInput).

6

ResponsibleManager

Gerente responsável pelo contrato

Nome do responsável pelo contrato conforme parametrização. (ZPARAMCONTRATO.GESTORCONT)

7

Service

Lista serviço Odontologia

Informação localizada na parte abaixo (bloco ServiceInput).

8

SignatureManager

Gerente para Assinatura contrato

Nome do responsável pela assinatura do contrato conforme parametrização. (ZPARAMCONTRATO.GERENTECONT)

9

Student

Dados do aluno

Informação localizada na parte acima (bloco Student).

10

Term

Datas de criação e vigência do contrato

Informação localizada na parte abaixo (bloco ContractTerm).

11

TotalAmount

Valor total do Contrato

Valor será cálculo pelo processo de integração do contrato. Campo valor Total do contrato presente da etapa da condição de pagamento

Customer

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Addresses

Endereço do pagante

Informação localizada na parte abaixo (bloco AddressCustomer).

2

CCM

Cadastro de Contribuinte municipal


3

CNAE

Classificação Nacional de Atividades Econômicas


4

Category


Fixo 1

5

CommunicationChannels

Canal de Comunicação

Informação localizada na parte abaixo (bloco CommunicationChannelsCustomer).

6

EstablishmentType

Tipo e Estabelecimento

Informação localizada na parte abaixo (bloco EstablishmentTypeCustomer).

7

ExternalAppId

Código do Sistema Externo de comunicação

Fixo: SGE

8

ExternalCustomerId

Código do Pagante no SGE

Código do responsável financeiro no TOTVS (FCFO.CODCFO)

9

FederalId

CPF do pagante

CPF do responsável financeiro. (FCFO.CGCCFO)

10

GroupId

Código do Grupo do Cliente[CLI PJ, CLI PF, Abono Pronatec]

Valor Fixo: CLI PF

11

ICMS

ICMS


12

ISS

ISS


13

InscricaoEstadual

Inscrição Estadual

Inscrição estadual do responsável financeiro. (FCFO.INSCRESTADUAL)

14

NIT

Número de Identificação do Trabalhador

NIT do responsável financeiro. (FCFO.NIT)

15

Name

Nome do Pagante

Nome do responsável financeiro.(FCFO.NOME)

16

NameAlias

Nome do Pagante

Nome fantasia do responsável financeiro.

(FCFO.NOMEFANTASIA)

17

Nationality

Nacionalidade

Valor Fixo “BR”.

AddressCustomer

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

City

Cidade

Nome do município (GMUNICIPIO.NOMEMUNICIPIO)

2

Complement

Complemento

Complemento (FCFO.COMPLEMENTO)

3

ContactInfo

Informação do Contato

Informação localizada na parte abaixo (bloco AddressContactInfoCustomer).

4

Country

Pais

Nome do pais (FCFO.IDPAIS / GPAIS.DESCRICAO)

5

IBGECode

Código do IBGE

O código do IBGE será buscado por meio do Anexo customizado no cadastro do município (ZDADOSIBGE.NUMEROIBGE)

6

Name

Apelido do Local

Descrição do tipo de bairro

(FCFO.TIPOBAIRRO) / (DTIPOBAIRRO.DESCRICAO)

7

Neighborhood

Bairro

Bairro (FCFO.BAIRRO)

8

Number

Número

Número (FCFO.NUMERO)

9

Principal

Endereço Preferencial

Fixo: TRUE

10

State

Estado

Estado (FCFO.CODETD)

11

Street

Logradouro

Rua (FCFO.RUA)

12

Type

Tipo do Endereço

Informação localizada na parte abaixo (bloco AddressTypeCustomer).

13

ZipCode

CEP

Cep (FCFO.CEP)

AddressContactInfoCustomer

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

BranchLine

Ramal


2

CelularNumber

Nº Celular

Telefone Celular (FCFO.TELEX)

3

Email

Email

Email (FCFO.EMAIL)

4

Fax

Fax

Fax (FCFO.FAX)

5

PhoneNunber

Nº Telefone

Telefone  (FCFO.TELEFONE)

6

SMS

SMS


7

WebSite

WebSite


AddressTypeCustomer

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Description

Descrição do Tipo

Fixo: Nota Fiscal

2

Id

Identificação do Tipo

Fixo: 1

CommunicationChannelsCustomer

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Type

Tipo

Fixo: Telefone

2

Value

Valor

Telefone (FCFO.TELEX)

EstablishmentTypeCustomer

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Description

Descrição

Descrição do tipo de responsável financeiro

(FCFO.CODTCF / FTCF.DESCRICAO)

2

Id

Código

Código do tipo de responsável financeiro (FCFO.CODTCF)

PaymentConditions

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Ammount

Valor da Parcela

Valor da parcela calculado pelo processo de integração.

2

DueDate

Data de Vencimento

Data de vencimento informado pelo usuário na tela de processo de integração.

3

InstallmentNumber

Nº da Parcela

Identificador da parcela, gerado automaticamente no processo de integração.

ProgramInput

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Attendees

Qtd. Participantes

Sempre (1)

2

DepartamentUnit

Unidade do Contrato

Nome da filial vinculada na matrícula

do período letivo do aluno.(GFILIAL.CODFILIAL)

3

GradeNotes

Período

Através da matrícula no período letivo do aluno, será buscada a turma vinculada.

Em seguida, no cadastro da turma, será buscado o nome, o período (data inicial e final e horário do turno).


(SMATRICPL.TURMA / STURMA.NOME, STURMA.DTINICIAL, STURMA.DTFINAL / STURMA.IDHABILITACAO, SHABILITACAOFILIAL.CODTURNO / STURNO.HORINI, STURNO.HORFIM)


Exemplo:

3º Ano - Ensino Médio | 01/02/2014 – 28/11/2014 | 07:30 - 11:30

4

Hours

Carga Horária

A partir da matrícula no período letivo, será localizada a grade do curso, em seguida, o campo “Carga horária”

(SGRADE .CARGAHORARIA)

5

Id

Identificação do Curso

(item de venda)


A partir da matrícula no período letivo, será buscada a matriz aplicada do curso, em seguida, o campo customizado “item de venda”. (ZPARAMHABILITACAOFILIAL.CODITEMVENDA)

6

InvoiceByProduction

Item de venda por produção

A partir da matrícula no período letivo, será buscada a matriz aplicada do curso, em seguida, verificado se o campo customizado “item de venda” se encontra preenchido.

(SMATRICPL / SHABILITACAOFILIAL)

Caso positivo, enviar a informação igual a “TRUE”. Do contrário, enviar a informação igual a “FALSE”.

7

MinimumFrequency

Frequência mínima do curso


8

MinimumGrade

Nota mínima de aprovação

 

9

ResponsabilityCenter

Centro de Responsabilidade

A partir da matrícula no período letivo, será localizada a matriz aplicada do curso, em seguida, será buscada a informação de centro de custo. (SHABILITACAOFILIAL.CODCCUSTO).

10

Term

Vigência do Curso

Informação localizada na parte abaixo (bloco ProgramTerm).

11

TotalAmount

Valor do Curso

(sugerido do curso)

A partir da matrícula no período letivo, será localizada a matriz aplicada do curso, em seguida, no Anexo customizado, será buscada a informação de “valor sugerido do curso”).

(ZPARAMHABILITACAOFILIAL.VLRSUGCURSO)

ProgramTerm

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

StartDate

Data de Inicio do agendamento

(Data inicio da turma = 

Data de vigência)

Será buscada a data de matrícula no período letivo do aluno, caso a data seja retroativa, será buscada a data do primeiro dia do mês atual.

2

EndDate

Data de Fim do agendamento

Através da matrícula no período letivo do aluno, será buscada a turma vinculada.

Em seguida, no cadastro da turma, será buscada a data  final.

3

StarTime

Hora de Inicio do agendamento

(Data fim da turma =

Data de vigência)

Através da matrícula no período letivo do aluno, será buscada a turma vinculada.

Em seguida, no cadastro da turma, será buscado o horário inicial do turno.

4

EndTime

Hora de Fim do agendamento

Através da matrícula no período letivo do aluno, será buscada a turma vinculada.

Em seguida, no cadastro da turma, será buscado o horário final do turno.

ServiceInput

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

Id

Id Odontologia

Código do serviço odontológico (ZPARAMCONTRATO.CODSERVODONT)

2

Quatity

Quantidades Serviço

Fixo 1.

3

TotalAmount

Valor do Serviço

(valor sugerido)

Valor sugerido do serviço odontológico (ZPARAMCONTRATO.VLRSERVODONT)

4

ResponsabilityCenter

Centro de Responsabilidade

A partir da matrícula no período letivo, será localizada a matriz aplicada do curso, em seguida, será buscada a informação de centro de custo.

(SMATRICPL / SHABILITACAOFILIAL.CODCCUSTO).

5

DepartamentUnit

Unidade do Contrato

Nome da filial da matrícula (GFILIAL.CODFILIAL)

ContractTerm

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

End

Data de Fim do Contrato

Será buscada a informação preenchida pelo usuário na tela de processo de integração do contrato.

2

Start

Data de Inicio do Contrato

Será buscada a informação preenchida pelo usuário na tela de processo de integração do contrato.

ContractIndividualAmendment

ID

Atributo

Descrição

Origem da informação no TOTVS

1

ContractId

Número do contrato

Informação localizada no campo “Número do contrato no AX”

2

GradeNotes

Período

Através da matrícula no período letivo do aluno, será buscada a turma vinculada.

Em seguida, no cadastro da turma, será buscado o nome, o período (data inicial e final e horário do turno).


(SMATRICPL.TURMA / STURMA.NOME, STURMA.DTINICIAL, STURMA.DTFINAL / STURMA.IDHABILITACAO, SHABILITACAOFILIAL.CODTURNO / STURNO.HORINI, STURNO.HORFIM)


Exemplo:

3º Ano - Ensino Médio | 01/02/2014 – 28/11/2014 | 07:30 - 11:30

3

PaymentConditions

Condição de Pagamento

Informação localizada na parte abaixo (bloco PaymentConditions)

4

TermStart

Data início

Data início do contrato

5

TotalAmount

Valor total

Valor total do contrato





Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Este anexo é responsável por exibir as informações de identificação dos contratos integrados com o ERP, sendo apresentado ao usuário os seguintes campos:


ID do Contrato (no TOTVS)

Número do Contrato no ERP

Tipo de contrato

Nome Responsável Financeiro

Nome do Aluno


Para o campo “Nome Responsável Financeiro”: quando o contrato for de PJ, será inserido o nome da “Empresa” (informação retornada pelo ERP no momento da criação do contrato) e quando for contrato Pessoa Física, será o nome do responsável financeiro do aluno (responsável legal).


Detalhamento do processo


O anexo customizado está localizado no menu “Matrícula e Avaliação | Matrículas | Anexos | Contrato ERP.


.



Pré-requisitos


Não se aplica.


Descrição do processo


Este anexo é responsável por exibir as informações de identificação dos contratos antigos integrados com o ERP, sendo apresentado ao usuário os seguintes campos:


ID do Contrato (no TOTVS)

Número do Contrato no ERP

Tipo de contrato

Nome Responsável Financeiro

Nome do Aluno

Número do Novo Contrato no ERP


Detalhamento do processo


O anexo customizado está localizado no menu “Matrícula e Avaliação | Matrículas | Anexos | Histórico Contrato ERP.



Pré-requisitos


Realizar as parametrizações conforme descrito no item “Parametrização das Integrações”.


Executar o processo nativo de Mudança de Turma. Ao final o status da matrícula (SMATRICPL.CODSTATUS) para a nova turma deverá ser incluída igual a “pré-transferido”.


Descrição do processo


Através do processo nativo de mudança de turma no TOTVS Educacional, o usuário escolherá uma nova turma para o aluno. Ao final o status da matrícula (SMATRICPL.CODSTATUS) para a nova turma será incluído igual a “pré-transferido”. Para efetivar a nova matrícula e alterar o status para “matriculado”, será necessário executar o processo de integração de aditivo de contrato com o sistema ERP.


Detalhamento do processo


Para realizar a integração, o usuário deverá acessar o processo customizado, localizado no menu “Matrícula e Avaliação | Matrículas | Processos | Integração de Aditivo de Contrato com sistema ERP - Mudança de Turma”.



Uma vez acionado, o processo customizado realizará as seguintes validações antes de seguir com a integração:


  • Verifica se existe registro de mudança de turma para a matrícula selecionada.
  • Verifica se existe registro de contrato ERP integrado para a matrícula selecionada.
  • Verifica se o item de venda vinculado à matriz aplicada de destino é o mesmo da matriz aplicada de origem.


Caso alguma das validações citadas acima, não seja verdadeira, será apresentada uma mensagem ao usuário informando o motivo da inconsistência e o processo será interrompido.



Etapas para inclusão de Aditivo de Contrato no ERP


Se o processo não encontrar nenhuma inconsistência, será apresentado um “wizard” onde o usuário deverá avançar todos os passos informando todas as obrigatoriedades antes de enviar o aditivo de contrato ao ERP.


Na primeira etapa, serão apresentadas informações das turmas/disciplinas de origem e destino. A matriz aplicada da turma de origem e destino a ser considerada será a vinculada no cadastro da turma/disciplina. Será buscado o valor proporcional da disciplina na turma de origem e comparado com o valor proporcional da turma de destino.


Nesta etapa, o usuário deverá informar o valor aplicado da nova turma.



Ao clicar no botão “Avançar”, o sistema verificará se o valor aplicado da nova turma foi informado, caso não tenha sido informado, o usuário será impedido de avançar.

Ao avançar, a rotina customizada consumira o webservice do ERP invocando o método “GetBalances”.

O método retornará o valor das parcelas que já foram pagas. Esse valor será exibido no campo “Total de Parcelas Pagas” na interface ilustrada pela figura abaixo.



Nesta etapa, o usuário irá visualizar as condições de pagamento do aditivo. Deve informar a quantidade de parcelas para novo parcelamento do contrato e a data de vencimento.


Ao avançar, serão exibidos os dados das parcelas geradas de acordo com os dados informados. O usuário tem a possibilidade de alteras as datas e os valores caso haja necessidade.




Ao final de todos os passos, o usuário deverá acionar o botão “Executar”, onde a rotina customizada consumirá o webservice do ERP invocando o método “IndividualClassRelocation” que irá incluir o aditivo no ERP.

Após o retorno do sistema ERP, com a confirmação que o aditivo do contrato foi realizado com sucesso, será acionado o método “GetAmendmentHTML”  que buscará o aditivo gerado.

Além disso, a matrícula da mudança de turma em questão terá o seu “status” alterado para “matriculado”.

Ao final, o aditivo será exibido ao usuário.


Pré-requisitos


Realizar as parametrizações conforme descrito no item “Parametrização das Integrações”.


Executar o processo nativo de Matricular aluno nas disciplinas. Ao final o status da matrícula (SMATRICULA.CODSTATUS) para a nova disciplina deverá ser incluída igual a “matriculado”. Além disso, o campo complementar junto à disciplina (SMATRICULACOMPL.INTEGRADOAX) deve estar sem preenchimento.


Descrição do processo


Através do processo nativo de “Matricular aluno nas disciplinas” no TOTVS Educacional, localizado no menu Matrícula e Avaliação | Matrículas, Processos | Matricular aluno nas disciplinas, o usuário tratará sobre a parte de “Dependências e disciplinas avulsas”, ou seja, poderá incluir uma disciplina junto a matrícula no período letivo.

 Para efetivar a nova matrícula, será necessário executar o processo de integração de aditivo de contrato com o sistema ERP.


Detalhamento do processo


Para realizar a integração, o usuário deverá acessar o processo customizado, localizado no menu “Matrícula e Avaliação | Matrículas | Processos | Integração de Aditivo de Contrato com sistema ERP - Dependências”.



Uma vez acionado, o processo customizado realizará as seguintes validações antes de seguir com a integração:


  • Verifica se existe registro de dependência/disciplina avulsa para a matrícula selecionada.
  • Verifica se existe registro de contrato ERP integrado para a matrícula selecionada.
  • Verifica se o contrato é do tipo Pessoa Física.
  • Verifica se a modalidade do curso está parametrizada conforme descrito no item “Parametrizações das Integrações”.


Caso alguma das validações citadas acima, não seja verdadeira, será apresentada uma mensagem ao usuário informando o motivo da inconsistência e o processo será interrompido.



Etapas para inclusão de Aditivo de Contrato no ERP


Se o processo não encontrar nenhuma inconsistência, será apresentado um “wizard” onde o usuário deverá avançar todos os passos informando todas as obrigatoriedades antes de enviar o aditivo de contrato ao ERP.


Na primeira etapa, serão apresentadas informações das disciplinas. Será buscado o valor proporcional da disciplina, considerando o valor total do curso e a carga horária de cada disciplina.


Nesta etapa, o usuário deverá informar o valor aplicado de cada disciplina.



Ao avançar, a rotina customizada consumira o webservice do ERP invocando o método “GetBalances”. O método retornará o valor das parcelas que já foram pagas. Esse valor será exibido no campo “Total de Parcelas Pagas” na interface ilustrada pela figura abaixo.



Nesta etapa, o usuário irá visualizar as condições de pagamento do aditivo. Deve informar a quantidade de parcelas para novo parcelamento do contrato e a data de vencimento.


Ao avançar, serão exibidos os dados das parcelas geradas de acordo com os dados informados. O usuário tem a possibilidade de alteras as datas e os valores caso haja necessidade.




Ao final de todos os passos, o usuário deverá acionar o botão “Executar”, onde a rotina customizada consumirá o webservice do AX invocando o método “IndividualRegistrationInDependence” que irá incluir o aditivo no ERP.

Após o retorno do sistema ERP, com a confirmação que o aditivo do contrato foi realizado com sucesso, o campo complementar junto à disciplina (SMATRICULACOMPL.INTEGRADOAX) será atualizado com o valor “S” (Sim). Além disso, a rotina irá consumir o método “GetAmendmentHTML”  que buscará o aditivo gerado.

Ao final, o aditivo será exibido ao usuário.




Pré-requisitos


Realizar as parametrizações conforme descrito no item “Parametrização das Integrações”. Possuir contrato integrado com o ERP


Descrição do processo


Através desta rotina o aluno poderá consultar e emitir os boletos de mensalidade através do Portal do Aluno.


Detalhamento do processo


Portal do Aluno

O aluno acessará o portal do aluno e selecionará o menu "Emissão de boleto" que exibirá uma tela com um campo para seleção do contrato a ser pesquisado. 

Será preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso, para permitir acesso ao menu.

screenshot-1.png



Na tela serão exibidas duas abas "Boleto Mensalidade" e "Boleto de Solicitações". Este item se refere à aba "Boleto de Mensalidade".

Caso não seja localizado nenhum contrato será exibida a mensagem de que nenhum registro foi encontrado e o campo para seleção do contrato não apresentará número de contrato para seleção.

Os contratos para seleção serão ordenados pela sua numeração decrescente. 



Caso seja selecionado algum contrato que possua parcelas serão exibidas as parcelas localizadas. Estas serão exibidas ordenadas pela data de vencimento em ordem decrescente.



Para realizar do download do Boleto o aluno deverá clicar no botão "Boleto".



Através do Portal RM  o boleto também poderá ser impresso.

Pré-requisitos


Realizar as parametrizações conforme descrito no item “Parametrização das Integrações”. Possuir contrato integrado com o ERP


Descrição do processo


Através desta rotina o aluno poderá consultar e emitir os boletos de solicitações através do Portal do Aluno.


Detalhamento do processo


Portal do Aluno

O aluno acessará o portal do aluno e selecionará o menu "Emissão de boleto" que exibirá uma tela com um campo para seleção do contrato a ser pesquisado. Será preciso configurar o acesso do perfil nas opções de perfil de acesso, para permitir acesso ao menu.

screenshot-1.png



Na tela serão exibidas duas abas "Boleto Mensalidade" e "Boleto de Solicitações". Este item se refere à aba "Boleto de Solicitações".

Caso não seja localizado nenhuma parcela será exibida a mensagem de que nenhum registro foi encontrado. As parcelas localizadas serão exibidas ordenadas pela data de vencimento em ordem decrescente.



Para realizar do download do Boleto o aluno deverá clicar no botão "Boleto".



Através do Portal RM  o boleto também poderá ser impresso.