Árvore de páginas

O Plano de Amostragem define o regime de amostragem a ser aplicado aos produtos, através da amostra recolhida.

Este cadastro determina o número de unidades do produto, para cada lote, a ser inspecionado (Tamanho da amostra ou série de tamanhos de amostra) e o critério para aceitação do lote (Número de Aceitação e de Rejeição).

Os valores apresentados nesta rotina são de tabela previamente cadastrada que correspondem à norma NBR 5426. Este valores não podem ser alterados, por estarem fiéis à norma citada. Assim, para inclusão de critérios próprios de amostragem, os campos informados serão diferentes daqueles referentes à norma, e requerem a criação de fórmulas para cálculo do tamanho do lote.

Está sendo disponibilizado nesta versão,  o tratamento do "Plano de Amostragem Interno", para que seja possível a inspeção de ensaios, utilizando com um plano específico, criado conforme a necessidade do usuário.

Para aplicação do Plano de Amostragem Interno, informado no Cadastro de Tipos de Planos, no tamanho da amostra devem ser definidas até 5 seqüências, sendo:

Tabela 1

0

Genérico

1

N/C Tipo 1

2

N/C Tipo 2

3

N/C Tipo 3

4

N/C Tipo 4

Para cada sequência do tamanho da amostra, deveremos informar o Aceite, Rejeite e Amostra. Para os tipos de amostragem Normal e Severa, pode ser definido apenas um tipo.

A sequência do tamanho da amostra está vinculada às Classes de Não-conformidade apontadas na Inspeção da Processo. A mesma é aplicada da seguinte forma:

Tabela 02

Seqüência

Classes de NC

Descrição

0

(todas)

Genéricos

1

A

Muito Sério

2

B

Sério

3

C

Moderadamente Sério

4

D

Controle Interno

Note que a sequência 0 (Zero) se refere a todas as Classes de Não-conformidades.

Após o Cadastro do Plano de Amostragem, com as sequências das Amostras definidas, deveremos fazer a associação: Produto-Revisão x Fornecedores, especificando os ensaios em que serão aplicados o Plano de Amostragem Interno no momento da inspeção, pelo Plano de Amostragem de Ensaios.

O tratamento do Plano de Amostragem Interno é realizado na coleta das medições em Resultados quando apontamos suas respectivas não-conformidades e que, quando confirmado, o sistema processa as informações da seguinte forma:

  • São contabilizadas todas as não-conformidades apontadas no ensaio, sendo agrupadas por classes, conforme a tabela 02. Na sequência "0" - Genéricos, são contabilizadas todas as não-conformidades, independentes da classe.
  • Em seguida, será verificado o Código da Amostra definido no plano, conforme o tamanho do lote que está sendo inspecionado.
  • A verificação do aceite e rejeite é realizada através das sequências cadastradas para o plano, conforme a tabela 02. Na sequência "0" (Zero), teremos a somatória de todas as não-conformidades, e as demais serão de acordo com as classes definidas para as não-conformidades, neste momento, será verificado se o número de não-conformidades está inferior ao rejeite definido no plano conforme a sequência. Caso haja rejeição em uma das sequências, o Laudo do Laboratório será sugerido como "Reprovado". Para que haja uma aprovação, a quantidade de não-conformidades deverá ser inferior àquela definida no plano, sendo esta avaliada por classe.
  • Ao informar medição associada a um ensaio, caso o usuário altere o Tipo de Amostragem para 2 = "Dupla", a análise do plano é realizada como Amostragem Severa, conforme definição no Cadastro de Planos de Amostragem.
  • Também é verificado se o tamanho da amostragem (número de medições informadas), é inferior ao que foi definido no Plano de Amostragem Interno e, caso seja, será exibida uma mensagem de alerta.
  • Após a confirmação das medições referentes ao ensaio, é realizada a verificação da necessidade de uma segunda amostragem, caso a quantidade de medições esteja entre o aceite e o rejeite definidos na sequência do Plano de Amostragem Interno.


Help_buttonImportante

Não existe laudo para o laboratório sugerido como "Aprovação Condicional". Em um Plano de Amostragem Interno, o laudo poderá ser "Aprovado" ou "Reprovado".



Procedimentos

Para cadastrar Planos de Amostragem:

  1. Na janela de inclusão dos Planos de Amostragem, selecione a opção "Incluir".

Preencha os campos conforme orientação dos helps dos campos.

2. Após a digitação dos dados do plano, é necessário atribuir a este os tamanhos obtidos nas amostras, com atenção especial no seguinte campo.


Help_buttonImportante

Para aquelas amostras que foram cadastradas sob o tipo de NBR, o sistema já apresenta os valores fixados, ou seja, os tamanhos das amostras são calculados e apresentados nesta tela, conforme exemplificam os campos descritos a seguir, correspondentes à NBR5426.

O Tamanho do Lote se refere à quantidade do material que consta no documento de entrada.  Na NBR5426 o menor Tamanho de Lote é 2, porém consideramos que o menor lote possível é 1, para evitar que uma entrada fique fora da regra de amostragem.


3. Quando o plano de amostragem não tiver sido cadastrado sob as normas, é necessário informar as quantidades de tamanho da amostra.



Veja também

Para consultar o cadastro de Planos de Amostragem, veja as tabelas a seguir no tópico Consulta Cadastros Genéricos:

  • QA6 - Código da Amostra
  • QA7 - Tabela de Tamanhos da Amostra


Para consultar cadastros envolvidos neste processo, veja os tópicos a seguir: