Consiste na geração de arquivos de remessa dos lançamentos a receber e envio à rede bancária, que oferece serviços diversificados de processamento, tais como: cobrança registrada, entre outros.  Neste contexto, a empresa estabelece um convênio com o Banco, que tem uma importante atuação garantindo agilidade e praticidade ao processo. 

É possível gerar a Remessa de Cobrança para os boletos que possuam o STATUS igual à:

  • Em Aberto;
  • Cancelado;
  • Baixado;
  • Baixado Parcialmente e
  • Inativo.

No processo de geração de remessa para boletos com o STATUS Baixado, Baixados Parcialmente, Cancelados e Inativos, verifique antes se o campo COMANDO do boleto, está preenchido de acordo com as regras de cancelamento do registro junto ao banco.

Premissas

  • Para gerar a remessa é necessário que o usuário tenha permissão de acesso ao Segmento Integração;
  • É necessário também que o layout do relatório esteja disponível no segmento Integração/Gerador de Saídas;
  • Este layout deverá ser informado como default no cadastro do Convênio, aba Remessa Bancária, para a Cobrança Eletrônica e/ou para Cobrança Eletrônica PIX;
  • Realizar o cadastro de Cobrança Eletrônica.

Os boletos devem ser registrados no Banco através do envio de arquivo bancário.

A seguir, o usuário deve acessar o Módulo Gestão Financeira para gerar o arquivo de remessa para registro dos lançamentos no Banco.

Segundo comunicado da Febraban, a partir de janeiro/2017, os boletos devem ser emitidos por cobrança registrada para que sejam aceitos pelos bancos. Desde 01/06/2015, a rede bancária deixou de ofertar o produto cobrança sem registro. Os novos contratos de cobrança oferecidos pelos bancos são apenas de cobrança registrada.

Acessar Menu: TOTVS Gestão Financeira | Contas a Pagar/a Receber | Boleto | Executar o Filtro

O usuário pode utilizar o filtro do Sistema para selecionar boletos desejados.

Após selecionar o filtro desejado, o Sistema listará os boletos. O usuário deve acessar a opção “Processo | Remessa Cobrança Eletrônica”.


Neste momento, o Sistema apresenta o assistente para geração da remessa bancaria:

Remessa de Cobrança Eletrônica: Informar o código do cadastro bancário;
Status de Remessa: Preencher de acordo com o status do Remessa do Boleto selecionado;
Status do Boleto: Preencher de acordo com o status do Boleto selecionado;



Atenção:

Para a remessa utilizando "status boleto" verifique antes se o campo COMANDO do boleto, está de acordo com as regras de cancelamento do registro junto ao Banco.

  • Pasta destino: Preencher com o local onde deseja salvar o arquivo de remessa gerado;
  • Mantenha a flag 'Salvar arquivo de remessa gerado no servidor de aplicação' desmarcada. Caso o ambiente esteja configurado em N camadas e pretenda gravar os diversos arquivos gerados num único servidor, pode-se avaliar a possibilidade de habilitar tal opção.


Clique  em Avançar e depois em Executar para concluir a operação.

Após a remessa, os campos STATUS.CNAB dos Lançamentos e o Status da Remessa do Boleto serão atualizados para "Remetido".

Quitação dos títulos pelos Clientes

O Banco envia à empresa um arquivo de retorno contendo informações de data de quitação,  valor pago e outras informações afins que caracterizam a ocorrência. A importação deste arquivo produzirá a baixa automática dos respectivos Lançamentos Financeiros. Mais detalhes: Retorno bancário.

Cancelamento da Remessa

O cancelamento da remessa de Cobrança é processado pela visão de Boletos. Ao realizar processo de cancelamento da remessa, o sistema irá limpar automaticamente o código de barras do boleto. Dessa forma, quando o boleto for remetido novamente ao banco, o Código de Barras poderá ser gerado novamente. Após o cancelamento da remessa de Cobrança PIX, será apagado o QR Code, o Link e atualizado o Status da Remessa do PIX do boleto.