NOTA: Os arquivos aqui disponibilizados são um exemplo de como escreve-los e utilizá-los. Será necessário efetuar adaptações as suas necessidades e estilo de programação.
Fique a vontade para modifica-los conforme a sua necessidade ou gosto.
Pré-requisitos
- Conhecer o utilitário TDSCli (TDS em linha de comando)
Funcionamento e estrutura do arquivo Ant
O que é Ant?
Apache Ant é uma ferramenta utilizada para automatizar a construção de software. Ela é similar ao make mas é escrita na linguagem Java e foi desenvolvida inicialmente para ser utilizada em projetos desta linguagem.
A mais aparente diferença entre as ferramentas Ant e make, é que a primeira utiliza um arquivo no formato XML para descrever o processo de construção (build) e suas dependências, enquanto o make possui o seu próprio formato de arquivo, o Makefile. Por padrão este arquivo XML tem o nome build.xml
.
A ferramenta Ant é um projeto da Apache Software Foundation. É um software livre, licenciado sob a licença Apache.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apache_Ant, acessado em 16/05/13.
Primeiros passos
Acesse o menu "Help | Install new software...
".
Selecione o sítio de atualização (updatesite) do "Eclipse Indigo", selecione "Eclipse Plug-in Development Environment" e prossiga com o processo de instalação.
Preparação: Arquivo de apoio TDSAntTasks.xml
Este arquivo, contém definições e targets, que serão utilizados como apoio no processo de automação de tarefas. Neste, há exemplo de como compilar e gerar pacotes de atualização. Os demais comandos disponibilizados pelo TDSCli, seguirão a mesma estrutura básica.
Acione o TDS e adicione-o no projeto que terá as tarefas automatizadas (pode ser cópia física ou uma ligação). Efetue um duplo-click nele.