Árvore de páginas

Melhoria - Redução no consumo de memória por conexão

Esta build contém uma redução no consumo de memória do TOTVSDBAccess por conexão.


Abrangência ERP 10

Situação

Utilização do TOTVSDBAccess em plataformas Windows e/ou Linux.
Melhoria

Cada conexão e/ou usuário conectado ao TOTVSDBAccess possui uma reserva de memória interna de processo (stack) de 1 MB. Após estudos de caso e provas de conceito com o produto, foi determinado que esta reserva de memória poderia ser reduzida, sem prejuízo das funcionalidades da ferramenta. A área de memória reservada para stack por conexão foi reduzida de 1 MB (1024 KB) para 256 KB, diretamente nos executáveis do TOTVSDBAccess.

** Para TOTVSDBAccess executado em plataformas Linux, deve ser feita uma alteração no script utilizado para inicializar o TOTVSDBAccess, onde deve ser alterado o stacksize anteriormente recomendado de 1 MB (ulimit -s 1024) para 256 KB (ulimit -s 256) . ATENÇÃO : O STACK SIZE EM LINUX NÃO DEVE SER INFERIOR A 256 KB, ISTO PODE COMPROMETER A ESTABILIDADE DA APLICAÇÃO E CAUSAR COMPORTAMENTOS INESPERADOS.

Informações adicionais

  • A economia de memória obtida não é visível pelo gerenciador de tarefas do Windows e/ou Task Manager, mas interfere diretamente nos limites de alocação de memória do TOTVSDBAccess. Em ambiente Linux, a economia é visível no gerenciador de processos, observando a alocação do "Virtual Memory" do processo.
  • Melhoria realizada em conformidade com o processo de melhoria contínua da aplicação.
  • Em plataformas Linux, ao diminuir o stack para 256 KB, na inicialização do TOTVSDBAccess será mostrada uma mensagem de advertência, indicando que o Stack Size está muito baixo e deve subir para 1 MB. Esta mensagem pode ser seguramente desconsiderada, e inclusive na próxima build será alterada para considerar o limite inferior de alocação em 256 KB.

 

  • Sem rótulos