Um Logical Volume Manager (Gerenciador de Volume Lógico), em sistemas operacionais Linux, ou um Storage Pool (Espaço de armazenamento), em sistemas operacionais Windows, é um método de alocar espaços do disco rígido em volumes lógicos. Isto facilita o gerenciamento de como os dados serão gravados em discos distintos por meio de um único volume, além de facilitar o gerenciamento de partições lógicas com sua flexibilidade no redimensionamento do tamanho, seja adicionando ou removendo um disco ou partição, conforme sua necessidade.
Homologação
Esta tecnologia foi homologada em ambientes montados em nuvens públicas, e não é recomendada em ambientes on-premise com infraestrutura desatualizada.
Quando utilizar esta tecnologia?
O LVM/Storage Pool é recomendado para o dicionário em CTreeServer, no modelo ISAM.
Importante
- Política de backup: Configure o backup dinâmico, com a ferramenta da FairCom, para que seja realizado em unidade externa ao LVM/Storage Pool conforme documentação.
- Uso do LVM/Storage Pool: Não utilize um LVM ou um Storage Pool para hospedar o sistema operacional.
- Versão de kernel: Certifique-se de não usar kernels antigos, pois estão sujeitos a erros provenientes do não alinhamento dos blocos com o sistema.
- Performance: A cada snapshot de LVM usada, a performance pode diminuir cada vez mais; porém, o impacto é mínimo.
- Desempenho: Garanta que os blocos LVM estão alinhados corretamente. Isto deve ocorrer automaticamente nas distribuições mais atuais.
Nos links abaixo, veja como configurar o LVM para Linux ou o Storage Pool para Windows.