É um template para levantamento e registro dos processos e regras de negócio do cliente, fluxogramas, critérios de aceitação e registro dos GAPs encontrados. 

Este documento é elaborado durante a fase de Refinamento da nossa metodologia, a MIT Digital, e deve ser sempre guiado pelo escopo contratado pelo cliente.


Aqui estão algumas boas práticas e orientações para elaboração:


  • A elaboração deste documento deve ser adequada ao contexto de cada projeto, podendo ser elaborado por módulo, grupos de processos ou processo. Idealmente o documento deve ser assinado pelo usuário-chave responsável pelos processos nele contido.


  • A primeira sessão do template Descrição geral dos Processos deve ser elaborada conforme a estrutura a seguir:


      1.   Processo: Nome do processo ou módulo


                       1.1.    Subprocesso: Nome do subprocesso ou funcionalidade

Detalhamento da regra: Exemplo: É necessária a utilização da curva ABC para seleção do melhor fornecedor baseado em preço e prazo de entrega.

                                    1.1.1.  Descrição das Regras de negócio

Neste item será descrito o processo operacional da área estudada, deverá conter regras de negócio, departamentos relacionados e eventuais obrigações relacionadas ao segmento do cliente e fluxo do subprocesso se necessário.


*O bloco 1.1  deve ser repetido a cada novo subprocesso ou funcionalidade


  • Na sessão Fluxo do processo deve ser inserido o fluxograma de todo o processo.

Este fluxo tem a finalidade de apresentar as operações do cliente baseado nas funcionalidades do módulo no sistema, evidenciando processos, pessoas, requisitos e pontos de integração.

*O Fluxograma pode ser criado através de alguma ferramenta de desenho de processos de maneira mais simples (Visio, Bizagi, Google Docs, entre outras…).


  • Na sessão Critérios de Aceitação devem ser relacionados os critérios de aceite para que as funcionalidades implementadas para o processo sejam validadas


  • Na Sessão GAPs do processo devem ser relacionados os pontos necessários à operação do cliente e que não estão contemplados no escopo deste projeto, seja por escopo ou por limitações em relação ao produto padrão


  • A Sessão Fluxo do macro processo tem a finalidade de apresentar o escopo do projeto/módulo de forma macro, sendo assim, deve ser inserido o fluxograma geral dos processos e suas integrações com demais processos


  • Na sessão Anexos devem ser relacionados os anexos e inserido o link onde o documento está armazenado no repositório do projeto.


Acesse o Guia de templates e comece a usar agora mesmo os templates atuais da MIT Digital, entre eles, o Diagrama dos Processos - MIT041.

Ah, depois de pronto não se esqueça de compartilhar seu documento Diagrama dos Processos - MIT041 no Portal de Boas Práticas de Projetos, para que a cada dia nosso banco de conhecimento fique mais abastecido, atualizado e as implantações sejam cada vez mais aceleradas!!!


#piluladeconhecimento #mitdigital

  • Sem rótulos