01. OCORRÊNCIA
A alteração de tamanho de grupo de campos que envolvem campos de chave de titulo (Prefixo, Numero, Parcela, Cód. Cliente/Fornecedor, Loja Cliente/Fornecedor) que correspondem aos grupos de campos (094 - Id de Controle dos doc.fiscais, 018 - Documento de entrada/saída, 011 - Parcela, 001 - Codigo Cliente/Fornecedor, 002 - Loja Cliente/Fornecedor) respectivamente, após a implantação não é recomendada.
Caso seja necessário alterar o tamanho do grupo de campos, deve ser realizado a manutenção em base de dados para que não ocorra problemas na utilização do sistema.
Para campos que gravam chave de título de forma concatenada deve-se verificar a necessidade de aumentar também o campo que grava a chave de forma concatenada para comportar a chave completa e não truncar o conteúdo.
Exemplos de campos que gravam chave de forma concatenada: E1_TITPAI, E2_TITPAI, E5_DOCUMEN, FJU_TITPAI, FK7_CHAVE, FK1_DOC, FK2_DOC e FK5_DOC.
02. EXEMPLOS
A mudança desses grupos de campos em bases já em produção sem realizar as devidas manutenções na base de dados, pode ocasionar algumas inconsistências como:
- Não localizar os títulos de impostos:
Os campos TITPAI (E1_TITPAI e E2_TITPAI) guardam a chave de identificação do título principal. Esta identificação liga os títulos de impostos (Filho) com o título principal (Pai). Caso algum campo desta chave/identificação tenha seu tamanho alterado, o sistema poderá apresentar problemas nos seus processos para identificar que um título principal (Pai) tem um título imposto (Filho). - Compensações a pagar e a receber:
O campo E5_DOCUMEN guarda a chave/identificação dos títulos compensados. Uma alteração no tamanho dos campos que compõem a chave do título, poderá acarretar em problemas neste processo.
03. ASSUNTOS RELACIONADOS
FIN0090_Aumentar_tamanho_campo_parcela