Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Método de Armazenagem
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Método de Armazenagem
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Nesta aplicação é possível realizar o cadastro de método de armazenagem da carga.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

WMS Parâmetros > Cadastro > Método de Armazenagem.

Pré-requisitos e Restrições

Não há.

Passo a Passo

  1. Cadastro de Método de Armazenagem

Na aplicação Método de Armazenagem, os metódos já estão cadastrados no sistema. 

Para visualizar um método, clique em Visualizar em Tabela.


Imagem 1 - Visualizar em Tabela 

Será exibida a tela Pesquisa de Métodos de Armazenagem.

Dê dois cliques no método desejado.

Imagem 2 - Pesquisa de Métodos de Armazenagem

Serão exibidas as informações referentes aquele método.

Imagem 3 - Cadastro de Método de Armazenagem

  • Código do Método: Código interno do Método de Armazenagem;
  • Status: Status do método Ativo ou Inativo;
  • Descrição: Explicação reduzida da aplicação do método de Armazenagem
  • Forma de Armazenagem: Formas de realizar a armazenagem quando utilizado o método 'ARMAZENA EM PULMÃO OCUPADO POR LOTE E VALIDADE', sendo elas: Armazenagem Normal, Armazenar por Data de Validade, Armazenar por Lote e Armazenar por Lote de Data de Validade, as opções serão explicadas no detalhamento do método abaixo.
  • Objeto do Banco: Processo especifico do método, utilizado apenas para os métodos:
  • Quantidade Máxima de Lotes de Fabricação: Determina qual a quantidade máxima de Lote de Fabricação poderá haver nos endereços, quando utilizado o método 'VERIF. LOTE APANHA, SENÃO ARMAZ. QTDE LOTES PULMÃO';
  • Armazena no Pulmão Caso o Produto Tenha Estoque: Regra para armazenar o produto no pulmão com as seguintes condições:
    • Apanha / Pulmão: Se o produto a ser armazenado tenha estoque no Apanha e Pulmão;
    • Pulmão: Se o produto tenha estoque apenas no Pulmão;
    • Em advertência / Vencido / Restrito: Se todo o estoque do produto esteja nesta condição;
  • Metragem Cúbica do Palete: Determina qual o tamanho cúbico padrão do palete, quando utilizado o método 'VERIF MIUDEZA, SENÃO APANHA, SENÃO PULMÃO E PALETE QUEBRADO POR CUBAGEM';
  • Armazenar o último palete do produto quebrando no Apanha Miudeza, Apanha e Pulmão: Quando utilizado método M3 indica se armazena o último palete do produto quebrando no Apanha Miudeza, Apanha e Pulmão.

Clique em Atualizar.


       2. Detalhamento dos Métodos de Armazenagem

Para cada método de armazenagem existe uma regra, abaixo detalharemos as regras dos mesmos:

Nota:
        Ao realizar a armazenagem no Pulmão para qualquer método de armazenagem sempre é verificado o Tipo de Endereço e Tipo de Armazenagem do produto, e somente será armazenado nos endereços de pulmão que estejam com estes mesmo tipos cadastrados.


       2.1. VERIFICA SE CABE NO APANHA, SE NÃO ARMAZENA PULMÃO

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço de Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será armazenado no Pulmão.


       2.2. VERIF AP MIUDEZA, SENÃO ARMAZENA NO APANHA/PULMÃO

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço Apanha Miudeza, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha Miudeza, caso não caiba o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será armazenado no Pulmão.
Porém caso a embalagem recebida na carga for inferior à embalagem associada à norma de paletização do Apanha, ou seja, quantidade fracionada, então o palete será armazenado no Apanha Miudeza, independente da capacidade do endereço.

Quando a embalagem do produto na carga for embalagem igual ou maior que a embalagem da norma do apanha e usar tolerância no depósito de armazenagem, o sistema realiza o cálculo da tolerância com base na norma do apanha do produto, mas a armazenagem dessa tolerância é feita no apanha miudeza.


       2.3. ARMAZENAGEM BLOCADA NO APANHA

Todos os produtos serão armazenados em endereços do tipo Blocado com a espécie Apanha, neste método não existe armazenagem de forma alguma no Pulmão.


       2.4. FAZER COMPLEMENTAÇÃO DO PALETE

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço de Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será armazenado no Pulmão.
Porém quando houver um palete que a quantidade do mesmo esteja menor que a norma de paletização do Pulmão, e no apanha exista estoque, será solicitado que o palete 'quebrado' complemente sua quantidade até a norma do pulmão com os volumes que estão no endereço de apanha, desta forma, não permitindo que seja armazenado palete no Pulmão com quantidades inferiores a norma de paletização.


       2.5. ARMAZENA POR CUBAGEM MESMOS PRODUTOS

Método Descontinuado.


       2.6. ARMAZENA DIRETO NO APANHA MIUDEZA

Todos os produtos serão armazenados no endereço de Apanha Miudeza, caso não exista endereço de Apanha Miudeza, os mesmo serão armazenados no Apanha.


       2.7. VERIF APANHA MIUDEZA, SENÃO ARMAZENA NO APANHA

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço Apanha Miudeza, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha Miudeza, caso não caiba o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço Apanha.
Porém caso a embalagem recebida na carga for inferior à embalagem associada à norma de paletização do Apanha Miudeza, ou seja, quantidade fracionada, então o palete será armazenado no Apanha Miudeza, independente da capacidade do endereço.


       2.8. TODOS OS PALETES PARA O APANHA

Todos os produtos serão armazenados no endereço de Apanha.


       2.9. ARMAZENA PALETE EM PULMÃO OCUPADO

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço de Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será verificado se existe endereço de Pulmão que contenha o mesmo produto e que a quantidade que esteja neste endereço é inferior a norma de paletização do pulmão, caso exista, será verificado se a quantidade a armazenar caberá neste endereço de pulmão, caso caiba o palete será armazenado no pulmão que já está ocupado com o mesmo produto, caso não caiba será armazenado em outro endereço de Pulmão.


       2.10. ARMAZENA EM PULMÃO OCUPADO POR LOTE E VALIDADE

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço de Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será verificado se existe endereço de Pulmão que contenha o mesmo produto e que a quantidade que esteja neste endereço é inferior a norma de paletização do pulmão, caso exista, será verificado se a quantidade a armazenar caberá neste endereço de pulmão, caso caiba o palete será armazenado no pulmão que já está ocupado com o mesmo produto, porém caso o produto exige Lote de Fabricação será verificado o parâmetro 'Forma de Armazenagem' e conforme sua parâmetrização será realizada a amazenagem dos produtos que controlam lote no Pulmão:
      Armazenagem Normal: Será realizada a armazenagem sem verificar o Lote de Fabricação ou Data de Validade;
      Armazenar por Data de Validade: Será armazenado em um Pulmão que já esteja ocupado e que contenha a mesma Data de Validade do produto que está sendo conferido;
      Armazenar por Lote: Será armazenado em um Pulmão que já esteja ocupado e que contenha o mesmo Lote de Fabricação do produto que está sendo conferido;
      Armazenar por Lote de Data de Validade: Será armazenado em um Pulmão que já esteja ocupado e que contenha o mesmo Lote de Fabricação e Data de Validade do produto que está sendo conferido;


       2.11. ARMAZENA PALETE EM PULMÃO OCUPADO VERIF ESTOQUE

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se existe estoque do produto em qualquer endereço, não existindo o palete a ser armazenado caberá no endereço de Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será verificado se existe endereço de Pulmão que contenha o mesmo produto e que a quantidade que esteja neste endereço é inferior a norma de paletização do pulmão, caso exista, será verificado se a quantidade a armazenar caberá neste endereço de pulmão, caso caiba o palete será armazenado no pulmão que já está ocupado com o mesmo produto, caso não caiba será armazenado em outro endereço de Pulmão.


       2.12. TODOS OS PALETES PARA O PULMÃO

Todos os produtos serão armazenados no endereço de Apanha.


       2.13. VERIF. LOTE APANHA, SENÃO ARMAZ. QTDE LOTES PULMÃO

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço de Apanha, caso ele caiba será verificado o parâmetro 'Quantidade Máxima de Lote de Fabricação', caso a quantidade de Lotes de Fabricação no endereço de Apanha seja inferior a do parâmetro o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será armazenado no Pulmão.


       2.14. ARMAZENA PALETE ESTRUTURA DRIVE-IN

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, mediante a norma de paletização do mesmo, o sistema verificará se o palete a ser armazenado caberá no endereço de Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será armazenado no Pulmão mais alto e ao fundo, em seguida preenchidos os apartamentos da frente e na sequencia os níveis abaixo de pulmão na mesma ordem.


       2.15. VERIF MIUDEZA, SENÃO APANHA, SENÃO PULMÃO E PALETE QUEBRADO POR CUBAGEM ( Será liberado na versão 24.01.009 )l

No momento da busca dos endereços para armazenar o produto, será verificado se o palete a ser armazenado caberá no endereço Apanha Miudeza, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha Miudeza, caso não caiba será verificado se o palete a ser armazenado caberá no endereço Apanha, caso ele caiba o palete será armazenado no Apanha, caso não caiba será armazenado no Pulmão.
Porém caso a quantidade conferida no palete seja menor que a norma do Pulmão, não será considerado o tipo de endereço cadastrado no produto e será realizado cálculo da metragem cúbica do palete conferido(Produto+Palete Chep) e verificado qual será o melhor endereço de pulmão para o palete a ser armazenado, verificando a metragem cúbica do endereço com a do palete conferido. 
Porém caso a embalagem recebida na carga for inferior à embalagem associada à norma de paletização do Apanha, ou seja, quantidade fracionada, então o palete será armazenado no Apanha Miudeza, independente da capacidade do endereço.

Quando a embalagem do produto na carga for embalagem igual ou maior que a embalagem da norma do apanha e usar tolerância no depósito de armazenagem, o sistema realiza o cálculo da tolerância com base na norma do apanha do produto, mas a armazenagem dessa tolerância é feita no apanha miudeza.

03. TELA Método de Armazenagem

Outras Ações / Ações relacionadas

Não há.


04. TELA Método de Armazenagem

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.