01. PROCESSADOR DE FREQUÊNCIA DIÁRIA

Este processo é utilizado pela Instituição de Ensino para processar e validar os check-ins realizados pelos alunos, e consolidar o resultado atribuindo presença ou ausência validando as informações dos check-ins com os planos de aulas existentes das Turmas/Disciplinas.

Para acessar o processo, deve-se ter permissão de acesso no Perfil de usuário no seguinte item:

(estrela)  Educacional  | Matrícula e Avaliação | Notas e Faltas | Mais... | Processador de frequência diária

Acesso à tela do Processador de frequência Diária

O processo "Processador de frequência diária" está disponível em Matrícula e Avaliações | Notas e Faltas | Mais... | Processador de frequência diária

Este processo tem como objetivo realizar uma frequência diária de forma automatizada baseada nos checkins existentes no banco de dados, onde foram realizados pelos alunos por diferentes meios., e dar presença aos alunos que realizarem os checkins durante um período de uma determinada aula, e falta para os alunos que não realizaram o checkin, dentro do período da aula, considerando os parâmetros definidos no processo conforme detalhados abaixo.

Informação!

Para executar o processo, será necessário algumas parametrizações na Turma/Disciplina:

1º) É obrigatório que exista apenas uma única Etapa de Falta nas turmas/disciplinas que serão processadas, onde a "Data de Início" e "Data de Término" esteja dentro do período da data da execução do Processador de Frequência Diária. Isso é necessário para que o Processador consiga identificar qual será a Etapa utililizada para realizar a Frequência Diária de forma automatizada. Portanto, levando como um exemplo, uma suposta execução do processamento no dia , não deve possuir mais de uma etapa com o período de "Data de início" e "Data de término" dentro deste intervalo.

Caso aconteça este cenário, será retornado o seguinte erro no log do processador de frequência diária:

 " - Não foi possível recuperar uma única etapa de Falta desta Turma/Disciplina onde possui a data de início e fim dentro do intervalo do dia 17/05/2023"

2º) Caso exista mais de uma etapa de falta que não possua os períodos de datas "Data de início" e "Data de Término" preenchidos, irão cair no cenário descrito acima. Estas datas, quando não são preenchidas, passam a ser consideradas em todos os períodos de execução do processador.

3º) As etapas devem possuir um período de digitação válido, dentro do período de execução do processo:

      - Data início digitação e Data limite digitação 

4º) Para as Turmas/disciplinas Gerenciais: O Aluno realiza o check-in na Gerenciada, dessa forma, o processador irá processar as Turmas/disciplinas Gerenciadas.

Data da execução do processo

Este processo tem como principal objetivo ser executado de forma agendada com recorrência de execução com intervalos pré-definidos pela instituição de acordo com as suas necessidades.

Tem duas formas de processamento, sendo:

  • Agendado através da opção: "Executar o processador de frequência diária para a data e hora atual da execução do processo".

Para otimizar o processo, a Instituição de Ensino poderá (e deve) realizar o agendamento para que o processamento da frequência diária, seja realizado de forma automática.

Refere-se a uma parametrização destinada a quando o processo preferencialmente agendado, onde durante a execução do processo serão pesquisados por todos os planos de aulas do dia da execução, e as aulas que tenham seu horário de aula com início até o horário da execução do processo. Ou seja, em caso do processo ser executado as 09:00 do dia 05/09/2022, serão processadas todas as aulas existentes neste dia, que iniciaram até as 09h da manhã.

Com esta opção, o log será exibido após o processamento será menos detalhado, sem a relação dos alunos matriculados em cada Turma/Disciplina. Ao invés disso, será exibido um somatório com total de alunos, total de ausências e total de presenças.

  • Manual:  através da opção: Reprocessar para um dia específico"

Esse é orientado a utilizar quando a Instituição de Ensino deseja realizar o reprocessamento da frequência para uma data específica.

Esse processo é destinado para ser reprocessado algum dia anterior a data atual (ou reprocessar a própria data atual). Neste caso, serão consideradas todas as aulas do dia selecionado, até as 23:59. A opção de reprocessamento realiza novamente o processamento das frequências mesmo se as aulas já foram previamente liberadas. Portanto, esta opção irá sobrescrever o processo, isso é: revalidar a frequência diária de acordo com a data informada.

IMPORTANTE!!!

1º) A execução de uma data retroativa (data anterior à data atual) é necessário que tenha pelo menos uma Etapa com o período vigente à data atual.

Ex: Será executado o processamento para a data: 11/04/2022 porém a data atual é 09/09/2022, portanto a data do processamento é uma data retroativa.

Com isso deverá tem uma Etapa de faltas, onde o período de Início/Término e "Data início de digitação" / "Data limite de digitação" deverá estar compreendido até a data em que o processamento está sendo executado.

Aulas geminadas

  • "Necessário um checkin em cada aula": O Processador irá validar a presença se o Aluno realizou o check-in em cada aula geminada.

Exemplo: Na Turma/disciplina: Metodologia em pesquisa, tem duas aulas geminadas, sendo:

                 Terça-feira: 07:00 as 07:50

                 Terça-feira: 07:50 as 08:40

Se o Aluno realizou apenas um check-in (as 07:10) será considerado apenas uma presença, na aula de 07:00 às 07:50 e na aula de 07:40 as 08:50, ele estará com falta.


  • "Necessário apenas um checkin entre o período das aulas": O Processador irá validar a presença se o Aluno realizou o check-in em pelo menos uma Aula geminada.

Limites para considerar presença do check-in

  • "Utilizar todo o período da aula para coletar a presença":  O processador irá considerar a presença (coletar o check-in) realizado dentro do período da aula.

Exemplo: O Período da Aula é: 07:00 às 07:50

  1. Se o check-in do Aluno foi as 07:01, o processador irá considerar a presença.
  2. Se o Check-in foi realizado as 06:59, o processador não ira coletar, e o aluno terá falta incluída para essa aula.
  • "Utilizar limites com tolerância para check-in": O processador irá considerar a presença de acordo com as regras definidas pelo usuário em: 
    • Considerar check-in a partir de  X  minutos antes do início da aula
    • Considerar check-in até  X  minutos após do início da aula
    • Considerar check-in a partir de  X  minutos do final da aula
    • Considerar check-in até   X  minutos após o final da aula.
  • "Liberar frequência das aulas automaticamente após o processamento dos dados": O Instituição de ensino, terá a opção de liberar a frequência para os alunos.

Atenção!!!

1º) Se a liberação da frequência não for realizada durante o processamento, o mesmo deverá ser realizado pelos processos atuais, sendo: Portais e RM.exe.

2º) Caso o parâmetro: Parâmetros | Secretaria | Notas/faltas (Permitir a visualização das notas e faltas da etapa somente após a liberação do professor) esteja marcado, mesmo o processador informando que as aulas foram liberadas, será necessário que a Instituição de Ensino marque o parâmetro: Disponível para Alunos no cadastro da Etapa de faltas.

Filtro de Turma/disciplina

  • Realizar processamento para todas as Turmas/Disciplinas do contexto: Ao Marcar esse CheckBox, o processador irá realizar o processamento para todas as turmas/disciplinas do contexto logado de acordo com o critério de da Data de execução, isso é irá processar TODAS as Turmas/disciplinas de acordo com o Plano de aula do filtro da data de execução, sendo:


  • Realizar processamento apenas para as Turmas/Disciplinas abaixo: Ao marcar esse checkBox, a Instituição de ensino poderá refinar a listagem de Turmas/disciplinas que serão listas para o processamento. Basta clicar na opção: Filtro (O filtro é o mesmo da visão de Turmas/disciplinas)

Ponto de referência para a validação de check-in

IMPORTANTE!!!

Funcionalidade disponível a partir do patch: 12.1.2209.114

Essa parametrização tem como objetivo, definir a localização da Instituição de Ensino (ou o Local onde é realizado as Aulas) e a distância "aceitável" para considerar o check-in válido para presença dos Alunos.

A definição da localização, será realizada pela endereço (pegando como referência a Latitude e a Longitude)

  • Considerar a presença apenas os check-ins dentro do raio da localização abaixo:

Para colocar as coordenadas, seguir os passo indicado em:

Onde as informações da Latitude e longitude serão copiados automaticamente para os campos:

  • Latitude
  • Longitude

O Valor do campo: Distância em metros, como padrão vem preenchido com o valor mínimo, mas a Instituição de Ensino pode reduzir ou aumentar a distância conforme a sua necessidade.