Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Cadastro de Tipos de Ausência
  3. Tabela auxiliar S043
  4. Tabela auxiliar S049
  5. De X Para de grupos de cargo
  6. De X Para de cargos
  7. De X Para de departamentos
  8. Integração com o P&M
  9. Consulta da integração
  10. Agendamento da consulta da integração
  11. Informações técnicas


01. VISÃO GERAL

Explicação do funcionamento da integração com o P&M (Performance & Metas)


02. CADASTRO DE TIPOS DE AUSÊNCIA

Foi criado o campo "Tipo P&M" para definir o tipo de afastamento que será enviado ao P&M na integração de afastamentos:


03. TABELA AUXILIAR S043

Foi criado o campo "Tipo P&M" para definir o tipo de desligamento que será enviado ao P&M na integração de funcionários:


04. TABELA AUXILIAR S049

Foi criado o campo "Agrupador P&M" para definir o agrupador de contrato que será enviado ao P&M na integração de grupos de contrato e de funcionários:


05. DE x PARA DE GRUPOS DE CARGO

Se o cadastro de grupos de cargo estiver com modo de acesso Exclusivo, será necessário cadastrar um De x Para através da rotina GPEA944A:


Em Outras Ações, foi disponibilizado a opção "Vincular grupos", onde será possível marcar quais grupos serão vinculados ao cadastro:


Observação

Com o cadastro de De x Para, ao efetuar a integração com o P&M serão enviados o código e descrição cadastrados nesse cadastro.


06. DE x PARA DE CARGOS

Se o cadastro de cargos estiver com modo de acesso Exclusivo, será necessário cadastrar um De x Para através da rotina GPEA944B:


Em Outras Ações, foi disponibilizado a opção "Vincular cargos", onde será possível marcar quais grupos serão vinculados ao cadastro:


Observação

Com o cadastro de De x Para, ao efetuar a integração com o P&M serão enviados o código e descrição cadastrados nesse cadastro.


07. DE x PARA DE DEPARTAMENTOS

Se o cadastro de departamentos estiver com modo de acesso Exclusivo, será necessário cadastrar um De x Para através da rotina GPEA944C:


Em Outras Ações, foi disponibilizado a opção "Vincular departamentos", onde será possível marcar quais grupos serão vinculados ao cadastro:


Observação

Com o cadastro de De x Para, ao efetuar a integração com o P&M serão enviados o código e descrição cadastrados nesse cadastro.


08. INTEGRAÇÃO COM O P&M

Foi efetuado a criação da rotina GPEM939 para efetuar a integração com o P&M (Performance & Metas) dos itens abaixo:

    • Filiais (tabela SM0);
    • Grupos de cargo (tabela SQ0);
    • Cargos (tabela SQ3);
    • Departamentos (tabela SQB);
    • Grupos de contrato (tabela genérica 1C);
    • Funcionários (tabela SRA);
    • Movimentações de filiais (tabela SRE);
    • Movimentações de grupos de cargo (tabela SR7);
    • Movimentações de cargos (tabela SR7);
    • Movimentações de departamentos (tabela SRE);
    • Afastamentos (tabela SR8);
    • Faltas (tabela SRD);
    • Líder dos Funcionários (tabela SRA);


A rotina é do tipo Wizard e possui cinco passos:

    Essa tela exibe um breve descritivo da rotina e contém um botão que direciona para esta documentação do TDN.


    Essa tela exibe seis perguntas para a configuração da integração:




    1. "Verificação registro ativo": essa opção tem o intuito de definir como o sistema efetuará a validação se determinado registro está ativo, uma vez que apenas registros ativos serão enviados ao P&M. Ao selecionar a opção "Somente pelo campo campo MSBLQL (se houver)", caso o campo MSLBL exista na tabela, será considerado apenas os registros ativos (MSBLQL diferente de 1); se for selecionado a opção "Campo MSBLQL (se houver) + vínculo com registro ativo da SRA", além da verificação do campo MSBLQL diferente de 1, para um registro ser considerado como ativo terá que ter vínculo com registros ativos da tabela SRA, ou seja, funcionários que não sejam demitidos ou que foram demitidos com data de demissão superior à data de corte informada na pergunta abaixo;
    2. "Data de corte demissão": define a data de corte de demissão para que um funcionário seja considerado ativo ou não, ou seja, funcionário demitidos a partir da data configurada serão considerados ativos, enquanto que funcionários demitidos antes da data serão considerados como inativos.
    3. "Verificação retorno P&M:": define se a rotina irá aguardar o retorno do processamento da integração pelo P&M ou não.
    4. "Tempo limite (em minutos):": define o tempo máximo que a rotina irá aguardar para obter o status de retorno do processamento pelo P&M.
    5. "Período de faltas": define o período de busca para a integração de faltas para que seja efetuado busca das faltas entre os meses de Janeiro a Dezembro do período informado. Obs.: essa parametrização apenas será utilizada na integração de faltas.
    6. "Código da visão": define o código da visão que possui a estrutura hierárquica da empresa, quando o parâmetro MV_ORGCFG está configurado com 1 ou 2. Obs.: essa parametrização apenas será utilizada na integração de líder dos funcionários..


    Observação

    Ao definir que irá aguardar o retorno do processamento da integração pelo P&M, a rotina irá consumir uma API do P&M para verificar o status do processamento do lote, e assim que processado, irá exibir o status das integrações no log. Atente-se que a rotina irá tentar obter o status da integração até o tempo máximo estipulado; atingindo o tempo limite, a rotina irá ser encerrada exibindo o log dos status obtidos até o momento. Havendo erro no processamento do P&M, no log de ocorrências será exibido o ID do registro enviado ao P&M, contendo o código da validação e sua respectiva mensagem, conforme lista detalhada na documentação: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=676047532.

    Observe que na possibilidade do P&M demorar para processar a integração, a rotina irá ficar "presa" até que toda a integração enviada seja processada pelo P&M ou até o tempo limite ser atingido.

    Essa tela exibe a lista de opções existentes para integração com o P&M do tipo checkbox e deve ser selecionada as opções que serão integradas. 


    Essa tela exibe botões para a definição de filtros para a integração, separados pelos registros que podem ser integrados, ou seja, há um botão de filtro para filiais, outro botão para grupos de cargo, etc..



    O botão de filtro de filiais sempre será exibido, independente se a opção de integração de filiais esteja ou não selecionada, pois o filtro de filial será utilizado para efetuar o filtro na integração de todas as opções. Já os outros botões serão desativados para clique caso a respectiva opção de integração não esteja selecionada.

    No filtro de filial, será exibido uma MarkBrowse para seleção de filiais, enquanto que nos demais filtros será possível definir um filtro sobre qualquer campo da respectiva tabela, conforme necessidade.


    Observação

    A integração de grupos de contrato não possui botão para filtro  devido tabela genérica 1C possuir poucos registros.

    Essa tela exibe um descritivo e um botão, que ao ser clicado iniciará a integração com o Performance & Metas.



    09. CONSULTA DA INTEGRAÇÃO

    Foi efetuado a criação da rotina GPEM939B para permitir a visualização das informações dos lotes de integração com o P&M (Performance & Metas), bem como consultar manualmente o status de integração.

    A rotina é do tipo MarkBrowse e irá exibir os registros da tabela REF:


    Ao efetuar um duplo clique no registro ou ao clicar na coluna de cabeçalho, os registros com o campo REF_STATUS com 0 ou 1 serão selecionados. Ao clicar no botão "Consultar Status", será efetuado consulta do status no P&M, e ao fim será retornado um log de ocorrências com os status dos lotes, bem como eventuais erros de validação retornados pelo P&M.



    Ao posicionar em um registro e clicar no botão "Visualizar" será aberto as informações detalhadas do lote. Ao clicar no botão "Consultar Inconsistências", será gerado um log com os erros retornados pelo P&M em um formato mais amigável caso o status do lote seja igual a 3.



    10. AGENDAMENTO DA CONSULTA DA INTEGRAÇÃO

    Também foi disponibilizada a rotina GPEM939C para ser possível agendar no Schedule a consulta automática dos lotes de integração.

    A rotina pode ser cadastrada no Schedule do módulo SIGACFG - Configurador para efetuar a consulta automática de todos os lotes que ainda não tiveram o status retornado pelo P&M, conforme exemplo abaixo:


    Exemplo de retorno gerado no console do appserver:


    11. INFORMAÇÕES TÉCNICAS

    DT Integração com P&M (Performance & Metas)