Árvore de páginas

Se você for um desenvolvedor AdvPL, ou trafega na comunidade TOTVS, muito provavelmente já ouviu sobre TLPP e tlppCore, porém você é capaz de descrever corretamente o que é cada um?

Afinal, o que significa a sigla TLPP e tlppCore? São a mesma coisa? Ou são completamente diferentes um do outro?

São muitas dúvidas mesmo mas, vamos saná-las por aqui.

Bom, o primeiro passo para entender essa sopa de letras é ter o entendimento primário do que é o AdvPL.

O AdvPL, acrônimo de Advanced Protheus Language, é uma linguagem de programação de propriedade da TOTVS S/A, criada em 1994 para o desenvolvimento de sistemas ERP do grupo TOTVS.

A linguagem é essencialmente usada na implementação das regras de negócio do ERP mas, por características dos tipos e estruturas utilizadas em sua definição ficou por muito tempo sem receber inovações.

Para resolver isso o time da TOTVSTEC, responsável pelo AppServer (Kernel da Linguagem), se dedicou em criar recursos mais modernos para os desenvolvedores.

Nessa caminhada de evolução a equipe se deparou com um "problema", como acrescentar tais recursos e não quebrar a compatibilidade de fontes antigos?

Foi então que ocorreu o nascimento de uma nova linguagem, batizada de TL++, TOTVS Language Plus Plus. O nome baseou-se na mesma premissa da evolução do C -> C++ (C Plus Plus).

Com o passar do tempo os desenvolvedores adotaram a fonética TLPP, e já que a voz do povo é a voz de Deus, a linguagem foi rebatizada para TLPP.

Então, já podemos definir que TLPP é uma linguagem de programação, tal como o AdvPL, porém com recursos mais modernos e algumas quebras de paradigmas. Portanto o TLPP é a evolução do AdvPL.

Dentre esses avanços, podemos citar:

  • Nomes longos para variáveis, propriedades, funções, classes e métodos;
  • Parâmetros Nomeados na chamada de funções e métodos;
  • Namespaces;
  • Tipagem forte;
  • Captura de erro com Try...Catch;
  • Diversas melhorias para Classes;
  • Reflection e Annotation;
  • e mais...

Saiba mais detalhes de cada feature acima e fique por dentro de outras novidades do TLPP acessando TLPP - Novidades.

Então, o AdvPL será descontinuado? Para responder essa pergunta, recomendamos a leitura do artigo (A morte do AdvPL?).

E quais as vantagens de usar o TLPP? Estou há muitos anos programando em AdvPL, quanto tempo devo me dedicar de estudo para aprender TLPP? A curva de aprendizado é muito longa? Novamente recomendamos a leitura dos artigos: (Por que programar em TLPP?) e (Como iniciar e migrar para o TLPP?)

E quanto do código AdvPL legado é compatível com TLPP? Posso usar as minhas bibliotecas já existentes? Programas em AdvPL conversam com programas em TLPP? E o inverso? O artigo (TLPP x AdvPL) responderá essas dúvidas.

Bom, agora que já sabemos o que é o TLPP, ainda precisamos esclarecer o que afinal é o tlppCore.

Na verdade, agora ficou simples de entender, pois o tlppCore é uma biblioteca de ferramentas e funcionalidades desenvolvidas em TLPP, que ficam disponíveis para os desenvolvedores.

Alguns exemplos de recursos dessa biblioteca são:

  • REST;
  • PROBAT (motor de testes);
  • KV REDIS;
  • RegEx;
  • e mais...

Saiba mais detalhes de cada recurso acima e fique por dentro de outras novidades do tlppCore acessando tlppCore - Novidades.

Se você quiser ter acesso a esses recursos e muito mais, precisará de uma cópia do tlpp.rpo que é expedido no pacote do AppServer liberado para download no Portal da TOTVS.

Dica de ouro: Caso o recurso que você esteja utilizando tenha o namespace [tlpp.], certamente ele é proveniente do tlppCore.

Bom, é isso, esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas porém, estamos à disposição para auxiliá-lo nessa jornada de conhecimento.

Até a próxima!

  • Sem rótulos