Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral

  2. Fluxo- Negociar Fiança

  3. Aba- Operação

  4. Aba- Participantes

  5. Aba- Comissão

  6. Aba- Mora Comissão

  7. Aba- Objeto

01. VISÃO GERAL

A funcionalidade de negociar fiança  tem por objetivo a realização de simulações de operações de crédito relacionados ao produto Fiança.

02. FLUXO- NEGOCIAR FIANÇA

Após acesso ao módulo Carta Fiança, o sistema exibe a tela com as seguintes funcionalidades disponíveis:

Acesse o menu Operações >> Negociar Fiança:


Após acesso, o sistema abre a tela de filtros, alteração e entrada da operação a seguir:

Nesta tela será permitido Inserir, Alterar, Excluir ou Visualizar uma proposta

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
UnidadeCampo que exibe a Unidade logada do usuário;
Cliente

cCampo para informar o código do cliente manualmente ou pela lupa possibilitando a pesquisa: * Campo obrigatório.

Período simulaçãoPeríodo em que foi realizada a simulação de Fiança
Período comissãoPeríodo em que foi realizada a simulação de comissão Fiança
Contrato:Campo para informar o número do contrato;
Modalidade

 Combobox para selecionar uma modalidade de Carta Fiança.

Proposta

Campo para informar o número da proposta;

Situação

Combobox para selecionar a situação do contrato. O default é “Todos”

Após selecionar os dados, o sistema efetua a pesquisa e caso não retornar dados, exibe uma mensagem de tela informando o usuário:

Caso retornar dados será exibido no quadro a seguir as informações do cliente e contrato, possibilitando a consulta, alteração ou exclusão do registro:

Ao selecionar uma operação que retornou no filtro, o sistema habilita as opções para Alterar e Excluir, caso selecionado a opção Alterar, todas as informações digitadas da operação serão carregadas e poderão ser editadas no mesmo formato do cadastramento da operação detalhado a seguir.

O cadastramento do ajuste de fiança será realizado a partir, selecionando o botão Inserir.

Será exibida a nova tela com as abas e campos específicos para a entrada da Carta Fiança, contemplando as informações a seguir:

CampoDescrição
OperaçãoCampos para informações da modalidade, prazo, periodicidade, método, taxas, prazos, cálculo;
ParticipantesInformações do afiançado, beneficiário e pagador;
ComissãoCampos para informações da modalidade, prazo, periodicidade, método, taxas, prazos, cálculo;
MoraComissão: informações da mora por atraso da Comissão (configurável);
ObjetoInformação do objeto da fiança.

 

A seguir o detalhamento das abas e campos e quando identificado com (*) é obrigatório:

03. ABA- OPERAÇÃO

Tela parametrizada para informar os dados de entrada da operação de carta fiança, permitindo a seleção da modalidade, taxas, prazo, data do primeiro vencimento, método de cálculo, entre outros campos necessários da operação e exibir o cálculo das parcelas.

CampoDescrição
ConveniadoCombo para selecionar a empresa conveniada do Produto. Obrigatório.
ConvênioCombo para seleção do tipo de Convênio da Modalidade.
Modalidade

Campo que carrega a Modalidade vinculada ao Convênio selecionado. O ícone ao lado do campo permite visualizar os detalhes da Modalidade.

Detalhes da modalidade:

ComplementarCheckbox para marcar se a operação é dia retroativo. Caso marcado o campo “Data Contrato” é habilitado para edição
Fiança TributáriaCheckbox para selecionar se a operação é de fiança tributária a qual possui regras de cálculo de Juros apurados linearmente sobre o saldo de principal e Correção Monetária apurada de forma exponencial Somente sobre o principal sem os valores dos juros.
Quantidade de ParcelasCampo para informar o número de parcelas da operação
Data ContratoCampo que carrega a data atual do sistema . O ícone de calendário permite a seleção de uma data, caso seja selecionada a flag do campo “Complementar”, ou o preenchimento da data.
Valor AfiançadoCampo para informar o valor da operação de fiança.
Critério de Cálculo

Combo para seleção de um critério de calculo.

Taxa FiançaCampo para informar a taxa da operação de fiança.
Data RepactuaçãoUtilizado quando é renegociação, ou habilitado e de preenchimento obrigatório se Prazo Indeterminado = SIM.
Tipo PeriodicidadeRefere-se ao tratamento de periodicidade do fluxo de vencimentos (principal e juros), podendo ser a escolha entre mensal ou diária e informando a quantidade de mesmes ou dias a nos campos de juros e amortização.
JurosEste campo está rigorosamente atrelado a seleção do campo anterior de periodicidade (mensal ou diária), caso for mensal (ex.: 1 = mensal, 2 = bimensal, 3 = trimestral, etc) ou diária e informando a quantidade de dias a ser considerado (ex.: 10 dias, 20 dias 25 dias, etc.)
Prazo IndeterminadoCheckbox para marcar se o prazo será indeterminado. Habilita o campo data de Repactuação.
ContratoCampo para informar o contrato e adlib.
Contrato OrigemCampo para informar o contrato de origem. Ex.: número do SYSIN.
Número BoletaCampo para informar o número da “boleta” de integração do ABC.
Vencimento dias não ÚteisCombo para seleção do tipo de vencimento em dias não úteis, por exemplo sábado, domingo. Ex.: Postecipado, Antecipado, Normal.
Data Primeira AmortizaçãoCampo para informar a data de vencimento da primeira parcela. Campo Editável. O ícone de calendário permite a seleção de uma data. A data do primeiro vencimento da Fiança deverá ser superior à Data de emissão + prazo mínimo da Modalidade de Fiança.
MétodoCampo novo para a seleção do método de cálculo da operação. Será considerado todos os métodos de cálculos existentes.
AmortizaçãoCampo para informar a periodicidade de amortização.
Início CarênciaCombo para seleção do tipo de início de carência.
CarênciaCampo para informar a periodicidade de carência.
Sigla Flutuante:Combo para selecionar a taxa básica de referência quando selecionado uma Critério de Cálculo do tipo “F LUT”. Ex.: TJLPLIM6
Taxa FlutuanteCampo que carrega o valor da taxa básica de referência selecionada no campo “Sigla Flutuante”.
IndicadorCombo para selecionar um indicador de moeda comforme o Critério de Cálculo selecionado exibindo somente os tipos equivalentes para índice pós, índices de preços, moedas. Caso o critério da for Flutuante, carrega os indicadores permitidos conforme a taxa flutuante selecionada no campo anterior. Ex.: URTJLP. Caso não seja uma taxa Flutuante, o sistema exibe a combo com as opções
Valor Indicador Liberaçãocampo que carrega o valor do indicador da moeda de referência do Indicador selecionado no campo “Indicador”.

Abaixo da tela, constam os botões Voltar e Calcular, com o seguinte comportamento:

Ação

Descrição

Calcular:Calcula a operação e exibe os dados da(s) parcela(s) num quadro abaixo.
Voltar:Limpa os dados digitados e volta a tela de seleção do cliente.
EnviarBotão que será habilitado para enviar a operação após o cálculo da fiança, comissão e demais campos necessários para registro da operação.

Após informados os dados da entrada da Fiança e clicar em Calcular, será exibido o resumo do cálculo e parcelas geradas.

Neste quadro é permitido:

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Botão AdicionarAdiciona uma nova linha no quadro para informar uma nova parcela.
Botão ExportarExporta o quadro de parcelas em tabela no formato csv (permite abrir em Excel).
ÍconeExclui uma parcela.
Botão RecalcularRecalcula o contrato após adicionada uma nova parcela, alterada ou excluída uma parcela pelo ícone ou altera informações de uma parcela.
Botão EnviarCadastra a operação para posterior efetivação.

04. ABA- PARTICIPANTES

Tela para informar os participantes da operação de carta fiança, permitindo a seleção do cliente, beneficiário e pagador.

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Cliente

Campo para informar o cliente afiançado da carta de fiança. A opção pela lupa abre uma popup para pesquisa de cliente por CPF/CNPJ, Nome ou Código e flag de clientes ativos, se marcada carrega somente clientes com cadastro Ativo.

ConveniadoExibe a informação do Banco de origem (emitente da fiança),
Participantes

Quadro para seleção dos participantes da carta fiança. o Botão Adicionar: abre uma nova linha para selecionar as informações dos participantes da carta fiança. o Tipo: exibe uma combo para a seleção do tipo de participante, o default é “Beneficiário” sendo obrigatório para Fiança:

Código-Nome

Campo que exibe o código e nome do cliente participante da carta de fiança. A opção pela lupa abre uma popup para pesquisa de cliente por CPF/CNPJ, Nome ou Código. Quando selecionado o tipo “Beneficiário”, a popup exibirá um botão Adicionar ma popup ao lado do botão Pesquisar, conforme a seguir permitindo incluir um beneficiário não cliente

Quando selecionado o botão Pesquisar, também poderá ser efetuada por Nome, CPF/CNPJ e Código, o sistema deverá buscar na base de cadastro de clientes e na base de benefiários, caso localizado e selecionado um nome, exibe os dados no quadro de participantes, conforme exemplo abaixo:

Caso não localizado nas bases um cliente, será exibido uma mensagem de tela: O usuário poderá inserir manualmente um bebeficiário, selecionando o botão Adicionar na popup, será exibida a poupup conforme exemplo abaixo

Para digitar os dados como Nome, obrigatório, e CPF/CNPJ, não obrigatório, as informações serão gravadas em Banco de Dados de Beneficiários, permitindo a seleção em outras operações se necessário.

Após o usuário informar um nome, código e/ou documento e clicar em OK, o sistema carrega o Beneficiário e código cadastrado:

Ao selecionar o beneficiário exibido, será carregado na tela de beneficiários:

Nesta popup, se informado um Nome e/ou CPF/CNPJ e constar na base de Beneficiários, o sistema deverá exibir uma mensagem de alerta, desta forma o usuário deverá selecionar na popup de pesquisa para incluir.

QualificaçãoCombo para exibir a qualificação do participante. Quando informado um participante do tipo “Beneficiário”, este campo estará desabilitado.
%Campo para informar o percentual de participação, por exemplo quando possuir mais de um Avalista, é possível informar o percfentual de participação de cada participante. Este campo não é habilitado para o tipo “Beneficiário”.
ValorExibe o valor da carta fiança e pode ser editado caso selecionado mais de um participante. Quando informado um percentual menor que 100%, o valor é calculado automaticamente.
DataExibe a data da operação de fiança, ou seja a data do contrato.
Ícone ExcluirPermite a exclusão de um participante. ·

05. ABA- COMISSÃO

Tela parametrizada para informar os dados de Comissão referente a entrada da operação de Carta Fiança, permitindo a seleção da modalidade da comissão, taxas, quantidade de parcelas, periodicidade, data do primeiro vencimento, exibir o cálculo das parcelas de comissão.

A seguir tela proposta:

Detalhamento dos campos:

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Comissão

Campo para informar uma Modalidade de Comissão. A seleção poderá ser efetuada através da lupa que deverá abrir uma popup através do botão Pesquisar e estão pré definidas e atreladas ao contrato de Compensado Passivo. Importante: sendo que a comissão de fiança ficou segregada da carta de fiança, a modalidade de comissão de fiança deve ser atrelada a uma modalidade de carta de fiança, por exemplo: carta de fiança corrigida por SELIC a comissão de fiança também será corrigida por SELIC, porém dependerá da configuração efetuada pelo usuário na tela de Modalidades

Valor/Percentual

Campo para informar a taxa ou o valor fixo da Comissão.

As opções são Percentual, Flat ou Valor. Caso selecionado Percentual ou Flat, o campo ao lado deverá ser informado uma taxa, sendo a primeira será calculada sobre o saldo devedor da Fiança e a segunda taxa fixa sobre o valor da Fiança. Exemplo: Caso selecionado Valor, o campo ao lado deverá ser preenchido com um valor fixo, ou seja, não haverá cálculo, será cobrado uma comissão pelo valor informado.

Forma de Pagamento

Combo para selecionar uma forma de pagamento. Poderá ser “Antecipada” ou “Postecipada”;

Quantidade de Parcelas

Campo para informar a quantidade de parcelas da comissão;

Tipo PeriodicidadeCombo para selecionar o tipo de periodicidade das parcelas da comissão Mensal ou Diária. A periodicidade pode ser igual ou diferente da periodicidade da carta, além de fluxo irregular, neste caso no quadro de exibição das parcelas é permitido a adequação. Exemplo: poderemos ter várias formas de periodicidades de comissão e esta periodicidade poderá não ser exatamente a periodicidade de cálculo da comissão, exemplo: mensal, porém, período de cálculo ser de 28 ou 29 ou 30 ou 31 ou 32 dias, ou seja, o sistema está preparado para receber esse tipo de condição. Poderemos, ainda, termos um período irregular, com periodicidade mensal por exemplo com fluxos diferentes , exemplo 45 dias outras parcela de comissão com 50 dias e etc.,
Comissão de Atraso na Entrega da CartaCampo para informar uma nova taxa de atraso para o cálculo da valorização da comissão caso a carta não seja devolvida na data de vencimento. Esta taxa substitui a taxa inicial da carta, ou seja, o percentual informado na entrada da operação. Caso não preenchida, mantém a taxa de comissão informada na entrada da operação para valorização do saldo para comissão após o vencimento e não devolução (baixa) da carta de fiança. Se informado, o sistema irá criar uma nova parcela de comissão com periodicidade mensal a partir do vencimento da carta e calcular a valorização diária. O cálculo deverá ser realizado contando a partir do vencimento da carta, porém, ela será devida, somente, após o período de isenção do prazo de devolução da carta;
Taxa de Atraso após isençãoCampo para informar uma taxa penalização para o cálculo da comissão caso a carta não seja devolvida na data de vencimento e após o período de isenção. Esta taxa é cobrada após o prazo de isenção, do campo “Quantidade de dias isenção”, calculada diariamente sobre o valor base até a devolução da carta sobre o saldo de principal valorizado pela comissão de atraso. Portanto, em caso de atraso da devolução da carta de fiança, após o vencimento e do prazo de isenção, será devido pelo cliente a comissão de fiança (pela mesma taxa já vigente ou maior e aí deverá ser parametrizada essa nova taxa) e mais uma taxa por atraso de devolução a título de penalidade, ambas as taxa deverão ser definidas no momento do cadastramento da operação (da carta de fiança e da comissão) e deverão ser apresentadas no relatório de vencidos, porém, a contabilização poderá ser definida pelo Banco ABC se será realizada em regime de caixa ou não. IMPORTANTE: a comissão de atraso na entrega da carta, como citado no item anterior, a sua periodicidade passa a ser mensal após o vencimento da carta de fiança, criando-se uma “linha” de comissão de atraso por período vencido. Já a taxa de atraso é calculada diariamente, após o período de isenção, desde o vencimento da carta de fiança, aumentando o seu valor diariamente, podendo ser cobrada por mais de uma vez, ou seja, caso o cliente pague e não devolva a carta de fiança, no dia seguinte inicia-se o cálculo novamente, ou cobrado uma única vez no momento da devolução da carta de fiança, lembrando que esta taxa de atraso também poderá ser isentada de cobrança por decisão comercial.
Quantidade de dias isençãoCampo que irá carregar a quantidade de dias parametrizada na modalidade de Comissão. Será possível alterar o número de dias carregado se o usuário desejar. Exemplo do parâmetro.
Botão VoltarCancela a operação e retorna ao menu de filtro inicial
Botão CalcularExecuta o cálculo da Comissão com base nas informações de entrada e exibe um quadro abaixo com as parcelas calculadas:
Botão AdicionarHabilita uma nova linha no quadro para inserir um nova parcela;
Botão Exportar:Exporta o quadro em formato csv e permite abrir numa planilha Excel;
Botão RecalcularAtualiza os valores do quadro após uma alteração. O sistema irá validar o cálculo conforme os dados de entrada, como periodicidade, apuração, vencimento e deverá criticar caso alguma informação não estiver de acordo com as condições da carta;
Botão EnviarConclui e salva a operação. A data inicial e final de apuração poderão ser alteradas, sem que as mesmas estejam contidas em mais de uma parcela, o sistema irá recalcular a comissão com base no no período.

06. ABA- MORA

  • Aba Mora Comissão

Tela para informar a taxa de mora da operação da Comissão quando não liquidada em seu vencimento.. Caso possuir uma mora configurada na Modalidade e não informada através do botão Adicionar, o sistema assume a da Modalidade. Caso não configurada e não adicionar uma mora, o sistema não considera a mora, ou seja não existirá. Em caso de não preenchimento ela assume por default o parâmetro de mora definido na modalidade.

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Botão Adicionar

Ao selecionar abre a popup para preenchimento das informações da mora.

Detalhamento dos campos: 

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Encargo

Combo para seleção da mora da Comissão.

Exemplo: Ao selecionar um encargo na lista, o sistema carrega as informações parametrizadas para a mesma:

O usuário poderá alterar as condições caso desejar.

Botão ExcluirApaga as informações da mora selecionada e fecha o quadro. Neste caso o sistema assume a mora definida na modalidade.

06. ABA- OBJETO

Aba Objeto Tela parametrizada para operação de fiança, obrigatório para informar o objeto da fiança.

Outras Ações / Ações relacionadas

Ação

Descrição

Fiança objeto

campo texto para digitar as informações do objeto da fiança. Campo obrigatório. Durante a entrada e finalização da operação, podem ocorrer algumas mensagens e críticas a seguir.

A informação do Beneficiário é obrigatória, caso o usuário concluir a operação sem informar estes campos, o sistema deve exibir a mensagem de alerta:

Caso o titular não for informado na tela de Participantes, será exibe uma mensagem de alerta:

Caso um dos participantes não for Ativo no cadastro, o sistema retorna a mensage, de alerta a seguir:

A tentar alterar uma operação já fechada, o sistema exibe uma mensagem de crítica:

Caso algum campo obrigatório não foi preenchido em qualquer aba, o sistema exibe uma mensagem de alerta:

O(s) campo(s) criticado(s) será(ão) marcado(s) em destaque na cor vermelho:

Após a entrada sem críticas da operação, o sistema deverá exibir a mensagem de sucesso:


: