Páginas filhas
  • DT Processo de entrada e venda de lote do tipo Único


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Linha de Produto:

Virtual Age

Segmento:

Varejo

Módulo:

Comercial / Industrial

Função:Documentação relativo a entrada e venda de lote Único
País:Brasil
Ticket:18628998
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVAARM-10163, DVAARM-10164, DVAARM-10187, DVAARM-10194, DVAARM-10206, DVAARM-10215, DVAARM-10234, DVAARM-10270, DVAARM-10346, DVAARM-10367, DVAARM-10368, DVAARM-10396


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Fora solicitado uma forma de controlar e vender lotes de produtos com vida útil pré-definida, esses produtos tem por suas características: data de fabricação, data de validade e normalmente são vendidos de forma unitária aos clientes. 

Exemplo: Creme para pele, shampoo, condicionador, etc....


03. SOLUÇÃO

Para atender tal situação, criamos um novo tipo de lote chamado "Único".

Estes lotes poderão ser criados:

    • A partir do PRDFM059 de forma manual;
    • Entrada de transferência através do recebimento da nota fiscal FISFP082;
    • Entrada de XML de compra GERFM076.

Obs. gerais: 

    • Este novo tipo de lote, permitirá apenas um único item de lote por lote capa;
    • Só será permitido criar lotes deste tipo para produtos que possuam o mesmo tipo indicado em seu cadastro;
    • Quando realizada a primeira entrada do lote para o produto, é criado um lote e um item de lote para as quantidades deste lote entrante "GERFM076" e "FISFP082";
    • Quando novas entradas do produto para o mesmo lote de fornecedor é acrescido suas quantidades ao lote já existente para aquele lote fornecedor do produto.


Obs.: Processo em homologação, não implantar antes da homologação ser concluída.


Imagem 01 - O parâmetro empresa "TP_CONTR_INSP_SALDO_LOTE" deverá estar como 00 ou vazio em todas as empresas que irão trabalhar com este tipo de lote para o funcionamento correto dos processos.


Imagem 02 - O parâmetro empresa "TP_UTILIZA_CONF_LOTE" deverá estar configurado como vazio ou com o valor 0 para o correto funcionamento da entrada de nota fiscal por XML.


Imagem 03 - O parâmetro empresa "IN_DUPLICALOTE_TRANF" deverá estar configurado com o valor 1 em todas as empresas que forem recepcionar notas fiscais de transferência.


Imagem 04  - O parâmetro empresa "TP_AGRUPA_LOTEPRD_FAT_PED" deverá estar configurado como 1 em todas as empresas que efetuarem o faturamento de pedido, para que as informações de rastro possam ser montadas corretamente para cada item de lote no XML da nota fiscal.

Obs.: Funciona em conjunto com o parâmetro abaixo.


Imagem 05 - O parâmetro empresa "IN_ENVIA_TAG_GRUPO_I80" deverá estar configurado com o valor 1 nas empresas que deverão gravar o rastro do item de lote na nota fiscal de saída.


Imagem 06 - A restrição "IN_PERMITE_SUG_PEND" deverá estar configurada para o usuário faturista, para que o mesmo possa utilizar na contagem de pedido de venda a sugestão de quantidades pendentes de lote único relacionados ao pedido de venda.

Imagem 01 - Demonstra o cadastro do produto que será utilizado para criação do lote de "Único", necessário que o produto possua o tipo de lote como "Único".


Imagem 02 - Demonstra o cadastro de lote do tipo "Único", o mesmo só é permitido para produto do mesmo tipo, apenas 1 item de lote por lote capa.


Imagem 03 - Demonstra que não será permitido a criação de mais de um item de lote por lote.


Imagem 04 - Demonstra que não é possível criar lote com tipo diferente de "Único" quando produto configurado como tipo de lote "Único", o contrário também não é permitido.


Obs.: Também não é permitido migrar um lote para o tipo "Único" caso o mesmo possua mais de um item de lote.

Obs. importante: Só será realizada a geração dos itens de lote "Único" na entrada de XML se os produtos relacionados para a entrada forem de lote "Único", se existir a TAG de rastro para os produtos contidos no XML, parâmetro empresa "TP_CONTR_INSP_SALDO_LOTE = 0" e "TP_UTILIZA_CONF_LOTE = 0"

Imagem 01 - Demonstra o XML para o primeiro produto, onde é possível ver o rastro do mesmo indicando o lote, quantidade, data de fabricação e data de validade.


Imagem 02 - Demonstra o XML para o segundo produto, onde é possível ver o rastro do mesmo indicando o lote, quantidade, data de fabricação e data de validade.


Imagem 03 - Demonstra o XML para o terceiro produto, onde é possível ver o rastro do mesmo indicando o lote, quantidade, data de fabricação e data de validade.


Imagem 04 - Demonstra a contagem de XML, com o XML já importado e vinculado a um pedido de compra com os produtos internos para o relacionamento e realizar a entrada.


Imagem 05 - Demonstra o relacionamento dos itens do XML da nota fiscal com os produtos internos Totvs Moda.


Imagem 06 - Demonstra o encerramento da entrada de nota fiscal por XML.


Imagem 07 - Demonstra o detalhamento do primeiro item do XML da nota fiscal e o lote gerado.


Imagem 08 - Demonstra o detalhamento do lote gerado a partir da entrada de nota fiscal por XML, onde é possível notar o código do lote fornecedor "274267", tipo lote "Único", data fabricação "25/01/2023", data validade "25/01/2027", quantidade de 1000, barras montado e gravado no lote cliente "AMEMUL00127426701" (a formação deste barras se dá de forma padrão seguindo o seguinte layout: último nível do grupo de produto "AMEMUL001" + lote fornecedor "274267" + "01").


Imagem 09 - Demonstra o lote do segundo item do XML nota fiscal.


Imagem 10 - Demonstra o lote do terceiro item do XML nota fiscal.


Obs. importantes:

  • Quando importado o XML para um lote fornecedor já existente, é acrescido as quantidades da nova entrada para o lote já existente, caso lote não exista é criado um lote para cada lote fornecedor entrante;
  • Quando cancelada a entrada por XML, suas quantidades são canceladas no item de lote, onde é mantido a quantidade do lote sem modificações e alimentando o campo de quantidade cancelada.

Imagem 01 - Demonstra o lote a ser realizada a devolução de compra no FISFP083.


Imagem 02 - Demonstra a seleção da nota fiscal do item a ser devolvido e a leitura do barras do item de lote.


Imagem 03 - Demonstra a quantidade lançada referente ao item de lote lido, ao ler o barras é relacionada a quantidade total do item de lote na nota de entrada de compra para devolução.

 Obs.: A devolução de compra tem uma base de sempre devolver tudo referente aquele item na nota fiscal.


Imagem 04 - Demonstra o lote devolvido após a efetivação da devolução, onde é possível notar que as quantidades entrantes foram baixadas e devolvidas, ficando o lote com 0 de quantidade pendente.

Saída de transferência

A saída de transferência pode ser realizada tanto pelo componente TRAFM060 quanto pelo PEDFM001, afim de exemplificar o processo, será demonstrado através do PEDFM001

Obs.: Para que na recepção da nota fiscal de transferência sejam criados os lotes no destino, deverá ser configurado o parâmetro empresa "IN_DUPLICALOTE_TRANSF" com o valor 1 na empresa de destino do lote, assim será criado lote no destino para cada lote fornecedor transferido. No caso de já existir lote para o lote fornecedor no destino será acrescida as quantidades entrantes da transferência no mesmo.

Imagem 01 - Lote a ser utilizado como exemplo para transferência.


Imagem 02 - Demonstra o pedido de transferência, onde será transferida a quantidade de 20, referente ao lote 297 da empresa 9 para a empresa 1.


Imagem 03 - Demonstra o faturamento do pedido de transferência.


Imagem 04 - Demonstra que a quantidade de 20 foi baixada do item de lote.


Imagem 05 - Demonstra a nota de transferência sendo recepcionada na empresa 1.


Imagem 06 - Demonstra o item de lote vinculado a nota de entrada de transferência gerada na empresa de destino, abaixo detalhe do item de lote.


Imagem 07 - Demonstram os dados do item de lote gerado na entrada por transferência. É possível notar que foi levado para o lote destino o código do lote fornecedor, a data de fabricação, a data de validade e a quantidade conforme transferência realizada. 

Obs.: Embora tenha sido gerado um barras para o item de lote automático conforme padrão do Totvs Moda, o barras origem é lido normalmente na empresa destino, pois é criado um relacionamento que permite a leitura do barras origem na empresa destino.


Obs. importante:

  • Ao cancelar a entrada de transferência é cancelada a mesma quantidade no lote, de forma que é mantido a quantidade solicitada e inserida quantidade cancelada no lote;
  • Caso o lote fornecedor já exista no destino é apenas acrescido quantidade no lote existente, caso não exista é criado um novo lote.

Realizando venda a partir do pedido de venda.

Imagem 01 - Demonstra o item de lote relacionado ao pedido de venda.


Imagem 02 - Demonstra o faturamento do pedido de venda.


Imagem 03 - Demonstra que foi baixado quantidade do item de lote "Único" através do faturamento do pedido de venda.


Realizando venda através do TRAFM060.

Imagem 04  - Demonstra a realização de venda na empresa 1 destino da transferência citada anteriormente, onde é possível notar a leitura através do barras do lote na empresa 9 origem do lote, aqui também é possível dizer que a quantidade do lote a ser inserida na venda é de acordo com a quantidade do campo "Quantidade".


Imagem 05 - Demonstra que o lote sofreu baixa de mais 3 quantidades devido a nova venda realizada.


Obs.: Com o parâmetro TP_CONTR_INSP_SALDO_LOTE como 0, o movimento de quantidade do lote ocorre no momento exato em que o mesmo é relacionado a transação.

Imagem 01 - Demonstra como está o lote antes de realizar a devolução de venda.


Imagem 02 - Demonstra a realização da devolução.


Imagem 03 - Demonstra a atualização do lote após a devolução, onde é possível notar que foi adicionada a quantidade de 1, na quantidade do lote pela devolução, a quantidade baixada não sofre alteração, mas a quantidade pendente passou a ser de 13.


Obs.: Ao cancelar a transação de devolução, é cancelado a quantidade no item de lote, veja o lote abaixo após cancelar a devolução.

Imagem 04 - Demonstra o lote após cancelamento da transação de devolução, a quantidade do lote permanece a mesma, a quantidade baixada permanece a mesma, é adicionado a quantidade cancelada de acordo com a quantidade cancelada, e a quantidade pendente volta a ser 12 como se a devolução não tivesse ocorrido.

Imagem 01 - Deve-se configurar o parâmetro TP_UTILIZACAO_LOTE_PDV, para que o mesmo passe a funcionar no TOTVS MODA PDV e MEU PDV MÓVEL MODA.

Caso selecione o tipo 1 ao bipar uma barra de lote e a mesma for encontrada na retaguarda, será adicionado o item que a mesma pertence com quantidade total pendente do lote.

Caso selecione o tipo 2 ao bipar uma barra de lote e a mesma for encontrada na retaguarda, será adicionado a quantidade informada na tela de venda.

Imagem 01 - Lote utilizado no teste com 2 quantidades baixadas e 18 pendentes.


GIF 01 - Venda em caso de não localizar a barra do lote, deve-se informar o reduzido ou a barra do produto que contenha o TP_LOTE, será apresentado o campo para informar a barra do lote.


Imagem 02 - Gravado somente a barra do lote informada na venda.


GIF 02 - Processamento do pacote da venda que foi efetuada utilizando o processo de contingência.


Imagem 03 - Lote utilizado no teste com 3 quantidades baixadas e 17 pendentes após o processamento do pacote.


Imagem 01 - Parâmetro TP_UTILIZACAO_LOTE_PDV configurado como 1.


Imagem 02 - Lote utilizado no teste com 3 quantidades baixadas e 17 pendentes.


GIF 01 - Venda efetuada corretamente.


Imagem 03 - Todos os dados referente ao lote foram gravados corretamente.


GIF 02 - Processamento do pacote da venda que foi efetuada utilizando o parâmetro como 1.


Imagem 04 - Lote baixado totalmente após o processamento do pacote.

Imagem 01 - Parâmetro TP_UTILIZACAO_LOTE_PDV configurado como 2.


Imagem 02 - Lote utilizado no teste com 1 quantidade baixada e 29 pendentes.


GIF 01 - Venda efetuada corretamente.


Imagem 03 - Todos os dados referente ao lote foram gravados corretamente.


GIF 02 - Processamento do pacote da venda que foi efetuada utilizando o parâmetro como 2.


Imagem 04 - Lote utilizado no teste com 4 quantidades baixadas e 26 pendentes após o processamento do pacote.

Fluxo e configuração

O fluxo de venda e integração do Mobile é igual a do Desktop. As mesmas configurações realizadas no Desktop servem para o Mobile, não necessitando de configurações adicionais.

Imagem 01 - Lote utilizado nos testes de mobile.

GIF 01 - Venda de lote com Mobile.

Imagem 01 - Lote utilizado nos testes de mobile.


GIF 01 - Inserindo itens em contingência na venda. Todo item que possua o campo TP_LOTE, será solicitado a barra do lote.

GIF 01 - Realizando consulta de estoque produto através da barra de lote.