Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Reposição Flow-Rack
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Reposição Flow-Rack
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas
  6. Tecnologias Homologadas

01. VISÃO GERAL

As estruturas Flow-Rack são componentes utilizados em centros de distribuição para aprimorar o fluxo de produtos e facilitar a movimentação eficiente de mercadorias. O Coletor de Dados Wireless possui uma funcionalidade específica para reposição de produtos nestas estruturas, capaz de agrupar diversas atividades em uma única tarefa e otimizar a rotina dos depósitos. Este documento tem por objetivo orientar a parametrização e a utilização desta aplicação. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Coletor de Dados > Movimentações > Movimentação de Reposição - LOG0214.

Pré-Requisitos e Restrições

Parâmetros Gerais

Para realizar as atividades de Reposição Flow-Rack pelo Coletor de Dados Wireless, primeiramente é necessário parametrizar a empresa de trabalho para que utilize esta opção. Para isso, basta acessar a aplicação de Parâmetros Gerais em: WMS Parâmetros > Parâmetros > Gerais. Nessa aplicação, é necessário acessar a aba Coletor de Dados e marcar a opção Utiliza Coletor Wireless.

Figura 1 - Parametrização para utilização de Coletor Wireless

Cadastro de Atividades

Outro pré-requisito para que as atividades de reposição sejam realizadas, é a existência das atividades "MH - Movimentação Horizontal" e "MV - Movimentação Vertical" (a MV será necessária quando são utilizados endereços Aéreos ou de Piso Superior) na empresa de trabalho em questão. Os cadastros destas atividades podem ser verificados através da aplicação: WMS Parâmetros > Cadastro > Tipos de Atividades. As atividades devem estar com o status Ativo e com a opção Coletor marcada na linha do depósito onde as tarefas serão executadas.

O campo Qtde Máxima de Atividade por Tarefa define o número máximo de atividades de MH executadas em paralelo e deve possuir um valor maior que 0.

Figura 2 - Parametrização de Tipos de Atividade 

Cadastro de Movimentações

Conforme o endereço de origem e de destino, é possível configurar quais atividades de movimentações serão realizadas durante a execução das reposições. Essa parametrização pode ser efetuada através da aplicação WMS Parâmetros > Cadastros > Movimentações. Ao buscar pela movimentação de W - Reposição Flow Rack, serão mostradas as origens e destinos, bem como as atividades realizadas em cada sentido. A opção Executada por Coletor deve estar marcada.

Figura 3 - Parametrização de Tipos de Movimentações

Permissões do Produtivo

Por fim, a última parametrização são as permissões de produtivos. Essa parametrização pode ser acessada através da aplicação WMS Parâmetros > Cadastros > Produtivos > Produtivos. Ao selecionar o produtivo, é necessário acessar a aba Permissões e selecionar as Atividades Permitidas de Movimentação Horizontal e/ou Movimentação Vertical, bem como a Movimentação Horizontal Permitida de Reposição Flow Rack.

Figura 5 - Parametrização de Produtivos

Geração das Atividades

As atividades de Reposição Flow-Rack devem estar previamente geradas, de forma automática (via baixa de estoque por separação) ou manualmente pela aplicação de Reposição de Endereços Apanha - LOG0040.

Passo a Passo 

Quando o produtivo realizar o login no coletor e pressionar o botão Busca Tarefa, será exibida a tarefa de Reposição Flow Rack. Será exibido os campos Controle, Etapa, endereço de Origem, Produto e a Quantidade a ser movimentada. O produtivo terá a opção de ler o Endereço, navegar entre os endereços de coleta ou pressionar o botão Retornar. Para iniciar a atividade, deve-se realizar a leitura do Endereço

Figura 6 - Leitura de Endereço da Reposição Flow Rack

Ao realizar a leitura do código do Endereço, será solicitada a leitura do código do Produto.

Figura 7 - Leitura de Produto da Reposição Flow Rack

Ao confirmar o Produto, conforme o número de retiradas, o sistema pode exibir a próxima coleta ou a etapa de Coloque no Destino.

Figura 8 - Leitura de Endereço da Segunda Atividade de Reposição Flow Rack

Ao pressionar o botão Próx. Etapa, será exibida a etapa de Coloque no Destino.

Na etapa Coloque no Destino, será exibido os campos Controle, Etapa, endereço de Destino, Produto e a Quantidade a ser movimentada. O produtivo terá a opção de ler o código do endereço Destino, navegar entre os endereços ou ainda pressionar o botão Retornar. Para dar sequência na atividade, deve-se realizar a leitura do código do endereço Destino

Figura 9 - Leitura de Endereço de Destino da Reposição Flow Rack

Quando realizada a leitura do endereço Destino, será solicitada a leitura do código do Produto.

Figura 10 - Confirmação do Produto no Destino da Reposição Flow Rack

Ao finalizar todos os endereços da etapa Coloque no Destino, será apresentada a tela de confirmação abaixo.

Figura 11 - Confirmação de finalização de atividades

Ao pressionar o botão Confirmar, a atividade será concluída.

Reposição Flow-Rack de Piso Superior

Em cenários onde se possui endereços de Apanha Miudeza Flow-Rack em Piso Superior/Mezanino, a geração de atividades de reposição também respeitará a parametrização do Cadastro de Movimentações. Em um exemplo de reposição Flow-Rack, saindo de uma Apanha no Térreo para uma Apanha Miudeza no Superior Térreo, serão geradas três atividades:

  1. Movimentação Horizontal: Com origem na Apanha e destino no Ponto de Elevação/Subida, que contará com as mesmas funcionalidades exemplificadas no tópico anterior;
  2. Movimentação Vertical Ascendente: Realizada no Ponto de Elevação, com o intuito de direcionar os produtos até o Piso Superior. Esta atividade ocorrerá como uma Reposição Vertical Padrão, não sendo possível realizar o agrupamento de várias atividades. No entanto, a sequência de atividades convocadas obedecerá a finalização da Movimentação Horizontal.
  3. Movimentação Horizontal: Com origem no Ponto de Elevação/Subida (já em Piso Superior) e destino a Apanha Miudeza Flow-Rack, ocorrendo de forma semelhante a primeira MH. 

Para a execução da atividade Movimentação Vertical Ascendente, serão solicitadas as leituras do Código do Produto e do endereço do Ponto de Elevação/Subida, conforme imagem:

Figura 12 - Confirmação de finalização de atividades

Embora no campo Destino seja exibido o endereço final da movimentação (Apanha Miudeza), a validação do campo Endereço solicita a leitura do código do Ponto de Elevação. O endereço final é exibido no campo Destino afim de orientar o produtivo responsável a elevar o produto até o andar correto, especialmente para estruturas com vários andares.

NOTA: Para que o fluxo de atividades seja corretamente gerado, é necessário possuir cadastrado o "Endereço Identificador do Depósito". Este endereço será o identificador do Ponto de Elevação e pode ser cadastrado através da aplicação WMS Parâmetros > Cadastros > Endereços > Endereços, marcando o checkbox correspondente.

03. TELA REPOSIÇÃO FLOW-RACK

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Movimentação de Reposição - LOG0214Atividades de Reposição - Coletor de Dados Wireless - LOG0214
Reposição de Endereços Apanha - LOG0040Geração Manual de Reposição de Apanhas/Apanhas Miudezas

04. TELA REPOSIÇÃO FLOW-RACK

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoWMS
Sistema Operacional

N/A (não se aplica)

Plataforma

Mobile

Navegador

TOTVS Meu Navegador

Utilização/Experiência

Coletores de Dados