Árvore de páginas

01.Tempo de setup

A alocação do tempo de setup da operação será realizada quando ocorrer a troca de produto no recurso.

Durante o processo de alocação de uma operação será verificado a alocação anterior. Caso essa operação (anterior) seja do mesmo produto da operação atual e finalize no horário de inicio da operação atual, não será levado em consideração o setup da operação. Caso contrario, será levado em consideração o setup da operação e a operação será alocada no intervalo, apenas se o intervalo for maior que o tempo de setup.

Exemplo considerando a seguinte disponibilidade:

Caso a alocação anterior seja do mesmo produto da operação que está sendo alocada atualmente e a operação que está sendo alocada inicie no mesmo horário que finaliza a alocação anterior (10:00), não será será alocado o setup da operação atual.

Caso a alocação anterior seja do mesmo produto da operação que está sendo alocada atualmente e a operação que está sendo alocada não inicie no mesmo horário que finaliza a alocação anterior (10:00), será alocado o setup da operação atual.

Caso o produto da operação que esta sendo alocada seja um produto diferente do produto da alocação anterior, o setup da operação será alocado independentemente do horário de inicio/fim das operações.


Caso na validação do intervalo seja identificado que a operação deva ter setup, o setup deve ser alocado por completo no intervalo. Caso o setup não possa ser alocado por completo, será validado o próximo intervalo com disponibilidade livre para alocação, seguindo a regra do nivelamento/distribuição.

02. Tempo de finalização

O tempo de finalização de uma operação será sempre alocado no final da alocação da operação. Esse tempo será alocado por completo dentro de um único intervalo da disponibilidade do recurso. Ou seja, o tempo de finalização irá iniciar quando o tempo de produção da operação encerrar e não haverá outras operações entre o inicio e fim do tempo de finalização.

Caso o intervalo da disponibilidade possua tempo apenas para a produção da operação que está sendo alocada, será alocado apenas produções parciais, para que o tempo de finalização não fique isolado do tempo de produção.

Exemplo considerando a seguinte disponibilidade:

Tempo de produção: 01:00

Tempo de finalização: 02:00

Não alocou no primeiro tempo livre, pois não havia tempo suficiente para alocar a finalização por completo.

Tempo de produção: 03:00

Tempo de finalização: 02:00

Alocou a produção parcial no primeiro tempo livre, pois sobrou tempo para realizar o vinculo com a finalização.



03. Intervalo da disponibilidade

Durante o processo de alocação será validado o intervalo da disponibilidade de um recurso para identificar se a operação que esta sendo alocada deve alocar também o tempo de setup e o tempo de finalização.

O intervalo da disponibilidade consiste nos períodos de disponibilidade presentes entre duas alocações que estejam no recurso. Sendo que a alocação que finaliza antes do período livre (hora disponível/extra), será considera alocação anterior e a alocação que inicia ao fim, do período livre será considerada alocação posterior.

Exemplo:

Considerando a seguinte disponibilidade.

Caso a operação que esteja sendo alocada inicie as 17:00 do dia 01/Jan, teremos o seguinte intervalo para validação.

03.1 Disponibilidade efetivada

Caso o intervalo de disponibilidade possua um período efetivado entre a alocação anterior e a alocação posterior, será considerado o(s) produto(s) desse período efetivado como alocação anterior na validação do intervalo.


Exemplo: Será considerado como alocação anterior do intervalo o período efetivado.


  • Sem rótulos