Conteúdo:

1. Sobre

O objetivo dessa documentação é guiá-lo durante a configuração do sistema para acessar o TOTVS Inteligência Tributária. Consulte sempre que tiver dúvidas!

Basta seguir essas orientações para ter acesso ao TOTVS Inteligência Tributária. É bem simples! 

Lembrando que a nova ferramenta está disponível a partir dos seguintes patches e superiores:

  • 12.1.2402.291

  • 12.1.2406.263

  • 12.1.2410.212

  • 12.1.2502.131

2. Passo a passo


    Importante

    Essa documentação se aplica somente as páginas em PO-UI da linha RM, e é essencial para o correto funcionamento dos módulos.

    Conteúdo totalmente técnico, direcione para o time de TI da empresa.

      CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO ÀS API's

      As evoluções da Linha RM, utilizam a integração da MDI atual com telas em HTML, tudo isso de forma transparente ao usuário. 

      Para utilizar esse novo recurso, é necessária a realização de algumas configurações que irão habilitar o uso das APIs que fazem a execução das ações e processos da nova interface.


      Configurando as portas API

      O aplicativo RM.Host é responsável por hospedar e expor os serviços de APIs. 

      Como visto na documentação sobre a configuração da porta webApi., nos arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config devem ser adicionadas as TAGS relacionadas a porta 8051.

      A tag ApiPort configurada nesta etapa será utilizada para acessar as APIs que fazem parte das rotinas das páginas.


      Importante

      A execução do Host precisa ser como administrador:

      • Caso o Host seja iniciado como aplicativo (RM.Host.exe), certifique-se que ao executá-lo, tenha selecionado a opção "Executar como Administrador".
      • Caso o Host tenha sido instalado como serviço, o usuário do sistema operacional vinculado ao serviço deve ser um administrador.

      Para validar se as configurações de portas das APIs foram realizadas corretamente, acesse o browser e digite a URL  http://{IP ou domínio}:{porta}/api/swagger/.

      Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/swagger

      Importante na validação usar o IP, nome da máquina ou domínio.

      Verifique se a página abaixo foi carregada


             


      Conectando com o banco de dados

      Para que a API saiba em qual banco de dados conectar quando for acionada pelo Módulo, deve-se configurar os arquivos do Host.

      Como visto na documentação sobre a Configurando DefaultDB., nos arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config devem ser adicionadas a TAG DefaultDB.

      Para validar se a configuração da comunicação com o banco de dados das APIs foi realizada corretamente, acesse a API via browser.

      Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/financial/v1/paymenttypes/1

      Neste exemplo estamos buscando do cadastro de Meios de Pagamento todos os que são pertencentes à coligada 1, ao acessar será solicitado um usuário do sistema que tenha acesso a este cadastro dentro do sistema.


      Você deverá ter um resultado semelhante a este, onde lista os registros do cadastro de meios de pagamento da coligada 1.

      Na MDI, acesse o cadastro de perfis e selecione o sistema 'Gestão Fiscal'.

      Edite o cadastro do perfil associado ao usuário que deseja liberar o acesso ao TOTVS Inteligência Tributária e clique na aba 'Acesso a Menus'. Por fim, permita o acesso a etapa [04.04], conforme demonstrado na imagem abaixo:  

      Com o intuito de tornar o acesso aos dados do TOTVS Inteligência Tributária o mais transparente e disponível possível, foi disponibilizado um processo para calcular e armazenar, de forma criptografada, as informações exibidas nas diversas abas do painel TOTVS  Inteligência Tributária.

      O processo consiste em identificar os períodos que devem ser processados para, em seguida, recuperar os dados, realizar o processamento e armazená-los em uma tabela específica e criptografada para cada período.

      Observação

      Os tributos considerados pelo TOTVS Inteligência Tributária, e neste processo, são: ICMS, ICMS-ST, ISS, IPI, PIS e COFINS.

      Esse processo pode ser executado manualmente ou de forma agendada através da opção TOTVS Inteligência Tributária | Processamento.

      Basta selecionar o período para o qual deseja processar os dados e a(s) Coligada(s) na qual deseja que o processamento ocorra:


      Será então iniciado um processamento ou agendamento do JOB (ambiente 3 camadas) para as coligadas e período selecionados.

      Os dados necessários serão selecionados, processados e armazenados para posterior exibição nas diversas visões do TOTVS Inteligência Tributária.

      Os registros na tabela do TOTVS Inteligência Tributária possuem um status que indica a situação do registro, podendo ser: Consistente, Inconsistente ou Parcial/Aberto. Esse status é determinado conforme a situação do período de apuração no TOTVS Gestão Fiscal no momento do processamento dos dados para o TOTVS Inteligência Tributária (ver mais abaixo). Os status podem ser:

        • Consistente: Todos os períodos de apuração - coligada, filial e tributos - estão encerrados;
        • Parcial/Aberto: Quando algum dos período de apuração - coligada, filial e tributos - está aberto;
        • Inconsistente: Este status possui um tratamento diferenciado pois ele é aplicado aos registros quando o respectivo período de apuração no TOTVS Gestão Fiscal for reaberto. Mesmo que o período no TOTVS Gestão Fiscal seja reaberto para um tributo e filial específicos este status será aplicado a todos os registros de tal coligada/período no TOTVS Inteligência Tributária independente de filial e tributo.  

      O processamento para a geração de dados no TOTVS Inteligência Tributária considera apenas os cenários (coligadas e períodos selecionados) que:

        1. Não existem nas tabelas do TOTVS Inteligência Tributária.
        2. Possuem status Inconsistente ou Parcial/Aberto.

      Nesses casos, os registros são excluídos, os dados das movimentações da coligada e do período são recuperados, processados e, então, novos registros são inseridos na tabela do TOTVS Inteligência Tributária com o status adequado:

        • Consistente: Se todos os períodos de apuração da coligada e do período (independentemente da filial e do tributo) estiverem encerrados;
        • Parcial/Aberto: Se pelo menos um dos períodos de apuração da coligada e do período estiver aberto.

      Quer contribuir com a evolução da nossa documentação? Clique aqui e dê um feedback sobre esta página!