Objetivo
Procuramos nos antecipar a todas as situações para você não se deparar com nenhuma inconsistência, porém, podem haver alguns impactos na sua plataforma, requerendo atenção no momento da atualização.
O objetivo deste check-list é descrever quais itens são relevantes observar para que a atualização ocorra de forma tranquila em sua empresa.
Itens do check-list
Veja a seguir os itens que merecem atenção antes de atualizar a sua plataforma para a Voyager (2.0).
Atualização para a Voyager (2.0)
Para aplicar a Voyager (2.0), é necessário que a sua plataforma esteja na atualização 1.8.2. Se o seu ambiente está em uma atualização inferior, primeiramente atualize-o para o pacote mais recente da 1.8.2 (no mínimo 1.8.2-250722) e, só depois, aplique a atualização 2.0. Confira alguns links úteis: Guia de instalação da plataforma, Guia de atualização da plataforma, Instalação e atualização.
Banco de dados MySQL
Se você utiliza o banco de dados MySQL, é obrigatório que ele esteja na versão 8.0 para aplicar a atualização Voyager (2.0) na sua plataforma. Se for necessário atualizar sua base de dados para a versão 8.0 do MySQL, recomendamos que consulte um especialista em banco de dados devido à complexidade dos procedimentos. Obtenha mais detalhes em: Configuração de banco de dados MySQL.
Validação de TLS quando utilizado HTTPS
Verificar a versão do sistema operacional Windows Server. Se a versão for anterior à 2022, o protocolo TLS 1.3 deve ser ajustado para TLS 1.2. Obtenha mais informações em Falha de acesso no Fluig após configurar HTTPS.
Mudança do arquivo de configurações
A partir da atualização Voyager (2.0), o arquivo de configurações da plataforma deixa de ser o domain.xml e passa a ser o standalone.xml. Esse item é apenas informativo, não é necessário fazer nenhum procedimento, visto que a conversão das configurações para o standalone.xml será feita automaticamente ao atualizar a plataforma.
Mudança de local do arquivo server.log
A partir da atualização Voyager (2.0), o arquivo server.log passa a ser armazenado em [diretório_instalação]\appserver\standalone\log. Esse item é apenas informativo, não é necessário fazer nenhum procedimento.
Mudança de local das pastas temporárias
A partir da atualização Voyager (2.0), as pastas temporárias passam a ser armazenadas em [diretório_instalação]\appserver\standalone. Esse item é apenas informativo, não é necessário fazer nenhum procedimento.
Recursos de Inteligência artificial (IA) e Net Promoter Score (NPS)
Para o correto funcionamento dos recursos que utilizam Inteligência Artificial (IA) e Net Promoter Score (NPS), é necessário liberar o acesso HTTPS para o endereço https://api-fluig.totvs.app na sua infraestrutura de rede. Obtenha mais detalhes em: Portas e endereços.
Principais mudanças de front-end para a Voyager (2.0)
Recomendamos a leitura do material Principais mudanças de front-end - Fluig Voyager (2.0) que traz os impactos na plataforma com foco em modernização de bibliotecas, otimização de carregamento, reorganização de paths e introdução de novos recursos como classes helpers, variáveis CSS e modo escuro no tema responsivo.
Importante!
É recomendável realizar o backup do banco de dados e da instalação do TOTVS Fluig antes de aplicar a atualização.
Confira o guia Backup da aplicação Fluig e o Guia de atualização do Fluig para mais detalhes.
Dica!
Consulte nossas documentações Matriz de Portabilidade e Dimensionamento para saber mais informações sobre os requisitos e desempenho do TOTVS Fluig.