1. O que muda com a versão 25.07?
Estamos habilitando de forma gradual, em pontos específicos dos produtos, mecanismos de validação e consistência de dados, com foco em ampliar a qualidade e segurança dos produtos, garantindo que determinadas alterações em dados ocorram somente de fontes autorizadas.
Além disso, em qualquer versão/service pack podem ser liberadas mudanças em tabelas e estruturas internas dos produtos que habitualmente não são divulgadas ou amplamente detalhadas, de tal forma podendo ocasionar interrupções em processos não reconhecidos que as utilizam, ou em um pior cenário, gerar erros lógicos na consistência e integridade dos dados.
2. O que são esses “mecanismos de consistência”?
São verificações de consistência e integridade de objetos e registros de tabelas internas do produto. O comportamento do mecanismo pode variar conforme o tipo de dado manipulado, desde validações silenciosas (auditoria) e mecanismos de alertas, a proteção e rejeição de dados. O funcionamento dos mecanismos de consistência não possuem dependência externa ao produto (por exemplo, recursos do Oracle), nem previsão de impacto em aumento de consumo de recursos do servidor de banco de dados.
3. O que são interfaces “oficiais”, “homologadas” ou “documentadas”?
São portas oficiais de entrada e saída de dados do produto para fins de integração, podendo ser uma API, um objeto de banco de dados documentado para uso em integrações ou mesmo orientações técnicas formais de como interagir diretamente com estruturas de tabelas do produto.
4. O que são tabelas “internas” ou estruturas “internas”?
São componentes mantidos e utilizados exclusivamente pelo produto, não sendo considerados “interfaces oficiais” para a finalidade de integração externa. Nem todas as tabelas e objetos de banco de dados do produto são abertos e disponíveis para integração externa. Ao fazer isso, o cliente está assumindo riscos em relação a integridade de seus dados, o que pode ocasionar eventuais problemas imediatos ou futuros decorrentes de má interpretação de como o produto e suas estruturas funcionam e se relacionam.
5. O que acontece com rotinas e integrações “próprias” que temos há anos?
Em um modo geral, podemos afirmar que:
Revise integrações que não se enquadram na utilização de interfaces oficiais e documentadas pela TOTVS e mantenha sua rotina de revisão destas integrações antes de futuras atualizações de versões e service packs. Aproveite o momento para avaliar se integrações “próprias” que não utilizam interfaces oficiais criadas no passado ainda são necessárias. Nossos produtos evoluem continuamente, incorporando novas funcionalidades e recursos a cada versão. Ao revisar, é possível identificar oportunidades de substituir por funcionalidades nativas do produto, reduzindo custos de manutenção, aumentando a compatibilidade com futuras versões e garantindo maior estabilidade da operação. Caso precise de suporte, nossos executivos comerciais estão à disposição para ajudar.
6. Como saber se minha integração “própria” está em conformidade?
Se a integração utiliza:
Então ela está em conformidade. Se houver qualquer dúvida ou se a integração manipular tabelas do produto diretamente, recomendamos fortemente uma revisão para dirimir estas dúvidas e buscar uma estratégia de integração de dados que seja segura e sustentável considerando as interfaces formalizadas pela TOTVS.
7. Posso continuar lendo dados diretamente do banco de dados?
Leituras diretas, em geral, não são o foco da validação neste momento, mas reforçamos que o uso de tabelas ou visões (views) documentadas para finalidade de integração ou APIs é sempre o caminho mais seguro, pois garante compatibilidade futura e evita quebras após atualizações.
8. O que acontece se eu continuar fazendo inserts ou updates diretos em tabelas “internas” do produto?
Essas operações são consideradas fora de conformidade com os termos de uso do software. Com os novos mecanismos, esses dados podem ser rejeitados, criticados ou não considerados válidos para processos do sistema. Além disso, podem inviabilizar o suporte técnico e gerar riscos à operação.
9. Onde encontro as interfaces oficiais de integração?
Página centralizadora de documentações sobre as interfaces oficiais de integração: https://tdn.totvs.com/x/prwuOg
Essas documentações são revisadas e atualizadas periodicamente para contemplar oficialmente todos os recursos disponíveis. Caso algo não esteja documentado, podemos ser consultados para confirmar formalmente se a interface é oficial e pode ser utilizada para integração
10. Existe algum canal de apoio para o tema?
Efetue a abertura de ticket em nosso canal de suporte.
11. Obter orientação técnica, envolve custos adicionais?
A orientação técnica objetiva não tem custo. Entretanto, caso seja necessário realizar uma análise específica de cenário, desenvolver novas interfaces ou realizar mudanças mais complexas, nosso time comercial poderá apresentar alternativas de solução e, quando aplicável, propostas específicas.
12. Existe um processo para homologar integrações “não oficiais”?
Clientes ou parceiros podem submeter um pedido de análise à nossa Fábrica de Software. Nosso time avaliará caso a caso e pode emitir um parecer técnico ou sugerir a migração para APIs ou uso de interfaces oficiais.