01. DADOS GERAIS

Produto:

Linha de Produto:

Segmento:

Módulo:SIGAGPE
Função:

GPEM026I
GPEA040
GPEXIDC
GPEXIDC1

Ticket:22300634
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DRHROTPRT-20942


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

S-1200 - Integração de roteiro FER no período de pagamento das férias para clientes que recolhem PIS apresenta valores em duplicidade na tag valorPisPasep do evento S-5001

03. SOLUÇÃO

Efetuado a criação dos Id`s de cálculo 1969- Informativa dedução Base PIS férias, 1970 - I- Informativa dedução Base PIS férias - Susp Judic.

A verba de Id 1969 tem o objetivo de ser a contrapartida da base de PIS Férias. Essa verba será composta pela somatória das verbas com incidência 11 para PIS e não irá alterar o líquido de folha do funcionário por se tratar de base e por não ter incidências para folha. Desta forma a base de PIS apurada pelo eSocial ficará correta. A verba deverá ser cadastrada com natureza informativa 9989, de tipo base (desconto) para ser utilizada como Informativa Dedutora no eSocial e com incidência 11 para PIS.

A verba de Id 1970 tem o objetivo de ser a contrapartida da base de PIS Férias, para os clientes que tem Suspensão Judicial do recolhimento do PIS.

Foi feita uma alteração no roteiro de Férias para que essas verbas sejam calculadas automaticamente, mas para quem já processou as férias e gerou o evento S-1200 deve ser utilizado a rotina GPEM026I para geração das verbas.



O Rdmake deve ser utilizado apenas por os clientes que não utilizaram o paliativo utilizando a verba 1870, como dedutiva do PIS
Para os clientes que tomaram como paliativo o ajuste da incidência PIS da verba Id 1870, após criar os novos identificadores atente-se para retornar essa incidência para 00 e não haver dedução em duplicidade.




A rotina deve ser executado apenas após a integração do roteiro FER, portanto a rotina não deve ser executada caso este roteiro ainda esteja aberto. 

As verbas citadas serão calculadas automaticamente pela sistema, conforme documentação (DRHCALCPRT-15963 DT Base de calculo PIS duplicado quando existe calculo de Férias no período), mas se houver cálculo de férias efetuados antes dessa atualização, é necessário executar a rotina GPEM026I para ajustar os valores calculados nas férias. 

Para correta utilização, siga os passos:

1 - Criar as verbas com os novos ID´s de cálculo, conforme a documentação DRHCALCPRT-15963 DT Base de calculo PIS duplicado quando existe calculo de Férias no período

2 - Transmitir as verbas criadas. Atente-se para o período de início da verba ser anterior ao evento S-1200

3 - Executando a rotina

Caso a rotina não existe no menu crie conforme exemplo abaixo:


Se eventualmente o grupo de perguntas UPDBINRES não existir na base acesse Configurador (SIGACFG), menu Base de Dados / Dicionário / Base de Dados / Perguntas: Selecione a opção Incluir e complete os campos com as informações abaixo:


OrdemPerguntaTipoTamanhoConsulta PadrãoValidaçãoObjetoConteúdo (Text/Range)
01Filial ?Caracter99XM0
4 - RangeRR_FILIAL
02Matricula ?Caracter99SRA
4 - RangeRR_MAT
03Período inicial? (AAAAMM)Caracter6
NaoVazio()1 - Edit
04Período final? (AAAAMM)Caracter

6


NaoVazio()1 - Edit


Acesse a rotina GPEM026I, e selecionar a opção Gerar verba de contrapartida de PIS


Preenche os parâmetros com os funcionários que devem ter a verba de contrapartida gerada e clica em Ok. Exemplo


Ao término da execução no log temos a lista dos funcionários que tiveram a inclusão da verba de contrapartida PIS na férias



4 - Gerar novamente os eventos S-1200 - Folha de Pagamento



04. DEMAIS INFORMAÇÕES

N/A

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

DRHCALCPRT-15963 DT Base de calculo PIS duplicado quando existe calculo de Férias no período