Falando de evento Captura de erro...


O evento de captura de erro é utilizado para tratar exceções que podem acontecer durante a execução de uma atividade de serviço. Ele somente pode ser associado à atividade de serviço quando ela está configurada com execução Automatizada, sendo obrigatório neste caso.

Esse evento serve para indicar para qual atividade a solicitação deve ser movimentada se o número de tentativas da atividade de serviço for excedido sem que nenhuma das execuções tenha sido com sucesso.

Ele não pode receber fluxos e nem ter um fluxo de saída com retorno. Sua existência é apenas anexado na atividade de serviço com um fluxo de saída comum para uma atividade qualquer de resolução da inconsistência.

Esse evento é utilizado quando:

Esse evento não pode ser utilizado de forma isolada dentro de um diagrama de processo. Ele apenas pode existir estando anexado a uma atividade de serviço com execução automatizada.

Por isso, ele não é exibido na paleta de componentes, somente é exibido quando uma atividade de serviço existente no diagrama do processo é configurada com a execução Automatizada. Neste momento, o evento de captura de erro é exibido automaticamente sobre a atividade de serviço.



Em um processo de Integração com sistema externo, o solicitante preenche alguns dados de um cliente e envia a solicitação adiante, que vai para uma atividade de serviço responsável por enviar os dados preenchidos para um sistema externo, com execução automática e com um script que faz um POST via REST.
→ Na atividade de serviço existe um evento de captura de erro.
→ Se a integração for feita com sucesso, o sucesso é registrado e a solicitação segue o fluxo normal.
→ Se ocorrer um erro, o fluxo do evento de erro é acionado quando a execução lançar uma exceção, via throw em JavaScript, por exemplo.


** imagem **


Como deve ser utilizado


O evento de captura de erro deve ser utilizado da seguinte forma:

O erro precisa ser lançado por uma exceção para que seja capturado pelo evento. Ao ser lançada a exceção, o evento captura automaticamente o erro.


Boas práticas na utilização


São consideradas boas práticas ao utilizar o evento de captura de erro:


Configurar evento de captura de erro


01. No diagrama do processo, clique no evento Captura de erro  que deseja configurar.

02. Defina um título ou nome para o evento de captura de erro.

03. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as configurações feitas no evento Captura de erro.

04. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.


Esta documentação é válida a partir da atualização Voyager (2.0). Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.



<!-- Hotjar Tracking Code for http://tdn.totvs.com/display/fb -->
<script>
    (function(h,o,t,j,a,r){
        h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)};
        h._hjSettings={hjid:1280165,hjsv:6};
        a=o.getElementsByTagName('head')[0];
        r=o.createElement('script');r.async=1;
        r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv;
        a.appendChild(r);
    })(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv=');
</script>