O Bloco de atividades é um componente inovador que une – de forma simplificada e eficiente – os conceitos tradicionais de Pool e Swimlane em um único elemento visual.
Ao ser arrastado para o diagrama, o bloco de atividades já é exibido com sua estrutura completa, contemplando o pool – que passa a ser chamado de Organização – e a swimlane – que passa a ser chamada de Subdivisão – eliminando a necessidade de criar esses elementos separadamente, estando pronto para receber atividades, eventos e gateways.
Ainda que venha pré-configurado, o componente permite ajustar os nomes – da organização e das subdivisões – bem como adicionar ou remover subdivisões e aplicar uma cor diferente para cada uma, de acordo com a necessidade específica de modelagem de cada processo.
Esse componente permite manter a clareza visual e a organização do processo, proporcionando uma experiência de modelagem mais ágil e intuitiva, especialmente em processos complexos que envolvem múltiplas áreas ou funções.
A Organização representa um participante principal em um processo de negócio, geralmente uma organização, um setor, um sistema, uma entidade que atua no fluxo ou pode, também, apenas representar o processo que foi modelado.
Pode ser utilizada como uma fronteira visual que delimita um processo completo ou uma parte do processo e para mostrar a interação entre diferentes participantes ou organizações.
Cada Organização contém um conjunto próprio de atividades e fluxos, podendo agrupar várias Subdivisões e representar tanto um processo interno (dentro de uma empresa) quanto processos externos (fornecedores, clientes, parceiros).
De forma geral, as Organizações são usadas para modelar processos colaborativos, onde há comunicação entre diferentes participantes.
O que é?
Uma Swimlane é uma subdivisão dentro de um Pool, usada para representar responsabilidades ou papéis diferentes dentro da mesma organização ou participante.
Função:
Organizar e categorizar as atividades de um processo conforme os responsáveis por elas (departamentos, pessoas, sistemas, etc.).
Tipos principais de Swimlane:
Lane (Raia): Representa uma subdivisão dentro do Pool, para diferentes funções, times ou departamentos.
(Em BPMN, “Swimlane” é o termo genérico que inclui Pools e Lanes; mas geralmente “Lane” é o termo mais usado para as subdivisões internas.)
Características:
Ajuda a visualizar claramente quem faz o quê no processo.
Facilita o entendimento do fluxo e responsabilidades.
As lanes são colocadas lado a lado (horizontal ou verticalmente).
SwimLane/Raia
Representa uma partição dentro do pool . Podem representar diferentes departamentos de uma organização que executa diferentes atividades dentro de um processo workflow.
O elemento Swinlane é utilizado para representar visualmente uma entidade participante do fluxo do processo. Desta maneira, é possível organizar as atividades de acordo com a entidade responsável pela sua execução, facilitando a visualização e entendimento do fluxo do processo.
Ao utilizar o componente Bloco de atividades, que une os conceitos de Organização (Pool) e Subdivisão (Swimlane), podemos destacar os seguintes benefícios:
imagem
imagem |
01. No diagrama do processo, clique no componente Bloco de atividades
que deseja configurar.
02. Defina as informações desejadas para o evento de captura de erro.
Título |
03. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as configurações feitas no evento Bloco de atividades.
04. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.
Esta documentação é válida a partir da atualização Voyager (2.0). Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma. |
<!-- Hotjar Tracking Code for http://tdn.totvs.com/display/fb -->
<script>
(function(h,o,t,j,a,r){
h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)};
h._hjSettings={hjid:1280165,hjsv:6};
a=o.getElementsByTagName('head')[0];
r=o.createElement('script');r.async=1;
r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv;
a.appendChild(r);
})(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv=');
</script> |