CONFIGURAR ESQUEMAS CONTÁBEIS (POWER BUILDER)
Neste passo a passo, será demonstrado como efetuar a inclusão de um novo esquema contábil para contabilizar a inclusão de operações de empréstimo em situação normal. Os valores entre (), são os valores dos campos a serem selecionados ou inseridos.
O sistema abre a janela de Tabelas de Contabilização com a aba Dicionário Contábil selecionada.
Abaixo, descrição dos campos para cada uma das abas acima representadas:
Na aba Dicionário Contábil é possível configurar as palavras chave a serem utilizadas pelo sistema na contabilização de valores. As "palavras" são cadastradas com a finalidade "Valor lançado" e servem de parâmetro para que o sistema interprete as ações que deverão ser realizadas. A maioria das palavras chave são cadastradas na implantação do sistema.
Caso haja a necessidade de cadastrar uma nova palavra, o usuário poderá ser guiado pela nomenclatura das colunas registradas no arquivo metadados gerado pelo Credimaster através da interface contábil. Abaixo exemplo de palavras chave:
Para incluir o esquema utilizado neste exemplo, deve-se incluir duas palavras chave conforme abaixo:
Passo a Passo:
- Campo Interf: Informe a sigla do módulo cuja configuração esteja sendo realizada. Utilize: CF para Credimaster; CP para Conta Capital; DP para Depósito a Prazo; OP para Open; RT Rating.
- Campo Finalidade: Informe o valor "Valor lançado".
- Campo Palavra chave: Informe a palavra chave desejada. Em caso de dúvida, consulte as opções acima descritas.
- Campo descrição conteúdo da palavra chave: Defina uma descrição para a respectiva palavra.
- Caso deseje cadastrar mais de uma palavra, clique sobre o botão Inserir. Caso contrário, desconsidere este passo.
- Concluído o cadastro, clique sobre o botão Salvar.
Exemplo:
Onde:
- Interf: Sigla da interface de origem das informações a que pertence a palavra chave.
- Finalidade: Indica a função do dado da palavra chave quando da geração do esquema de contabilização ou do registro contábil na geração dos lançamentos contábeis.
- Analítico: É um nível adicional além do plano COSIF, na estrutura da conta lançável.
- Carteira: Indica a classificação contábil em função da natureza da operação.
- Domínio: Identifica uma palavra chave a qual apresenta um conjunto de valores válidos e catalogados associados a palavra chave e a estes valores poderão ser associadas diferentes contas contábeis em função do valor da palavra chave que consta no arquivo de dados no processo de contabilização.
- Transação: Identifica a movimentação efetuada com o registro de dados recebida na interface do sistema de origem a ser contabilizado
- Subcarteira: Indica um desdobramento da carteira em função da situação de liquidez de outros critérios de agrupamento das operações na carteira
- Unidade: Agência ou filial contábil envolvida no lançamento, como destino ou origem do lançamento.
- Valor Lançado: Identifica uma palavra chave representativa de um tipo de valor no arquivo de interface associado à transação que deverá ser contabilizada.
Palavra Chave: Sigla de uma palavra chave associada a um tipo de finalidade que identifica o dado contido na palavra na geração do esquema de contabilização, ou do registro contábil e base da geração dos lançamentos contábeis por substituição da palavra chave pelo dado contido na mesma no movimento do arquivo de interface quando da contabilização.
Dg.: N° de dígitos do dado definido pela palavra chave para o tipo de dado: analítico contábil.
Descrição Conteúdo da Palavra-Chave: Explicação sobre a origem e conteúdo da palavra-chave.
Na aba Variáveis de Domínio, o usuário responsável pela configuração poderá associar diversos valores a uma palavra chave contidos na interface e atribuir, para cada um dos valores, uma conta e histórico a serem gerados nos lançamentos contábeis durante o processo de contabilização.
Passo a Passo:
- Campo Empresa: Empresa contábil contida no registro da interface a contabilizar. Selecione a empresa desejada.
- Campo Interface: Sigla da interface de origem das informações a que pertence a palavra chave. Selecione a interface desejada.
- Campo Carteira: Indica a classificação contábil em função da natureza da operação. Selecione a carteira desejada.
- Campo Sub-Carteira: Indica um desdobramento da carteira em função da situação de liquidez de outros critérios de agrupamento das operações na carteira. Selecione a sub-carteira desejada.
- Campo Domínio: Identifica uma palavra chave a qual apresenta um conjunto de valores válidos e catalogados associados à palavra chave e, a estes valores, poderão ser associadas diferentes contas contábeis em função do valor da palavra chave que consta no arquivo de dados no processo de contabilização. Selecione o domínio desejado.
- Clique sobre o botão Inserir para configuração de novas variáveis de domínio ou clique sobre o botão Buscar para consultar as configurações já realizadas.
Exemplo estendido:
Onde:
- Tipo Valor: Palavra chave para identificar um determinado tipo de dado a contabilizar ou todos para indicar todas as palavras chaves que identifiquem;
- Valor: Cada um dos valores que a palavra chave que identifica o tipo de valor pode assumir.
- Conta: Conta do plano contábil associada ao valor indicado no campo valor para a palavra do tipo valor associado.
- Descrição: Descrição do histórico no lançamento a ser feito.
- Histórico: Código do histórico contábil a ser utilizado.
- Genérico: Ao sinalizar este campo indicamos que os valores da palavra chave aos quais não foram associados códigos de conta assumirão esta conta como default – Ou seja, se algum valor da variável não estiver associado especificamente a uma conta este valor será associado à conta assinalada por este campo sinalizado.
Interpretação:
Tomando como base o exemplo acima, todos os lançamentos contábeis, cuja variável esteja associada a COMPROR, independentemente do Tipo de Valor vinculado à ela, serão lançados na Conta 71115000002.
Na aba Históricos Contábeis, o usuário poderá definir código padronizado como histórico padrão que será absorvido pelo sistema contábil na identificação de valores vinculados a transações, cuja descrição é, automaticamente, agregada ao lançamento contábil. Posteriormente esta configuração será necessária para a configuração dos registros do Esquema Contábil.
Passo a Passo:
- Campo Histórico: digite o código desejado que estará vinculado ao histórico contábil. Este campo é numérico.
- Campo Descrição: digite uma breve descrição do histórico que está sendo cadastrado.
Exemplo:
Onde:
- Histórico: Código padronizado de identificação de conteúdo e descritivo de lançamentos contábeis.
- Descrição: Explicação do conteúdo do lançamento associado ao histórico.
- Tipo de Complemento:
- Data: A descrição deverá ser complementada com a data do fato gerador do lançamento.
- Valor: A descrição deverá ser complementada com o valor, distinto do valor lançado.
- Número: A descrição deverá ser complementada com a Identificação do documento gerador.
- Texto: A descrição deverá ser complementada com o texto complementar explicativo do lançamento
Na aba Esquemas, o usuário encontrará um conjunto de parâmetros utilizados na identificação da operação a ser contabilizada pelo sistema, utilizando efetivamente todas as configurações realizadas nas abas anteriores.
Passo a Passo:
- Empresa Contábil: Selecione a empresa desejada.
- Campo Interface: Selecione a interface desejada.
- Campo Esquema: Digite o código numérico que identificará o esquema que está sendo configurado, assim como a descrição do respectivo esquema contábil.
- Campo Carteira: Selecione a carteira desejada. Caso não encontre a Carteira desejada, verifique se a mesma encontra-se cadastrada na aba Dicionário Contábil com a finalidade "Carteira".
- Campo Sub-Carteira: Selecione a Sub-Carteira desejada. Caso não encontre a Sub-Carteira desejada, verifique se a mesma encontra-se cadastrada na aba Dicionário Contábil com a finalidade "Subcarteira".
Campo Operação: Selecione a operação desejada. Caso não encontre a Operação/Transação desejada, verifique se a mesma encontra-se cadastrada na aba Dicionário Contábil com a finalidade "Transação".
- Campo Liquidez: Selecione o tipo de liquidez do esquema contábil assim como o método de correção (PRÉ, PÓS ou FLU).
- Campo Origem: Selecione tipo de lançamento que o esquema estará associado.
- Clique sobre o botão Registro Contábil.
Exemplo:
Onde:
- Empresa: Empresa cadastrada no sistema, destinatária dos lançamentos contábeis a serem gerados.
- Interface: Identificação da interface de origem dos lançamentos a serem contabilizados.
- Esquema: N° sequencial atribuído pelo usuário na configuração para identificação de um esquema de contabilização de um tipo de operação.
- Homologação: Implementação futura este esquema não será utilizado no processo de contabilização.
- Identificação Esquema Contábil
- Carteira: Identificação da carteira no dicionário contábil, é incluída na operação pelo sistema de origem, conforme parametrizado nos produtos do módulo, representa uma carteira legal.
- Sub-carteira: Agrupamento de operações para fins contábeis, atribuída na origem, identifica um grupo especial na carteira.
- Operação: Identificação da operação no dicionário contábil, associada a uma palavra chave. Esta palavra-chave é incluída na operação a contabilizar pelo sistema de origem da operação, quando da geração da interface contábil.
- Liquidez: Situação de liquidez das operações para fins contábeis, informada na operação pelo módulo gerenciador das operações a contabilizar.
- Pré-fixadas /Pós-fixadas Flutuantes - Os juros são pré-fixados, pós-fixados ou flutuantes em função de indicadores monetários associados.
- Origem:
- Apropriação: Indica que o registro contém dados de reconhecimento de receitas e despesas.
- Movimentação: Indica que o registro contém transações executadas sobre operações (antes do sistema).
- Operação: Indica a entrada / baixa de contratos ou limites de créditos.
A seção Registro Contábil é o local onde o usuário direcionará os lançamentos contábeis de forma efetiva.
Onde:
- Empresa: Identificação da empresa a que pertence o registro contábil.
- Esquema: Conjunto de lançamentos gerados para uma transação.
- Seq.: N° sequência do lançamento no evento, para o mesmo valor, o débito deve ter um número menor de sequência que o crédito.
- Sequência de Contrapartida: Número de sequência de contrapartida para este lançamento.
- Empresa Secund.: Identificação da empresa secundária a que pertence o registro contábil.
- Informações Contábeis:
- Domínio: Sigla para indicar que as contas a serem lançadas estão definidas no domínio indicado dependendo do valor da palavra chave associada ao domínio.
- Conta: Código da conta a lançar, com até 18 dígitos em qualquer número de níveis, se contiver, indicará que estes caracteres serão substituídos por códigos indicados na configuração de produtos ou modalidades.
- Analíticos Contábeis: Palavra chave identificadora do dado e n° de dígitos, para abertura de níveis gerencias de controle interno, não faz parte do plano COSIF. Os analíticos contábeis não são obrigatórios, mas no mesmo nível de um plano devem ter o mesmo n° de dígitos, exceto no último nível.
- Descrição do Fato: Conteúdo do lançamento.
- Unidade Contábil: Sigla identificadora de um tipo de unidade onde será contabilizado o lançamento a ser gerado. Caso não encontre a unidade contábil desejada, verifique se a mesma encontra-se cadastrada na aba Dicionário Contábil com a finalidade "Unidade".
- Histórico Contábil: Histórico padrão do sistema contábil. Caso não encontre o histórico, verifique se o mesmo encontra-se cadastrado na aba Históricos Contábeis.
- Natureza: Natureza contábil do lançamento gerado.
- Valor: Sigla da palavra-chave, identificadora de um dos valores da operação a ser contabilizada. Caso não encontre o valor desejado, verifique se o mesmo encontra-se cadastrado na aba Dicionário Contábil com a finalidade "Valor lançado".
- Nº de Dias p/ Agenda: No caso do Esquema de Contabilização envolver valores com lançamentos em data futura, indicar aqui o n° de dias úteis a partir da data, para agendamento deste lançamento, para processamento em data futura agendada.
- Informações Operacionais:
- Lanç. Condicionado: No caso de o lançamento a ser gerado, depender além do valor, de outro dado, o lançamento somente será gerado se o dado existente na operação for o aqui indicado.
- Conta Exportação: Código da conta ou número de evento para um sistema contábil externo, na conversão dos lançamentos.
- Interdepartamental: O lançamento que contiver as agências de operação e do cliente distintos será gerado, caso contrário não é utilizado.
- Emitir Razonete dos Lançamentos: Indicativo da emissão automática do extrato de movimentação da conta pelo contabilizador.
- Agrupamento:
- Lançamentos Analíticos: Indica que a contabilização deverá ser feita de forma aberta por movimentação ou operação.
- Lançamentos Sintéticos: Indica que a contabilização deverá ser feita de forma sintética por operação
- Por Centro de Custo: Indica que a contabilização deverá ser feita pela agência de custos.
- Lançamento sempre na data atual: Indica que a contabilização deverá ser feita sempre na data atual.
Abaixo exemplo de esquema contábil preenchido:
Caso tenha dúvidas a respeito da natureza do registro contábil, por favor, clique aqui.
O botão Visualizar tem o objetivo de facilitar a conferência do esquema contábil por parte do usuário. Através da aba Relatório, o usuário poderá imprimir o respectivo esquema contábil.
A tela apresenta os esquemas contábeis para visualização ou impressão, contendo todos os lançamentos agrupados por evento e ordenados por “palavra” representativa de cada valor, apresentando primeiro os lançamentos a Débito e após os lançamentos a Crédito configurados como possíveis de serem gerados para o evento (esquema) selecionado.
Onde:
- Código da Empresa: informe o código da empresa. O código da empresa está atrelado à configuração do esquema contábil que será utilizado para estruturação dos respectivos lançamentos. Atente que a empresa é um dos campos obrigatórios da configuração do Esquema Contábil.
- Arquivo Metadados: Local onde o arquivo .CTB estará gravado para contabilização. O local onde está gravado a contabilização será utilizado para geração dos arquivos auxiliares, ou seja, SLIPs, Razão, etc.
Ícone : Permite que o usuário selecione, através de uma interface gráfica, o local onde o arquivo .CTB está gravado ou qual arquivo deseja realizar a contabilização.













