O objetivo desta aplicação é demonstrar ao usuário como realizar o fechamento da tesouraria.
Módulo Tesouraria > Movimento > Fechamento da Tesouraria – FITSNFECHTES
Atualizar o sistema para a versão 20.01 ou versão superior.
Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para realizar o fechamento da Tesouraria para remessa de valores ao Financeiro, para o tipo de pagamento Carteira Digital.
Carteira Digital é uma forma de recebimento via QR Code que pode ser utilizada pelos clientes que utilizam a frente de caixa Consinco.
É necessário realizar o Acerto dos Movimentos na aplicação Acerto do Operador de PDV.
Para realizar o fechamento total da tesouraria, é necessário configurar o parâmetro Tipo de Pagamento com a opção Fechamento Total. Para realizar essa configuração acesse: Módulo Tesouraria > Parâmetros > Parâmetros > Aba: Fechamento da Tesouraria. No campo Tipo Fechamento escolha a opção Fechamento Total.
Acesse o módulo Tesouraria, clique no menu Movimento, em seguida clique em Fechamento de Tesouraria.
Na aba Finalizadoras, no campo Data, insira a data, no campo Empresa, insira a empresa que se deseja realizar o Fechamento da Tesouraria.
Clique em Selecionar <F8>.
Realize a conferência dos valores em todas as abas.
Nenhum valor pode ser alterado nesta aplicação. Caso seja necessário algum acerto, o mesmo deve ser feito através da aplicação Acerto do Operador de PDV.
Após realizar a conferência de todas as informações, clique no botão Fechar.
Imagem 1 – Fechamento de Tesouraria
Caso não haja nenhuma inconsistência que impeça o fechamento da tesouraria, é retornada a mensagem informando que Após o Fechamento da Tesouraria não será possível inserir ou importar novos movimentos e/ou realizar alterações. Aparecerão as opções de continuar ou não o processo.
Clique em Sim para que o dia conferido seja fechado. Os valores e títulos são lançados/gerados no Financeiro.
Para que o Fechamento seja realizado, é necessário que a aplicação Acerto do Operador de PDV esteja fechado, caso contrário o sistema exibirá a mensagem informando que É necessário fechar a aplicação de Acerto do Operador para continuar o Fechamento da Tesouraria.
Ao abrir a aplicação Fechamento de Tesouraria, é aberta a tela com o seu tamanho padronizado, clicando na borda da tela, é possível redimensionar o tamanho que deseja.
Imagem 2 -Redimensionamento da Tela Fechamento da Tesouraria.
Ao abrir novamente a aplicação Fechamento de Tesouraria, a tela será aberta com o tamanho redimensionado conforme o estado que foi salvo depois do último acesso. É possível redimensionar novamente.
Imagem 3 -Redimensionamento da Tela Fechamento da Tesouraria.
Acesse o módulo Tesouraria, clique no menu Movimento, em seguida clique em Fechamento de Tesouraria.
Na aba Turno, no campo Data, insira a data em que se deseja realizar a consulta dos turnos.
No campo Empresa, insira a empresa que deseja realizar a consulta dos turnos e posteriormente o Acerto do Movimento de Turnos sem Diferença.
Clique em Selecionar <F8>.
Realize a conferência dos valores de todos os turnos referente ao movimento filtrado.
Imagem 4 - Fechamento da Tesouraria, Aba Turno
Realize o duplo clique nas colunas Operador, PDV ou Turno , para exibir a tela do acerto do operador com os movimentos de Operador, PDV e Turno respectivo a linha selecionada.
Imagem 5 - Tela do Acerto do Operador referente ao Turno selecionado
De duplo clique para alteração de valores das formas de pagamentos diretamente na aba de turnos, referente aos valores de Saída.
Se o movimento já foi acertado é apresentada a mensagem de alerta Deseja reabrir o acerto referente ao turno?
Imagem 6 - Tela de alteração de valores do movimento já acertado
Ao selecionar a opção sim o movimento é reaberto e apresentada a tela para edição do valor referente a forma de pagamento selecionada.
Imagem 7 - Selecionado Opção Sim
Se selecionado a opção não, é apresentado a tela de acerto do operador para conferência dos valores, referente a linha do PDV e turno selecionado.
Imagem 8 - Selecionado Opção Não
Após realizada as alterações necessárias, caso o movimento possua diferença, o acerto não será realizado e será necessário realizar as alterações e zerar a diferença.
Se a forma de pagamento possuir parametrizado em Tipos de Pagamento a opção exige conciliação do movimento para permitir o fechamento da tesouraria, e a movimentação inserida não estiver conciliada é exibido Pen. referente a Pendente na coluna Conc. referente a Conciliação para o movimento selecionado.
Imagem 9 - Conciliação Pendente
Logo após realizar a conciliação dos movimentos e salvo as alterações o valor da coluna Conc. para o movimento selecionado é alterado para Ok.
Imagem 10 - Movimento Conciliado
Quando o movimento da diferença for lançado como Quebra, e a parametrização do código de movimento está com o parâmetro acertar apenas com o vale débito impresso ativado, o movimento não será acertado na aba turno da aplicação fechamento da tesouraria, é exibido a mensagem de Alerta, Solicitando a realização do Acerto deste movimento através da aplicação Acertos do operador para impressão do vale débito.
Imagem 11 - Inconsistência Movimento de Quebra
Caso o usuário não possua permissão na aplicação acerto do operador é apresentado uma mensagem com alerta informando que o usuário não possui permissão para acessar a tela. O mesmo ocorre quando o Usuário não possui permissão no botão Acertar Movimento sem diferença.
Imagem 12 - Usuário sem permissão para acertar o movimento
A permissão do botão Acertar Movimento sem diferença pode ser configurada ao clicar com o botão direto sobre o botão selecionar permissão e configurar a permissão para o usuário que deseja, o usuário que concede a permissão deve ser de nível administrador.
Imagem 13 - Permissão na aplicação Acerto do Operador - FITSACEROPE