Árvore de páginas

CONTEÚDO

  1. Visão Geral

  2. Exemplo de Utilização

    1. Movimentação

    2. Separação

  3. Outras Ações / Ações Relacionadas

  4. Principais Campos e Parâmetros

  5. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

Neste documento apresentamos exemplos de utilização da tela de Apontamento de Atividades. Será mostrado de forma detalhada cada opção que nela contém e como manipular as informações e gerar tarefas.

Caminho

Módulo WMS > Movimentação > Apontamento de Atividades.

Pré-Requisitos e Restrições

Existir alguma atividade gerada previamente, seja de Movimentação ou Separação em outra tela da aplicação WMS.

Botões de Navegação

Sair > Para sair da aplicação é só clicar no ícone da Porta <F10>.

Limpar > Caso queria apagar as informações que foram listadas, deverá clicar no ícone da Borracha <F2>. 

Pesquisar > Para efetuar qualquer busca, tem como opção clicar no ícone do Binóculo <F8>.

Atualizar > Salva no banco as alterações que foram feitas <F4>

 Retornar > Leva as informações selecionadas para tela anterior.

 Checklist > Marca/Desmarca as opções de forma massiva.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A. Movimentação

Para iniciar o processo, o usuário vai ter que fazer uma busca das atividades que já foram geradas. Clique no botão Mov. Horizontal e depois faça a busca pelo botão do binóculo.

→ NOTA: Foi usado o exemplo da Mov. Horizoltal nessa primeira parte da documentação, mas se for preciso pesquisar movimentações verticais, clique no botão de Mov Vertical e efetue a busca. Pois boa parte das atividaes de movimentação envolvem as duas opções em conjunto.

Imagem 1 - Apontamento de Atividades


Se tiver uma ou algumas atividades de Mov. Horizontal, será listado na grid de Atividades. Se não, será necessário gerar alguma em outra tela do sistema previamente.

Abaixo vemos que foram retornadas as atividades e produtivos que estão disponíveis para tarefas. Foi selecionada uma atividade de movimentação horizontal de endereço apanha para apanha, e foi atribuida para o produtivo selecionado (Marcos).


Gerar Tarefa: Para gerar a tarefa de fato, precisamos selecionar a atividade e depois selecionar o produtivo que irá executá-la, então é só clicar no botão Gerar Tarefa. E a partir de agora, a continuidade do processo será feita no Coletor Web.

Imagem 2 - Apontamento de Atividades


Busca Tarefa: Quando o produtivo entrar no coletor e clicar em Busca Tarefa, o que foi gerado aparecerá para ele na tela.

Imagem 3 - Coletor Web


Excluir Atividade: Primeiro selecione qual atividade deseja fazer essa ação, depois clique em Excluir Atividade. Então ela será apagada da grid de Atividades e não poderá ser reativada novamente.

→ NOTA: Só poderá ser excluída a atividade que não tenha a bolinha amarela, pois esse ícone indica que tem outra anteior amarrada a ela. Então será preciso identificar a anterior e excluí-la primeiro, pois estará sem sinalização da bolinha.

→ NOTA: Diferente de clicar em Finalizar Tarefa, quando se excluir uma atividade, ela não poderá mais voltar a ser reativada novamente!

Imagem 4 - Apontamento de Atividades


Equipes: Nessa opção aparecem as equipes que foram cadastradas no sistema e os produtivos que estão vinculados nela. 

Imagem 5 - Apotamento de Atividades 


Abaixo está a subtela que abre quando clicamos em Equipes. No caso, temos apenas uma equipe cadastrada, mas podem ter várias. Para saber quais produtivos estão em cada uma, clique em cima do nome da equipe e do lado direito aparecerá a relação de nomes.

Quando os nomes dos produtivos estão marcados, eles aparecem na tela de Apontamento de Atividades como disponíveis para tarefa. Se algum for desmarcando, ele sumirá, isso também é válido para o nome da equipe, se for desmarcada ela sumirá com todos os produtivos listados na tela de Apotamento de Atividades.

Imagem 6 - Seleção de Equipes


Em execução: Essa tela tem por finalidade mostrar o que já foi lançado como tarefa no coletor web. Quando as tarefas forem concluídas, elas desapareceram da tela de Em Execução e em seguida da tela de Apotamento de Atividades.

Imagem 7 - Apotamento de Atividades


Nessa subtela que mostra as tarefas geradas, temos como opções: Filtrar o que está sendo mostrado na grid clicando no combobox, Reimprimir a terefa gerada novamente, Cancelar Tarefa, Finalizar Tarefa que foi enviada para o produtivo, Reativar a Tarefa que foi finalizada.

→ NOTA: A diferença entre Cancelar Tarefa e Finalizar Tarefa é que quando cancelamos, ela desvincula do produtivo e some da subtela abaixo voltando a ficar ativa como atividade na grid de Atividades da tela principal, já quando finalizamos ela  some de vez, mas ainda pode ser reativada.

Imagem 8 - Em execução


Reativar Tarefas: Se necessário reative alguma tarefa que foi finalizada, pesquisando por: Data, Atividade ou Carga na subtela abaixo. Então, selecione qual atividade reativar e salve as mudanças. As informações serão levadas na tela de Apotamento de Atividades para serem atribuidas ao produtivo novamente.

Imagem 9 - Reativar Tarefas Finalizadas 


Reimprimir: Por padrão, a aplicação já manda imprimir a tarefa após atribuir ao produtivo. Mas se houve necessidade pode reimprimi-la no botão de Reimprimir.

Imagem 10 - Apotamento de Atividades


Sobre a questão do tempo:

Tempo de Execução mostra mais ou menos quanto o produtivo levará para fazer determinada tarefa.

Tempo de Geração mostra o tanto que uma atividade ficou parada desde que ela foi gerada em outra aplicação e ainda não foi atribuida ao produtivo.

Previsão Tempo é referente à soma de uma ou mais atividades selecionadas na grid, supondo que selecionemos as duas linhas da imagem abaixo, então o tempo será somado e o valor total será de uma hora.


O campo Quantidade Tarefas também mostra uma soma, porém é referente à quantidade de linhas selecionadas. Como no exemplo abaixo só temos uma linha selecionada, então a quantida total será 1.

Imagem 11 - Apotamento de Atividades 


Busca pelo nome ou código do produtivo: Em alguns casos onde a lista de produtivos apresentados é grande e precise achar alguém em específico, basta digitar o nome ou parte dele no campo Produtivo. Também poderá buscar pelo código, como mostra no campo ao lado.

Imagem 12 - Apotamento de Atividades


Legendas:

Movimentação Direta para o Box (B):

Esse "símbolo" que aparece na frente do nome dos produtivos indica que são atividades de reposição de paletes inteiros geradas para o Box. Ela vai aparecer quando alguma opção do parâmetro Realizar Movimentação de Reposição de Palete Inteiro estiver marcado. Isso fica no cadastro dos produtivos na aplicação WMS Parâmetros.


Controla Separação por Estação:

Quando o nome dos produtivos estiver com uma cor diferente, significa que o parâmetro Controla Separação por Estação está marcado. Essa opção fica no cadastro dos produtivos na aplicação WMS Parâmetros


Interrupção da Separação (IN):

A atividade que possuir interrupção da separação estará sinalizada com (IN) em azul. Lembrando que isso é apenas para as atividades de separação que abordaremos mais adiante.


Excedida a Previsão para Término: Como já exemplificado, toda atividade tem um tempo pré estabelecido e sua contagem começa a ser contabilizada a partir do momento que é atribuída ao produtivo, ou seja quando geramos uma tarefa que vai para o coletor. Se o produtivo não pegar para fazer ou demorar mais que previsto o término, então aparecerá a bolinha vermelha no canto da grid de Produtivos. Isso não impacta o processo, serve apenas como um ponto de atenção para quem monitora o que está sendo feito.

Imagem 13 - Apotamento de Atividades 


Aguardando Execução de Outra Atividade:  Sinalizada pela bolinha amarela, esse status indica que outra atividade na grid de Atividades precisa ser executada primeiro, ou seja se for uma movimentação de estoque (pulmão para pulmão) a primeira movimentação será descer esse palete, então será gerada uma tarefa de Mov. Vertical Descendente, depois Mov. Horizontal e por último, Mov. Vertical Ascendente. No total são 3 tarefas diferentes para uma mesma atividade que é a mudar o palete de endereço. Abaixo seguem os exemplos:

Imagem 14 - Mov. Vertical Descendente


→ NOTA: A atividade Mov. Vertical Ascendente com a bolinha amarela está indicando o aguardo da tarefa que será realizada antes dela, com isso não é possível ainda atribuir essa atividade ao produtivo antes que a outra seja concluída. No caso, a Mov. Horizontal.


Imagem 15 - Mov. Horizontal


Imagem 16 - Mov. Vertical Ascendente


Depósito: Esse campo mostra em qual depóstido estam vindo as informações na grid. O exemplo abaixo mostra o depósito 01 "chumbado", porque lá em parâmetro no WMS Parâmetros ele foi marcado como depositante único. Quando o campo estiver aberto, é só colocar qual depósito quer retornar as informações e clicar no binóculo para efetuar pesquisar, por padrão vem todas as informações e o campo fica livre para que seja feito um filtro de qual depósito queremos pesquisar. 


Coluna de Prioridade (P): O objetivo dessa coluna é mostrar e ordenar por prioridade as atividades que precisam gerar tarefa para o produtivo. O cadastro de prioridade é feito previamente no WMS Parâmetros e quando o usuário for criar uma atividade em outra tela do WMS, ele poderá escolher qual o grau de prioridade, então ela será ordenada por essa numeração. Geralmente é cadastrada como (1) sendo grau alto, (2) médio e (3) baixo. Com isso, quem for atribuir ao produtivo em Apotamentos de Atividades, saberá qual tarefa deve gerar primeiro. Porém, isso não impede que o usuário escolha uma atividade de grau baixo primeiro e deixe as outras em stand-by. Tambem porque essa ordem só vem de forma automática e "imutável" no coletor web. Ou seja, o produtivo recebe na sequência certa.

Nos casos onde são geradas mais de uma tarefa no coletor para o mesmo produtivo e os graus de prioridade são os mesmo, então o sistema passa a considerar data e hora/minutos de criação como sequência lá no coletor web quando o produtivo der um Busca Tarefa.

Imagem 17 - Coluna Prioridade e Campo Depósito


Alterando Grau de Prioridade: Antes de Gerar Tarefa é possível fazer essa alteração. Basta clicar com o botão direito em cima da linha de Atividade e depois clicar em Alterar Grau de Prioridade. Será chamada uma subtela (Grau de Prioridade) onde o usuário poderá selecionar outro grau, depois é só salvar as alterações, e na tela de Apotamento de Atividades clicar no binóculo para fazer uma nova pesquisa e trazer as alterações na grid.

Imagem 18 - Alterar Grau de Prioridade 


Imagem 19 - Grau de Prioridade


Ruas de Preferência: Clicando com o botão direito na linha do nome do produtivo, podemos apenas visualizar quais ruas estão parametrizadas em seu cadastro.

Imagem 20 - Ruas de Preferência


Imagem 21 - Preferência por Rua 


Detalhamento Tarefa: Clicando com o botão direito na linha do nome do produtivo (quando já tiver tarefa atribuida para ele), podemos acessar mais informações sobre a tarefa. Mas só como leitura.

Imagem 22 - Detalhamento Tarefa 


Imagem 23 - Detalhamento de Movimentações


B. Separação:

Aqui serão listadas as atividades de separação. Podemos pesquisar todas que têm disponíveis clicando em Separação e depois no binóculo ou podemos pesquisar pelo número da Carga, assim virá só os resultado referente a determinada carga. Assim como a outra opção, clique no binóculo para efetuar a busca.

Imagem 24 - Apontamento de Atividades


Os resultados serão listados na grid conforme a imagem de exemplo abaixo. A partir desse momento podemos fazer as ações dessa atividades.

Gerar Tarefa: Para gerar a tarefa de fato, precisamos selecionar a atividade e depois selecionar o produtivo que irá executá-la, então é só clicar no botão Gerar Tarefa. E a partir de agora, a continuidade do processo será feita no Coletor Web.

Campo Nome da Carga: Nesse campo vem descrito o Nome dado anteriormente para as cargas. O campo não é editável, serve apenas para leitura.

O campo Quantidade Tarefas mostra uma soma, porém é referente à quantidade de linhas selecionadas. No exemplo abaixo temos 4 linhas selecionadas, então a quantida total será 4 tarefas.

Imagem 25 - Apontamento de Atividades


Alterar Operação: Para alterar a forma como vai ser executada a tarefa, clique em Alterar Operação.

Imagem 26 - Apontamento de Atividades


Depois que a subtela abrir clique em cima do nome da operação. Selecione qual operação dentro do combobox vai usar e depois salve as informações antes de fechar a tela. Feito isso, lá tela de Apotamento de Atividades faça uma nova busca para que as informações atualizadas apareção na grid.

Outras opções da subtela de Alterar Operação é filtrar pelo tipo de operação e leitura das informações adicionais que aparecem em cima do cabeçalho da grid.

Imagem 27 - Alterar Operação


Abaixo a tela de Apotamento de Atividades com todos os modos de operação alterados. 

Imagem 28 - Apontamento de Atividades


Interrupção: Sempre que houver uma interrupção gerada, aguardando para ser realizada, ela será exibida na aplicação Apontamento de Atividades. É possível alterar o motivo de interrupção de uma Linha de Separação, caso seja necessário, utilizando a nova configuração implementada na aplicação Apontamento de Atividades.

→ Nota: O passo a passo desta opção está em outra página de documentação que pode ser acessada nesse link: Alterar Interrupção da Separação

Imagem 29 - Apontamento de Atividades


Filtrar: Tanto as atividades de Movimentação ou Separação podemos usar as opções de ordenação e filtros, para que os resultados na grid apareçam de forma mais enxuta, ou seja será apresentado da forma que selecionamos no filtro.

Imagem 30 - Apontamento de Atividades


Abaixo está a subtela de Filtros onde podemos escolher como as informações serão apresentadas na grid da tela de Apotamento de Atividades. Tudo que for relacionado à Movimentação (Horizontal/Vertical) fica na parte de cima, já no quadrante de baixo está as opções de Seperação.

Imagem 31 - Filtros


03. OUTRAS AÇÕES / AÇÕES RELACIONADAS

Ação

Descrição

Alterar Interrupção da Separação  - LOG0001 Alterar Interrupção da Separação em  Apontamento de Atividades

04. PRINCIPAIS CAMPOS E PARÂMETROS

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.