Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Solucoes_totvs_cross
SolucaoCrossTOTVS Backoffice

Linha de Produto:

Linhas_totvs
LinhaLinha Protheus

Segmento:

Segmentos_totvs
SegmentoServiços

Módulo:

Modulos_cross_segmentos
ModulosCrossSegmentosTOTVS Backoffice (Linha Protheus) - Fiscal (SIGAFIS)

Função:CONFXFIS.PRW
País:Brasil
Ticket:25759890
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DSERFISE-14789


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Conforme parecer da Consultoria de Segmentos PSCONSEG-19270 no qual foi suscitada a Questão "Como deverá ser a escrituração do Bloco M, no cenário em que não há receitas, porém houve créditos no período?"

Temos duas questões que abordam este assunto:

Apropriação Direta

Quando o parâmetro MV_RATPROP = .T. o sistema desabilita o cálculo do Crédito de PIS/COFINS feito por Rateio Proporcional e realiza a Apropriação de forma direta através do percentual ára geração do Bloco M considerando as receitas em Comum que são definidas através do parâmetro MV_PERCAPD.

Apropriação por Rateio

Quando o parâmetro MV_RATPROP = .F. o sistema mantém o cálculo do Crédito de PIS/COFINS feito por Rateio Proporcional considerando as informações de Receitas Tributas, Não Tributadas e Exportação que são calculadas na Apuração e Geradas no registro 0111 do Arquivo.

Para ambos os cenários abrangendo aos CSTs de 50 a 56 e de 60 a 66, existindo Receitas no Período o sistema realizada a apuração e transporta o Saldo de Crédito para o próximo período. 

O contratatempo ocorre exatamente nos cenários em que o cliente adota o Método de rateio proporcional (Receita Bruta) e em determinado mês não possui Receitas no Período, fazendo com que a ausência de valores a serem utilizados nas fórmulas matemáticas de composição dos créditos resultem em valores zerados, e consecutivamente o sistema não calcule o crédito a ser transportado para o próximo período em razão da ausência de Receitas Tributadas, Não Tributadas ou de Exportações a serem utilizadas no cálculo, conforme Regras de Apuração das Bases de Cálculo para os CST (53, 54, 55, 56, 63, 64, 65 e 66) para os registros M100 e filhos quando M500 e filhos.

Tanto é, que o próprio Guia Prático o Perguntas e Respostas do EFD Contribuições e orienta que para os casos envolvendo os CST (53, 54, 55, 56, 63, 64, 65 e 66) pode ser utilizada a funcionalidade Gerar Apurações, conforme abaixo.

Image Removed

Enfim por termos a afirmativa de que o crédito não aproveitado poderá sê-lo em meses subsequentes, e o saldo de créditos poderá ser utilizado em outros períodos através dos Registros 1100 Controle de Créditos Fiscais PIS/PASEP e 1500 - Controle de Créditos Fiscais - COFINS, realizamos um ajuste para que seja possível a utilização de créditos no período em que não houver receita. 

Image Removed

03. SOLUÇÃO

...

A partir de 1º de janeiro de 2026 entram em vigor os novos tributos IBS e CBS, mas operações realizadas até 31 de dezembro de 2025 seguem o regime antigo. Nesse período de transição, ocorre a situação de devoluções em 2026 de mercadorias compradas em 2025, em que a nota original não possui IBS/CBS, mas a devolução já utiliza o novo leiaute da NF-e.
Para evitar inconsistências, aplica-se o princípio do espelhamento tributário, garantindo que a devolução apenas anule a operação original, sem gerar novos débitos ou créditos. A Nota Técnica 2025.002-RTC define regras transitórias:

  •  Dispensa de informar IBS/CBS em devoluções de notas de 2025. 
  •  Caso sejam informados, devem constar com cClassTrib 410031, CST 410 e valores zerados.
  •  O valor total da nota reflete apenas os tributos do regime anterior.

     Em resumo: durante a transição, devoluções de operações de 2025 feitas em 2026 não devem gerar incidência de IBS/CBS, sendo tratadas com regras específicas que asseguram neutralidade e segurança jurídica.

03. SOLUÇÃO


          A solução já foi implementada para atender às regras da Reforma Tributária durante o período de transição.

          Isso significa que, quando houver devoluções em 2026 de compras feitas em 2025, o sistema está preparado para tratar corretamente essas notas fiscais


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Exemplo de Utilização.

Possuir o cClassTrib 410031 cadastrado 

Image Added  

Caso não possua o cadastro, recomendamos que atualize a tabela de cClasstrib , disponível no Site da Sefaz.

Criar uma regra de Base e Alíquota Zero.


Regra de Base

Image Added


Image Added 

Regra de Alíquota


Image Added

Image Added


Regra de Escrituração

Image Added


Regra de Calculo

Image Added


Image Added


Image Added


Image Added


Image Added

Image Added


Image Added


Informações
titleImportante

O exemplo supracitado serve exclusivamente como parâmetro de referência para o funcionamento adequado da funcionalidade, sendo imprescindível que seja adaptado à realidade operacional da empresa.



05. ASSUNTOS RELACIONADOS

...

Image Removed

...

Image Removed

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

...

titleImportante!
  • O parecer formulado por nossa Consultoria de Segmentos PSCONSEG-19270 trata-se de interpretação e entendimento da Consultoria, de forma preventiva recomendamos que o contribuinte postule Consulta Formal na Receita Federal com a finalidade de obter um posicionamento oficial do fisco voltado especificamente para a empresa de acordo com o caso concreto.
  • Para os casos em que o sistema estiver estiver configurado para utilizar o Método de Rateio Proporcional e não houver receita no período a transposição de Saldo para períodos posteriores somente será realizada caso o parâmetro MV_PERCAPD estiver preenchido.

...

.

05. ASSUNTOS RELACIONADOS



Templatedocumentos