...
Realizar o cadastro e a configuração de Cenários Tributários para utilização nas operações de cálculo de impostos dos sistemas ERP's da Totvs Varejo Supermercados.
Caminho
Módulo Fiscal > Configurador de Cenários Tributários > Cadastro de Cenários - CCT_00001.
...
Na aplicação Configurador de Cenários Tributários, clique em Cadastrar Cenário.
Image ModifiedImagem 1 – Cadastrar Cenário
...
- Cenário: Nomeie o cenário tributário de forma resumida, podendo conter até 100 caracteres; Obrigatório.
- Imposto vinculado: Selecione o tipo do imposto para o qual deseja cadastrar o cenário, as opções são: CBS, IBS e IS. O usuário poderá selecionar apenas 1 imposto por cenário cadastrado; Obrigatório.
- Inicío Vigência: Data de inicío da vigência do cenário tributário, no formato: dd/mm/aaaa. Exemplo: 01/01/2026; Obrigatório.
- Término: Data de término da vigência do cenário tributário, no formato: dd/mm/aaaa. Exemplo: 01/01/2026; Obrigatório.
- Vigência sem término: Indicador de que o cenário tributário não possui data de término da vigência, sendo automaticamente assumida a data de 31/12/2099; Opcional.
Orientações: Resumo com até 250 caracteres sobre o funcionamento do cenário e suas especificidades; Opcional.
...
Informações |
---|
O campo Término será obrigatório quando não selecionada a opção Vigência sem término, caso o indicador esteja selecionado, o campo Término será desabilitado e o cenário assumirá automaticamente a data de 31/12/2099 como data final de vigência. |
Image AddedImagem 2 – Cadastrar Cenário Tributário - Cenário.
Logo após preencher os campos de Cenário, o usuário poderá informar as Condições de uso do cenário.
Os campos de Condições de uso são opcionais e caso preenchidos, tornarão o cenário cada vez mais específico, aumentando o impacto do Cenário Tributário sobre as operações.
As condições de uso são dividas em 3 níveis, sendo eles: Nível de Origem e Destino, Nível de Operação e Nível de Produto.
- Nível de Origem e Destino: O nível de Origem e destino é composto pelos campos: Origem, UF origem, Destino e UF destino. Segue explanação de cada um dos campos para melhor entendimento.
- Origem: Indica a origem da
- UF Origem: Unidade Federativa do Brasil, onde o usuário poderá vincular a quais estados de origem serão contemplados na operação através desse cenário tributário.
- Destino:
- UF Destino:
Notas:
Image Removed
Imagem 3 – Justificativa Diferença Estoque Físico e Fiscal
- Solicita Local de Saída/Entrada: Indica se o sistema solicitará ao usuário qual o local para baixa ou entrada no estoque, nas aplicações que possuem o recurso.
- Integra Movimento de Estoque de Terceiros: Indica se a operação envolve movimentações de estoque em poder de terceiros, ou estoque de terceiros em poder próprio. É necessário selecionar os indicadores Gera Alteração no Estoque, Gera Alteração no Estoque Fiscal e Solicita Local de Saída/Entrada.
- Local: Recurso para definir o local padrão de Saída ou de Entrada, por Empresa, quando se utilizar esse CGO.
Notas:
- Ao clicar em Local, será exibida a tela Local Padrão de Saída por Empresa. Em Adicionar Local, selecione a Empresa, o Local e clique em Adicionar. Será exibida a Empresa e o Local selecionado. Clique em Salvar.
Image Removed
Imagem 4 – Local Padrão de Saída por Empresa
Para gerenciar as informações exibidas, clique em Gerenciador de colunas e selecione as colunas que deseja que sejam exibidas as informações.
Image Removed
Imagem 5 – Gerenciador de colunas
Caso deseje deletar a Empresa e o Local adicionado, clique em Excluir.
Image Removed
...
Condições de uso
Clique em Continuar.
Imagem 7 – Guia Estoque
...