Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsParâmetros Gerais, Parâmetros por Usuário, Parâmetros do Conversor NF-e/CT-e/NFS-e, Parâmetros Manifestação Destinatário, Família Recebimento, Item Recebimento
idspGerais,pUsuario,pConversor,pManifestacao,pFamilia,pItem

Manutenção Itens para Recebimento


Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapGerais

Parâmetros do Recebimento

Visão Geral do Programa

Atualizar no módulo Recebimento, os parâmetros e padrões a serem utilizados pelo sistema.

Manutenção Parâmetros Recebimento

Objetivo da tela:

Permitir atualizar os parâmetros e padrões a serem utilizados pelo sistema.

Nota:

A partir do EMS 2.04 o Recebimento utilizará, quando da implantação de documentos, as contas transitórias do programa Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611).

A partir da 11.5.0 todas as contas contábeis as Contas Transitória por Estabelecimento passam a ser solicitadas por estabelecimento, com exceção da conta de Transferência que continua sendo solicitada nos parâmetros de estoque. Devido ao conceito de plano de contas e plano de centro de custo centralizados na área financeira.



Geral:

Campo:

Descrição

Validar Contas Contábeis

Quando assinalado, indica que o módulo de recebimento passará a apresentar a validação mais detalhadas referente as contas contábeis, na atualização do documento fiscal.

Múltiplas Natureza

Quando assinalado, indica que será utilizada a funcionalidade Múltiplas Naturezas.

Importante:

Quando assinalado, a operação é irreversível. 

Sugere Impostos Retidos Duplicata

Quando assinalado, indica que  os impostos retidos e taxados serão sugeridos automaticamente.

Importante:

Impostos taxados somente poderão ser sugeridos quando estiver sendo utilizado o configurador de tributos.

Usa Data de Transação Moeda FASB

Quando assinalado, determina que deve ser usado a data de transação para cotação da moeda FASB no recebimento.

Nota:

Esse campo deve ser assinalado quando no Módulos de Contas a Pagar (APB) não foi implantado o FASB.

Nessa situação, o Contas a Pagar usa a cotação da data de transação do documento, o que pode gerar diferença nos valores em moeda alternativa, caso esse campo não esteja assinalado.

Usa RGA

Quando selecionado, indica que o módulo Recebimento irá trabalhar com o conceito de RGA. Parâmetro válido apenas para o produto internacional.

Contabiliza Diferença Contagem

Quando selecionado, indica que a diferença da contagem dos materiais do recebimento físico é contabilizada. 

Usa Série

Quando selecionado, indica que o módulo Recebimento irá trabalhar utilizando o conceito de séries para os documentos de entrada. Quando desmarcado, deverá ser informada a Série Padrão.

Série Padrão

Inserir a série padrão para a geração dos documentos de entrada, quando indicado que o Recebimento Não Usa Série.

Permite Moeda do Remito diferente do Pedido

Quando assinalado, indica que deve ser permitida a geração de remitos com moeda diferente da cadastrada para o pedido de venda.

Considera Despesas como Custo do Item

Quando assinalado, indica que as despesas de fretes, seguros e outros, informados para o documento de entrada, compõem o custo do item. Quando desmarcado este parâmetro, estas despesas não são incluídas como custo do item.

Considera Imposto como Custo do Item

Quando assinalado, indica que o imposto de valor agregado (IVA) informado para o item compõe o custo do item. Quando desmarcado este parâmetro, o imposto não é incluído como custo do item.


Integrações:

Campo:

Descrição

Integra WMS

Quando selecionado, indica que o módulo Recebimento integra as suas informações com o Warehouse Management System (WMS).

Importante:

Quando do recebimento de materiais, físico ou fiscal, será definido um depósito, para o qual será encaminhado o item em questão. Caso estiver selecionado, no programa Manutenção de Depósitos de Armazenamento (CD0601), como Depósito WMS, será gerado um documento de entrada no WMS com as sequências dos itens e a sugestão de armazenamento na atualização da nota fiscal. 

Integra Contabilidade x GFE

Quando assinalado, determina que os CTEs atualizados pelo Recebimento, que tenham somente itens Débito Direto, serão integrados diretamente na contabilidade através de uma rotina de atualização diária. Nesse caso a contabilização será efetuada pelo próprio Recebimento com os lançamentos contábeis de despesa do Documento de Frete.

Caso não assinalado, a contabilização ocorrerá como Documento Fiscal no módulo Obrigações Fiscais, sendo a contabilização efetuada no Contas a Pagar pela Fatura de Frete.

Importante:

Essa opção somente é habilitada quando na função Parâmetros Globais (CD0101) estiver indicando que o módulo TOTVS Gestão de Frete Embarcador (GFE) estiver implantado.

Quando assinalado, deve ser também configurado o GFE, no qual deve ser selecionado a opção 2=Documento de Frete (Recebimento), do parâmetro Contabilização Frete de Vendas (MV_DSCTB), que está disponível no agrupador Contábil, da aba Integração Datasul, no programa Parâmetros do Módulo (GFEX000).
Contas a Pagar

Selecionar se os dados gerados por intermédio do Recebimento serão integrados ou exportados para o Contas a Pagar. As opções disponíveis são:

  • Integra – Quando selecionado, indica que o sistema atualizará os títulos no módulo Contas a Pagar quando da atualização da notas fiscais no Recebimento, por intermédio do programa Atualização de Notas (RE1005).

  • Exporta – Quando selecionado, indica que as notas fiscais somente serão atualizadas no módulo Contas a Pagar por intermédio do programa Atualização do Contas a Pagar (RE0404), o qual criará um arquivo texto com as informações constantes na nota fiscal.


Recebimento Físico:

Campo:

Descrição

Recebimento Físico

Quando selecionado, indica que será realizado o controle do recebimento físico dos materiais. 

Contabiliza Diferença Contagem

Quando selecionado, indica que a diferença da contagem dos materiais do recebimento físico é contabilizada. 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapUsuario

Parâmetros dos Usuários do Recebimento - RE0101

Visão Geral do Programa 

Este usuário é solicitado no programa Manutenção Documentos (RE1001) juntamente com a senha previamente definida nesto programa, onde serão assumidos todos os parâmetros informados, logo que digitada a informação.

É importante destacar que a parametrização deste programa é fundamental para o bom desempenho do módulo, sendo que o usuário poderá definir a integração com outros módulos, de acordo com as suas necessidades, garantindo segurança total no processo.

Manut. Parâmetros Usuário Recebimento – Pasta Parâmetros 1

Objetivo da tela:

Permitir o cadastro dos usuários do Recebimento, informando os parâmetros e padrões utilizados por esses usuários.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Atualiza OF Automaticamente

Quando assinalado, indica que o documento fiscal será atualizado de forma on-line, pela atualização dos documentos no ato do recebimento.

Nota
titleNota:

Caso o campo não seja assinalado, a atualização será realizada por intermédio do programa Integração com Obrigações Fiscais (RE0405).

Atualiza AP Automaticamente

Quando assinalado, indica que a atualização dos títulos no módulo Contas a Pagar será efetuada de forma online no momento da atualização do documento no ato do recebimento.

Nota
titleNota:

Caso o campo não seja assinalado, a atualização será realizada por intermédio do programa Integração com Contas a Pagar (RE0404).

Atualiza Estoque Automático

Quando assinalado, indica que o item movimentado por este usuário é atualizado automaticamente no módulo Controle de Estoque.

Nota
titleNota:

Caso o campo não seja parametrizado, será habilitado o campo Baixa estoque no programa Manutenção Documentos (RE1001), pasta Itens da Nota Fiscal.

Atualiza RI Automaticamente

Quando assinalado, indica que o documento fiscal será atualizado de forma online, pela atualização dos documentos no ato do recebimento.

Nota
titleNota:

Caso o campo não seja assinalado, a atualização será realizada por intermédio do programa Integração com Recuperador de Impostos (RE0413).

Esse campo será habilitado quando existir Integração com o modulo Recuperador de Impostos.

Atualiza NF-e com DANFE Inválido

Quando assinalado, é permitido atualizar documentos eletrônicos no recebimento fiscal quando ocorrer a mensagem de DANFE inválido na validação da chave de acesso da NF-e ou CT-e.


Informações
titleImportante:

O sistema respeita o parâmetro específico para a atualização de NF-e inválida do módulo Obrigações Fiscais; se o parâmetro de Obrigações fiscais (OF) não estiver marcado a integração com OF não será realizada.


Quando o retorno da validação da chave de acesso da NF-e/CT-e for a mensagem de DANFE inválido, serão apresentados os resultados abaixo, conforme cada parâmetro:

Atualiza OF NF-e inválida

Atualiza NF-e com DANFE Inválido

Resultado na atualização do Recebimento Fiscal e integração com Obrigações Fiscais


Desmarcado

Desmarcado

O sistema não permite atualizar a NF-e. Será exibida uma mensagem no relatório de execução informando que a consulta da chave de acesso retornou “DANFE Inválido”. É o cenário recomendável, visto que somente serão atualizadas notas válidas.

Desmarcado

Marcado

O sistema permite atualizar a NF-e, mas não permite a integração com Obrigações fiscais. Será exibida uma mensagem no relatório de execução informando que a consulta da chave de acesso retornou “DANFE Inválido”.

Marcado

Desmarcado

O sistema não permite atualizar a NF-e, exibindo a mensagem de DANFE Inválido no relatório de execução. Caso a NF-e já tenha sido atualizada anteriormente sem integração com OF, será permitida a integração com OF via RE0405, pois o parâmetro de OF está marcado. Não é recomendável que tenha esta parametrização.

Marcado

Marcado

O sistema permite atualizar a NF-e, podendo também integrar com Obrigações Fiscais caso esteja parametrizado. Será exibida uma mensagem no relatório de execução informando que a consulta da chave de acesso retornou “DANFE Inválido”. Não é recomendável que tenha esta parametrização, somente em casos em que existem divergências de comunicação com a SEFAZ, no qual o retorno é uma rejeição de “Certificado inválido”, por exemplo.

Atualiza OF NF-e Inválida

Quando assinalado, indica que a nota fiscal eletrônica será atualizada no módulo Obrigações Fiscais ainda que seja informada uma chave inválida ou o sistema SEFAZ esteja inoperante.

Nota
titleNota:

Quando ocorre a atualização de uma NF-e inválida em obrigações fiscais, será apresentada uma mensagem de advertência alertando para o fato da nota ser inválida.

Atualiza NF-e Automaticamente

Quando assinalado, indica que o documento fiscal será atualizado de forma on-line quando da aprovação pelo SEFAZ.

Atualiza Manifestação Destinatário

Quando assinalado, indica se o usuário do recebimento possui permissão para realizar a manifestação, válida para o monitor e todo o novo processo.

Alíq ICMS

Quando assinalado, indica que na entrada ou digitação da nota fiscal, será informada a alíquota de ICMS.

Habilita validação assíncrona NF-e/CT-e

Quando assinalado, indica que a validação assíncrona da chave de acesso será habilitada na atualização do recebimento fiscal.

Nota
titleNota:

Esse campo estará disponível para alteração somente na versão 2.0 do TOTVS Colaboração.

Cód Trib ICMS

Quando assinalado, indica que na entrada ou digitação da nota fiscal, o programa solicita que seja informado o código de tributação de ICMS (Tributado, Isento, Outros, Reduzido, Diferido), referente aos itens, cadastrado no programa Manutenção dos Itens para Recebimento (RE0106).

Pede Alíq IPI

Quando assinalado, indicar que na entrada ou digitação da nota fiscal, será informada a alíquota de IPI.

Pede Alíq IVA

Quando assinalado, indicar que na entrada ou digitação da nota fiscal, será informada a alíquota de IVA.

Cód Trib IPI

Quando assinalado, indica que na entrada ou digitação da nota fiscal, o programa solicita que seja informado o código de tributação de IPI (Isento, Tributado, Outros, Reduzido), referente aos itens.

Nota
titleNota:

Caso não seja informado, o programa assume o código informado no programa Manutenção dos Itens do Recebimento (RE0106), ou no programa Manutenção da Classificação Fiscal (CD0603), dependendo do parâmetro Origem da Alíquota do IPI.

Cód Trib IVA

Quando assinalado, indica que na entrada ou digitação da nota fiscal, o programa solicita que seja informado o código de tributação de IVA (Isento, Tributado, Outros, Reduzido), referente aos itens.

Nota
titleNota:

Caso não seja informado, o programa assume o código informado no programa Manutenção dos Itens do Recebimento (RE0106).

Total Impostos

Quando assinalado, será solicitada a confirmação do valor total dos Impostos no corpo da nota fiscal.

Nota
titleNota:

O cálculo do total dos impostos não depende da parametrização do campo para informar o total dos impostos.

Classif Fiscal

Quando assinalado, indica que na entrada ou digitação da nota fiscal, será informada a classificação fiscal referente ao item.

Caso não seja informada, o programa assume a classificação do item.

Nota
titleNota:

A classificação fiscal sempre será solicitada, caso os itens sejam de controle débito direto.

Perc. Redução IPI

Quando assinalado, indica que o usuário está parametrizado para alterar o percentual de redução de IPI no momento do recebimento de notas fiscais que contenham redução.

Perc. Redução IVA

Quando assinalado, indica que o usuário está parametrizado para alterar o percentual de redução de IVA no momento do recebimento de notas fiscais que contenham redução.

Perc. Redução ICMS

Quando assinalado, indica que o usuário está parametrizado para alterar o percentual de redução do ICMS no momento do recebimento de notas fiscais que contenham redução.

Perc. Redução IMP

Quando assinalado, indica que o usuário está parametrizado para alterar o percentual de redução do Imposto no momento do recebimento de notas fiscais que contenham redução.

Informa Pedágio

Quando assinalado, permite ao usuário do recebimento utilizar o campo Pedágio na digitação da Nota Fiscal para que o valor de pedágio não faça parte da base de cálculo do ICMS, PIS e COFINS.

Nota
titleNota:

O campo Pedágio somente será habilitado se este parâmetro estiver assinalado e a Natureza de Operação estiver com a opção Tipo Compra igual a Frete.

Manut. Parâmetros Usuário Recebimento – Pasta Parâmetros 2

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar as informações dos usuários do Recebimento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Atualiza com Advertência

Quando assinalado, indica que os documentos fiscais serão atualizados com advertências referentes aos valores fora da variação permitida.

Atualiza com Erro

Quando assinalado, indica que os documentos fiscais serão atualizados mesmo que tenham erro.

Atualiza NF Erros Duplicatas

Quando assinalado, indica que os documentos fiscais que possuem erro em suas duplicatas serão atualizados.

Nota
titleNota:

Ao atualizar o documento de entrada no recebimento, as duplicatas informadas para o documento de entrada serão conferidas com a condição de pagamento informada para as ordens de compra. Caso não tenha sido informada uma condição para a ordem, será considerada a condição de pagamento do fornecedor.

Quando qualquer uma das informações comparadas não coincidirem com as duplicatas informadas, será apresentada uma mensagem de erro, alertando para o fato. Somente será permitida a atualização do documento quando esse parâmetro estiver assinalado, caso contrário, não será possível efetuar a atualização do documento de entrada.

Código Entrada Item

Assinalar uma das opções que define se o usuário utilizará o código interno do item ou o código de item do fornecedor nas entradas de notas fiscais no programa Manutenção de Documentos (RE1001).

Rec Nota Sem Baixar Ped

Quando assinalado, indica que o usuário recebe os documentos fiscais sem a obrigatoriedade de informar o número do pedido de compra na digitação dos itens do documento fiscal.

Atualiza UF

Quando assinalado, indica que o usuário tem permissão para alterar a unidade da federação do fornecedor no momento da digitação do documento fiscal.

Converte Qtde. Emitente

Quando assinalado, após a informação da quantidade da empresa, o Recebimento converte novamente para a quantidade do fornecedor, de acordo com o fator de conversão.

Caso não seja assinalado, a conversão deve ser feita manualmente, no programa Cadastro de Fatores de Conversão (CD0902). Após feita a Conversão, o fator será informado no programa Itens por Fornecedor (CC0105).

Nota
titleNota:

O fator de conversão é utilizado quando não existe cadastro da relação item x fornecedor. Este disponibiliza a informação para Itens de estoque ou quando se trata de itens de aplicação direta, sendo que os mesmos não possuem relação item x fornecedor, devido ao grande volume de compras com fornecedores diferentes.

Reabre Ped Clientes

Quando assinalado, os pedidos de venda serão reabertos quando se tratar de documento fiscal de devolução de clientes.

Informações
titleImportante:

Essa opção é apresentada desabilitada quando estiver ativa o programa SPP-SGT, ou seja, estiver sendo utilizada a Solução da Operacional Têxtil (SGT).

FIFO nas Ordens de Compra

Quando assinalado, indica que o usuário pode utilizar o programa de FIFO no Recebimento. Nesto programa, o Recebimento agrupa várias ordens de compra na mesma sequência do item da nota. O agrupamento acontece das ordens de compra com data de entrega mais antiga para as mais recentes.

Considera Valor FIFO Ordem Compra

Quando assinalado, indica que além de ser considerado para FIFO das ordens de compras e serão consideradas somente as parcelas da ordem de compra que possuírem o mesmo valor unitário para o item.

Nota
titleNota:

Esse campo somente é habilitado quando o campo FIFO nas Ordens de Compras estiver assinalado.

Pede Despesas dos Documentos

Quando assinalado, determina que o usuário possui permissão para manutenir as despesas dos documento. Caso contrário, os campos de despesas não são habilitado para manutenção.

Nota
titleNota:

Esse parâmetro será considerado pela rotina de Manutenção de Documentos - RE1001, a qual irá ou não habilitar os campos de despesa (Valor Frete, Seguro, Embalagem e Outras) na aba Valores da janela RE1001A1.

Rateia Diferença Quantidade FIFO

Quando assinalado, determina que a diferença entre a quantidade recebida e o saldo das ordens de compra devam ser rateados entre as ordens que  estão sendo recebidas. Nesse caso, o sistema efetua a consistência para verificar se o recebimento está dentro da variação permitida.

Quando não estiver assinalado, determina que o FIFO deva ser feito até o limite de saldo das ordens de compra. Nesse caso, quando a quantidade recebida for maior que a quantidade de saldo das ordens de compra, o Recebimento somente é confirmado se o usuário tiver permissão para receber sem baixar o pedido de compra.

Nota
titleNota:

Esse campo somente é habilitado quando o campo FIFO nas Ordens de Compras estiver assinalado.

Rateia Descto Total

Quando assinalado, as notas fiscais movimentadas por este usuário terão o desconto rateado entre os itens.

Nota
titleNota:

Caso não seja assinalado, o rateio será feito manualmente, informando o valor de desconto, item a item, ou será assumido o desconto da ordem de compra (sempre que houver).

Pede Despesas dos Itens

Quando assinalado, as despesas dos itens da nota fiscal podem ser alteradas.

Nota
titleNota:

As despesas constantes na nota serão rateadas para os itens da mesma. Este parâmetro define se o usuário poderá alterar os valores rateados ou não.

Pede Duplicata Automático

Quando assinalado, determina que a duplicata seja pedida de forma automática pelo sistema assim que o documento de entrada for digitado, no programa Manutenção de Documentos (RE1001). Caso não assinalado, após a digitação do documento de entrada, o usuário deverá acessar a pasta duplicata e acionar o botão Incluir.

Docto Fornec com Restrição

Quando assinalado, determina que o sistema deve efetuar uma verificação de restrições dos documentos do fornecedor.

Verifica Divergências Duplicatas x Condição Pagamento

Quando assinalado, determina que o sistema deve efetuar uma verificação de divergências das informações das duplicatas, em relação às informações da condição de pagamento da ordem de compra ou do fornecedor, quando não for informada uma ordem de compra. Caso exista diferença, não será possível atualizar o documento.

Quando não assinalado, o sistema não efetua essa verificação, permitindo que o documento seja atualizado, indiferentemente da condição de pagamento informada para o documento seja igual ou diferente da condição de pagamento informada na ordem de compra, ou do fornecedor, quando não informada uma ordem de compra.

Variação Permitida

Quando a duplicata possuir divergência para mais ou para menos do que foi calculado, o valor da divergência poderá ser informado pelo usuário nesse campo. Se informado zero, continuará não aceitando divergência do valor da duplicata pelo que foi informado no sistema. O valor informado sempre poderá ser "a mais" ou "a menos" e é variação de valor.

Esse campo somente ficará habilitado quando o parâmetro "Verifica Divergências Duplicatas x Condição Pagamento" estiver marcado. Caso contrário, ele sempre ficará desabilitado.

Nota
titleNota:

O valor máximo da variação permitida é de 9,99 para mais ou para menos.


Manut Parâmetros Usuário Recebimento – Pasta Parâmetros 3

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar as informações dos usuários do Recebimento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Arredonda Preço Unit

Selecionar a opção que define o número de casas decimais que o usuário pode considerar durante o arredondamento do preço unitário do item das notas fiscais de transferência.

Rateia Frete Função

Selecionar a opção que define como será efetuado o rateio do valor de frete para os itens da nota fiscal. As opções disponíveis são:

  • Peso: o rateio será efetuado com base no peso líquido da mercadoria.

  • Valor: o rateio será efetuado com base no valor das mercadorias.

Origem Alíquota IPI

Selecionar a opção que define de onde a alíquota de IPI é assumida, na entrada ou na digitação da nota fiscal. As opções disponíveis são:

  • Classificação Fiscal.

  • Item.

Variac Emissão

Inserir a variação máxima permitida, em número de dias, da emissão da nota fiscal pelo fornecedor, até a data atual do sistema.

Variac Atualiz

Inserir a variação máxima permitida, em dias corridos, em que uma nota fiscal pode permanecer pendente, para uma posterior atualização.

Nota
titleNota:

Os dias em que uma nota fiscal fica pendente, são os transcorridos entre a data da transação e a data atual do sistema.

Espécie Duplicatas NFF

Selecionar o código a espécie de documento a ser gerado no Contas a Pagar, por recebimentos de notas fiscais fatura.

Nota
titleNota:

A espécie poderá ser alterada quando da digitação da duplicata.

Diferença Aceitável Impostos

Parametrizar a variação para a diferença aceitável nos impostos das notas fiscais.

Nota
titleNota:

É possível parametrizar a variação para os impostos das notas fiscais em até um real (R$ 1,00).

Manut Parâmetros Usuário Recebimento – Pasta Parâmetros 4

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar as informações dos usuários do Recebimento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Incremento Sequência

Inserir um número que define o intervalo do incremento da sequência dos itens da nota fiscal.

Seq Primeiro Item

Inserir o número da sequência do primeiro item da nota fiscal.

Nota
titleNota:

A sequência do item é a ordem que o mesmo terá na nota fiscal.

Variac Perm Dt Entrega

Inserir o número de dias corridos que define a variação máxima permitida para efetuar a entrega do item em relação à data do pedido de compra.

Espécie Duplicatas NF

Inserir a sigla ou abreviatura padrão que identifica a espécie de documento a ser gerado no Contas a Pagar, por recebimentos de nota fiscais normais.

Nota
titleNota:

A espécie poderá ser alterada na digitação da duplicata.

Espécie para Despesas

Inserir a sigla da espécie de documento a ser gerado no Contas a Pagar, por digitação de despesas acessórias.

Valorização Entrada Consig

Assinalar uma das opções que define como é efetuada a valorização dos materiais que entram no estabelecimento sob consignação. As opções disponíveis são:

  • Médio: a valorização será efetuada com base no valor do custo médio do item.

  • Informado: a valorização será efetuada no momento da atualização da nota fiscal e os movimentos de estoque já serão valorizados. Durante o cálculo e descalculo do médio essas notas não serão valorizadas.

Nota
titleNota:

As notas fiscais de reajuste de preço de consignação ao informado, geram um movimento de estoque com o valor que está sendo reajustado (custo).

Validar Contas ContábeisQuando assinalado, indica que o módulo de recebimento passará a apresentar a validação mais detalhadas referente as contas contábeis, na atualização do documento fiscal.

Item Agregado

Quando assinalado, indica que o código referente ao item na entrada dos agregados em retorno de beneficiamento será solicitado no momento da digitação da nota fiscal.

Informações
titleImportante:

O item informado sempre terá que ser de controle débito direto.

Recebe com Variação

Quando assinalado, indica que esse usuário tem permissão para receber itens com variação de quantidade e/ou valor em relação à ordem de compra. O percentual e a quantidade de variação, que pode ser recebida pelo usuário, é parametrizada por intermédio do programa Manutenção Itens Recebimento (RE0106).

Para mais detalhes, verificar o conceito Variação de Quantidade e Valor no Recebimento.

Pedido Outro Fornec

Quando assinalado, indica que na entrada ou digitação da nota fiscal, serão recebidos os pedidos de um fornecedor que não seja o indicado no pedido de compra original.

Nota
titleNota:

Nos campos Pedido Outro Fornec e Pedido mesma Matriz Fornec, somente um ou nenhum dos campos podem estar assinalados simultaneamente. Caso assinalado um deles, o sistema desmarca automaticamente o outro.

Pedido mesma Matriz Fornec

Quando assinalado, indica que na entrada ou digitação da nota fiscal, serão recebidos pedidos de um fornecedor que não seja o indicado no pedido de compra original, no entanto, com a restrição de que o fornecedor do pedido seja da mesma matriz do fornecedor da nota fiscal.

Nota
titleNota:

A matriz do fornecedor é cadastrada na Manutenção de Fornecedores (CD0401).

Nos campos Pedido Outro Fornec e Pedido mesma Matriz Fornec, somente um ou nenhum dos campos podem estar assinalados simultaneamente. Caso assinalado um deles, o sistema desmarca automaticamente o outro.

Consiste Preço Unit

Quando assinalado, indica que o preço unitário será consistido no momento da atualização da nota fiscal.

Pede Esp Fiscal

Quando assinalado, indica que o usuário tem permissão para alterar a espécie fiscal do documento no momento da digitação da nota fiscal no programa Manutenção de Documentos (RE1001).

Descto Item

Quando assinalado, indica que o desconto para os itens da nota fiscal será solicitado no momento da digitação da nota fiscal.

Encerra Parcelas Compras

Quando assinalado, indica que o usuário pode encerrar as parcelas de compra que estão sendo recebidas.

Seq

Quando assinalado, indica que será permitida a modificação da numeração sequencial, durante a digitação da nota, para facilitar acertos.

Pede Unidade Negócio

Quando assinalado, indica que será permitida a modificação da unidade de negócio.

Reabre Parc Compras

Quando assinalado, indica que será permitida a reabertura do pedido de compra.

Desatualizar Lancto GFE

Quando assinalado, indica que será permitida a desatualização dos documentos (RE0402) com origem Gestão de Frete Embarcador (GFE).

Informações
titleImportante:

Essa validação é exclusiva para documentos com origem no GFE. Os demais documentos seguem as regras já existentes.

Contrato LeasingQuando assinalado, indica que será habilitado os campos de "Arrendador" e "Contrato Leasing" no programa RE1001a1 - Modifica Documento aba "Docum II".

Geração Nota Crédito AP

Quando assinalado, indica que serão geradas notas de crédito no Contas a Pagar, quando da implantação de devolução a fornecedor.

Nota
titleNota:

Na integração com o Contas a Pagar, as notas de Crédito se convertem em antecipações por não terem um vínculo.

Utiliza Config Trib Impostos Retidos

Quando assinalado, determina a intenção de utilizar o Configurador de Tributos para sugestão dos impostos retidos e taxados.

Caso não assinalado, o sistema deixa de utilizar o Configurador de Tributos, mas continuará sugerindo os impostos retidos conforme parametrização realizada no Fornecedor Financeiro, desde que o parâmetro Sugere Imposto Retido Duplicata.

Nota
titleNota:

Esse campo somente é habilitado, quando nos Parâmetros do Recebimento (RE0103), estiver assinalado o parâmetro Sugere Imposto Retido Duplicada.

Manut Parâmetros Usuário Recebimento – Pasta Parâmetros 5

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar as informações dos usuários do Recebimento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Permissão Documentos de Usuários

Selecionar os tipos de documentos a serem implementados/manutenidos. Os parâmetros de permissões disponíveis são:

  • Ftf: quando selecionado, permite efetuar a implementação/manutenção de faturas no recebimento.

  • Remisn: quando selecionado, permite efetuar a implementação/manutenção de remitos no recebimento.

  • Ambos: quando selecionado, permite efetuar a implementação/manutenção de ambos no recebimento.

Nota
titleNota:

O processo de documentos para fornecedor temporário exige a entrada concomitante da nota fiscal, ou seja, somente serão aceitos documentos de entrada de materiais junto às suas 
respectivas faturas. Portanto, quando se utilizar esse processo, esse atributo deve estar parametrizado como Ambos ou Nota Fiscal Fatura.

Permissões de RMA

Selecionar os tipos de permissões de retorno de mercadorias a serem implementados/manutenidos. Os parâmetros de permissões disponíveis são:

  • Atualizar Quantidades: quando selecionado, permite efetuar a implementação/manutenção das quantidades nos retornos de mercadorias.

  • Atualizar RMA: quando selecionado, permite efetuar a implementação/manutenção no retorno de mercadorias.

  • Estornar Comissões: quando selecionado, permite efetuar o estorno de comissões no retorno de mercadorias.

Ajusta Preço Total

Quando assinalado, permite efetuar ajustes no valor total do documento.

Atualiza Estoque Conciliação Faturas

Quando assinalado, permite efetuar atualização do estoque na reconciliação do documento.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapConversor

Parâmetros Conversor Nota Fiscal Eletrônica

Visão Geral do Programa

Atualizar no Conversor de Notas Fiscais eletrônica de entrada os parâmetros e padrões a serem utilizados nas rotinas referentes a recepção de NF-e.

Manutenção Parâmetros Conversor Nota Fiscal Eletrônica

Objetivo:

Permitir atualizar os parâmetros e padrões a serem utilizados nas rotinas referentes a recepção de NF-e.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Impostos Retidos

Quando acionado, apresenta a tela os campos para configuração dos impostos retidos quando selecionada a opção Arquivo XML.


Sugestões, Traduções e Bloqueios:

Campo:

Descrição:

Sugere Classificação Fiscal do Item

Caso marcado, será assumida a classificação do cadastro item no momento da importação do XML.

Sugere Depósito/Localização do Item

Caso marcado, será sugerido o depósito e a localização do cadastro do item. Essa sugestão será feita no momento de importar o XML. Também, se alterado o item manualmente no RE0118A, ao dar um TAB no campo do item será feita a sugestão e também caso selecionado o botão "De-Para" no RE0118.

Alterar Data Transação Automat. na Geração

Ao gerar o documento, tanto para o físico como para o fiscal, se o parâmetro estiver marcado, será assumida a data do dia que foi feita a transação da nota.

Relacionar Item Fornecedor

Se esse parâmetro estiver marcado, ao clicar no botão de "Salvar" no RE0118A, caso o item x fornecedor não possua relacionamento cadastrado no CC0105, o sistema irá criar o relacionamento automaticamente.

Traduz Observação do XML

Esse parâmetro é validado no momento da importação do XML e se não estiver marcado, irá gerar as informações adicionais e informações complementares em branco. Caso esteja marcado, será assumida a informação do XML.

Bloquear Item Branco

Caso estiver marcado, no momento da geração da nota tanto no físico como no fiscal, estando o item em branco, não permitirá a geração da nota. 

Bloquear Geração NF Cancelada

Permite indicar se a geração de documento referente à nota fiscal cancelada deve ou não ser bloqueada.

Habilita Item

Permite indicar se será ou não permitida a alteração do item traduzido na tela de manutenção de itens no conversor.

FIFO na importação do XMLPermite que seja possível na importação de XML selecionar automaticamente ordens de compra por FIFO utilizando como base a TAG xPed/nItemPed do XML da NF-e.
Recebe na TAG xPed (NF-e)

Permite indicar se o sistema entenderá a leitura da TAG xPed como Pedido de Compra ou Ordem de Compra.

Por padrão, essa informação vem configurada como Pedido de Compra.

Quando parametrizado como "Ordem Compra", o fornecedor deverá no momento de emissão da NF-e enviar na TAG xPed o conteúdo referente à ordem de compra.

Informações
titleImportante:

Ao escolher por parametrizar a leitura da TAG "xPed" como Ordem Compra, a leitura da TAG "nItemPed" será ignorada.


Geração Documento Físico:

Campo:

Descrição:

Valida Chave de Acesso

Em tela, existem dois pontos de habilitar a validação da chave de acesso: na geração do documento fiscal e na geração do documento físico.


Conhecimento de Transporte Eletrônico:

Campo:

Descrição:

Habilita CT-e

Permite indicar se o conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) está ou não habilitado para utilização.

Nota
titleNota:

Este parâmetro somente estará habilitado se não houver nenhum CT-e pendente de processamento, ou seja, com situação igual a 2 (Nota com erro de negócio) ou 9 (Em validação).

Caso o parâmetro Frete Embarcador Multiplataforma (TotvsGFE) esteja assinalado no programa Atualização de Parâmetros Global (CD0101), esse parâmetro não será habilitado para manutenção. Caso possua o produto Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), a integração de CT-e é realizada diretamente no ERP Protheus.


Diretório para Leitura / Importação de XMLs:

Campo:

Descrição:

Diretório para Leitura/Importação de  XMLs

Inserir o diretório onde são armazenados os XMLs recebidos dos fornecedores que devem ser importados para o sistema e enviados para validação da Neogrid.

Nota
titleNota:

Esse parâmetro é utilizado pelo programa Importação NF-e/CT-e/NFS-e (RE0517)


Nota Fiscal de Serviço Eletrônica:

Campo:

Descrição:

Habilita NFS-e

Permite indicar se a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) está ou não habilitada para utilização.

Nota
titleNota:

Este parâmetro somente estará habilitado se não houver NFS-e pendente de processamento, isto é, não pode haver NFS-e com situação igual a 2 (Nota com Erro de Negócio).

Geração de Duplicata NFS-e

Permite indicar que no momento da geração da nota no recebimento, caso a natureza de operação esteja parametrizada para gerar duplicatas, elas serão geradas automaticamente conforme regras do Recebimento.

Geração de Impostos Conforme: Arquivo XML/Recebimento

Permite indicar a forma como os impostos serão gerados no recebimento, conforme os dados do XML ou conforme as regras de recebimento.

Nota
titleNota:

Caso seja informada a opção Arquivo XML, os impostos retidos serão gerados nas duplicatas conforme valores que constam no arquivo XML enviado pelo fornecedor.
Caso seja informada a opção Recebimento, os impostos retidos serão gerados conforme regras do recebimento.

Impostos Retidos

Objetivo:

Permitir informar os códigos correspondentes para cada imposto retido quando selecionado Geração de Impostos Conforme XML.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Cód. Imposto (PIS)

Inserir o código do imposto do Programa de Integração Social conforme a tabela de cadastro de impostos (CD0182).

Espécie (PIS)

Inserir a espécie que será utilizada na geração do título a pagar referente ao Programa de Integração Social. A espécie informada deve estar cadastrada no programa Espécies Documento AP (CD1502).

Cód. Retenção (PIS)

Inserir o código de retenção referente ao Programa de Integração Social. A retenção informada deve estar cadastrada no módulo Contas a Pagar.

Cód. Imposto (COFINS)

Inserir o código do imposto de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social conforme a tabela de cadastro de impostos (CD0182).

Espécie (COFINS)

Inserir a espécie que será utilizada na geração do título a pagar referente a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. A espécie informada deve estar cadastrada no programa Espécies Documento AP (CD1502).

Cód. Retenção (COFINS)

Inserir o código de retenção referente a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. A retenção informada deve estar cadastrada no módulo Contas a Pagar.

Cód. Imposto (IR)

Inserir o código do imposto de Renda conforme a tabela de cadastro de impostos (CD0182).

Espécie (IR)

Inserir a espécie que será utilizada na geração do título a pagar referente ao Imposto de Renda. A espécie informada deve estar cadastrada no programa Espécies Documento AP (CD1502).

Cód. Retenção (IR)

Inserir o código de retenção referente ao Imposto de Renda. A retenção informada deve estar cadastrada no módulo Contas a Pagar.

Cód. Imposto (CSLL)

Inserir o código do imposto de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido conforme a tabela de cadastro de impostos (CD0182).

Espécie (CSLL)

Inserir a espécie que será utilizada na geração do título a pagar referente a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. A espécie informada deve estar cadastrada no programa Espécies Documento AP (CD1502).

Cód. Retenção (CSLL)

Inserir o código de retenção referente a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. A retenção informada deve estar cadastrada no módulo Contas a Pagar.

Cód. Imposto (INSS)

Inserir o código do imposto de Contribuição à Previdência Social conforme a tabela de cadastro de impostos (CD0182).

Espécie (INSS)

Inserir a espécie que será utilizada na geração do título a pagar referente ao Imposto de Contribuição à Previdência Social. A espécie informada deve estar cadastrada no programa Espécies Documento AP (CD1502).

Cód. Retenção (INSS)

Inserir o código de retenção referente ao Imposto de Contribuição à Previdência Social. A retenção informada deve estar cadastrada no módulo Contas a Pagar.

Cód. Imposto (ISS)

Inserir o código do imposto Sobre Serviços conforme a tabela de cadastro de impostos (CD0182).

Espécie (ISS)

Inserir a espécie que será utilizada na geração do título a pagar referente ao Imposto Sobre Serviços. A espécie informada deve estar cadastrada no programa Espécies Documento AP (CD1502).

Cód. Retenção (ISS)

Inserir o código de retenção referente ao Imposto Sobre Serviços. A retenção informada deve estar cadastrada no módulo Contas a Pagar.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapManifestacao

Parâmetros Manifestação Destinatário

Visão Geral do Programa

Permite a gravação das parametrizações de emissão da manifestação do destinatário para configuração do TSS e definição de regras para realizar esse processo no Recebimento definido por Estabelecimento.

Alteração Paramêtros Manifestação Destinatário

Objetivo da tela:

Permitir a gravação das parametrizações de emissão da manifestação do destinatário para configuração do TSS e definição de regras para realizar esse processo no Recebimento definido por Estabelecimento.


Estabelecimento:

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento.


Configuração Ambiente:

Campo:

Descrição:

Ambiente

Assinalar se a manifestação de destinatário será realizada em base de Homologação ou Produção do SEFAZ.

Nota
titleNota:

Esse parâmetro controla apenas a manifestação, não possuindo vínculo com o parâmetro ambiente da Manutenção de Estabelecimento (CD0403), no qual define a regra para Emissão da NF-e.

Esse campo será desabilitado quando estiver parametrizado para a integração com o TOTVS Colaboração 2.0 no programa CD0360. E essa configuração passa a ser realizada no Manutenção de Estabelecimento (CD0403).

Versão

Inserir a versão que será utilizada no processo da manifestação do destinatário.

Nota
titleNota:

Da mesma forma como o campo Ambiente, essa informação é apenas para controle da manifestação, não possuindo vinculo com a versão NF-e definida na Manutenção de Estabelecimento (CD0403).


Atualizações:

Campo:

Descrição:

Último NSU

Apresenta o último NSU informado na sincronização pelo sistema.

Usuário Última AlteraçãoEste campo mostra o ultimo usuário que realizou a sincronização da manifestação. Deixa registrado o código do usuário, data e hora.



Processos:

Campo:

Descrição:

Realização Manifestação Destinatário Manual

Quando assinalado, determina a validação com relação à atualização da manifestação no recebimento manualmente.

Caso esteja assinalado este parâmetro e o usuário tenha permissão para realizar esse processo no programa Parâmetros dos Usuários do Recebimento (RE0101) no campo Atualiza Manifestação Destinatário, será possível digitar manualmente a chave NF-e e a situação da manifestação do documento.

Também determina ao sistema que o usuário poderá por intermédio do Monitor da Manifestação Destinatário (RE0709), botão Realiza Manifest, digitar manualmente a chave NF-e e a situação de manifestação do documento.

Realiza Manifestação Automática pelo RecebimentoQuando marcado o parâmetro "Realiza Manifestação pelo Recebimento" será feito a manifestação de forma automática e essa manifestação deporá ser gerada com o Status de Operação confirmada ou Ciência da Emissão


Diretório:

Campo:

Descrição:

Diretório para Salvar o Download do XML

Inserir o diretório padrão para a geração do XML ao disparar o evento de Download do XML.

Nota
titleNota:

 O diretório informado nesse campo não estará mais disponível para realizar o download do XML da MD-e do ERP, quando estiver parametrizado para a integração com o TOTVS Colaboração 2.0. O download deverá ser realizado pelo Portal Fiscal da Neogrid.



Diretório para Salvar o Download do XML

Inserir o diretório padrão para a geração do XML ao disparar o evento de Download do XML.

Nota
titleNota:

 O diretório informado nesse campo não estará mais disponível para realizar o download do XML da MD-e do ERP, quando estiver parametrizado para a integração com o TOTVS Colaboração 2.0. O download deverá ser realizado pelo Portal Fiscal da Neogrid.

Campo:

Descrição:

Número Seq Único

Inserir o último número sequencial único (NSU) recebido pelo SEFAZ na integração dos documentos emitidos contra o CNPJ do destinatário. Esse número será recebido pelo SEFAZ ao realizar qualquer consulta pelo evento de integração de documentos.

Nota
titleNota:

Caso o destinatário não tenha realizado consulta na base do SEFAZ, deverá ser cadastrado 0 (zero), no entanto, depois da primeira sincronização dos documentos sempre será enviado na consulta o número do último NSU recebido.

Realização Manif Dest Manual

Quando assinalado, determina a validação com relação à atualização da manifestação no recebimento manualmente.

Caso esteja assinalado este parâmetro e o usuário tenha permissão para realizar esse processo no programa Parâmetros dos Usuários do Recebimento (RE0101) no campo Atualiza Manifestação Destinatário, será possível digitar manualmente a chave NF-e e a situação da manifestação do documento.

Também determina ao sistema que o usuário poderá por intermédio do Monitor da Manifestação Destinatário (RE0709), botão Realiza Manifest, digitar manualmente a chave NF-e e a situação de manifestação do documento.

Diretório para Salvar o Download do XML

Inserir o diretório padrão para a geração do XML ao disparar o evento de Download do XML.

Nota
titleNota:

 O diretório informado nesse campo não estará mais disponível para realizar o download do XML da MD-e do ERP, quando estiver parametrizado para a integração com o TOTVS Colaboração 2.0. O download deverá ser realizado pelo Portal Fiscal da Neogrid.



Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapFamilia

Manutenção Famílias para Recebimento - RE0105

Visão Geral do Programa

Realizar a manutenção e atualização de informações referente às famílias previamente cadastradas nos módulos Engenharia ou Compras a serem utilizadas pelo Recebimento.

Manutenção Família Recebimento

Objetivo da tela:

Permitir realizar a manutenção e atualização de informações referente às famílias previamente cadastradas nos módulos Engenharia ou Compras a serem utilizadas pelo Recebimento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Exportar

Quando acionado, é apresentada a tela Exportação Dados da Família (CD0134A).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Classificação Fiscal

Selecionar o código correspondente à classificação da família de materiais informada.

 Código Tributação ICMS

Selecionar a opção correspondente à forma de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos itens da família de materiais informada. As opções disponíveis são:

  • Tributado.
  • Isento.
  • Outros.
  • Reduzido.
  • Diferido.
Tributação Imp

Selecionar a opção correspondente à forma de tributação do Imposto dos itens da família de materiais informada. As opções disponíveis são:

  • Tributado.
  • Isento.
  • Outros.
  • Reduzido.
  • Diferido.
Código Tributação IPI

Selecionar a opção correspondente à forma de tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos itens da família de materiais informada. As opções disponíveis são:

  • Tributado.
  • Isento.
  • Outros.
  • Reduzido.
Tributação Imp

Selecionar a opção correspondente à forma de tributação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dos itens da família de materiais informada. As opções disponíveis são:

  • Tributado.
  • Isento.
  • Outros.
  • Reduzido.
Código Tributação ISS

Selecionar a opção correspondente à forma de tributação do Imposto sobre Serviços (ISS) dos itens da família de materiais informada. As opções disponíveis são:

  • Tributado.
  • Isento.
  • Outros.
  • Reduzido.
Tributação Imp

Selecionar a opção correspondente à forma de tributação do Imposto sobre Serviços dos itens da família de materiais informada. As opções disponíveis são:

  • Tributado.
  • Isento.
  • Outros.
  • Reduzido.
Família IPI

Selecionar o código da família correspondente à alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do item informado.

Limite Var Quantidade

Inserir a quantidade permitida para a variação de quantidade dos itens da nota fiscal, em relação ao pedido de compra. Essa quantidade será apresentada como padrão para o item quando do cadastro do relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações constantes nesse campo serão utilizadas somente pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Limite Var Valor

Inserir o valor permitido para a variação de valor dos itens da nota fiscal em relação ao pedido de compra. Esse valor será apresentado como padrão para o item quando do cadastro do relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações constantes nesse campo serão utilizadas somente pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Variação Valor Maior RE

Inserir o percentual de variação de valor para a família de materiais dos itens da nota fiscal recebida com relação ao pedido de compra. Esse percentual será apresentado como padrão para o item da família quando do cadastro do relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações constantes nesse campo serão utilizadas somente pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Variação Quant RE

Inserir o percentual de variação de quantidade para a família de materiais dos itens da nota fiscal recebida com relação ao pedido de compra. Esse percentual será apresentado como padrão para o item da família quando do cadastro do relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações constantes nesse campo serão utilizadas somente pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Impto RF

Inserir o código do imposto RF para Recebimento.

Exportação Dados Família

Objetivo da tela:

Permitir a exportação dos dados da família.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Marca

Quando acionado, será relacionado (individualmente) o estabelecimento para o qual serão exportados os dados da família selecionada. Após relacionado, o estabelecimento será identificado com um asterisco (*) no campo Exp, localizado ao lado do campo Est, indicando que ele se encontra disponível para a exportação.

Informações
titleImportante:

Caso o estabelecimento esteja selecionado, o botão permitirá desfazer o relacionamento.

InverteQuando acionado, serão relacionados os estabelecimentos apresentados na tela, para os quais será realizada a exportação dos dados da família.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Exporta Com Confirmação?

Quando selecionado, é apresentada a tela Exportação com Confirmação (CD0134B), a qual apresenta as diferenças / alterações realizadas nos itens da família selecionada.

 Exporta apenas os campos alterados?

Quando selecionado, indica que serão exportados somente os campos alterados da família selecionada.
Exporta conforme conteúdo anterior?

Quando selecionado, indica que as informações alteradas serão comparadas com as existentes no sistema, exportando somente as novas alterações da família.

Exporta para os itens?Quando selecionado, indica que serão exportados os dados existentes na família selecionada para os itens do recebimento (RE0106).
Exporta para família Estabelecimento?Quando selecionado, indica que serão exportados os dados existentes na família selecionada para o relacionamento Família x Estab. Recebimento (RE0114), considerando a seleção dos campos Exporta apenas os campos alterados e / ou Exporta conforme conteúdo anterior.
Exporta para os itens Estabelecimento?

Quando selecionado, indica que serão exportados os dados existentes na família selecionada para os Itens x Estab. Recebimento (RE0115), considerando a seleção dos campos Exporta apenas os campos alterados e / ou Exporta conforme conteúdo anterior.

Informações
titleImportante:

Esse campo será habilitado sempre que o campo Exporta para os Itens estiver selecionado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapItem

Editar Itens para Recebimento

Visão Geral do Programa

Permitir a manutenção dos itens cadastrados por intermédio da Implantação de Itens (CD0204) a serem utilizados no módulo Recebimento.

Editar Itens Recebimento - Pasta Dados Gerais

Objetivo da tela:

Permitir a manutenção dos itens cadastrados por intermédio da Implantação de Itens (CD0204) a serem utilizados no módulo Recebimento.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Aba:

Descrição:

Parâmetros

Quando selecionado, é apresentada a os campos para edição do item recebimento.

EstabelecimentoQuando selecionado, é apresentada quais estabelecimentos o item está relacionado.


Parâmetros:

Variação

Campo:

Descrição

Limite Variação em Quantidade

 Inserir a quantidade permitida para a variação de quantidade dos itens da nota fiscal, em relação ao pedido de compra. Essa quantidade será apresentada como padrão para o item quando do cadastro do relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações desse campo somente serão utilizadas pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Percentual Variação Quantidade

Inserir o percentual de limite de variação de quantidade dos itens da nota fiscal em relação ao pedido de compra. Esse percentual será apresentado como padrão para o item quando do cadastro o relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações desse campo somente serão utilizadas pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando os outros módulos.

Limite Variação em Valor

 Inserir o valor permitido para a variação de valor dos itens da nota fiscal em relação ao pedido de compra. Esse valor será apresentado como padrão para o item quando do cadastro do relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações desse campo somente serão utilizadas pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Percentual Variação Valor Á Maior 

Inserir o percentual de variação de valor dos itens da nota fiscal em relação ao pedido de compra. Esse percentual será apresentado como padrão para o item quando do cadastro o relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações desse campo somente serão utilizadas pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Variação
Fiscal

Campo:

Descrição

Limite Variação em Quantidade

 Inserir a quantidade permitida para a variação de quantidade dos itens da nota fiscal, em relação ao pedido de compra. Essa quantidade será apresentada como padrão para o item quando do cadastro do relacionamento do item com o estabelecimento.

Informações
titleImportante:

As informações desse campo somente serão utilizadas pelo Recebimento, controlando uma possível variação para o recebimento de um pedido de compra, não influenciando outros módulos.

Classificação Fiscal

Selecionar o código da classificação fiscal correspondente ao item selecionado. Será apresentada ao lado a descrição da classificação fiscal selecionada.

Nota
titleNota:

O código apresentado corresponde ao informado no cadastro do item, quando da entrada das notas fiscais.

Código Serviço

Informar o tipo de serviço quando o item for utilizado em uma nota de Serviço. As opções disponíveis são:

01

Limpeza, conservação ou zeladoria

02

Vigilância ou segurança

03

Construção civil

04

Serviços de natureza rural

05

Digitação

06

Preparação de dados para processamento

07

Acabamento

08

Embalagem

09

Acondicionamento

10

Cobrança

11

Coleta ou reciclagem de lixo ouo de resíduos

12

Copa

13

Hotelaria

14

Corte ou ligação de serviços públicos

15

Distribuição

16

Treinamento e ensino

17

Entrega de contas e de documentos

18

Ligação de medidores

19

Leitura de medidores

20

Manutenção de instalações de máquinas ou de equipamentos

21

Montagem

22

Operação de máquinas, de equipamentos e de veículos

23

Operação de pedágio ou de terminal de transporte

24

Operação de transporte de passageiros

25

Portaria, recepção ou ascensorista

26

Recepção, triagem ou movimentação de materiais

27

Promoção de vendas ou de eventos

28

Secretaria e expediente

29

Saúde

30

Telefonia ou telemarketing

31

Trabalho temporário na forma da Lei nº6.019, de janeiro de 1974

Nota
titleNota:
Essa informação é obrigatório para o envio das informações ao EFD-REINF.
Natureza Rendimento

Image Modified

Relacionar o código da natureza de rendimento ao item.

Nota
titleNota:
Essa informação é obrigatório para o envio das informações ao EFD-REINF.
Tributação ICMS

Image Modified

Selecionar o tipo de tratamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação ao item constante na nota fiscal emitida.

As opções disponíveis são:

  • Tributado: Nas saídas tributadas e nas entradas com direito a crédito.
  • Isento: Saídas isentas de tributação e nas entradas sem direito a crédito.
  • Outros: Nas saídas não tributadas, em que o imposto é diferido ou suspenso, amparado na legislação.
  • Reduzido: Nas saídas tributadas, com redução na base de cálculo e nas entradas com igual tratamento tributário. Ambas as operações são favorecidas com beneficio fiscal.
  • Diferido: O imposto, amparado na legislação, não será lançado. O mesmo vai para o Estoque como Outros e para Obrigações Fiscais como Tributado.

Informações
titleImportante:

Imposto Suspenso: trata-se de um benefício fiscal, o qual consiste no lançamento de impostos em determinadas operações com uma data específica para o término da suspensão.

Imposto Diferido: trata-se de um benefício fiscal, o qual consiste no lançamento de impostos em determinadas operações sem uma data determinada para sua finalização.

 Alíquota IPI
 Image Modified

Inserir o percentual de alíquota a ser considerada quando do cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre o item cadastrado.

Informações
titleImportante:

Essa alíquota será utilizada quando no usuário do recebimento a origem for do item.

Família IPI

Image Modified

Selecionar o código da família correspondente à alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do item informado.

ISS
Tributação ISS

Image Modified

Selecionar o tipo de tratamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) em relação ao item constante na nota fiscal emitida. As opções disponíveis são:

  • Tributado: Nas saídas tributadas e nas entradas com direito a crédito;
  • Isento: Nas saídas isentas de tributação e nas entradas sem direito a crédito;
  • Outros: Nas (outras) saídas não tributadas em que o imposto é diferido ou suspenso, com amparo na legislação;
  • Reduzido: Nas saídas tributadas, com redução na base de cálculo e nas entradas com igual tratamento tributário.
Alíquota ISS
 Image Modified

Inserir o percentual de alíquota a ser considerada quando do cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS) incidente sobre o item cadastrado.

Informações
titleImportante:

É importante destacar que a tributação para o ISS deve ser somente Isento ou Outros.

PIS

Origem Tributácão (PIS)

Selecionar a origem da alíquota do Programa de Integração Social (PIS) a ser utilizada pela nota fiscal de entrada. As opções disponíveis são:

  • Item: Quando selecionado, indica que será utilizada a alíquota definida no campo Alíquota PIS dessa função. Para importação será utilizada a alíquota definida no campo % Externo dessa função.
  • Natureza: Quando selecionada, indica que será utilizada a alíquota definida por intermédio do programa Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606), pasta Outros.
Calcula PIS por Unidade

Quando assinalado, o cálculo dos tributos será realizado pela multiplicação do valor unitário pela quantidade do item. Ao integrar com Obrigações Fiscais, os valores de alíquota e base de cálculo são zerados.

Quando não assinalado, o cálculo do tributo é realizado pela aplicação da alíquota sobre a base de cálculo, independente do Fornecedor estar parametrizado para Calcular PIS por Unidade. Ao integrar com Obrigações Fiscais, são levados os valores de alíquota e base de cálculo.

Alíquota (PIS)

Inserir o percentual de alíquota a ser utilizada quando do recebimento de materiais, por intermédio do programa Manutenção de Documentos (RE1001), caso o campo Origem Alíquota PIS estiver selecionado como Item.

Nota
titleNota:

Nesse campo pode ser informado um valor com até 4 casas decimais para atender o artigo oitavo da Lei 10.925/2004, com redação dada pela Lei 11.051/2004 tem direito a crédito presumido do PIS e COFINS as Pessoas Jurídicas que adquirem a matéria prima diretamente do produto rural. E as alíquotas de PIS e COFINS nesse caso possuem mais de 2 casas decimais.

Exemplo de alíquotas:

PIS = 0,5775%

% Redução PIS

Inserir o percentual de redução da base se cálculo do PIS.

Nota
titleNota:

A redução da base de cálculo somente é efetuada quando o código de tributação desse imposto estiver definido como Reduzido ou Outros.

Base Unit PIS SubstInserir a base unitária do PIS substituto.
COFINS
Origem Tributação (COFINS)

Selecionar a origem da alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) a ser utilizada pela nota fiscal de entrada. As opções disponíveis são:

  • Item: Quando selecionado, indica que será utilizada a alíquota definida no campo Alíquota COFINS dessa função. Para importação será utilizada a alíquota definida no campo % Externo dessa função.
  • Natureza: Quando selecionada, indica que será utilizada a alíquota definida por intermédio do programa Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606), pasta Outros.
Calcula COFINS por Unidade

Quando assinalado, o cálculo dos tributos será realizado pela multiplicação do valor unitário pela quantidade do item. Ao integrar com Obrigações Fiscais, os valores de alíquota e base de cálculo são zerados.

Quando não assinalado, o cálculo do tributo é realizado pela aplicação da alíquota sobre a base de cálculo, independente do Fornecedor estar parametrizado para Calcular COFINS por Unidade. Ao integrar com Obrigações Fiscais, são levados os valores de alíquota e base de cálculo.

Valor Unit (COFINS)

Inserir o valor unitário do crédito COFINS.

Informações
titleImportante:

Esse valor será utilizado em situações nas quais ocorrerá crédito das contribuições de COFINS por unidade do produto.

O crédito de COFINS por unidade aplica-se a empresas do ramo de bebidas e embalagens.

% Redução COFINS

Inserir o percentual de redução da base se cálculo da COFINS.

Nota
titleNota:

A redução da base de cálculo somente é efetuada quando o código de tributação desse imposto estiver definido como Reduzido ou Outros.

Base Unit COFINS SubstInserir a base unitária do COFINS substituto.
SEFAZ AM

Índice Cod. Geral Produto

Selecionar o índice do código geral do produto para a geração dos arquivos XML da Matriz Nacional e Declaração Mensal. As opções disponíveis são:

  • NCM.
  • EAN.
  • GTIM.
  • ANP.

Cod. Tribut. ICMS

Selecionar o código de tributação do ICMS para a geração dos arquivos XML da Matriz Nacional e Declaração Mensal.

Nota
titleNota:

O código é pré-cadastrado, a informação da descrição é apresentada de forma resumida, para visualização de todos os caracteres do campo existe uma opção de detalhamento (ícone Lápis) que apresenta uma nova tela com todo o conteúdo do texto cadastrado.

Manutenção Itens Recebimento - Pasta PIS/COFINS

Objetivo da tela:

Permitir informar os detalhes referentes à tributação do PIS/COFINS do item. Os detalhes pertinentes ao cálculo desses impostos estão descritos no conceito Cálculo de PIS e COFINS.

 

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Origem Alíquota (PIS)

Selecionar a origem da alíquota do Programa de Integração Social (PIS) a ser utilizada pela nota fiscal de entrada. As opções disponíveis são:

  • Item: Quando selecionado, indica que será utilizada a alíquota definida no campo Alíquota PIS dessa função. Para importação será utilizada a alíquota definida no campo % Externo dessa função.
  • Natureza: Quando selecionada, indica que será utilizada a alíquota definida por intermédio do programa Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606), pasta Outros.

Alíquota (PIS)

Inserir o percentual de alíquota a ser utilizada quando do recebimento de materiais, por intermédio do programa Manutenção de Documentos (RE1001), caso o campo Origem Alíquota PIS estiver selecionado como Item.

Nota
titleNota:

Nesse campo pode ser informado um valor com até 4 casas decimais para atender o artigo oitavo da Lei 10.925/2004, com redação dada pela Lei 11.051/2004 tem direito a crédito presumido do PIS e COFINS as Pessoas Jurídicas que adquirem a matéria prima diretamente do produto rural. E as alíquotas de PIS e COFINS nesse caso possuem mais de 2 casas decimais.

Exemplo de alíquotas:

PIS = 0,5775%

Calcula PIS por Unidade

Quando assinalado, o cálculo dos tributos será realizado pela multiplicação do valor unitário pela quantidade do item. Ao integrar com Obrigações Fiscais, os valores de alíquota e base de cálculo são zerados.

Quando não assinalado, o cálculo do tributo é realizado pela aplicação da alíquota sobre a base de cálculo, independente do Fornecedor estar parametrizado para Calcular PIS por Unidade. Ao integrar com Obrigações Fiscais, são levados os valores de alíquota e base de cálculo.

Valor Unit (PIS)

Inserir o valor unitário do crédito PIS.

Informações
titleImportante:

Esse valor será utilizado em situações nas quais ocorrerá crédito das contribuições de PIS por unidade do produto.

O crédito de PIS por unidade é aplicado a empresas do ramo de bebidas e embalagens.

% Redução PIS

Inserir o percentual de redução da base se cálculo do PIS.

Nota
titleNota:

A redução da base de cálculo somente é efetuada quando o código de tributação desse imposto estiver definido como Reduzido ou Outros.

Base Unit PIS SubstInserir a base unitária do PIS substituto.
Origem Alíq (COFINS)

Selecionar a origem da alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) a ser utilizada pela nota fiscal de entrada. As opções disponíveis são:

  • Item: Quando selecionado, indica que será utilizada a alíquota definida no campo Alíquota COFINS dessa função. Para importação será utilizada a alíquota definida no campo % Externo dessa função.
  • Natureza: Quando selecionada, indica que será utilizada a alíquota definida por intermédio do programa Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606), pasta Outros.
Alíquota (COFINS)

Inserir o percentual de alíquota a ser utilizada quando do recebimento de materiais, por intermédio do programa Manutenção de Documentos (RE1001), caso o campo Origem Alíq. COFINS estiver selecionado como Item.

Nota
titleNota:

Nesse campo pode ser informado um valor com até 4 casas decimais para atender o artigo oitavo da Lei 10.925/2004, com redação dada pela Lei 11.051/2004 tem direito a crédito presumido do PIS e COFINS as Pessoas Jurídicas que adquirem a matéria prima diretamente do produto rural. E as alíquotas de PIS e COFINS nesse caso possuem mais de 2 casas decimais.
Exemplo de alíquotas:

COFINS = 2,66%

Calcula COFINS por Unidade

Quando assinalado, o cálculo dos tributos será realizado pela multiplicação do valor unitário pela quantidade do item. Ao integrar com Obrigações Fiscais, os valores de alíquota e base de cálculo são zerados.

Quando não assinalado, o cálculo do tributo é realizado pela aplicação da alíquota sobre a base de cálculo, independente do Fornecedor estar parametrizado para Calcular COFINS por Unidade. Ao integrar com Obrigações Fiscais, são levados os valores de alíquota e base de cálculo.

Valor Unit (COFINS)

Inserir o valor unitário do crédito COFINS.

Informações
titleImportante:

Esse valor será utilizado em situações nas quais ocorrerá crédito das contribuições de COFINS por unidade do produto.

O crédito de COFINS por unidade aplica-se a empresas do ramo de bebidas e embalagens.

% Redução COFINS

Inserir o percentual de redução da base se cálculo da COFINS.

Nota
titleNota:

A redução da base de cálculo somente é efetuada quando o código de tributação desse imposto estiver definido como Reduzido ou Outros.

Base Unit COFINS SubstInserir a base unitária do COFINS substituto.

IVA 

Tipo Item 

Indica o tipo de cálculo de imposto do item. As opções disponíveis são:

  • Gravado: serão calculados todos os impostos associados ao item normalmente;
  • No Gravado: o material está livre de qualquer imposto, ou seja, não será aplicado imposto ao item;
  • Isento (de IVA): o item se encontra isento de IVA e de Percepções de IVA, porém serão calculados outros impostos, tais como as percepções de IIBB e outros impostos internos.

Percebe IVA 

Quando o tipo do item for “Gravado”, deverá ser indicado se o item percebe IVA ou não.

Cod Impto Percep IVA 

Indicar o código do imposto de percepção de IVA, indicando a alíquota correspondente, quando o item foi indicado que Percebe IVA.

Redefine em Conciliação 

Indicar se o imposto do item será redefinido no caso de conciliação.

Item Reciclável 

Indicar se este item é um item reciclável.

Cod Item Reciclável 

Para itens recicláveis, indicar o tipo de material reciclável. As opções são: PET, Papel, Papelão, Vidro, Plástico, Materiais Ferrosos, Alumínio, Têxtil ou Outros Materiais Não Ferrosos.

UM Item Reciclável 

Indicar a unidade de medida do item reciclável.




...