Árvore de páginas

Acesse esta página para saber como incluir e manter classificações ou notas comandadas por contrato, a partir da nota comandada do cliente. A nota comandada do contrato também poderá ser equivalente ao que se entende por classificação gerencial ou alternativa do contrato, independentemente ou paralelamente à classificação da operação pelo atraso.

Produto:

Rating

Versões:

Todas

Ocorrência:

 

Ambiente:

 

Passo a passo:

 

Observações:

 

 

No Sistema Rating TOTVS, a partir de uma nota comandada cliente válida e já cadastrada, é possível cadastrar também uma nota comandada para um contrato específico, clicando no botão Família/Modalidade/Contrato, conforme descrito no tópico que trata da nota comandada do cliente. Abaixo, a tela de cadastro da nota comandada contrato:

 

O funcionamento geral do cadastro de nota comandada contrato segue o padrão da comandada cliente, todavia é obviamente necessário indicar a qual contrato do cliente a nota terá efeito:

Sistema OrigemModalidadeContrato: Chave tríplice que identifica o contrato do cliente, tendo em vista que a nota comandada contrato faz sentido apenas se referir um contrato específico. Um duplo clique em qualquer um destes três campos acionará uma janela de seleção que trará os contratos ativos do cliente, onde bastará clicar em "Buscar", selecionar a linha que corresponde ao contrato desejado e depois clicar em "OK".

Classificação Comandada: É a nota de partida comandada propriamente dita.

Início da Validade e Final da Validade: Conforme descrito anteriormente, determinam o prazo de vigência da nota comandada. O início da validade é obrigatório e herdado da comandada cliente "mãe" e o prazo final é opcional.

% provisão adicional: Independentemente da nota comandada, é possível estabelecer um percentual de provisão adicional ao percentual normalmente utilizado. Normalmente, informa-se 0,00 (zero) neste campo.

Bloquear: Ao ativar esta opção, durante o processo de cálculo da classificação do contrato, será assumida a nota informada, mesmo que o eventual atraso do contrato implicar em nota pior. Neste caso, se diz que a nota comandada é bloqueada. Normalmente, esta opção está desativada, de modo que a nota comandada efetivamente funciona como uma classificação de partida, ou seja, o contrato do cliente não terá uma nota melhor do que aquela que foi comandada, todavia nada impedirá que o contrato receba uma nota pior em função do atraso. Com efeito, a comandada não bloqueada respeita claramente as regras do  BCB, ao passo que a comandada bloqueada poderá levar o sistema a ignorar o atraso da operação.

ATENÇÃO: Supondo que a nota comandada do cliente é uma e a nota comandada de um determinado contrato do mesmo cliente é outra, se a nota do contrato é bloqueada, vale a nota comandada do contrato; se a nota comandada do contrato não é bloqueada, vale a pior nota entre a nota do cliente, a nota do contrato ou a nota por atraso, salvo a nota comandada do cliente esteja bloqueada, pois neste último caso valerá a nota comandada do cliente.

Observações: texto livre, opcional, onde o usuário poderá acrescentar qualquer tipo de comentário pertinente.