Árvore de páginas

Impressão de boleto gráfico junto com a impressão do DANFE pelo FT0518

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MFT - Faturamento

Função:

Impressão de boleto gráfico junto com a impressão do DANFE pelo FT0518

Situação/Requisito:

Anteriormente a única forma de impressão de boletos pela empresa usando o módulo Faturamento, era utilizando o formulário de boleto pré-impresso com uma impressora matricial.
Atualmente a utilização de impressora matricial não é prática, a impressão de boletos gráficos tem vantagens como custo, praticidade, possibilidade de personalização do boleto e permitir o envio do documento por meio eletrônico.

Solução/Implementação:

O programa Emissor de DANFE (FT0518) foi alterado com a inclusão do parâmetro "Imprimir Boleto junto com a DANFE", o qual permite indicar se a impressão do boleto deve ser feita de forma gráfica junto com a impressão da DANFE.

Atualmente esse parâmetro está disponível apenas para os bancos: BB (Banco do Brasil), Banco Santander e Banco Safra, especificamente para o banco Santander, este parâmetro estará selecionado de forma fixa, porque não existe impressão de boleto pré-impresso para este banco.

Quando a impressão do boleto estiver sendo feita de forma gráfica, o programa irá gerar a DANFE normalmente e em seguida serão gerados os boletos gráficos de cada parcela da nota-fiscal.

A impressão dos boletos gráficos é baseada em arquivos de template no formato RTF, localizados na pasta layout do produto, os templates usados são: boleto-001.rft(BB), boleto-033.rtf (Banco Santander), boleto-422.rtf (Banco Safra), estes templates podem ser personalizados com um editor de documentos de preferência.

Para imprimir o código de Barras do boleto, é necessário a instalação da fonte Code2of5.ttf localizada no diretório interfac\bcodefont, esta fonte é necessária no computador que irá imprimir o boleto e caso for feita a personalização do template.

O boleto gráfico permite que seja reimpresso diversas vezes, o número do banco (nosso número) será gravado na tabela de duplicatas da nota-fiscal no ERP apenas na primeira impressão do boleto. O número do banco (nosso número) é configurado pelo cadastro do portador (CD0901) e será incrementado automaticamente, sempre que for impresso um boleto para uma duplicata da nota fiscal pela primeira vez.

Para os campos do boleto serem impressos corretamente, é importante que o cadastro do portador (CD0901) esteja com as seguintes informações cadastradas corretamente:

  • Agência
  • Conta Corrente
  • Emite Bloqueto: pela empresa
  • Número do último Bloqueto (nosso número do boleto)
  • Código Febraban(Sistema Bancário)
  • Código Carteira
  • Número do Convenio (Banco do Brasil)
  • Código Cedente (Banco Santander)

 

Banco do Brasil:

Conforme o manual: http://www.bb.com.br/docs/pub/emp/empl/dwn/Doc5175Bloqueto.pdf
O campo livre do código de barras e linha digitável possui formatos diferentes, para convênios de 4, 6 ou mais posições, basta cadastrar o número do convênio sem pontuação e complementar com zeros a esquerda para o convênio ficar com o número de posições correto.
Para usar o campo livre no padrão de cobrança sem registro, o número do último bloqueto deverá ser um número maior ou igual 1000000000 (10 posições), nesse caso será assumida a carteira 21 independente do que estiver no cadastro do portador.

Banco Santander:
Não possuem formatos diferenciados de acordo com a carteira.

Banco Safra:
Para a correta integração com o banco os campos da agência e conta corrente do portador deverão ser exatamente o que o banco atribuiu para a empresa, agência com 5 dígitos e conta com 9 dígitos. A impressão não trata a forma de Cobrança Express (Sem registro) nem cobrança com banco correspondente.

O layout dos Boletos será impresso conforme a convenção, disponível no site do febraban:

https://www.febraban.org.br/7Rof7SWg6qmyvwJcFwF7I0aSDf9jyV/sitefebraban/Conven%E7%E3o%20Cobran%E7a.pdf

 

 Requisito (ISSUE): MANDIS01-70/MANDIS01-297