Árvore de páginas

Ficha de Extração - Comercial - Devolução de Vendas

Área:Comercial
Assunto:Devolução de Vendas
Programa Extrator:ems2_bi_hl6.r
Programa de Parâmetros: bfp001ab.r
Tabela Destino:HL6
Versões ERP Suportadas: EMS 2.06b / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: É utilizada como base para extração somente a data de devolução das notas fiscais. Portanto, todos os tipos de notas fiscais são extraídos nesta fase.

Regras Padrões de Negócio:

Pais, Estado e Cidade: estas informações são extraídas da nota fiscal relacionada com a devolução. Caso esteja incompleta ou em branco é utilizada informação do cadastro do emitente.
Notas Fiscais: caso as notas fiscais associadas às devoluções não estejam mais cadastradas no módulo de faturamento, o registro é desconsiderado pelo extrator e a nota fiscal é informada no log de extração.

 

ParâmetroDescrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Medidas:

Qtde Devolvida Item (HL6_QDEVIT): indica a quantidade de itens devolvidos na unidade de medida do item. A validação dessa medida deve ser feita por meio do programa Relatório Devolução de Clientes (FTR043A) para validar essa medida deve comparar com o valor contido na coluna “Qt Devolve” do programa FTR043A.

Relatório Base

Deve-se utilizar o Relatório Devolução de Clientes (FTR043A).

Neste relatório podem ser conferidas as seguintes informações:
Medida Qtde Devolvida Item e Vl Devolução Total e Dimensões Item, Referência e Cliente.

Filtros no Relatório:

No grupo “Seleção”, é possível configurar os parâmetros de filtro por Item Referência, Cliente, Estabelecimento e Dt Devolução, caso nenhum seja configurado, o relatório considera todos os registros de Devoluções de vendas. Todos os parâmetros permitem que o relatório seja filtrado por uma única ocorrência ou por faixas de ocorrências deles. É recomendado no campo Dt Devolução informar a data inicial e final do período que se deseja validar.

Parâmetros
Selecionar “Origem Faturamento”, “Situação OK Faturamento”, “Situação Excedente”, “Situação Pendente”.

Vl Devolução Total (HL6_VDEVTO): indica o valor dos itens que foram devolvidos. A validação dessa medida pode ser feita por meio do programa Relatório Devolução de Clientes (FTR043A).  Neste caso, para validar essa medida deve ser comparada ao valor contido na coluna “Vl Devolução” do programa FTR043A.

Essa medida também pode ser validada por amostragem, para isso, deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização dos valores.

Uma terceira forma de validar é através do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl Devol Total.

Qtde Devolvida Família Comercial (HL6_QDEVFC): indica a quantidade de itens devolvidos na unidade de medida da família comercial. Validar com o valor da Qtde Devolvida Item (HL6_QDEVIT) multiplicado pelo fator de conversão da família comercial (CD0903) para o item que está sendo validado.

Qtde Devolvida Família Material (HL6_QDEVFM): indica a quantidade de itens devolvidos na unidade de medida da família material. Validar com o valor da Qtde Devolvida Item (HL6_QDEVIT) multiplicado pelo fator de conversão da família material (CD0903) para o item que está sendo validado.

Vl ICMS Devolução (HL6_VICMSD): indica o valor do ICMS calculado para a devolução. Os dados dessa medida tem origem no valor de item de NF movimentado pelo estoque item-doc-est.valor-icm[1] para os tipos Tributado ou Reduzido (item-doc-est.cd-trib-icm), caso contrário, é zero. Para validar essa medida, deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização dos valores.

Outra forma de validar é através do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl ICMS.

Vl IPI Devolução (HL6_VIPIDV): indica o valor do IPI calculado para a devolução. Os dados dessa medida têm origem no valor de item de NF movimentado pelo estoque item-doc-est.valor-ipi[1] para os tipos Tributado ou Reduzido (item-doc-est.cd-trib-icm), caso contrário, é zero.  Para validar essa medida por nota fiscal, deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização dos valores.

Outra forma de validar é por meio do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl IPI.

Nota:
A validação por meio do relatório OF0507 pode apresentar divergências quando os documentos forem cadastrados, alterados ou eliminados diretamente no módulo Obrigações Fiscais.

Validação Mensal – por Amostragem

Relatório Base:

Deve-se utilizar o Relatório Estorno ICMS/IPI Devolução Clientes (OF0507).

Na aba “Seleção”:
Período: informar o período inicial e final para validação.

Na aba “Parâmetros”:
Estabelecimento: informe o Estabelecimento a ser validado.

Vl Devolução Líquida (HL6_VDEVLQ):  indica o valor líquido da devolução, não considerando os impostos e os descontos, se houver. O cálculo é realizado com o preço total da mercadoria subtraindo o valor do ICMS. Para validar essa medida deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização e subtração dos valores.

Outra forma de validar é através do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl Devol Liq.

Vl Devolução Mercadoria (HL6_VDEVME):  indica o valor líquido da devolução acrescido do valor do ICMS. Para validar essa medida, se o País Imposto for “Brasil”, é necessário consultar o preço total da mercadoria, senão deve-se consultar o valor de devolução. Deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização dos valores.

Outra forma de validar é por meio do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl Devol Merc.

Relatório Base

Deve-se utilizar o Relatório Devolução de Clientes (FTR043A).

Na aba “Seleção”:
Item: informar o código do item a ser validado.
Dt. Devolução: informar a data inicial e final para validação.

Na aba “Parâmetros”:
Selecionar “Origem Recebimento”, “Situação OK Recebimento”, “Situação Excedente”, “Situação Pendente”.

Vl PIS Devolução (HL6_VPISDV): indica o valor do PIS calculado para o faturamento. Origem do valor no ERP: item-doc-est.valor-pis. Para validar essa medida, deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização dos valores.

Outra forma de validar é através do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl PIS.

Vl COFINS Devolução (HL6_VCOFID): indica o valor referente ao imposto COFINS calculado para a devolução. Origem do valor no ERP: item-doc-est.val-cofins. Para validar essa medida, deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização dos valores.

Outra forma de validar é através do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl COFINS.

Vl Custo Devolução (HL6_VCSTDV): indica o valor do custo de devolução do item de acordo com a definição do tipo de custo que a empresa trabalha. Calculado a partir da Qtde Devolvida Item multiplicada pelo preço, de acordo com a regra a seguir:
Preço: O preço é calculado somando o valor unitário de MAT + MOB + GGF, conforme o Custo Contábil que é definido no Estabelecimento e pode ser “Mensal”, “OnLine” ou “Padrão”.

É indicado fazer esta validação por amostragem, por Nota Fiscal.  Neste caso deve-se consultar a Nota Fiscal através do FT0904, folder Devolução.  Deve-se verificar o item e a quantidade devolvida.   Executar o relatório CE0419 para consulta do Custo Total do Item.  Multiplicar o custo pela quantidade devolvida.

Na aba “Seleção”:
Item: informar o código do item a ser validado.
Estabelecimento: informar o estabelecimento a ser validado.
Dt. Devolução: informar a data inicial e final para validação.

Na aba “Parâmetros”:
Selecionar “Origem Recebimento”, “Situação OK Recebimento”, “Situação Excedente”, “Situação Pendente”.
Deve-se multiplicar a quantidade devolvida apresentada no FTR043A pelo custo total obtido por meio do CE0419.

Importante:
Em período com o médio calculado, pode-se obter o valor do custo por item utilizando o programa CE0419, informando na seleção o item ou faixa de itens.

Observação:
Caso não exista nota fiscal associada à devolução, busca o valor de devol-cli.vl-custo.

Vl ICMS Subst Devolução (HL6_VICMSS): indica o valor referente ao ICMS Substituição calculado para a devolução. Para validar essa medida, deve-se consultar a nota fiscal no FT0904C - Página Fiscais, campo ICMS Subs, coluna Imposto.

Outra forma de validar é através do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl ICMS Subst.

 Vl Desconto Devolução (HL6_VDESDV): indica o valor referente ao desconto concedido no processo de venda referente à devolução. Origem do valor no ERP: item-doc-est.desconto[1]. Para validar essa medida, deve-se consultar a nota fiscal no FT0904, folder Devoluções para localizar o documento. Este documento deverá ser consultado no RE0701, para visualização dos valores.

Outra forma de validar é através do relatório FT0406 – Devolução de Vendas.  Neste caso a métrica deverá ser validada por período e estabelecimento e o relatório deverá ser gerado da mesma forma. Ao final, o relatório apresenta o total geral de todas as colunas.  Esta métrica deverá ser comparada ao total do campo Vl Desconto.

Vl INSS Devolução (HL6_VINSSD): indica o valor referente ao INSS calculado para a devolução. Este indicador não tem conceito no ERP na linha de produto Datasul e terá sempre o valor 0.