Objetivo

Registrar os parâmetros definidos pela empresa para controle dos itens de almoxarifado adquiridos pela modalidade de contrato de consignação, acompanhamento das operações de remessa e faturamento dos itens, físico, contábil, fiscal e financeiro, desde o recebimento da nota fiscal de remessa até o respectivo faturamento.
Através do cadastro do contrato do item por fornecedor, inicia-se o processo automático para a classificação das entradas no Recebimento de Materiais. No momento da requisição do item junto ao almoxarifado, o controle das notas fiscais a serem consumidas ocorre de forma transparente. As informações são preparadas para que o sistema elabore a autorização de faturamento através da emissão do extrato da movimentação ao fornecedor e o respectivo pedido de compra, que dará suporte à entrada da nota fiscal de faturamento do consumo realizado.

Considerações Gerais

O processo de consignação realiza contratos relacionando vários materiais a um fornecedor, sendo que um mesmo material também pode estar relacionado a vários fornecedores.

Esta rotina tem como pré-requisito o cadastro do contrato de consignação através do SUP0120 (Cadastro Preços) no módulo de Compras.

A criação dos contratos será efetuada indicando-se o atributo “3” (Consignação) ao tipo de contrato referente a consignação, além das demais informações relacionadas às condições estabelecidas no contrato com o fornecedor, como: condição de pagamento, modo de embarque, vigência, etc. Após estas informações, indica-se quais os itens regidos por este contrato, tendo então seus respectivos valores de preço base, preço líquido, impostos, etc. Por fim, efetua-se a manutenção dos contratos, como mudança de preços e vigências, cópias de contratos, e encerramento dos mesmos.

Níveis

  1. Parâmetros
  2. Controle Remessas
  3. Controle Faturamento
  4. Acompanhamento Consumo
  5. Validação Faturamento