A integração tributária acontece a partir da contratação de uma empresa de inteligência fiscal que irá disponibilizar cenários tributários para integração com o ERP TOTVS Varejo Supermercados.
Foram contempladas para a integração tributária as operações de Entrada e Saída. Na operação de Devolução de Compras há algumas particularidades.
Quando a empresa utilizar integração tributária de forma total, não serão mais utilizadas as regras do ERP, apenas as fórmulas e alíquotas disponibilizadas pela empresa de inteligência fiscal contratada.
Quando a empresa utilizar a integração tributária de forma mista, o sistema irá checar se há algum cenário de tributação para a operação em questão, se existir irá utilizar as informações do cenário contratado de uma empresa de inteligência fiscal, e, caso não exista, continuará utilizando as regras de cálculo do ERP ERP TOTVS Varejo Supermercados.
Quando o cliente não utilizar integração tributária, ou optar pela integração mista e não houver cenário tributário disponível para a operação a ser realizada, todos os recursos desenvolvidos no ERP ERP TOTVS Varejo Supermercados continuam da mesma forma, sem alteração.
Quando o cliente optar por utilizar a integração total poderá perder alguns recursos do ERP ERP TOTVS Varejo Supermercados, criados específicos para tratamento de tributações e regimes especiais.
Faturamento Cruzado | |
Tabela de Venda | Clique aqui e consulte. |
Cálculo de Tributação em um Pedido de Venda | Clique aqui e consulte. |
Ao utilizar a integração tributária, o parâmetro dinâmico METODO_BUSCA_INF do grupo GER_PRECO, deverá ser configurado com o valor T. Para indicar que utiliza a tabela temporária MADX_GERPRECOBASE para buscar as informações.
Os valores de ICMS ST Distribuidor (retido) e ICMS Distribuidor (Substituto) continuam sendo importados do XML da nota de entrada ou pela digitação do usuário.
As configurações de CGO, referente ao Tipo de Cálculo de ICMS como Isento ou Outros, e Situação NF Única sobrepõem os valores do cenário tributário, pois trata-se de um recurso do ERP TOTVS Varejo Supermercados.
Os tratamentos de valores de desconto de transferência específicos continuam sendo recurso do ERP TOTVS Varejo Supermercados e não sofrem alterações.
Quando utilizar a integração, no processo de devolução será utilizado CFOP específico para devolução, de acordo com o CFOP da entrada de referência.
Segue abaixo a relação dos CFOPs de Entradas e Saídas e suas correlações com o CFOP de Devolução.
Clique aqui e consulte todas as regras para devolução de compra.
Na imagem abaixo você pode conferir quais recursos não foram contemplados na integração tributária.
Imagem 1 – Recursos NÃO contemplados quando utilizar integração tributária
Para conferir mais informações sobre cada um deles, clique aqui e acesse.
Imagem 2 – Impostos contemplados na integração tributária
O PDV terá um serviço para verificar se o produto registrado na venda possui cenários de tributação importados de uma empresa de inteligência fiscal para o ERP Consinco.
Quando houver cenário configurado, será gerada uma carga automática para o PDV contendo as variáveis de tributação. A partir dessas informações, no momento do registro da venda, o PDV irá calcular os tributos de acordo com os cenários já integrados no ERP Consinco.
Importante: O PDV não utilizará os cálculos da empresa de inteligência fiscal, o cálculo dos tributos continuará sendo feito pelo PDV.
Quando não houver cenário configurado o PDV continuará com o fluxo atual, calculando os tributos de acordo com as configurações da aplicação Tributação por UF.
Instruções para Utilização: Para configurar a utilização dos cenários tributários, acesse:
Configurações > Configurações de PDVs > Produtos > Tributação cenário.
Selecione a opção Sim para indicar que utilizará o cenário.
Selecione a opção Não para indicar que não utilizará o cenário.
Imagem 3 – Configurações de PDVs