Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para configurar os parâmetros gerais para utilização do processo importação direta.
O processo de importação acontece quando a empresa realiza a aquisição de produtos ou serviços do exterior.
Módulo Importação Direta > Cadastro > Parâmetros Importação Direta – MAX0170.
Ter permissão a aplicação.
Acesse: Módulo Importação Direta > Cadastro > Parâmetros Importação Direta.
Gerar sequência de processos automaticamente: Marque esse campo para que os números dos processos sejam gerados automaticamente na gravação do processo.
Utilizar Alçada de Liberação: Marque esse campo quando a empresa utiliza o processo de Validação/Aprovação do processo de importação. Ao marcá-lo os campos Valor tolerância e percentual tolerância ficarão habilitados para preenchimento.
Quando utiliza alçada de liberação, os valores que ultrapassarem a tolerância para liberação deverão ser analisados e aprovados da aplicação Monitor de Processos > Processos em Análises.
Valor Tolerância: Informe o valor em moeda para a tolerância de liberação dos lançamentos de adiamentos. Se o valor aprovado for menor ou igual o valor informado, o processo não passará por validação/aprovação.
Percentual Tolerância: Informe o percentual de tolerância de liberação para os lançamentos de adiantamentos. Se o valor aprovado esteja dentro do percentual configurado, o processo não passará por validação/aprovação.
Empresas Média de Venda: Escolha quais empresas serão consideradas na consolidação das médias de vendas dos produtos para a geração do pedido de importação.
Clique no botão Empresas Média de Venda.
Na tela Seleção de Empresas, selecione um registro e clique na seta para movê-lo para o quadro Selecionado.
Clique em Confirmar.
Imagem 1 – Parâmetros Importação Direta
Tipo de Média de Venda: Selecione qual tipo de média de venda será utilizada no cálculo: Normal ou Exceto Promoção.
Marque os campos Cons. Pend. Receber; Cons. Pend. Expedir; Cons. Estoque para indicar que irá considerar no cálculo da quantidade sugerida para compra as respectivas pendências.
Nessa área serão informadas as contas contábeis, de crédito e débito.
Lote: Informe o número do lote.
Débito – Conta: Clique no botão indicado na imagem.
Na tela Plano de Contas pesquise o plano de contas por número conta ou descrição.
Clique no botão Selecionar <F8>.
Selecione o registro desejado.
Dê duplo clique para retornar a tela anterior.
Imagem 2 – Parâmetros Importação Direta
Crédito – Clique no botão indicado abaixo.
Na tela Plano de Contas pesquise o plano de contas por número conta ou descrição.
Clique no botão Selecionar <F8>.
Selecione o registro desejado.
Dê duplo clique para retornar a tela anterior.
Imagem 3 – Parâmetros Importação Direta
Os campos dessa área devem ser preenchidos para permitir o lançamento de despesas após a geração e fechamento da declaração de importação. Nesse caso, marque os campos:
Gera nota fiscal complementar
Ajustar custo das mercadorias
Nota: Além de habilitar os campos descritos acima também é necessário selecionar o produto que será utilizado na nota fiscal de complemento. Esse produto deverá estar previamente cadastrado no sistema com a identificação de Produto Complemento de Imposto.
Produto: Informe o código do produto utilizado na emissão da nota de complemento de imposto ou clique no botão Produto para selecionar um registro.
Na tela Pesquisa de Produto informe o código ou qualquer outra informação que ajude a encontrar o registro desejado. Clique no botão Selecionar <F8>.
Selecione o registro desejado e dê duplo clique para retornar.
Finalizar somente após conciliação: Marque esse campo para conciliar os valores pagos ao despachante com o que foi apresentado. Nesse caso, será realizada a contabilização somente após ser feita a conciliação.
Contabilizar Lançamentos Pós DI: Marque esse campo para que os lançamentos feitos após o lançamento da DI sejam contabilizados.
Clique no botão Incluir <F3>.
Alterar Preço de Venda para Várias Empresas na Simulação de Importação