Objetivo

Possui todos os cadastrados dos módulos do sistema, bem como a versão do módulo e como o tipo do acesso a ele pode ser controlada. Entretanto, ressalta-se que a mudança da versão deverá ser feita em casos específicos, isto é, quando for necessário voltar uma versão por motivos de erro. 

Caminho

Módulo Segurança Desktop > Menu Manutenção > Aplicação Sistemas e Módulos - GLSGMSIST01

Pré-Requisitos e Restrições

Atualizar o sistema para a versão 20.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Entre na aplicação:

Imagem 1 - Tela de Sistemas e Módulos

Informe os campos:

  • Nome do Sistema: é o nome da área de negócio. Exemplo: Comercial, Fiscal, Financeiro, Contábil.
  • Sigla do Sistema: é a sigla do sistema, como SM, FI, RF.
  • Descrição do Sistema: descrição do sistema.

E clique para localizar <F8>Serão exibidos os campos Nome do Módulo, Descrição do Módulo, Versão, Sigla, Tipo Acesso, Quantidade Máxima de Instâncias, e Diretório do Executável.

  • A coluna Versão encontra-se a versão que os módulos estão no momento, toda vez que houver uma atualização do sistema, essa numeração será alterada automaticamente, pelo aplicativo atualizador de versão. Entretanto, é possível mudá-la manualmente, porém, este é um procedimento realizado apenas em casos muito raros, tendo em vista que toda a manipulação destes dados é feita por padrão automaticamente, pelo aplicativo atualizador de versão. Suponha que estamos no módulo Vendas, pertencente ao Sistema Comercial, na versão 15.01.189, caso ele for alterado para 15.01.190, todos os usuários que forem acessar esta aplicação, não conseguirão. Isso porque, o executável dela está na versão 15.01.189. E para que seja possível o acesso, teria que ser disponibilizado para o usuário a versão 15.01.190.
  • Já a coluna Sigla refere-se ao módulo, não sendo possível alterá-la.
  • Tipo de Acesso: pode ser livre, controlado ou bloqueado e a seguir se encontra a explicação de cada um deles:
    • Livre: qualquer usuário poderá acessar o módulo normalmente.
    • Controlado: será verificado o controle de permissão do usuário no sistema para acessá-la. Saiba que este item trabalha em parceria com a coluna ao lado, a Quantidade máxima de instâncias. Desse modo, ao escolher esta opção, é preciso informar a quantidade de vezes que o usuário poderá acessar aquela aplicação. Entretanto, é válido ressaltar que, este limite de quantidade de acessos é para acessos simultâneos, ou seja, ao mesmo tempo.
    • Bloqueado: para entendê-lo suponha que, a partir de agora, todos os usuários não poderão mais acessar o módulo Vendas. E, para que isso aconteça, deve-se mudar o Tipo de Acesso para bloqueado. Dessa forma, o módulo todo fica bloqueado, então, se qualquer usuário tentar acessá-lo, não conseguirá.

Atividades Relacionadas

Aplicações - GLSGMAPLIC01