Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL


Através do painel d configurações da plataforma Carol é possível habilitar a sincronização de data e hora de servidores remotos confiáveis - NTP, WEB e GPS.
Quando a sincronização remota está habilitada as marcações realizadas utilizam a data e hora de servidores remotos.




01. CONFIGURAÇÃO


No campo Origem do Settings você pode escolher sincronizar com um dos seguintes provedores:

01.1 Servidores remotos (WEB e GPS) 

A configuração de Servidores Remotos (WEB e GPS) pode ser utilizada quando o dispositivo sempre tiver acesso à internet.  Um dos servidores que são sincronizados é o NTP é um protocolo que permite verificar o horário de um servidor externo que esta sempre com hora correta.

Quando o dispositivo está off-line e o GPS está indisponível, ele emite uma mensagem informando que não foi possível obter o horário dos servidores e pede ao usuário que tente em outro momento não sendo possível realizar a marcação do ponto. 


O GPS funciona sem acesso à internet e pode ser utilizado em modo off-line. Caso haja marcações que precisam ser realizadas em áreas que não possui bom sinal de GPS recomendamos uma das próximas opções.

01.2 Dispositivo

A configuração de Dispositivo pode ser utilizada quando os dispositivos encontram-se na maioria das vezes off-line. Essa configuração possibilita a busca de data e hora a partido do dispositivo. Atualmente os dispositivos possibilitam a alteração de data/hora e fuso horário. Para evitar que os funcionários possam efetuar fraude nos horários de marcação é possível habilitar a funcionalidade Habilitar Ativação Obrigatória das Configurações de Data/Hora e Fuso Horário Automático

01.3 Ambos

Para aqueles que desejam utilizar provedores remotos como fonte de data e hora para as marcações, mas que dependem da utilização em modo off-line, essa configuração é a mais recomendada. Principalmente para marcações realizadas em áreas onde não há um bom sinal de GPS. 

Caso o seu dispositivo tenha conexão com a internet, e mesmo assim está sincronizando com o dispositivo, isso pode ocorrer quando ocorre falhas com a sincronização com servidores remotos.

A ordem para obtenção da data/hora é primeiro Servidor WEB/NTP ou do GPS o aplicativo considera o horário do serviço que responder primeiro. Caso nenhum dos serviços tenha respondido ele obtém o horário do dispositivo.

Atualmente os dispositivos possibilitam a alteração de data/hora e fuso horário. Para evitar que os funcionários possam efetuar fraude nos horários de marcação é possível habilitar a funcionalidade Habilitar Ativação Obrigatória das Configurações de Data/Hora e Fuso Horário Automático


Para evitar que ocorram divergências em relação a data/hora com origem no GPS em alguns modelos de dispositivo foi implementada a obtenção de data e hora da operadora do dispositivo quando o aplicativo identificar que as configurações do dispositivo data/hora automática e fuso horário automático estão habilitados  e nestes casos o provedor da marcação ficará como "Web"  

01.4 Tempo de Expiração

No campo tempo de expiração poderá ser informado o tempo limite para sincronização com os servidores remotos, ou seja, NTP, WEB e GPS. O tempo limite é aplicado para qualquer configuração que utilize a sincronização com servidores remotos. Na utilização se o tempo limite para sincronização for alcançado, o dispositivo será utilizado caso a configuração esteja definida como "Ambos". 


A sincronização com GPS funciona apenas para a plataforma Android. Dispositivos da Apple como iPhones utilizam como provedor seguro servidores web em caso de sincronização remota habilitada.

Ao informar o tempo esse tempo é considerado para aguardar o servidor responder. Enquanto p aplicativo aguarda o tempo informado o botão para o processo de marcação fica indisponível. Sugerimos informar o tempo mínimo como 5 segundos para ter um tempo baixo de espera para disponibilização do servidor.


02. COMO CONSULTAR O PROVEDOR NA MARCAÇÃO


Para visualizar qual foi o provedor do horário utilizado basta realizar uma consulta da marcação através do BackOffice (Acessar o BackOffice, opção de menu "Marcações", pasta "Marcações", realizar o filtro das marcações, acessar a engrenagem e configurar o campo "Provedor de data / hora usado pelo dispositivo". e confirmar a consulta). Também é possível visualizar essa informação no relatório gerado em Excel através do botão "Exportar para Excel" na consulta.

Neste momento será demonstrada uma coluna na consulta que indicará qual provedor que foi utilizado para obter a data/hora da marcação. Segue a seguir os tipos:

  • Web: indica que a data/hora foi obtida do servidor Web que estava disponível por primeiro na busca. A marcação também fica com esse provedor caso o dispositivo esteja com a configuração data/hora automática e fuso automática então o horário é obtido da operadora do dispositivo)
  • GPS: indica que a data e horário da marcação é proveniente do GPS 
  • Dispositivo: indica que a data e horário da marcação foi obtido do dispositivo


Para saber mais sobre o processo de obtenção de horário acesse as documentações a seguir:

Prevenção e Mapeamento Fraudes de Data, Hora ou GMT no Dispositivo Mobile

Data/Hora Divergente com Provedor GPS