Este documento tem como objetivo demonstrar prevenir e realizar o mapeamento de alteração indevida de data, hora e GMT dos dispositivos que impactam no processo de marcação de ponto do aplicativo Mobile.
Para a verificação das informações é necessário ter o entendimento de como funciona a parametrização da Estratégia de horário de marcação do Settings. Para saber detalhes sobre essa configuração acessar a documentação Estratégia de Horário de Marcação (NTP, Web e GPS).
Para não permitir que o funcionário possa alterar a data/hora ou o fuso horário é necessário a requerer que o usuário do aplicativo realize algumas configurações obrigatórias. Para que essas configurações obrigatórias sejam exigidas antes do processo de marcação de ponto é necessário que a configuração “Habilitar Data/Hora e Fuso Automático (SO Android)” no Settings do BackOffice. Entretanto essa funcionalidade só será possível a utilização no sistema operacional "Android". No iOS a obtenção das configurações do dispositivo não é tecnicamente possível porque a Apple não permite que apps consultem diretamente o status dessas configurações do sistema. Para maiores detalhes acessar aqui.
Quando o campo Provedor está como dispositivo na marcação, significa que a data/hora foi possível obter do dispositivo. Para saber se existe alguma chance da marcação ter sido alterada é possível consultar o campo "Data e hora atualizados automaticamente" disponível na engrenagem da Consulta de Marcações no BackOffice. Caso este campo esteja como "Não" indica que no momento da marcação o dispositivo estava com a configuração "Data/Hora Automático" desabilitado. Isso faz com que ele possam efetuar alteração na data/hora do dispositivo tendo como consequência a marcação em um horário incorreto.
Para a obtenção do campo GMT o aplicativo busca sempre do dispositivo, independente da parametrização do campo "Origem da Data/hora" utilizada pelo dispositivo para definir o instante da marcação de ponto".
Nos dispositivos que não possuem o campo "Fuso Horário Automático" quando o usuário desabilitou a "Data e Hora Automáticas" do dispositivo existe o risco de ter ocorrido uma alteração no GMT do dispositivo.
Outro ponto que dever ser observado é que mesmo habilitando "Data e Hora Automáticas" o sistema operacional do dispositivo mantém o último GMT informado. Desta forma se ocorreu alguma alteração no GMT com o parâmetro desabilitado o último GMT é o que vai ser considerado.
Nos casos em que origem da data e hora é do Dispositivo e como é feito para consultar se foi feita alteração do horário duas informações hoje podem ser rastreadas na marcação:
Passo 1 - Acessar o BackOffice
Passo 2 - Acessar a consulta de marcações e a pasta Marcações
Passo 3 - Efetuar o filtro das informações que deseja consultar
Passo 4 - Com os campos padrões da consulta, selecionar na engrenagem os seguintes campos:
Passo 5 - Exportar relatório através do botão "Exportar para Excel".
Passo 1 - Acessar a Plataforma Carol com o usuário do time "Tenant Admin" ("Environment Admin")
Passo 2 - Acessar o menu lateral da Carol e selecionar a opção "Explore"
Passo 3 - Selecionar a opção "Clock in Records"
Passo 4 - Efetuar o filtro das informações que deseja consultar, através da opção "Filter" no canto superior esquerdo da Guia. O ideal seria filtrar pelo menos por uma data de marcação de ponto (Clock In's Date/Time) dos últimos 7 dias para um comparativo.
Passo 5 - No canto superior direito da Guia tem a opção "Columns and View options" onde é possível realizar a seleção dos campos a serem apresentados nessa ordem abaixo:
Passo 6 - Para exportar em "Excel" é necessário acessar o ícone "..." no campo superior direito da Guia e selecionar a opção "Export as" e após "Excel". A partir desse momento a Carol irá gerar uma "task" que será executada para a geração do "Excel".
Passo 7 - Para gerar o relatório é necessário acessar o Ícone "sino" e selecionar a "task" que indica que o "Export Search Result" igual a "Clock In Records" que está no nome do seu usuário e clicar no processo e procurar pelo link "Download" e baixar o arquivo "Excel". Depois desse processo basta ir no diretório de "Download" para visualizar o arquivo "Excel".
Para facilitar a análise dos campos em relação aos registros de marcação é possível realizar a inclusão de mais colunas na planilha para facilitar essa análise. A seguir temos uma sugestão de como criar uma coluna no relatório gerado para indicar qual Sistema Operacional do aplicativo foi feita a marcação de ponto:
A seguir termos um conjunto de colunas que poderão ser incluídas no relatório extraído para facilitar a identificação de uma possível fraude através de uma pontuação que são sugeridas nos detalhes. Segue campos:
É possível alterar as pontuações e limites para a indicação da pontuação conforme for adequado para cada ambiente
Ao configurar a planilha conforme as orientações acima será possível montar uma tabela dinâmica no Excel onde será possível visualizar a quantidade de marcações contidas em cada percentual e ao verificar o detalhe daquela pontuação será possível avaliar os casos com uma possibilidade maior de fraude. NO exemplo abaixo temos uma tabela dinâmica onde é possível visualizar os % que indicam que houve algum tipo de alteração nos campos:
Podemos ver o primeiro retângulo da figura abaixo onde é possível visualizar que a marcação tem uma pontuação 10 no campo "Pontuação Provedor" porque tem a marcação feita obtendo o horário do dispositivo. Como não temos outra indicação de alteração nos demais campos de pontuação podemos constatar que não houve fraude apenas a marcação foi feita por dispositivo pois o mesmo ficou sem conectividade.
No segundo retângulo da imagem abaixo, é possível visualizar que o campo Pontuação Provedor ficou como 0 (zero) e o campo Pontuação Diferença de Horário positiva ficou com 10 pois a a diferença entre o tempo marcação e o tempo de ingestão da marcação na Carol teve um tempo superior a 15 minutos dessa forma
Podemos ver o primeiro retângulo da figura abaixo onde é possível verificar que a pontuação do provedor indica que a marcação foi feita usando o horário do dispositivo e a pontuação da diferença negativa indica que a marcação foi feita com horário posterior a ingestão do dado na Plataforma Carol que indica que houve fraude por parte do funcionário.
Já no segundo retângulo da figura abaixo onde é possível verificar que a pontuação GMT validação está como 40 isso indica que o GMT da localização que foi calculado quando a marcação chegou no aplicativo está diferente do GMT do dispositivo. neste caso tem uma chance muito alta de ter sido efetuado uma fraude no GMT do dispositivo.