Eventos contábeis

Para integração do TOTVS Antecipa com o ERP RM é necessário configurar três eventos contábeis. Esses eventos contábeis têm efeito nos extratos que são gerados nas operações de antecipações. 

  • Evento contábil de antecipação: Esse evento ocorre quando é feita a leitura do TOTVS Antecipa referente à operação de antecipação aprovada. Indica que a antecipação foi aprovada, mas o dinheiro ainda não caiu na conta corrente.  Para antecipações aprovadas depois das 15:00hs, o dinheiro será creditado na conta corrente no próximo dia útil. 

O efeito dele  é debitar na conta transitória "Antecipa" e creditar na conta "Duplicatas Descontadas (TOTVS Antecipa)".

  • Evento contábil de taxa de antecipação: Esse evento também ocorre quando é feita a leitura do TOTVS Antecipa referente à operação de antecipação aprovada e tem como objetivo contabilizar a taxa de juros da antecipação.

O efeito dele é debitar na conta "Juros sobre Antecipação" e creditar na conta transitória "Antecipa".

  • Evento contábil de conciliação: Esse evento ocorre quando é feita a leitura do TOTVS Antecipa referente à operação de conciliação. Indica que o valor da antecipação foi creditado na conta corrente.

O efeito dele é debitar na conta "Banco" e creditar na conta transitória "Antecipa".

Obs.: É necessário efetuar manutenção no evento contábil da baixa para que ele contemple as contas de antecipações quando ocorrer a baixa do título antecipado por parte do cliente.

O efeito dele é creditar na conta "Cliente" e creditar na conta "Duplicatas Descontadas (TOTVS Antecipa)".

- Para identificar se o título é referente a uma antecipação, pode-se utilizar a função de fórmula TABLAN ('DESCONTADO' , 'I') = 2, onde 2 é referente a títulos do TOTVS Antecipa.

- Para pegar o valor da antecipação, pode-se utilizar a fórmula TABLAN ('VALORORIGINAL' , 'V') - TABLAN ('VALORDESCONTODUPLICATA' , 'V'), que retorna o valor real antecipado.


Abaixo sugestão de como configurar os três eventos contábeis da forma mais simples, onde o valor é calculado a partir de "Percentual" e a origem da conta é "Informar conta".  

Todos os três eventos contábeis deverão ser do tipo "Extrato de Caixa"


1 - Evento contábil de antecipação;

Debitar na conta transitória "Antecipa"

Creditar na conta "Duplicatas Descontadas (TOTVS Antecipa)"

2 - Evento contábil de taxa de antecipações;

- Debitar na conta "Juros de Antecipações"

- Creditar na conta transitória "Antecipa"

3 - Evento contábil de conciliação;

- Debitar na conta "Banco" onde irá ocorrer o crédito das antecipações

- Creditar na conta transitória "Antecipa"


4 - Manutenção no evento contábil de baixa

- Creditar  na conta "Cliente" (Esse item de evento provavelmente já está configurado no seu evento de baixa)  

- Debitar na conta "Duplicatas Descontadas (TOTVS Antecipa)". Será necessário cadastrar esse item de evento, pois através de fórmula utilizando a função TABLAN ('DESCONTADO' , 'I') = 2 , irá identificar que o lançamento foi antecipado pelo TOTVS Antecipa.


Conta caixa e forma de pagamento

Para integração do TOTVS Antecipa com o ERP RM é necessário configurar duas contas caixas e uma forma de pagamento. São elas:

  • Conta/Caixa para controle financeiro a receber TOTVS Antecipa: Essa conta caixa é apenas transitória, não tendo efeito bancário, portanto não é necessário preencher os dados da aba integração bancária. A utilidade dela é apenas informar que há antecipações a receber, ou seja,  a antecipação foi aprovada, mas não ocorreu o crédito na conta caixa banco. Para antecipações aprovadas depois das 15:00hs, o crédito irá ocorrer no próximo dia útil.

  • Conta/Caixa para controle financeiro recebido TOTVS Antecipa: Essa conta caixa provavelmente já esta cadastrada no ERP RM. Essa conta/caixa representa a conta corrente que foi informada na assinatura do contrato do TOTVS Antecipa, onde irá ocorrer o crédito das antecipações. Caso não tenha essa conta caixa cadastrada, basta criar uma nova e na aba integração bancária, informar o banco, agência e conta corrente do crédito.

  • Forma de pagamento da baixa Antecipa: É a forma de pagamento com a qual os lançamentos financeiros das antecipações serão baixados. No caso é uma transferência bancária.




  • Sem rótulos