Páginas filhas
  • DT 3 - Estorno Total e Parcial da Baixa do Título Antecipado.

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linha Winthor

Segmento:

Distribuição

Módulo:

06 - Tesouraria

07 - Contas a Pagar

12 - Contas a Receber

País:Brasil
Ticket:DDANTECIPA-138, DDANTECIPA-571
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DDANTECIPA-577, DDANTECIPA-572,

DDANTECIPA-588, DDANTECIPA-587,

DDANTECIPA-464, DDANTECIPA-289,

DDANTECIPA-288, DDANTECIPA-466,

DDANTECIPA-480, DDANTECIPA-479

DDANTECIPA-658, DDANTECIPA-294

DDANTECIPA-295


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Na etapa Estorno de Baixa Total e Parcial de Títulos Antecipadoso Parceiro tem o retorno da plataforma da Supplier que o título que foi antecipado e conciliada a sua antecipação, de fato, foi pago pelo seu cliente, seja ela integral ou parcialmente e por algum motivo teve que ser estornado a sua baixa. Logo, nessa etapa, é necessário ter as contrapartidas no banco transitório e no banco Parceiro, para reabrir o título e gerar as movimentação financeira desse título, caso tenha sido um estorno de baixa total ou quando o estorno for de baixa for parcial, realizar o cancelamento do desdobramento do título e reabrir a parcela original pelo o cliente do Parceiro.


Critérios de Aceitação

Executar os procedimentos de cancelamento do Processo de Estorno de Baixa Total, onde que consiste em avaliar o que já foi estornado na Supplier e realizar a reabertura do título dentro do ERP Winthor, mantendo-o ainda vinculado a cobrança TECH.

Critérios de Aceitação

Executar os procedimentos de cancelamento do Processo de Estorno de Baixa Parcial, onde que consiste em avaliar o que já foi estornado na Supplier, realizar a reabertura do título dentro do ERP Winthor, cancelar o desdobramento da baixa parcial e mantendo-o ainda vinculado a cobrança TECH.

03. SOLUÇÃO

Adaptado o processo de comunicação entre a plataforma do TOTVS Antecipa e o ERP Winthor para que o usuário final consiga processar, através da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin a confirmação de estorno da baixa dos títulos, seja ele integral ou parcialmente, pelo cliente do Parceiro. 


Essa etapa do processo de Estorno da Baixa Total de Títulos Antecipados só ocorrerá, após o título ter sido pago pelo cliente do Parceiro e por algum motivo ele foi estornado dentro da plataforma da Supplier. Assim, há a necessidade de estornar integralmente a baixa desse título, dentro do ERP Winthor para que o título volte a ficar em aberto, vinculado ainda na cobrança TECH. Vale lembrar que, para o título ter esses status de processamento, ele deve percorrer todo o caminho de antecipação, conciliação e baixa , conforme explicado no link DT 1 - Solicitação, Confirmação e Conciliação da Antecipação de Recebíveis e DT 2 - Baixa Total e Parcial de Títulos Antecipados

Assim, ao realizar o processamento automático ou manual conforme explicado pelo link DT 5 - Processamento dos Retornos: Por Agendamento ou Manual o título será processado pela rotina de integração 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin. 

Esses dados de processamento, conforme demonstrados abaixo, encontram-se gravados na tabela PCEXECUCAOTECHFIN.


Após o processamento do estorno da baixa total, ocorrerá 2 movimentações financeiras no banco e na moeda transitória. A conferência dos lançamentos podem serem vistas na rotina 604 - Conciliar no ERP Winthor. Esse processamento, feito pela rotina 1294, será responsável em gerar duas movimentações, sendo uma de C-Crédito (despesa), sendo um valor é referente ao valor líquido do título estornado e o outro valor é a contrapartida como D-Débito (receita) desse mesmo valor referente à aquele título que foi estornado. Aqui pode ser observado, na somatória de todos os débitos créditos que os valores estão iguais, comprovando que o saldo ficou zerado e que o fluxo, para esse título, finalizou com sucesso.


OBS: Conforme outros fluxos, essa etapa de Estorno de Baixa Total de Títulos Antecipados não gera nenhuma taxa ao Parceiro, referente a essa etapa de estorno.

Como de praxe, toda movimentação envolvendo o processo de estorno de baixa total, também alimentará dados na tabela PCTRANSACAOANTECIPA. Nota-se os mesmos 2 registros de movimentação que vimos na PCMOVCR (Rotina 604) referente a movimentação de estorno baixa total do título, com o código de Operação 2 - Estorno de Baixa Total e Parcial. Nota-se também nessa tabela de log que há outras informações, ilustrando o tipo de movimentação que ocorreu e o tipo de lançamento.


Já na tabela PCHISTANTECIPA pode-se ver com mais detalhes, quais operações de atualização e inserção que são feitas dentro das tabelas do ERP Winthor. Conforme ilustrado abaixo, é feito uma Alteração na tabela PCPREST, onde que essa alteração é realizada na parcela desse título, uma vez que foi estornado, esse título é reaberto dentro da tabela PCPREST, ou seja, aqui o título voltará a ficar vinculado a cobrança TECH em aberto, assim como já é feito no fluxo 0 - Antecipação Já na tabela PCMOVCR é feito Inserções de movimentação de numerários, dentro do banco e moeda transitória, de contrapartida, para que o saldo desse banco e moeda transitória seja "zerada" as suas movimentações.


Por fim, o estorno desse título pode ser confirmado em várias rotinas do ERP Winthor. Aqui, segue o exemplo da rotina 1207 - Baixar Título aonde pode-se fazer essa consulta, uma vez que essa rotina apresenta APENAS títulos em aberto.

Essa etapa do processo de Estorno da Baixa Parcial de Títulos Antecipados só ocorrerá, após o título ter sido pago parcialmente pelo cliente do Parceiro e por algum motivo ele foi estornado dentro da plataforma da Supplier. Assim, há a necessidade de estornar parcialmente a baixa desse título, dentro do ERP Winthor para que o título volte a ficar em aberto, vinculado ainda na cobrança TECH. Vale lembrar que, para o título ter esses status de processamento, ele deve percorrer todo o caminho de antecipação, conciliação e baixa, conforme explicado no link DT 1 - Solicitação, Confirmação e Conciliação da Antecipação de Recebíveis e DT 2 - Baixa Total e Parcial de Títulos Antecipados.

Assim, ao realizar o processamento automático ou manual conforme explicado pelo link DT 5 - Processamento dos Retornos: Por Agendamento ou Manual o título será processado pela rotina de integração 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin. 

Esses dados de processamento, conforme demonstrados abaixo, encontram-se gravados na tabela PCEXECUCAOTECHFIN.


OBS: Esse é o único fluxo, até o momento, que há a necessidade de uma intervenção manual por parte do usuário do Parceiro, pois há a necessidade de estornar manualmente a baixa parcial desse título, via rotina 1209 - Estornar Baixa e cancelar o desdobramento que foi feito na baixa parcial, via rotina 1228 - Agrupamento de Contas a Receber.  Em versões futuras, esse processo será automatizado.


Após o processamento na rotina 1294, pode-se notar que há ações para serem feitas. Essas ações estão descritas na tabela PCPROCESSOANTECIPA, aonde mostra que ainda está AGUARDANDO o processamento manual nas rotinas 1209 - Estornar Baixa 1228 - Agrupamento de Contas a Receber


Assim, conforme explicado anteriormente, há a necessidade de se realizar o estorno manualmente do título na rotina 1209 - Estornar Baixapara que assim seja movimentado numerários dentro da tabela PCMOVCR.


Ao realizar o cancelamento da baixa parcial, pode-se notar a atualização na tabela PCPROCESSOANTECIPA referente ao cancelamento da baixa parcial. Assim, o processo mostrará como EXECUTADO para a rotina 1209 - Estornar Baixa.


Após o processamento do estorno da baixa parcial, ocorrerá 2 movimentações financeiras no banco e na moeda transitória. A conferência dos lançamentos podem serem vistas na rotina 604 - Conciliar no ERP Winthor. Esse processamento, feito pela rotina 1294, será responsável em gerar duas movimentações, sendo uma de C-Crédito (despesa), sendo um valor é referente ao valor líquido do título estornado e o outro valor é a contrapartida como D-Débito (receita) desse mesmo valor referente à aquele título que foi estornado. Aqui pode ser observado, na somatória de todos os débitos créditos que os valores estão iguais, comprovando que o saldo ficou zerado e que o fluxo, para esse título, finalizou com sucesso.


OBS: Observe aqui, no próprio histórico do estorno, que a baixa parcial e o estorno da baixa parcial foi feito para a parcela 2. É essa parcela que deve ser selecionada na etapa a seguir


Agora, há a necessidade de cancelar o desdobramento que foi feito na baixa parcial. Para isso, o usuário deve acessar a rotina 1228 - Agrupamento de Contas a Receber na opção Cancelar Desdobramento 


Após selecionar a parcela para cancelamento de desdobramento, no fluxograma do desdobramento, deve-se selecionar a parcela original, para que seja restaurado essa parcela no ato do cancelamento do desdobramento.


Ao finalizar o processo de cancelamento de desdobramento, pode-se notar a atualização na tabela PCPROCESSOANTECIPA referente ao cancelamento do desdobramento da baixar parcial. Assim, o processo mostrará como EXECUTADO para a rotina 1228 - Agrupamento de Contas a Receber.


Após o processamento, basta seguir os passos novamente, conforme explicado pelo link DT 5 - Processamento dos Retornos: Por Agendamento ou Manual para que o Status - Aguardado seja alterado para o Status - Sucesso.


OBS: Conforme outros fluxos, essa etapa de Estorno de Baixa Parcial de Títulos Antecipados não gera nenhuma taxa ao Parceiro, referente a essa etapa de estorno.

Como de praxe, toda movimentação envolvendo o processo de estorno de baixa parcial, também alimentará dados na tabela PCTRANSACAOANTECIPA. Nota-se um único registro de movimentação que vimos na PCMOVCR (Rotina 604) referente a movimentação de estorno de baixa parcial do título, com o código de Operação 2 - Estorno de Baixa Total e Parcial. Nota-se também nessa tabela de log que há outras informações, ilustrando o tipo de movimentação que ocorreu e o tipo de lançamento.


Já na tabela PCHISTANTECIPA pode-se ver com mais detalhes, quais operações de atualização e inserção que são feitas dentro das tabelas do ERP Winthor. Conforme ilustrado abaixo, é feito uma Inserção na tabela PCMOVCR referente a movimentação de numerários, dentro do banco e moeda transitória, de contrapartida, para que o saldo desse banco e moeda transitória seja "zerada" as suas movimentações. Como o estorno foi feito manualmente e consequentemente reabriu o título, através da rotina 1209 - Estornar Baixaa rotina não está preparada para alimentar dados na tabela PCHISTANTECIPA. Logo, diferente dos demais fluxos, aqui não foi alimentado essa Alteração dentro da tabela PCPREST.


Por fim, o estorno desse título pode ser confirmado em várias rotinas do ERP Winthor. Aqui, segue o exemplo da rotina 1207 - Baixar Título aonde pode-se fazer essa consulta, uma vez que essa rotina apresenta APENAS títulos em aberto.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


Importante!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/


Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!

05. ASSUNTOS RELACIONADOS