Páginas filhas
  • Débito Direto Autorizado (DDA) no Contas a Pagar Logix


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Importação de dados
  3. Conciliação de boletos
    1. Parâmetros da conciliação
    2. Conciliação automática
    3. Conciliação manual
    4. Conciliação com diferença de valor 
    5. Desconciliação de boletos
    6. Exclusão de boletos não conciliados
    7. Relatório
  4. Demais documentações

01. VISÃO GERAL

DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado.

Essa função permite que seja visualizado todos os boletos que estão sendo emitidos em um CPF ou CNPJ, tirando a necessidade de tê-los impressos em papel.

No Logix é possível importar arquivo de DDA dos bancos e utilizar estes dados para conciliar com as APs já inseridas no sistema para que elimine a necessidade de utilizar a leitora de código de barras ou até mesmo a digitação manual dos boletos, agilizando o trabalho do financeiro. 

02. IMPORTAÇÃO DE DADOS

Através do programa de Processamento do Arquivo de Retorno Escritural - FIN30122 é possível importar o arquivo de DDA disponibilizado pelo banco, informando na tela o layout 6 - Layout DDA.

Pré-requisito: para que seja possível importar o arquivo de DDA do banco, é necessário que exista o layout do DDA do banco cadastrado no Configurador de Leiautes - Pagamento Escritural - FIN30113.

No FIN30113 existe a opção de carga que efetua um cadastro inicial de alguns layouts previstos no Logix.

03. CONCILIAÇÃO DE BOLETOS DDA

Todos os parâmetros listados abaixo se encontram no LOG00086.

  • util_raiz_cnpj_varredura - Utiliza raiz do cnpj no rastreio/conciliação de títulos PGE?
    • Indica se deverá considerar a raíz de CNPJ ao fazer a comparação de dados entre o boleto e a AP. 


  • lote_pgesc_rast_autm - Lote de pagto escritural APs preparadas pelo rastreamento (automático)
    • Se estiver preenchido, a AP conciliada com um boleto de pagamento escritural irá assumir este lote de pagamento. Aplicado somente no FIN30123 - Conciliação Automática de APs X Boletos.


  • lote_pgesc_rast_manu - Lote de pagamento escritural APs preparadas pelo rastreamento (manual)
    • Se estiver preenchido, a AP conciliada de forma manual irá assumir este lote de pagamento. Aplicado somente no FIN30124 - Conciliação Manual de APs X Boletos.


  • alt_vencto_ap_rast - Alterar a data de vencimento das APs rastreadas? 
    • Indica que a data de vencimento da AP será alterada para ficar igual a data de vencimento do boleto, mas SOMENTE se a data do boleto for MAIOR que a data da AP.


  • gera_propt_ap_rast - Gerar proposta de pagamento para APs rastreadas?
    • Indica se as APs conciliadas, nos processos automático ou manual, terão a data de proposta atualizadas. A data de proposta será o dia útil posterior a data de vencimento constante no arquivo de rastreamento.


  • tip_val_desc_rast - Tipo de valor desconto rastreamento
    • Código do tipo de valor que será utilizado para ajustar o valor da AP no processo de conciliação automática ou manual. Quando o valor nominal da AP for maior que o valor do boleto bancário, a diferença entre o valor do boleto e o valor da AP será incluída na AP, gerando um ajuste por tipo de valor de desconto, igualando o valor da AP e do boleto.


  • tip_val_acres_rast - Tipo de valor acréscimo rastreamento
    • Código do tipo de valor que será utilizado para ajustar o valor da AP no processo de conciliação automática ou manual. Quando o valor nominal da AP for menor que o valor do boleto bancário, a diferença entre o valor do boleto e o valor da AP será incluída na AP, gerando um ajuste por tipo de valor de acréscimo, igualando o valor da AP e do boleto.

FIN30123 - Conciliação Automática de APs X Boletos

A rotina de conciliação automática fará a comparação dos boletos selecionados com os filtros informados com as APs já digitadas no sistema.

Então serão comparados dados como empresa, fornecedor, número da nota fiscal, valor e data de vencimento.

A empresa da AP pode ser diferente da empresa do boleto desde que haja parametrização de mútuo no Fundo Mútuo - FIN30051

Exemplo: Boleto da empresa 01 (cedente) e AP da empresa 50 (tomadora)

O banco é aquele em que o arquivo de DDA foi recebido e não precisa, necessariamente ser o mesmo do pagamento do boleto.

O fornecedor pode ser diferente, mas ter a mesma raíz conforme parametrização da empresa.

Se desejar conciliar APs com datas de vencimento diferentes deve ser informado o campo Tolerância de dias da tela.

Se desejar conciliar APs com valores diferentes deve ser informado o campo Tolerância de valor da tela.

E a AP pode ser preparada para PGE ao fazer a conciliação ou não - é uma opção do usuário. 

No campo Preparação para PGE:

  • Considerar o portador para PGE: Ao marcar esta opção o processo irá preparar a AP para pagamento escritural com o mesmo banco em que o arquivo foi recebido (banco informado no campo "Banco")
  • Informar banco para PGE: Esta opção irá habilitar o campo "Banco de pagamento" para que o usuário informe qual será o banco que o boleto será pago e a AP preparada
  • Não preparar para PGE: Nesta opção a AP ficará vinculada internamente com o boleto correspondente, mas a AP ainda ficará pendente de preparação. Opção geralmente usada quando ainda não se sabe qual será o banco do pagamento. Neste caso ao preparar a AP posteriormente o boleto será carregado automaticamente na tela. 

No processamento se houverem boletos não conciliados, será aberta automaticamente a tela do FIN30124 para fazer as conciliações manuais.


E no final do processo será gerado um relatório informando quais foram as ocorrências do processamento.


FIN30124 - Conciliação Manual de APs X Boletos

A rotina de conciliação manual fará a seleção de todos os boletos não conciliados com o filtro informado e abrirá uma tela para que seja possível selecionar a AP que deve ser relacionada ao boleto em questão. No zoom para indicar as APs possíveis serão comparados dados como empresa, fornecedor, valor e data de vencimento.

A empresa da AP pode ser diferente da empresa do boleto desde que haja parametrização de mútuo no Fundo Mútuo - FIN30051

Exemplo: Boleto da empresa 01 (cedente) e AP da empresa 50 (tomadora)

O banco é aquele em que o arquivo de DDA foi recebido e não precisa, necessariamente ser o mesmo do pagamento do boleto. 

O fornecedor pode ser diferente, mas ter a mesma raíz conforme parametrização da empresa. 

Se desejar conciliar APs com datas de vencimento diferentes deve ser informado o campo Tolerância de dias da tela. 

Se desejar conciliar APs com valores diferentes deve ser informado o campo Tolerância de valor da tela.



Ao processar será apresentada a tela com os boletos pendentes de conciliação.

No zoom de AP será possível selecionar as APs que estão no sistema e que podem ter alguma relação com o boleto.

Neste caso, se desejar que a AP saia da conciliação já preparada para pagamento escritural, deve ser informado o campo Banco pagto e então a AP ficará preparada no final do processo. 


O campo Tolerância de valor na tela da rotinas de conciliação automática e manual indica que pode ocorrer uma diferença entre o valor do boleto e da AP para conciliação.

Quando essa tolerância é informada e existir a diferença efetivamente, um tipo de valor será inserido na AP para que a AP fique com o valor exato do boleto em questão. Por isso no LOG00086 existem os parâmetros "Tipo de valor desconto rastreamento" e "Tipo de valor acréscimo rastreamento", que serão usados nestas situações para o ajuste.

Para a desconciliação de boletos pode ser utilizada a tela do FIN30124 - Conciliação Manual de APs X Boletos.

Neste caso deve informar os filtros para o cancelamento e clicar em "Desconciliar"

E será aberta a tela com as APs encontradas com os filtros informados, então deve selecionar a AP que deseja desconciliar e confirmar.

IMPORTANTE!

Para que seja possível desconciliar, a AP não pode estar preparada para pagamento escritural, pois uma vez que a AP está preparada o boleto já está sendo utilizado para um pagamento.

CAP6769 - Exclusão de dados do DDA/Varredura

Para evitar que fique "lixo" na base de dados, é possível eliminar boletos carregados no processo do DDA e que nunca foram conciliados através da rotina CAP6769.


FIN30125 - Relatório DDA - Relação de Títulos/Boletos PGE

O programa FIN30125 emite toda a situação dos boletos DDA, entre conciliados e não conciliados e inclusive imprime a linha digitável no relatório. 

Veja exemplo de NÃO conciliados:


E agora exemplo de título conciliado:



04. DEMAIS DOCUMENTAÇÕES