CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Produção Interna
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Produção Interna
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A produção interna é o processo de fabricação interna manual, de produtos comercializáveis por meio de insumos do próprio estabelecimento.

A Produção Interna é dividida entre Rendimento, em que um produto origina vários outros, por exemplo, um boi inteiro gera vários outros cortes de carne para venda, e Receita, onde a utilização de vários produtos gera um único produto, como a farinha e o ovo para a produção do pão.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Módulo Estoque > Atacado/Varejo> Produção Interna- MAX0160

Pré-Requisitos e Restrições

  •  No módulo de Cadastros > Produto> Receita/Rendimento, possuir cadastro de receita e rendimentos . Clique aqui para saber mais sobre cadastro de Receita/Rendimento.
  •  No módulo de Estoque > Atacado/Varejo> Transferência para Produção, informe por meio de inclusão de linhas o produto normal (original) que sai a quantidade para alimentar o produto insumo
  • No módulo Parâmetros > Parâmetros > Empresa na aba Estoque, constar parametrizado CGO's  Baixa Estq Processos Prod e Entrada Estq Processos Prod. 


No módulo Estoque, clique no menu Atacado/Varejo.

Acesse a aplicação Produção Interna.

Na tela da aplicação Produção Interna, informe a Empresa, Segmento, Local, Data e o tipo de Processo (Receita/Rendimento).

Clique no botão Receita (ou Rendimento) localizado acima do campo Quantidade.  

Será apresentado uma tela para pesquisar as receitas ou rendimentos, onde poderá digitar a descrição da Receita ou Rendimento desejado.

Selecione a Receita ou Rendimento desejado.


Imagem 1 - Produção Interna


Seleção do Produto(Receita/Rendimento)


Será apresentado uma tela para pesquisar as receitas ou rendimentos, onde poderá digitar a descrição da Receita ou Rendimento desejado.

Clique em Pesquisar localizado acima do campo Descrição.

Selecione a Receita ou Rendimento desejado apresentado na lista de Descrição.


Imagem 2 - Pesquisa Receita/Rendimento


Após selecionado a Receita ou Rendimento, será apresentado em tela os produtos componentes e produto final, informado no cadastro da receita ou rendimento.

O campo Quantidade poderá ser alterado, indicando quantos receitas ou rendimentos será produzida.


Imagem 3 - Produção Interna após Pesquisa Receita/Rendimento

Clique em Atualizar.

A produção da receita ou rendimento será realizada.

Caso a Quantidade Atual do(s) produto(s) componente(s) estiver igual ou menor de 0,00, a linha referente ao produto será demonstrada como vermelha, não sendo possível realizar a produção.

É possível realizar produção de uma receita ou rendimento que esteja nesse cenário, nos parâmetros da Empresa > aba Estoque , a opção Permite Estq. Neg. Transf/Local e Mov.Interna poderá ser marcada, podendo assim realizar a produção interna, mesmo que os componentes esteja zerado ou negativo. 

         Nota: Antes de habilitar essa opção, certifique internamente se realmente é o ideal gerar a produção interna com os componentes zerados/negativos.

Receita

A Produção Interna trabalha com a quantidade e tipos de ingredientes (Receita) será necessário para fazer um Produto Final.

No exemplo (Imagem 4) podemos ver que temos 2 ingredientes que são a Farinha de Trigo e o Fermento descritos na primeira parte, logo abaixo podemos ver o que será produzido que seria o PÃO FRANCÊS e a Quantidade que será produzida. 


        Imagem 4 - Detalhes Produção Interna(Receita)


  1. Quantidade a Baixar →  Nessa coluna será lançado a quantidade de cada ingrediente que irá compor o produto final.
  2. Custo Liq Total →  Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir a Receita
  3. Componentes →  São os ingredientes usados para produzir  o produto final a ser feito.
  4. %Acr/Desc Custo → Nessa coluna é possível lançar acréscimos e descontos que refletirá diretamente no Custo Total Final Liquid e no Custo Unitário.
  5. %Rateio Qtde → Determina a percentagem da quantidade que será dividida com base na Quantidade do produto final PÃO FRANCES para que seja feito o cálculo.
  6. %Rateio Custo → Custo determinado pela percentagem da quantidade de terminada pelo usuário que será dividida com base no Custo Total Final Liquid para que seja feito o cálculo.
  7. Custo Total Final Liquid → Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir a Receita, só que nesse caso com acréscimos/descontos, e seus respectivos Rateios que são sugeridos pelo usuário nas colunas anteriores que irão compor esse Custo Total.
  8. Produto Final →  Tudo que será produzido através da junção de ingredientes
  9. Custo Unitário →  Esse cálculo mostrará quanto irá custar para produzir cada produto por unidade.


Rendimento

No caso do Rendimento o processo é inverso ao da Receita, como por exemplo(Imagem 5) temos a CARNE BOVINA DIANTEIRO que está sendo desmembrada em duas partes, CARNE MOIDA, CARNE BOVINA RENDIMENTO


Imagem 5 - Detalhes Produção Interna(Rendimento)


  1. Componentes→  Ingrediente usado para gerar os produtos finais.
  2. Quantidade a Baixar →  Nessa coluna será lançado a quantidade de cada ingrediente que irá compor os produtos finais.
  3. Custo Liq Total →  Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir o Rendimento. 
  4. %Rateio Qtde → Representa o quanto porcento da CARNE BOVINA RENDIMENTO 2  foi utilizada para produzir CARNE MOÍDA ou qualquer Produto Final relaciona ao componente do Rendimento.
  5. %Rateio Custo → Determina a percentagem da quantidade que será dividida com base no Custo Total Final Liquid para que seja feito o cálculo.
  6. Quantidade a Baixar →  Nessa coluna será lançado a quantidade de cada ingrediente que irá compor os produtos finais.
  7. Custo Total Final Liquid → Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir a Receita, só que nesse caso com acréscimos/descontos, e seus respectivos Rateios que são sugeridos pelo usuário nas colunas anteriores que irão compor esse Custo Total.
  8. Produtos Finais→  Todo produto que foi derivado de um produto base assim como a CARNE MOÍDA e  CARNE BOVINA RENDIMENTO 2 que foram retirados da CARNE BOVINA DIANTEIRO

Receita

Cálculo do Custo Liquido do Produto Final

Imagem 6 - Cálculo Receita


((Soma_Prod_Comp x %Rateio Custo)/100) = Custo total Final Líquido

(18,91591 x 78) / 100 = 14,7544

Nota: O valor referente a Soma_Prod_Comp é a somatória do Custo Liquido Total dos produtos componentes da receita.


Custo Unitário


(Custo total Final Líquido / Quantidade a Entrar do Produto Final) = Custo Unitário

( 14,7544 / 1 ) = 14,7544



Rendimento

Cálculo do Custo Liquido dos Produtos Finais


Imagem 7 - Cálculo Rendimento


(((Valor total do Prod Comp/ Quant a baixar(comp)) x %Quant Custo)/100) = Custo UnitarioP
       
(35,10350 / 100) x 109) / 100 = 0,38262


Custo UnitarioP x (Quant a baixar(comp) x %Rateio Quant) /100= Custo Líquido Total
0,38262 x (100 * 20) / 100 = 7,6524



Custo Unitário

((Quant a baixar(comp) x %Rateio Quant)/100) = Quantidade a entrar

((100*20) /100) = 20

(Custo total Final Líquido / Quantidade a entrar) = Custo Unitário
 (7,6526 / 20) = 0,3825


Nota: Será apresentado o cálculo do Custo Unitário ao clicar em cada linha dos produtos finais do Rendimento.


Quando houver informação na coluna %Acr/Desc Custo, o cálculo final do Custo Líquid, tanto na Receita como no Rendimento será : 


Imagem 8 - Cálculo Acr/Desc Custo


Custo Liquido do Prod Final + (Custo Liquido Prod Final x %Acr/Desc Custo ) / 100 = Custo Líquido Total

7,6526 + ( 7,6526 x 10 ) / 100 = 8,41786


Nota : Custo Liquido do Prod Final utilizado é o valor antes de constar informação na coluna %Acr/Desc Custo, que era 7,6526.


Receita

Atualmente, há duas maneiras de tornar a produção interna automática:


Caminho: 

Módulo cadastro > produto > Receita/Rendimento - MAX0159

Produção Automática via Job:


Ao abrir a tela de Receita/Rendimento, Pesquisa pela Receita desejada e marque a flag Produção Automática.


Imagem 9 - Parâmetro Receita


Com esta flag ativa, o sistema irá dar baixa no produto final deixando o estoque negativo, no horário programado no job, ele produzirá o número de receitas até o estoque ficar positivo ou igual a 0.

     Nota:  O job deverá constar configurado com objeto PKG_ADM_ESTOQUE.sp_GeraProducaoAutomatica para gerar a produção automática.


Produção Automática na Movimentação de Saída:


Ao abrir a tela de Receita/Rendimento, pesquisa pela Receita desejada e marque a flag Produção Receita Auto na Movto. de Saída.

Essa opção permitindo configurar as receitas que terão a opção de gerar a produção automaticamente quando houver a movimentação de saída de um produto final.


Imagem 10 - Parâmetro Receita


Depois, em Módulo Parâmetros > Parâmetros > Código Geral de Operação, marque a flag Gera produção automática na movimentação, nos CGOs escolhidos para fazer parte do processo de produção automática, sendo ele do tipo Saída , das abas Emissão de NF e Operação Interna.


Imagem 11 - Parâmetro Cgo


Em seguida, em Parâmetros > Dealer> Parâmetros Dinâmicos, altere o valor do parâmetro dinâmico GERA_PRODUCAO_AUTO para S:


Imagem 12 - Parâmetro Dinâmico


Feito essas parametrizações, o sistema irá produzir uma receita assim que o produto passar pelo PDV (ou for movimentado nos CGOs com a flag marcada).


Rendimento

Caminho: 

Módulo cadastro > produto > Receita/Rendimento - MAX0159


Ao abrir a tela de Receita/Rendimento, pesquise o rendimento em que deseja automatizar:


Imagem 13 - Parâmetro Rendimento


Ao marcar essa flag, toda vez em que entrar um produto componente desse rendimento, o sistema irá fazer o rendimento automaticamente dos produtos finais.


03. TELA PRODUÇÃO INTERNA

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Receita/Rendimento - MAX0159Cadastro da Receita/Rendimento

04. TELA PRODUÇÃO INTERNA

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.