Árvore de páginas

Consulte a documentação correta:

Esta documentação refere-se ao novo editor de processos da plataforma. Caso esteja utilizando o editor de processos atual, acesse Configurar atividades e fluxos

IDIOMA

 Português Espanhol Inglês


Falando de componente Início...


O componente Início é a etapa inicial de um processo e indica onde o fluxo começa. Ao abrir uma solicitação do processo, essa é a primeira etapa que será executada.

A definição de quem pode abrir solicitações do processo é feita por meio do mecanismo de atribuição do componente. Quem possui permissão, pode abrir solicitações do processo a partir do recurso Iniciar solicitação.

Nesse componente, também é possível configurar algumas características gerais, definir regras de anexo, prazo para conclusão, dentre outras características.


Ver tour guiado do componente Início


01. No diagrama do processo, clique no componente Início .

02. Na lateral direita, onde foram exibidas as configurações do componente, clique em Guia de uso – localizado na parte inferior.

03. Veja a apresentação do recurso destacado.

04. Clique em Próximo para seguir para a apresentação do próximo recurso.

Quando há recursos anteriores, é possível clicar em Voltar para revê-los.

05. Ao finalizar o tour guiado, clique em Concluir.

Se desejar, é possível clicar em Voltar para rever os recursos anteriores antes de concluir.


Configurar componente Início


01. No diagrama do processo, clique no componente Início .

As configurações disponíveis são exibidas na lateral direita.

02. Na aba Geral, defina as informações gerais para o componente que representa a primeira etapa do processo, ou seja, a abertura da solicitação.

Título
Nome da primeira etapa ou atividade do processo. É a etapa que será feita por quem irá abrir a solicitação.

EXEMPLO DE USO
Em um processo de Solicitação de férias, o Início poderia receber o nome Solicitar férias.

Instruções para atividade
Instruções que visam facilitar o entendimento de quem vai abrir a solicitação – ou executar essa etapa novamente caso a solicitação retorne para ela – tais como dados que precisam ser informados para agilizar o entendimento e resolução da solicitação. As instruções são exibidas na aba Informações da solicitação.

Dica!

É possível incluir um documento de instruções que está armazenado no recurso Documentos. Para isso, basta utilizar o formato [WD:codigodoc] substituindo codigodoc pelo código numérico do documento.

Solicitar senha
Quando ativada, determina que o solicitante precisa informar sua senha no momento de abrir a solicitação – ou de executar essa etapa novamente caso a solicitação retorne para ela. Se a senha estiver incorreta, é permitido que o solicitante a informe quantas vezes forem necessárias. A abertura da solicitação só será efetivada quando a senha for informada corretamente. A confirmação da senha fica registrada no histórico da solicitação que foi aberta. Se a opção Confirmar senha da aba Segurança das configurações do processo já estiver ativada, essa opção estará desabilitada.

Nota:

Etapas configuradas para solicitar a senha não podem ser automatizadas por Web services.

Transferir responsável
Quanto ativada, determina que é possível transferir a responsabilidade para outra pessoa se a solicitação retornar para essa etapa.

03. Clique em Configurações de anexo – localizado na parte inferior – para definir as regras para os anexos necessários na etapa inicial do processo, ou seja, a abertura da solicitação.

As regras para anexos não são obrigatórias. Quando não são definidas, é permitido deixar a etapa sem anexos ou adicionar qualquer tipo e qualquer quantidade de anexos, visto que nenhuma validação é feita.

Dica!

Clique aqui para entender como as regras de anexo funcionam antes de configurá-las.

04. Para definir que a etapa não deve receber anexos, ative a opção Proibir anexos.

Proibir anexos
Quando ativada, determina que não é permitido anexar nenhum arquivo nessa etapa.

05. Se a etapa permitirá anexos, clique em Adicionar regra de anexo na atividade para definir a regra.

06. Em Regra geral, escolha como o anexo deve ser, selecionando uma condição e informando uma quantidade, caso a condição permita.

As condições disponíveis são:

  • igual a;
  • maior que;
  • maior ou igual a;
  • menor que;
  • menor ou igual a;
  • qualquer um.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

07. Se desejar, clique em Adicionar regra específica para determinar algumas características exigidas para o anexo.

08. Escolha a característica do anexo para compor a regra específica.

As condições disponíveis são:

  • a extensão;
  • o nome do arquivo;
  • o nome e a extensão;
  • condição avançada: quando selecionada, é necessário criar a regra a partir de uma expressão que utiliza os caracteres * (asterisco), | (pipe) e ! (exclamação). Mais detalhes sobre essa opção podem ser obtidos no passo 11.

09. Agora, escolha a condição que essa característica precisa atender.

As condições disponíveis são:

  • igual a;
  • diferente de;
  • contendo.

Se a condição selecionada for contendo, ainda é possível escolher:

  • início;
  • meio;
  • fim.

10. Por fim, informe os termos que precisam ou não constar no nome ou na extensão do anexo, de acordo com a característica e a condição selecionadas.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

Para remover as condições selecionadas para a regra específica, clique em Remover – localizado no fim da composição da regra.

11. Se a opção selecionada para a regra específica for condição avançada, é possível definir a regra utilizando uma expressão que pode conter os caracteres * (asterisco), | (pipe) e ! (exclamação).

  • * (asterisco): permite deixar livre para ter ou não quaisquer caracteres antes ou depois dele.
  • | (pipe): significa "ou" e permite definir múltiplos padrões.
  • ! (exclamação): significa "diferente de" ou "proibido" e permite barrar um padrão.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

Dica!

Veja mais detalhes e mais exemplos de utilização das regras avançadas clicando aqui.

Para remover as condições definidas para a regra avançada, clique em Remover – localizado no fim da composição da regra.

12. Em Mensagem de erro caso não atenda a regra, defina uma mensagem ou uma instrução para ajudar o responsável que está executando a etapa inicial quando o anexo que ele adicionou não está atendendo a essa regra.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

13. Clique em Salvar.

Ao salvar, a regra passa a ser exibida em Regras criadas. As regras são exibidas em ordem de criação, da mais recente para a mais antiga.

É possível editar ou remover as regras criadas clicando em Ações– localizado no lado direito da regra – e, em seguida, em Editar ou Excluir. Ao editar ou excluir uma regra, a ordem de exibição não é alterada, ou seja, elas continuam sendo exibidas em ordem de criação, da mais recente para a mais antiga.

Para adicionar mais regras, clique em Adicionar regra de anexo na atividade.

14. Ao concluir a configuração de todas as regras desejadas, clique em Fechar– localizado no canto superior direito.

15. Clique na aba Atribuição e defina quem pode abrir solicitações do processo, ou seja, quem pode executar a etapa inicial.

Tipo de atribuição
Como deve ser feita a definição de quem pode abrir solicitações desse processo, ou seja, quem pode executar a etapa inicial do processo. As opções disponíveis são:

  • Qualquer pessoa: quando selecionada, determina que qualquer pessoa pode abrir solicitações desse processo.
  • Grupo específico: quando selecionada, determina que apenas as pessoas de um grupo específico podem abrir solicitações desse processo.
  • Papel específico: quando selecionada, determina que apenas as pessoas que exercem um papel específico podem abrir solicitações desse processo.
  • Pessoa específica: quando selecionada, determina que apenas uma pessoa específica pode abrir solicitações desse processo.

    Nota:

    Se essa pessoa for inativada em algum momento, somente o gestor do processo poderá abrir solicitações em seu lugar.

Grupo específico
Grupo específico de pessoas que podem abrir solicitações desse processo. Esse campo somente é exibido ao selecionar a opção Grupo específico em Tipo de atribuição. Para ver as pessoas que fazem parte do grupo selecionado, basta clicar em Visualizar e, para remover o grupo selecionado, basta clicar em Remover – ambos localizados no lado direito do nome do grupo.

Papel específico
Papel específico exercido pelas pessoas que podem abrir solicitações desse processo. Esse campo somente é exibido ao selecionar a opção Papel específico em Tipo de atribuição. Para ver as pessoas que exercem o papel selecionado, basta clicar em Visualizar e, para remover o papel selecionado, basta clicar em Remover – ambos localizados no lado direito do nome do papel.

Pessoa específica
Pessoa específica que pode abrir solicitações desse processo. Esse campo somente é exibido ao selecionar a opção Pessoa específica em Tipo de atribuição. Para remover a pessoa selecionada, basta clicar em Remover – localizados no lado direito do nome da pessoa.

16. Em Acompanhamento, assinale as opções que representam quem deve ser notificado quando a solicitação sair dessa etapa ou chegar nessa etapa – caso retorne para ela.

As opções disponíveis são:

  • Notificar responsável: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao responsável por essa etapa que, nesse caso, é o próprio solicitante ou a pessoa para a qual a responsabilidade foi transferida, caso a solicitação tenha retornado para essa etapa.
  • Notificar gestor: quando assinalada, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao gestor do processo.

Importante!

Independentemente das opções assinaladas, a notificação não é enviada para quem realizou a ação.

EXEMPLO 1
Uma pessoa movimenta a solicitação para uma etapa na qual ela mesma é a responsável. Mesmo que a opção Notificar responsável esteja assinalada, ela não receberá a notificação, visto que a ação foi feita por ela mesma.

EXEMPLO 2
O gestor do processo movimenta a solicitação (como responsável ou gestor) para uma etapa na qual a opção Notificar gestor está assinalada. Neste caso, ele não receberá a notificação, apenas os outros gestores do processo receberão.

O mesmo ocorre para todos os tipos de notificação, incluindo a de substituto.

EXEMPLO
Se a pessoa A é substituta da pessoa B e movimenta a solicitação para uma etapa onde a pessoa B é responsável, a pessoa A (substituta) não será notificada. Apenas a pessoa B e outras pessoas substitutas dela serão notificadas.

Nota:

As notificações podem ser enviadas na Central de notificações ou por e-mail, dependendo de como foi feita a configuração das opções de envio no perfil pessoal, bem como quais opções estão disponíveis para uso na empresa, que podem ter sido configuradas de forma global para todas as empresas ou por empresa.

17. Clique na aba Prazo e defina as informações relacionadas à conclusão da etapa inicial do processo.

Expediente
Expediente que será considerado na execução dessa etapa. O expediente é utilizado nos cálculos de prazo final e atraso da etapa. São exibidos para seleção os expedientes que existem no recurso Expediente.

Prazo por tempo
Tempo, em horas, dentro do qual essa etapa precisa ser concluída. Essas horas, juntamente com o expediente selecionado, também são consideradas para determinar o prazo final de conclusão da etapa. Esse tempo começa a ser contado a partir do momento no qual a solicitação chega nessa etapa.

EXEMPLO DE CÁLCULO
→ O expediente selecionado está configurado como: de Segunda à Sexta das 8:00 às 18:00.
→ O tempo para conclusão da etapa é 1 hora.
→ A
solicitação chegou nessa etapa às 17:30 de uma Terça-feira.
→ Sendo assim, o prazo final de conclusão da etapa será Quarta-feira às 8:30. Depois das 08:30, a etapa será considerada atrasada.

18. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as configurações feitas no componente Início.

19. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.


Configurar regras para anexos


01. No diagrama do processo, clique no componente Início para o qual deseja configurar as regras para os anexos das solicitações.

02. Na aba Geral, clique em Configurações de anexo – localizado na parte inferior – para definir as regras para os anexos necessários na etapa inicial do processo, ou seja, a abertura da solicitação.

As regras para anexos não são obrigatórias. Quando não são definidas, é permitido deixar a etapa sem anexos ou adicionar qualquer tipo e qualquer quantidade de anexos, visto que nenhuma validação é feita.

Dica!

Clique aqui para entender como as regras de anexo funcionam antes de configurá-las.

03. Para definir que a etapa não deve receber anexos, ative a opção Proibir anexos.

Proibir anexos
Quando ativada, determina que não é permitido anexar nenhum arquivo nessa etapa.

04. Se a etapa permitirá anexos, clique em Adicionar regra de anexo na atividade para definir a regra.

05. Em Regra geral, escolha como o anexo deve ser, selecionando uma condição e informando uma quantidade, caso a condição permita.

As condições disponíveis são:

  • igual a;
  • maior que;
  • maior ou igual a;
  • menor que;
  • menor ou igual a;
  • qualquer um.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

06. Se desejar, clique em Adicionar regra específica para determinar algumas características exigidas para o anexo.

07. Escolha a característica do anexo para compor a regra específica.

As condições disponíveis são:

  • a extensão;
  • o nome do arquivo;
  • o nome e a extensão;
  • condição avançada: quando selecionada, é necessário criar a regra a partir de uma expressão que utiliza os caracteres * (asterisco), | (pipe) e ! (exclamação). Mais detalhes sobre essa opção podem ser obtidos no passo 10.

08. Agora, escolha a condição que essa característica precisa atender.

As condições disponíveis são:

  • igual a;
  • diferente de;
  • contendo.

Se a condição selecionada for contendo, ainda é possível escolher:

  • início;
  • meio;
  • fim.

09. Por fim, informe os termos que precisam ou não constar no nome ou na extensão do anexo, de acordo com a característica e a condição selecionadas.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

Para remover as condições selecionadas para a regra específica, clique em Remover – localizado no fim da composição da regra.

10. Se a opção selecionada para a regra específica for condição avançada, é possível definir a regra utilizando uma expressão que pode conter os caracteres * (asterisco), | (pipe) e ! (exclamação).

  • * (asterisco): permite deixar livre para ter ou não quaisquer caracteres antes ou depois dele.
  • | (pipe): significa "ou" e permite definir múltiplos padrões.
  • ! (exclamação): significa "diferente de" ou "proibido" e permite barrar um padrão.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

Dica!

Veja mais detalhes e mais exemplos de utilização das regras avançadas clicando aqui.

Para remover as condições definidas para a regra avançada, clique em Remover – localizado no fim da composição da regra.

11. Em Mensagem de erro caso não atenda a regra, defina uma mensagem ou uma instrução para ajudar o responsável que está executando a etapa inicial quando o anexo que ele adicionou não está atendendo a essa regra.

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS

12. Clique em Salvar.

Ao salvar, a regra passa a ser exibida em Regras criadas. As regras são exibidas em ordem de criação, da mais recente para a mais antiga.

É possível editar ou remover as regras criadas clicando em Ações– localizado no lado direito da regra – e, em seguida, em Editar ou Excluir. Ao editar ou excluir uma regra, a ordem de exibição não é alterada, ou seja, elas continuam sendo exibidas em ordem de criação, da mais recente para a mais antiga.

Para adicionar mais regras, clique em Adicionar regra de anexo na atividade.

13. Ao concluir a configuração de todas as regras desejadas, clique em Fechar– localizado no canto superior direito.

14. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as alterações feitas no componente Início.

15. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.


Editar regra para anexos


01. No diagrama do processo, clique no componente Início do qual deseja editar as regras para os anexos das solicitações.

02. Na aba Geral, clique em Configurações de anexo – localizado na parte inferior.

03. Em Regras criadas, localize a regra que deseja editar e clique em Ações– localizado no lado direito da regra.

04. Clique em Editar.

05. Modifique as condições da regra conforme desejado.

06. Clique em Salvar edição.

A edição de uma regra não altera a ordem de exibição delas, ou seja, elas continuam sendo exibidas em ordem de criação, da mais recente para a mais antiga.

07. Ao concluir a edição de todas as regras desejadas, clique em Fechar– localizado no canto superior direito.

08. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as alterações feitas no componente Início.

09. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.


Excluir regra para anexos


01. No diagrama do processo, clique no componente Início do qual deseja excluir as regras para os anexos das solicitações.

02. Na aba Geral, clique em Configurações de anexo – localizado na parte inferior.

03. Em Regras criadas, localize a regra que deseja excluir e clique em Ações– localizado no lado direito da regra.

04. Clique em Excluir.

05. Na mensagem de confirmação exibida, clique em Excluir regra.

Não é possível restaurar uma regra que foi excluída.

A exclusão de uma regra não altera a ordem de exibição das demais, ou seja, elas continuam sendo exibidas em ordem de criação, da mais recente para a mais antiga.

06. Ao concluir a exclusão de todas as regras desejadas, clique em Fechar– localizado no canto superior direito.

07. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as alterações feitas no componente Início.

08. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.


Fique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização Voyager (2.0). Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.