Versão mínima
O quadro de PIS/COFINS está disponível somente a partir da versão 12.1.2406.
Conteúdo:
1. Sobre
A Guia do PIS/COFINS oferece uma visão consolidada de toda a operação da empresa que sofreu incidência do PIS e da COFINS, tanto dos Lançamentos Fiscais, como de retenções realizadas através do módulo de Gestão Financeira.
Os dados necessários para a geração desta guia são provenientes dos Lançamentos Fiscais e dos Períodos de Apuração. São selecionados todos os Lançamentos Fiscais das Coligadas, Filiais e Período filtrados, que não estejam Cancelados ou Estornados. Serão considerados, também, Lançamentos Financeiros a pagar e a receber que tenham destaque da retenção do PIS, COFINS ou CSRF.
2. Requisito básico
A origem dos dados para geração da guia de PIS/COFINS é o Período de Apuração. Para que essas informações sejam preenchidas no Período de Apuração é preciso executar o Pré-Processamento Apuração Fiscal.
Importante!
Caso haja Períodos de Apuração do PIS e/ou COFINS já encerrados, se for do seu interesse visualizar os dados desses Períodos, será preciso executar os seguintes passos:
- Reabrir os Períodos de Apuração.
- Executar o Pré-Processamento da Apuração Fiscal.
- Encerrar novamente os Períodos de Apuração.
- E, por fim, regerar o Processamento do TOTVS Inteligência Tributária.
Caso existam lançamentos com tributos de PIS e/ou COFINS não processados, será exibida a mensagem abaixo indicando essas inconsistências na qual pode ser detalhada clicando em Clique aqui para mais informações.
O detalhe das inconsistências mostram a lista de períodos que contenham lançamentos com tributo de PIS/COFINS que não foram incluídos no Pré-Processamento Apuração Fiscal e o passo a passo para corrigir essa inconsistência
3. Quadros disponíveis na guia
- Total do PIS:
-
- Retido na Entrada: Somatório dos valores de PIS retido calculados nos lançamentos financeiros a pagar de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados.
- Retido na Saída: Somatório dos valores de PIS calculados nos lançamentos financeiros a receber, de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados.
- Total do COFINS:
- Retido na Entrada: Somatório dos valores de COFINS retido calculados nos lançamentos financeiros a pagar de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados.
- Retido na Saída: Somatório dos valores de COFINS calculados nos lançamentos financeiros a receber, de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados.
- Valor Operacional: Somatório do valor financeiro dos itens: (Valor da Mercadoria + Despesa + Seguro + Frete - Desconto) dos Lançamentos Fiscais de Entrada ou Saída.
- Total do PIS:
-
- Créditos: Somatório dos Créditos de PIS calculados nos Períodos de Apuração Fiscal de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados que foram pré-processados.
- Débitos: Somatório dos Débitos de PIS calculados nos Períodos de Apuração de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados que foram pré-processados.
- Total do COFINS:
- Créditos: Somatório dos Créditos de COFINS calculados nos Períodos de Apuração Fiscal de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados que foram pré-processados.
- Débitos: Somatório dos Débitos de COFINS calculados nos Períodos de Apuração de todas as Coligadas, Filiais e Períodos filtrados que foram pré-processados.
Este quadro representa, graficamente, o total dos créditos, dos débitos e o saldo do imposto a pagar ou o saldo credor por período de apuração. Os valores são apresentados somados, considerando os tributos PIS e COFINS.
A origem dos dados é o Período de Apuração. Se o mesmo estiver com Status aberto, o sistema faz uma simulação do encerramento e apresenta os valores parciais, considerando os lançamentos fiscais escriturados e processados pela Pré-Apuração até a data do processamento.
Este grid apresenta o detalhamento de todas as operações selecionadas através do filtro aplicado agrupadas até o nível do CST, que geraram débito de PIS e COFINS.
A origem dos dados são os Itens do Lançamento Fiscal escriturados até o momento do processamento.
Gráfico de Operações por CST
Os dados da grid são apresentados neste gráfico agrupados por Código de Situação Tributária - CST.
Ao colocar o ponteiro do mouse sobre a série, o painel apresentará os detalhes do agrupamento.
Esta grid traz o detalhamento de todas as operações selecionadas através do filtro aplicado agrupadas até o nível do Tipo de Crédito, que geraram crédito do PIS e da COFINS.
A origem dos dados são os Itens do Lançamento Fiscal escriturados até o momento do processamento.
Gráfico de Operações por Tipo de Crédito
Neste gráfico, os créditos do PIS e COFINS, que estão detalhados na grid, são agrupados por Tipo de Crédito.
Ao colocar o ponteiro do mouse sobre a série, o painel apresentará os detalhes do agrupamento.






