Consulte a documentação correta:
Esta documentação refere-se ao novo editor de processos da plataforma. Caso esteja utilizando o editor de processos atual, acesse Configurar atividades e fluxos.
Falando de componente Exclusivo...
O componente Exclusivo representa um ponto onde o processo pode tomar um caminho ou outro automaticamente, dependendo das condições definidas e dos dados obtidos para atender a uma das condições. Dessa forma, ele permite automatizar decisões e aumentar a produtividade, flexibilizando a personalização de processos e reduzindo possíveis falhas. Ele também facilita a resolução de exceções em tempo real e garante conformidade com normas de governança.
Esse componente permite definir regras claras para compor as condições que serão consideradas para determinar uma rota única na qual o processo deve seguir a partir desse ponto, decidindo assim, o seu destino. Ou seja, ele funciona como uma porta – gateway – que direciona a solicitação para a próxima etapa baseando-se em dados que atendam à uma condição.
Para determinar essa rota, ele considera uma informação já existente no contexto da solicitação quando ela chega nesse ponto e, a partir dessa informação, verifica qual condição é atendida por ela e direciona a solicitação para o fluxo correspondente à condição atendida.
As condições são verificadas na ordem em que foram criadas. Assim que uma das condições for atendida, as demais não são verificadas. Como cada condição possui um fluxo de destino vinculado, a solicitação é movimentada para a primeira etapa do fluxo correspondente à condição que foi atendida.
Quando um processo é dividido em duas ou mais rotas utilizando o componente Exclusivo, cada rota a ser seguida é determinada por um dado com valor diferente.
EXEMPLO 1
Em um processo de Envio de mercadoria, é preciso decidir qual método de envio utilizar dependendo da região para onde a mercadoria será enviada. Sendo assim, o dado a ser analisado é a região, que pode ser Metropolitana ou Interior. Se for Metropolitana, o método de envio será o Express. Se for Interior, o método de envio será o Padrão.
EXEMPLO 2
Em um processo de Aprovação de despesas, o gestor responsável por aprovar cada despesa varia de acordo com sua categoria, que pode ser Equipamento, Publicidade, Contratação etc. Dessa forma, o dado a ser analisado é a categoria da despesa. Quando a categoria for Equipamento, a aprovação deve ser enviada para o gestor de Infraestrutura. Se for Publicidade, para o gestor de Marketing e, quando for Contratação, para o gestor de RH.
Quando o processo possui um fluxo sincronizado utilizando esse componente, é importante ressaltar que, dentre as entradas que chegam no ponto de sincronização, apenas uma é suficiente para que a solicitação siga adiante, ou seja, não serão aguardados outros fluxos para movimentar a solicitação.
Importante!
Ao utilizar o componente Exclusivo, o resultado é auto excludente, ou seja, não há possibilidade da solicitação seguir por mais de uma rota do processo, ela sempre seguirá pela rota da primeira condição atendida. Desse conceito se origina o nome do componente: Exclusivo.
Requisitos para utilização
Para utilizar o componente Exclusivo, é necessário atentar-se a alguns pontos:
- o fluxo de entrada para ele não pode ter retorno, pois como ele se comporta como uma atividade automática, a solicitação sempre seguirá para o fluxo de saída que corresponder à condição atendida;
- se um dos fluxos de saída possuir retorno, quando a solicitação retornar, a decisão será executada de forma automática novamente;
- para criar as condições, é necessário que já exista um formulário vinculado ao processo e, pelo menos, uma etapa/atividade posterior a ele. Isso porque, para construir as regras de cada condição, é necessário selecionar os campos do formulário que devem ser considerados na verificação da condição e a etapa para a qual a solicitação será enviada quando a condição for atendida;
- ele precisa de, pelo menos, uma condição para funcionar corretamente.
Condição simples
A condição simples permite criar as regras a partir da própria interface, definindo a origem dos dados e os operadores para determinar o que deve ser validado. Para cada regra, é necessário definir:
- o campo do formulário vinculado ao processo do qual será obtido o valor que será utilizado na comparação e verificação da regra;
- o operador que vai determinar qual tipo de comparação será feita: vazio, igual a, diferente de, contendo, maior que, maior ou igual a, menor que, menor ou igual a, proibido e qualquer um;
- a origem do valor que será comparado com o valor do campo do formulário, podendo ser um valor vindo de outro campo do mesmo formulário ou um valor fixo inserido manualmente em um campo da regra;
- o outro campo do formulário ou o valor fixo que será comparado com o primeiro campo do formulário, dependendo do que foi definido na origem do valor.
A validação da regra ocorre da seguinte forma em relação ao segundo valor a ser comparado:
- se a origem do valor é um campo de formulário, ela será feita comparando o valor dos dois campos do formulário que foram selecionados;
- se a origem é um valor fixo, ela será feita comparando o valor do primeiro campo do formulário selecionado com o valor fixo inserido manualmente na regra.
É possível criar múltiplas regras para compor cada condição. E, também, é possível criar múltiplas condições para cada componente Exclusivo.
Importante!
As regras são validadas considerando o operador E, ou seja, todas as regras que compõem a condição precisam ser verdadeiras para que a condição seja atendida.
Quando existe apenas uma regra criada para uma condição, essa regra não pode ser excluída, pois é necessário que exista pelo menos uma regra em cada condição para que o componente funcione corretamente.
Dica!
Clique aqui e saiba como adicionar uma condição simples.
Exemplos de uso
Reunimos aqui alguns cenários utilizando as condições simples no componente Exclusivo. Os exemplos contam com a necessidade de decisão do processo, as condições que serão verificadas pelo componente e o resultado de acordo com a condição atendida.
Clique em cada cenário para ver seus detalhes.
Reclamação de cliente sobre um pedido na ouvidoria.
Aprovação de compra com faixas de valor.
Solicitação de suporte técnico para o serviço de Internet.
Condição avançada
A condição avançada permite criar as regras a partir de codificação, flexibilizando a criação de condições para pessoas mais técnicas que saibam programar e desejam criar expressões avançadas para as condições usando JavaScript.
Para esse tipo de condição, é disponibilizada uma IDE embutida, ou seja, um editor de código onde as expressões avançadas podem ser escritas. O ambiente para codificação permite a escrita de códigos de forma estruturada.
A condição avançada deve ser escrita utilizando expressões JavaScript e seguindo a estrutura:
- Propriedade: campo do formulário ou variável do processo;
- Condição: operadores como ===, >, <, != etc.;
- Valor: valor fixo ou outra variável.
No ambiente para codificação, também são disponibilizados snippets prontos com as hAPIs da plataforma para facilitar a criação das condições. Assim, é possível inserir facilmente chamadas e manipulação de dados. Esses snippets ajudam a reduzir erros de codificação e aceleram a configuração das condições avançadas.
Além disso, o ambiente para codificação exibe um exemplo de condição avançada para facilitar o entendimento da construção das regras.
Dicas!
Clique aqui e veja todos os métodos que estão disponíveis por meio da hAPI e que podem ser utilizados na criação de condições avançadas.
Clique aqui e saiba como adicionar uma condição avançada.
Exemplos de uso
Reunimos aqui vários cenários utilizando as condições avançadas no componente Exclusivo. Os exemplos contam com a necessidade de decisão do processo, as condições que serão verificadas pelo componente e o resultado de acordo com a condição atendida.
Clique em cada cenário para ver seus detalhes.
Aprovação de compra por valor.
Aprovação conforme o tipo do item (perecível/não perecível).
Configurar componente Exclusivo
01. No diagrama do processo, clique no componente Exclusivo que deseja configurar.
As configurações disponíveis são exibidas na lateral direita.
02. Defina um título ou nome para o componente que representa o direcionamento automático da solicitação para uma das etapas possíveis do fluxo do processo, de acordo com o resultado obtido.
O nome também pode ser alterado diretamente no componente, clicando sobre seu nome atual e depois em Editar– localizado no lado direito.
EXEMPLO DE USO
Em um processo de Aprovação de despesas de acordo com a categoria, o componente poderia receber o nome Aprovação por categoria.
03. Clique em Adicionar condição para definir as condições que precisam ser atendidas para que a solicitação seja direcionada para a etapa correspondente.
04. Em Nome da condição, insira um nome para identificar a condição depois de criada.
O nome da condição pode ter até 100 caracteres.
05. Selecione o tipo de condição que deseja criar.
As opções disponíveis são:
- Condição simples: quando selecionada, permite criar as regras a partir da própria interface, definindo a origem dos dados e os operadores para determinar o que deve ser validado. Obtenha mais detalhes em Condição simples.
- Condição avançada: quando selecionada, permite criar as regras a partir de codificação com expressões avançadas usando JavaScript. Obtenha mais detalhes em Condição avançada.
06. Se o tipo selecionado foi Condição simples, clique em Regra 1 para expandir e construir a primeira regra para compor a condição.
Se o tipo selecionado foi Condição avançada, obtenha as informações desejadas para configuração no passo 09.
07. Selecione os dados necessários para construir a regra.
Campo do formulário
Campo do formulário vinculado ao processo do qual será obtido o valor que será utilizado para comparação e verificação da regra.
Operador
Determina o tipo de comparação que será feita. As opções disponíveis são:
- vazio;
- igual a;
- diferente de;
- contendo;
- maior que;
- maior ou igual a;
- menor que;
- menor ou igual a;
- proibido;
- qualquer um.
Origem do valor para comparação
De onde será obtido o valor que será comparado com o valor do campo do formulário selecionado anteriormente. As opções disponíveis são:
- Campo do formulário: quando selecionada, determina que o valor a ser comparado será obtido de outro campo do formulário vinculado ao processo. Nesse caso, é necessário selecionar esse outro campo do formulário no último campo de composição da regra, que é o Valor a ser comparado.
- Campo valor: quando selecionada, determina que o valor a ser comparado é um valor fixo e será obtido da própria regra. Nesse caso, é necessário inserir manualmente o valor desejado no último campo de composição da regra, que é o Valor a ser comparado.
Valor a ser comparado
O outro campo do formulário ou o valor fixo da regra, dependendo do que foi selecionado na origem do valor:
- se a origem selecionada foi Campo de formulário, é necessário selecionar o outro campo do formulário do qual o valor para comparação será obtido;
se a origem selecionada foi Campo valor, é necessário inserir manualmente o valor fixo que será utilizado para comparação.
Dicas!
Para os tipos de campos que possuem a propriedade Valor, o valor que deve ser inserido aqui é o mesmo que foi inserido no campo Valor das propriedades do campo do formulário selecionado para comparação.
EXEMPLO
Se o campo do formulário selecionado para comparação é o Categoria da despesa, do tipo Combo, o valor a ser inserido aqui é o mesmo valor inserido no campo Valor de uma das opções de seleção definidas para o campo.Se o campo selecionado é um campo simples do tipo numérico, mesmo que ele contenha alguma máscara – como moeda, CPF etc. – o valor a ser inserido aqui é apenas o número, sem pontos, vírgulas ou outros caracteres.
EXEMPLO
Se o campo do formulário selecionado para comparação é o Valor da compra, do tipo Simples, Numérico e com máscara de Moeda em Reais (R$), o valor a ser inserido aqui é apenas o número, sem ponto, sem vírgula e sem casas decimais.
CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE REGRAS
08. Se for preciso adicionar mais regras, clique em Adicionar regra e configure quantas regras forem necessárias para compor a condição.
As regras são validadas considerando o operador E, ou seja, todas as regras que compõem a condição precisam ser verdadeiras para que a condição seja atendida.
EXEMPLO DE USO
→ Campo do formulário Categoria da despesa precisa conter um dado igual a Campo valor publicidade.
E
→ Campo do formulário Valor da despesa precisa conter um dado menor que Campo valor 5000.
Significa que o campo Categoria da despesa do formulário precisa estar preenchido com o dado publicidade E o campo Valor da despesa precisa estar preenchido com um valor menor do que R$ 5.000,00 para que essa condição seja atendida e a solicitação seja enviada para o fluxo correspondente a ela.
Para excluir uma regra adicionada, basta clicar em Excluir – localizado no lado direito do quadro da regra. Porém, essa opção não é exibida quando existe apenas uma regra para a condição, visto que ela não pode ser excluída porque é necessário que exista, pelo menos, uma regra para cada condição para o correto funcionamento do componente.
09. Se o tipo selecionado foi Condição avançada, no editor de códigos, insira a expressão em JavaScript contendo propriedade, condição e valor.
EXEMPLO
hAPI.getCardValue("Responsável") == "Gestor" → significa que o campo de formulário "Responsável" deve ter um valor igual a "Gestor" para atender a condição.
10. Por fim, em Ao atender a condição, segue para a atividade:, selecione a etapa/atividade para a qual a solicitação deve ser encaminhada quando essa condição for atendida.
11. Clique em Salvar para salvar a condição e suas regras.
As condições são listadas na ordem em que foram criadas, da primeira para a última.
A validação das condições também considera a ordem em que foram criadas, ou seja, primeiramente é verificada a primeira condição criada. Se ela for atendida, as demais não são verificadas. Se ela não for atendida, segue para a verificação da segunda e assim por diante.
12. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as configurações feitas no componente Exclusivo.
13. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.
Adicionar condição simples
01. No diagrama do processo, clique no componente Exclusivo para o qual deseja adicionar uma condição simples.
02. Clique em Adicionar condição.
03. Em Nome da condição, insira um nome para identificar a condição depois de criada.
O nome da condição pode ter até 100 caracteres.
04. Selecione a opção Condição simples.
05. Clique em Regra 1 para expandir e construir a primeira regra para compor a condição.
06. Selecione os dados necessários para construir a regra.
Campo do formulário
Campo do formulário vinculado ao processo do qual será obtido o valor que será utilizado para comparação e verificação da regra.
Operador
Determina o tipo de comparação que será feita. As opções disponíveis são:
- vazio;
- igual a;
- diferente de;
- contendo;
- maior que;
- maior ou igual a;
- menor que;
- menor ou igual a;
- proibido;
- qualquer um.
Origem do valor para comparação
De onde será obtido o valor que será comparado com o valor do campo do formulário selecionado anteriormente. As opções disponíveis são:
- Campo do formulário: quando selecionada, determina que o valor a ser comparado será obtido de outro campo do formulário vinculado ao processo. Nesse caso, é necessário selecionar esse outro campo do formulário no último campo de composição da regra, que é o Valor a ser comparado.
- Campo valor: quando selecionada, determina que o valor a ser comparado é um valor fixo e será obtido da própria regra. Nesse caso, é necessário inserir manualmente o valor desejado no último campo de composição da regra, que é o Valor a ser comparado.
Valor a ser comparado
O outro campo do formulário ou o valor fixo da regra, dependendo do que foi selecionado na origem do valor:
- se a origem selecionada foi Campo de formulário, é necessário selecionar o outro campo do formulário do qual o valor para comparação será obtido;
se a origem selecionada foi Campo valor, é necessário inserir manualmente o valor fixo que será utilizado para comparação.
Dicas!
Para os tipos de campos que possuem a propriedade Valor, o valor que deve ser inserido aqui é o mesmo que foi inserido no campo Valor das propriedades do campo do formulário selecionado para comparação.
EXEMPLO
Se o campo do formulário selecionado para comparação é o Categoria da despesa, do tipo Combo, o valor a ser inserido aqui é o mesmo valor inserido no campo Valor de uma das opções de seleção definidas para o campo.Se o campo selecionado é um campo simples do tipo numérico, mesmo que ele contenha alguma máscara – como moeda, CPF etc. – o valor a ser inserido aqui é apenas o número, sem pontos, vírgulas ou outros caracteres.
EXEMPLO
Se o campo do formulário selecionado para comparação é o Valor da compra, do tipo Simples, Numérico e com máscara de Moeda em Reais (R$), o valor a ser inserido aqui é apenas o número, sem ponto, sem vírgula e sem casas decimais.
CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE REGRAS
07. Se for preciso adicionar mais regras, clique em Adicionar regra e configure quantas regras forem necessárias para compor a condição.
As regras são validadas considerando o operador E, ou seja, todas as regras que compõem a condição precisam ser verdadeiras para que a condição seja atendida.
EXEMPLO DE USO
→ Campo do formulário Categoria da despesa precisa conter um dado igual a Campo valor publicidade.
E
→ Campo do formulário Valor da despesa precisa conter um dado menor que Campo valor 5000.
Significa que o campo Categoria da despesa do formulário precisa estar preenchido com o dado publicidade E o campo Valor da despesa precisa estar preenchido com um valor menor do que R$ 5.000,00 para que essa condição seja atendida e a solicitação seja enviada para o fluxo correspondente a ela.
Para excluir uma regra adicionada, basta clicar em Excluir – localizado no lado direito do quadro da regra. Porém, essa opção não é exibida quando existe apenas uma regra para a condição, visto que ela não pode ser excluída porque é necessário que exista, pelo menos, uma regra para cada condição para o correto funcionamento do componente.
08. Por fim, em Ao atender a condição, segue para a atividade:, selecione a etapa/atividade para a qual a solicitação deve ser encaminhada quando essa condição for atendida.
09. Clique em Salvar para salvar a condição e suas regras.
As condições são listadas na ordem em que foram criadas, da primeira para a última.
A validação das condições também considera a ordem em que foram criadas, ou seja, primeiramente é verificada a primeira condição criada. Se ela for atendida, as demais não são verificadas. Se ela não for atendida, segue para a verificação da segunda e assim por diante.
10. Clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as configurações feitas no componente Exclusivo.
11. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.
Adicionar condição avançada
01. No diagrama do processo, clique no componente Exclusivo para o qual deseja adicionar uma condição avançada.
02. Clique em Adicionar condição.
03. Em Nome da condição, insira um nome para identificar a condição avançada depois de criada.
04. Selecione o tipo Condição avançada.
05. No editor de códigos, insira a expressão em JavaScript contendo propriedade, condição e valor.
EXEMPLO
hAPI.getCardValue("Responsável") == "Gestor" → significa que o campo de formulário Responsável deve ter um valor igual a Gestor para atender a condição.
06. Em Ao atender a condição, segue para a atividade:, selecione a etapa/atividade para a qual a solicitação deve ser encaminhada quando essa condição for atendida.
07. Clique em Salvar.
08. Ao concluir a inclusão de todas as condições avançadas desejadas, clique em Fechar– localizado no canto superior direito.
Editar condição
01. No diagrama do processo, clique no componente Exclusivo do qual deseja editar uma condição.
02. Em Condições criadas, localize a condição que deseja editar e clique em Ações– localizado no seu lado direito.
03. Clique em Editar.
04. Altere os dados desejados nas regras da condição.
05. Clique em Salvar.
06. Ao concluir a edição de todas as condições desejadas, clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as alterações feitas no componente Exclusivo.
07. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.
Excluir condição
01. No diagrama do processo, clique no componente Exclusivo do qual deseja excluir uma condição.
02. Em Condições criadas, localize a condição que deseja excluir e clique em Ações– localizado no seu lado direito.
03. Clique em Excluir.
04. Na mensagem de confirmação exibida, clique em Excluir condição para confirmar a exclusão da condição em questão.
Ao excluir uma condição, todas as configurações existentes para ela também são excluídas e não é possível restaurá-las.
05. Ao concluir a exclusão de todas as condições desejadas, clique em Salvar rascunho – localizado no lado direito da barra superior – para salvar as alterações feitas no componente Exclusivo.
06. Na mensagem exibida, clique em Ok, entendi.
Dúvidas frequentes
Confira aqui algumas dúvidas frequentes sobre o componente Exclusivo.
Qual a diferença entre os componentes Exclusivo, Paralelo e Inclusivo?
O componente Exclusivo pode afetar o desempenho do processo?
É possível utilizar múltiplas regras no mesmo componente Exclusivo?
Quais linguagens são suportadas para criar scripts na condição Avançada?
Como testar se as condições definidas estão corretas?
Por que a solicitação parou depois do componente Exclusivo?
Fique atento!
Esta documentação é válida a partir da atualização Voyager (2.0). Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.




