01. DADOS GERAIS
| Produto: | TOTVS Backoffice |
|---|---|
| Linha de Produto: | Linha Datasul |
| Segmento: | Backoffice |
| Módulo: | MFT - Faturamento |
| Função: | CD0309 - Manutenção Contas Faturamento CD0403 - Manutenção Estabelecimentos CD0618 - Códigos ANP NF-e CD0704 - Manutenção de Clientes CD0761 - Simulação do Cálculo da Nota FT0604 - Atualização Obrigações Fiscais FT4003A - Cálculo de NF - Cabeçalho FT4003B - Cálculo de Notas Fiscais FT4004 - Cálculo de NF - Itens da Nota FT4005 - Cálculo de NF - Totais FT4009 - Inf Fiscais Cálculo NF FT4015 - Simulação Cálculo Notas Fiscais FT0502 - Manutenção Notas Fiscais FT0904 - Consulta Notas Fiscais FT0904B - Consulta Relacionamentos Nota Fiscal FT0904C – Consulta Detalhe Item Nota Fiscal FT2015 - Importador de Notas Fiscais (TXT) FT0910 - Geração Manual NF-e FT0518 - Emissor DANFE Word FT0527 - Emissor DANFE PDF html-mft.listInvoices - Listagem Notas Fiscais rpDevolVendas - Relatório Smart View Devolução de Vendas rpNotaFiscal - Relatório Smart View Notas Fiscais Emitidas importInvoicePublic - API para Importação de Notas Fiscais |
| País: | Brasil |
| Requisito/Story/Issue: | DMANFATINOV-280 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
A Reforma Tributária sobre o Consumo é um conjunto de propostas que visa simplificar e modernizar o sistema tributário do Brasil. Seu ponto mais relevante é a criação do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). O IVA é um modelo de tributação que incide sobre o consumo de bens e serviços, sendo calculado com base no valor que é adicionado em cada etapa da cadeia produtiva ou comercial.
No Brasil, a aplicação do IVA será dual, abrangendo dois impostos distintos, administrados por diferentes entes federativos. Nesse contexto, para composição do IVA, foram instituídos os seguintes impostos:
- Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), administrada pela União;
- Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), administrado pelos estados e municípios por meio de um Comitê Gestor.
Em âmbito federal, a CBS substitui o PIS e a COFINS. Já em âmbito regional, o IBS substitui tanto o ICMS (atualmente competência dos estados) quanto o ISS (competência dos municípios).
A instituição desses novos tributos, bem como a criação do Comitê Gestor, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025, aprovada em janeiro de 2025.
Além dos impostos que compõem o IVA Dual, a Lei Complementar nº 214/2025 também instituiu o Imposto Seletivo (IS). Este imposto tem por finalidade desestimular o consumo de produtos e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, conhecido popularmente como o Imposto do Pecado.
Quanto ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), inicialmente previa-se sua extinção em 2027. No entanto, o IPI continuará vigorando para manter a competitividade das indústrias localizadas na Zona Franca de Manaus (ZFM).
O novo modelo de tributação sobre o consumo será implementado em 2026 e terá um período de transição, durante o qual o sistema atual coexistirá com o novo modelo da Reforma Tributária. A transição será concluída em 2033, quando tributos como ICMS e ISS serão definitivamente substituídos.
Na imagem abaixo, é possível conferir o período de transição:
03. SOLUÇÃO
Adequar o sistema para suportar a Nota Técnica NT2024.002 e NT2025.002, para que o sistema possa calcular corretamente o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS UF e IBS Mun), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o Imposto Seletivo (IS) nas Notas Fiscais Eletrônicas (modelo 55), conforme as diretrizes da Reforma Tributária do Consumo.
A seguir listamos os programas de relatórios alterados para a Reforma Tributária:
- Simulação do Cálculo da Nota (CD0761): Esse programa foi alterado para apresentar a simulação dos novos tributos, baseado na busca de Alíquota, %Redução, %Diferimento, CST e Código de Classificação Tributária (cClassTrib) dos novos cadastros html-mft.relationshipTribute e totvs-mre-ref-trib respectivamente.
Os novos impostos somente serão apresentados quando a função nt2024002 estiver ativa.
Quando houver CST Regular e Classificação Tributária Regular, os novos impostos regulares serão apresentados:
- Listagem Notas Fiscais (html-mft.listInvoices): Esse programa foi alterado para para permitir a visualização das informações dos novos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS), bem como a Finalidade de Emissão da NF-e e o Tipo de Nota Débito/Crédito.
Os novos impostos somente serão apresentados quando a função nt2024002 estiver ativa.
- Aba Resumido: Colunas Finalidade de Emissão da NF-e e Tipo de Nota de Débito/Crédito:
- Aba Resumido: Colunas Valor CBS, Valor IBS UF e Valor IBS Mun:
- Aba Impostos Item: Colunas de impostos já existentes como ICMS, INSS, IRF, ISS, IPI, PIS, COFINS, FCP, CSLL, SAT, SENAR, ZFM, FUNDO, ...
Aba Impostos Item 2: Colunas Classe Tributária CBS, CST CBS, Base Cálculo CBS, Alíquota CBS, % Redução CBS, Alíquota Efetiva CBS, % Diferimento CBS, Valor Diferimento CBS, Valor Devolvido CBS e Valor do Imposto CBS:
- Aba Impostos Item 2: Colunas Classe Tributária IBS UF, CST IBS UF, Base Cálculo IBS UF, Alíquota IBS UF, % Redução IBS UF, Alíquota Efetiva IBS UF, % Diferimento IBS UF, Valor Diferimento IBS UF, Valor Devolvido IBS UF e Valor Imposto IBS UF:
Aba Impostos Item: Colunas Classe Tributária IBS Mun, CST IBS Mun, Base Cálculo IBS Mun, Alíquota IBS Mun, % Redução IBS Mun, Alíquota Efetiva IBS Mun, % Diferimento IBS Mun, Valor Diferimento IBS Mun, Valor Devolvido IBS Mun e Valor Imposto IBS Mun:
- Devolução de Vendas (rpDevolVendas): Esse programa foi alterado com a inclusão dos campos referentes aos novos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS).
Os novos impostos somente serão apresentados quando a função nt2024002 estiver ativa.
- Notas Fiscais Emitidas (rpNotaFiscal): Nesse relatório foram inclusos campos para listar os novos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS).
Os novos impostos somente serão apresentados quando a função nt2024002 estiver ativa.
O programa "Manutenção de Contas Faturamento" (CD0309) foi alterado para que o usuário possa informar as contas contábeis dos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS) na pasta "Contas III".
O programa "Manutenção de Estabelecimentos" (CD0403) foi alterado para permitir que o usuário informe as contas contábeis dos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS) na pasta "Contas III".
O programa "Códigos ANP NF-e" (CD0618) foi alterado para permitir que o usuário informe as alíquotas dos Impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS).
Esses campos somente ficarão habilitados quando marcada a opção "Operação Sujeita à Tributação Monofásica".
O programa "Manutenção de Clientes" (CD0704) foi alterado para que o usuário possa informar o tipo ente governamental na pasta "Cliente".
Somente será possível selecionar a opção do "tipo ente governamental" quando informado no campo "ramo atividade" o valor: OrgaoPublico.
No programa CD4035 foi inclusa uma nova opção "Docto Fiscal Referenciado Item” que corresponde ao Referenciamento de item de outro Documento Fiscal Eletrônico - DF-e e, onde serão gravadas as informações da chave de acesso e sequencia do item da nota fiscal de origem, para que sejam geradas no XML da NF-e.
- Esta nova opção será disponibilizada quando tratar-se de:
- Finalidade NF-e 4 - Devolução de Mercadoria.
- Finalidade NF-e 6 - Nota de Débito, tipo 04 "Multa e Juros”.
- Finalidade NF-e 6 - Nota de Débito, tipo 03 "Débitos de notas fiscais não processadas na apuração”.
- Para notas fiscais de devolução a fornecedor, quando informado nota fiscal de origem, as informações serão geradas automaticamente, desde que no documento de origem tenha pelo menos a chave da nota fiscal eletrônica.
- Quando informado manualmente, o programa trará todos os itens da nota fiscal e permitirá informar a chave eletrônica e sequencia do item no XML.
- Não será permitido salvar o registro sem chave eletrônica ou chave eletrônica inválida (pelo menos 44 caracteres).
- Referente ao DFe Referenciado, algumas validações são realizadas pela SEFAZ, que poderão ser consultadas no Portal da Nota Fiscal Eletrônica (Notas Técnicas).
No programa FT4025C, que é chamado quando selecionado o tipo de informação: Docto Fiscal Referenciado (CD4035), foi adicionado um novo campo: Pagamento antecipado, para poder referencias as notas de débito tipo 06 de pagamento antecipado e enviar no XML da NF-e.
Quando essa parâmetro estiver marcado, as notas referenciadas serão apresentadas na tag gPagAntecipado do XML da NF-e.
No programa CD4035 no Tipo de Informação: NF-e - Informações Adicionais, foi incluído o campo: Data Prev Entrega, que irá armazenar a data de previsão de entrega ou disponibilização do bem. Essa data será apresentada na tag dPrevEntrega do XML da NF-e.
O programa "Cálculo de Notas Fiscais" (FT4003) foi alterado para:
a) Tratar os dois novos tipos de finalidades da NF-e.
b) Solicitar o campo "Tipo Nota de Débito".
c) Solicitar os novos tributos em notas complementares de imposto.
Finalidades da NF-e:
A NT 2025.002 instituiu a finalidade de NF-e referente a 6-Nota de Débito.
Ao incluir nota fiscal, será permitido informar as novas finalidades:
O campo "Tipo de Nota de Débito" será mostrado somente quando a função nt2024002 estiver ativa, e ficará habilitado somente quando a finalidade da NF-e for 6 (nota de débito).
- 6 - Nota de Débito: Foi incluso novo campo para preenchimento obrigatório quando a Finalidade da NF-e for igual a 6.
Opções disponíveis do Tipo de Nota de Débito:
- Transferência de créditos para cooperativa;
- Anulação de crédito por saídas Imunes/Isentas;
- Débitos de notas fiscais não processadas na apuração;
- Multa e juros;
- Transferência de crédito na sucessão;
- Pagamento antecipado;
- Perda em estoque
- Desenquadramento do SN
Depois de incluir o cabeçalho da nota (FT4003A), será possível visualizar a "Finalidade da NF-e" e o "Tipo de Nota de Débito" na tela FT4003B:
Informações Fiscais:
Para nota fiscal complementar de imposto, ao clicar no botão "Inf Fis", será permitido preencher as informações referentes aos novos impostos na pasta "Fiscais 2" (FT4009).
A pasta "Fiscais 2" ficará habilitada somente quando a função nt2024002 estiver ativa:
As informações da pasta Fiscais 2 serão preenchidas automaticamente conforme o relacionamento de tributos configurado no sistema, o campo % Red Gov será alimentado quando houver valor previamente informado e o emitente pertencer ao ramo de atividade OrgaoPublico.
O programa "Manutenção de Notas Fiscais" (FT0502) foi alterado para permitir ao usuário informar os dois novos tipos de finalidades da NF-e, bem como o Tipo da Nota de Crédito/Débito.
O campo "Tipo Nota Crédito/Débito" será mostrado quando a função nt2024002 estiver ativa, e ficará habilitado somente quando a finalidade da NF-e for 5 - Nota de Crédito ou 6 - Nota de Débito.
A manutenção aos Tributos da NFS-e, FT4003F, pode ser acionado na aba "Outros" onde exibirá o botão "Tributos NFS-e". Este botão ficará habilitado sempre que em:
- CD0403B , aba NFS-e estiver selecionado no campo “Modelo de Transm. NFS-e” a opção “NFS-e Nacional”
- e também na FT0114 esteja marcado a flag “Emite Nota Fiscal de Serviço Eletrônica”
- Foram inclusos novos tributos no Configurador para atender à Reforma Tributária, referente aos impostos CBS, IBS UF e IBS Mun.
As empresas poderão usar essas fórmulas como modelo para desenvolver novas fórmulas adaptadas para as suas demandas.
- Foram implementadas novas configurações de tributos para os novos impostos:
- Foram implementados modelos de fórmulas para os novos tributos:
- Incluída na tela de listagem dos cenários fiscais uma nova coluna, indicando se o cenário é ou não da reforma tributária:
- Incluído na tela de cadastro de Cenário Fiscal uma flag para indicar se o novo cenário é para a reforma tributária.
Cenário Fiscais (CD0759):
Com a implementação do novo parâmetro "Reforma Tributária", agora é possível visualizar os cenários que seguem a nova legislação tributária. Abaixo estão as principais orientações para o uso desta funcionalidade:
Alteração de Cenários da Reforma
Cenários com o parâmetro "Reforma Tributária" não podem ser modificados diretamente nesta rotina.
Caso tente alterar um desses cenários, o sistema exibirá uma mensagem informando que as alterações devem ser feitas apenas na rotina html-mft.taxConfigurator.
Inclusão, Modificação e Exclusão de Tributos
Em cenários com o parâmetro "Reforma Tributária" ativado, os botões de inclusão, modificação e exclusão de tributos ficarão desabilitados.
Inclusão de Novos Tributos da Reforma
Os tributos CBS, IBS UF, IBS Mun e IS são exclusivos da Reforma Tributária.
Caso tente incluir esses tributos em um cenário sem o parâmetro marcado, o sistema exibirá uma mensagem informando que eles só podem ser adicionados em cenários da Reforma Tributária.
- Zoom Cenário (CD0759):
IMPORTANTE
Ao incluir tributos ao Cenário Fiscal será validado se o cenário é ou não da Reforma Tributária:
- Cenário da Reforma: só aceita tipo tributo igual a: CBS, IBS UF, IBS Mun, IS, CBS Desonerado, IBSMun Desonerado, IBSUF Desonerado, CBS ValCP e IBS ValCP.
- Cenário que NÃO é da Reforma: NÃO aceita tipo tributo igual a : CBS, IBS UF, IBS Mun ou IS.
Prioridade das Classes:
A função N-REL-CLASS-CFG permite associar uma mesma natureza de operação a diferentes classes. Para quem deseja criar classes diferentes para a Reforma, é possível ativando esta função.
ATENÇÃO: Ao utilizar prioridade, é essencial que a classe esteja definida nos cenários. Caso contrário, ao encontrar um cenário genérico (sem classe definida) e a busca da configuração do tributo não estiver como "INFORMADO", o sistema irá considerar a classe com maior prioridade para localizar a configuração para o tributo relacionado ao cenário.
Exemplo prático:
Suponha que a função esteja ativada e existam várias classes associadas à natureza da nota fiscal, se o sistema encontrar o cenário genérico acima e a busca pela CONFIGURAÇÃO DO TRIBUTO estiver baseada na NATUREZA DE OPERAÇÃO, será utilizada a classe com maior prioridade para determinar a configuração do tributo CBS, caso não tenha fórmula para o CBS na classe de maior prioridade, não haverá o cálculo.
Neste contexto, recomendamos que a primeira prioridade seja a classe que não faz parte do cenário, para que busque corretamente a configuração do tributo vinculado ao cenário genérico.
Documento completo: Configurador de Tributos HTML - Incluído Flag para Cenário Fiscal da Reforma Tributária
O cálculo de notas utilizará o Configurador de Tributos para calcular os novos impostos (CBS, IBS UF e IBS Mun).
Para buscar dois cenários durante o cálculo (cenário dos impostos atuais e cenário com novos tributos) deverá ser ativada a função nt2024002.
No momento do cálculo, partindo-se das informações da nota, será buscado o CST e o cClassTrib no programa de relacionamento cClasTrib: totvs-mre-ref-trib.
Além destes novos campos, haverá a busca da Alíquota, %Redução de Alíquota, %Diferimento, %Crédito Presumido e %Redução Alíquota Compra Governamental no programa de Relacionamento x Tributo: html-mft.relationshipTribute.
O critério de escolha será aquele que apresentar o maior número de informações preenchidas, em comparação com a nota.
IMPORTANTE: Para notas de DEVOLUÇÃO de Compra, a busca de CST, cClass, alíquota, %redução, % diferimento, % crédito presumido, CST e cClass do regular, primeiramente serão buscados da nota origem, caso não encontre irá fazer a busca conforme
A partir dos relacionamentos citados acima, e quando a função nt2024002 estiver ativa, o DATASUL fará a simulação/ cálculo da nota Fiscal, conforme telas demostradas abaixo:
- Itens da Nota (FT4004):
Essa tela foi alterada para mostrar informações sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e da "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS).
Na aba: Principais, foi adicionado o campo: Doação, que é referenciado a tag indDoacao do XML da NF-e. Esse campo ficará habilitado quando a nota for de finalidade: NF-e Normal (1) e Devolução de Mercadorias (4).
- Simulação Cálculo Notas Fiscais (FT4015):
Esse programa foi alterado para apresentar as informações dos novos impostos IBS Mun, IBS UF e CBS.
Na parte referente ao Configurador de Tributos o programa mostrará o cenário com os impostos antigos (ICMS, IPI, PIS, COFINS, etc) e também o cenário com os novos impostos.
Para Compra Governamental será apresentado os novos impostos IBS Mun Gov, IBS UF Gov e CBS Gov, considerando a redução de tributos para compras governamentais.
Para Crédito Presumido será apresentado em um grupo conforme abaixo:
- Simulação do Cálculo de Notas Fiscais (CD0761
- Cálculo de NF - Totais" (FT4005):
A tela do FT4005 foi alterada para mostrar a base de cálculo e valor dos impostos IBS Mun, IBS UF e CBS.
- Notas Fiscais de Operação Triangular e Venda a Ordem
Na venda triangular, o sistema TOTVS Datasul gera duas notas simultaneamente, a primeira de venda e a segunda de simples remessa.
1ª Nota de Venda → Parametrização padrão de cClass, CST, alíquotas e fórmulas. Pois é nessa nota que todos os tributos são calculados e destacados.
2ª Nota de Simples Remessa → Parametrização apenas de cClass e CST de não incidência para a natureza de remessa triangular. Não serão considerados cadastros ou parametrizações de alíquotas ou fórmulas, apenas serão gravados o CST, e o cClass parametrizados.
O programa de Importação de Notas Fiscais (txt) foi alterado para possibilitar importar os novos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS), impostos regular, bem como a Finalidade de Emissão da NF-e e o Tipo de Nota Débito/Crédito.
Os novos impostos somente serão importados quando a função nt2024002 estiver ativa CD7070.
Registro 1 - Nota Fiscal
Registro 2 - Itens da Nota Fiscal
O programa de Atualização Obrigações Fiscais (FT0604) foi alterado para possibilitar a integração dos novos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS).
Além disso, foram implementadas as integrações dos campos "Data de Previsão de Entrega" para a nota fiscal e "Doação" para os itens da nota.
Os novos impostos somente serão integrados quando a função nt2024002 estiver ativa CD7070.
Alterado o adapter de geração do XML da NF-e (AXSEP037) com inclusão das tags para atender a NT 2025.002, conforme descrito abaixo.
As novas tags somente serão apresentadas quando a função nt2024002 estiver ativa (CD7070).
- Finalidade NF-e e Tipo de Nota Crédito/Dédito
A NT 2025.002 v1.30 criou as finalidades de NF-e correspondestes a Nota de Crédito (5) e Nota de Débito (6),
Essas novas finalidades serão demonstradas na tag finNFe e virão do campo Finalidade da NF-e do programa FT4003A.
Para essas novas finalidades de nota foram criadas as tags tpNFDebito e tpNFCredito.
Para a tag tpNFCredito, a SEFAZ publicou as opções de preenchimento, as quais deverão ser selecionadas no campo Tipo de Nota de Crédito/Débito do programa FT4003A quando for emitida nota fiscal de crédito.
Para a tag tpNFDebito, a SEFAZ publicou as opções de preenchimento, as quais deverão ser selecionadas no campo Tipo de Nota de Crédito/Débito do programa FT4003A quando for emitida nota fiscal de débito.
- Município de consumo do Fato Gerador IBS / CBS:
Foi criada a tag cMunFGIBS que, conforme NT 2025.002, esse campo será preenchido somente quando “indPres" for 5 (Operação presencial, fora do estabelecimento), e não tiver endereço do destinatário (Grupo: E05) ou local de entrega (Grupo: G01).
A emissão de notas no Datasul sempre terá endereço de entrega, assim o preenchimento dessa tag não será realizada automaticamente, mas se necessário, a geração poderá ser customizada futuramente através do Configurador de Tags .
- Indicador de fornecimento de bem móvel usado :
Foi criada a tag indBemMovelUsado para fornecimento de bem móvel usado, com preenchimento não obrigatório. Essa tag não será gerada automaticamente pelo Datasul, mas se necessário, a geração poderá ser customizada futuramente através do do Configurador de Tags .
- Data de Previsão de entrega:
Foi criada a tag dPrevEntrega para data de previsão de entrega ou disponibilização do bem, não obrigatório. Para notas com finalidade: NF-e Normal (1) e Devolução de Mercadorias (4), no CD4035 - NF-e - Informações Adicionais, pode ser informada a data no campo: Data Previsão Entrega.
- Classificação subapuração IBS ZFM:
Foi criada a tag tpCredPresIBSZFM para classificação para subapuração do IBS na ZFM, não obrigatório. Essa tag não será gerada automaticamente pelo Datasul, mas se necessário, a geração poderá ser customizada futuramente através do do Configurador de Tags .
- Natureza da operação de doação:
Foi criada a tag indDoacao que Indica a natureza da operação de doação, orientando a apuração e a geração de débitos ou estornos conforme o cenário, não obrigatório. Para notas com finalidade: NF-e Normal (1) e Devolução de Mercadorias (4), no programa FT4004, aba: Principais, o campo: Doação, irá referenciar essa tag.
- Grupo de Compra Governamental:
O grupo gCompraGov de preenchimento não obrigatório, não será gerado automaticamente pelo Datasul, mas se necessário, a geração poderá ser customizada futuramente através do do Configurador de Tags .
- Grupo de notas de antecipação de pagamento:
Foi criada uma tag gPagAntecipado que agrupa as notas que foram referenciadas em notas de venda de mercadoria, notas de débito tipo 06 de pagamento antecipado. Essa serão referenciadas em: Docto Fiscal Referenciado (CD4035C), devem estar com o parâmetro: Pagamento Antecipado, marcado.
- Grupo de informações da composição do valor do IBS e da CBS em compras governamentais:
O grupo gTribCompraGov encontra-se na fase de estudo pela equipe de Inovação do Datasul.
- Grupo de Transferências de Crédito:
O grupo gTransfCred encontra-se na fase de estudo pela equipe de Inovação do Datasul.
- Grupo de Informações do crédito presumido de IBS para fornecimentos a partir da ZFM :
O grupo gCredPresIBSZFM encontra-se na fase de estudo pela equipe de Inovação do Datasul.
- Grupo de Informações de Ajuste de Competência :
O grupo gAjusteCompet foi criado para corrigir ou ajustar valores de IBS e CBS de períodos (competências) anteriores. Esse ajuste acontecerá através de emissão de Nota Fiscal (FT4003A) com a finalidade Débito e tipos:
- 02: Anulação de Crédito por Saídas Imunes/Isentas
- 03: Débitos de notas fiscais não processadas na apuração
- 08: Desenquadramento do SN
Por ser tratar de nota de débito, a digitação ocorrerá pelo programa FT4009 (acesso via FT4003, aba "Itens", botão Inf Fis):
- Na pasta "Fiscais 2", será incluso o campo Ano-Mês Apuração para que o usuário informe o período da apuração referente ao ajuste de competência. O usuário informa os dados no formato AAAA-MM. Esse campo somente ficará habilitado para os tipo de Débito 02, 03 e 08.
No programa FT4009 quando o tipo de débito for 02, 03 ou 08 ficarão habilitado somente os campos Ano-Mês Apuração, Class Trib, CST e Valor Tributo, a exemplo do que acontece atualmente para o tipo 02 - Anulação de Crédito por Saídas Imunes/Isentas.
- Grupo de Informações de Estorno de Crédito:
O grupo gEstornoCred foi criado para anulação de crédito dos novos tributos, já que a LC 214/2025 determina que o IBS e CBS não incidem sobre doações sem contraprestação em benefício do doador.
Esse grupo também será usado para destacar o valor dos impostos em caso de Perda em Estoque.
Para o caso de Perda em Estoque, o estorno de crédito acontecerá através de emissão de Nota Fiscal (FT4003A) com a finalidade Débito e tipo igual a 07.
Por ser tratar de nota de débito, a digitação ocorrerá pelo programa FT4009 (acesso via FT4003, aba "Itens", botão Inf Fis), onde ficarão habilitado somente os campos Class Trib, CST e Valor Tributo, a exemplo do que acontece atualmente para o tipo 07 -Perda em Estoque.
- Grupo N01 - ICMS Normal e ST
A NT 2025.002 tirou a obrigatoriedade do grupo N01, que não será mais mostrado no XML quando tratar-se nota fiscal de crédito ou nota fiscal de débito. Sobre isso a NT informa que:
Para atender essa norma, o XML não gerará o grupo dos impostos ICMS, ISSQN, IPI, II, PIS, PIS ST, COFINS, COFINS ST, ICMS UF Destino e Imposto Devolvido, quando a finalidade da NF-e for de Nota de Crédito ou Nota de Débito.
Nesse caso, a nota fiscal a ser gerada não poderá ser parametrizada com tributação dos impostos citados acima, caso contrário ocorrerá rejeição da NF-e por parte da SEFAZ.
- Grupo UB - Informações dos tributos IBS / CBS e Imposto Seletivo:
O XML passará a gerar as informações de IBS-UF, IBS-Mun e CBS no Grupo UB. Nesse momento não será tratado o Imposto Seletivo (IS) já que o mesmo passará a vigorar somente em 2027.
Nesse grupo serão mostradas as informações referente a CST, Classificação Tributária, Base de Cálculo, Alíquotas, Valor dos Tributos, Diferimento, Devolução de Tributos, Redução, Tributação Regular, Crédito Presumido, Monofásico, Estorno de Crédito e Ajuste de Competência.
Informações de Crédito Presumido serão analisadas posteriormente quando a SEFAZ publicar as tabelas de cCredPres.
O subgrupo gTribRegular foi criado para registrar as informações referentes à Tributação Regular de uma operação, ou seja, como ela seria tributada caso não houvesse aplicação de uma condição resolutória, suspensiva ou qualquer tipo de benefício fiscal. Esse grupo substitui o antigo gDeson previsto na NT 2024.002 e é especialmente importante em situações como operações com a Zona Franca de Manaus (ZFM), Áreas de Livre Comércio (ALC) ou em casos de suspensão do tributo, conforme previsto, por exemplo, no art. 442 da Lei Complementar n° 214/2025. Mesmo que a operação esteja, de fato, beneficiada por suspensão ou outro regime especial, é necessário indicar como seria a cobrança normal do IBS e da CBS, ou seja, como ela seria caso não houvesse a aplicação do benefício fiscal.
Pela tabela oficial da SEFAZ ainda não é possível determinarmos como será o relacionamento da Tributação Regular, dessa forma, iremos aguardar novas publicações por parte da SEFAZ em relação ao preenchimento da Tributação Regular no XML da NF-e.
- Foi incluso o total do item da NF-e (grupo VB) para mostrar na tag vItem o valor total do item considerando os novos impostos.
- Incluso o grupo DFeReferenciado para referenciamento de item de outro Documento Fiscal Eletrônico (DF-e) quando tratar-se de devolução de mercadoria.
Nesse grupo serão apresentadas as informações existente para cada item da nota fiscal, no programa CD4035, Tipo de Informação = Docto Fiscal Referenciado Item:
Ocorrerá rejeição na SEFAZ quando na mesma NF-e existir os grupos DFeReferenciado e NFref, dessa forma, para notas de devolução de mercadoria, será gerado o grupo DFeReferenciado. Para os demais casos será gerado o grupo NFref (quando for necessário).
- Nos totais da NF-e foi incluso o grupo IBSCBSTot para mostrar o somatório dos campos correspondentes aos novos tributos.
- O vIBS é descontada do Valor Presumido se identificado dedução. Fórmula: vIBS = vIBSUF + vIBSMun – vCredPres (se indDeduzCredPres=1)
O programa FT0910 foi alterado para que não ocorram erros de passagem de parâmetros durante a execução do mesmo, já que esse programa usa métodos do programa AXSEP037, onde foram inclusas novas tabelas temporárias para atender a Nota Técnica 2025.002.
Os programas FT0518 e FT0527 de impressão do DANFE , foram alterados para que não ocorram erros de passagem de parâmetros durante a execução dos mesmos, já que esses programas usam métodos do programa AXSEP037, onde foram inclusas novas tabelas temporárias para atender a Nota Técnica 2025.002.
Conforme NT2025.002, alterações no DANFE para exibir informações relativas aos novos tributos estão em estudo, e serão publicadas em uma nova versão desta Nota Técnica, desta forma, o layout do DANFE será analisado depois que a SEFAZ publicar a atualização da Nota Técnica.
Os programas de consulta de notas fiscais foram alterados para mostrar os novos campos implementados para a Reforma Tributária.
Esses campos serão mostrados quando a função nt2024002 estiver ativa.
- Consulta Notas Fiscais (FT0904)
Esse programa foi alterado para possibilitar a visualização das informações de Finalidade da NF-e e Tipo Nota Crédito/Débito:
- Consulta Relacionamentos Nota Fiscal (FT0904B)
Esse programa foi alterado para mostrar os valores de CBS, IBS UF e IBS Mun. Também pode ser feita a chamada detalhada aos Tributos do Item da Nota Fiscal através do botão "Tributos RT" na aba Itens. Este botão ficará ativo quando a função "spp-nt2024002" estiver ativada e quando houver tributos cadastrados para o item da Nota Fiscal.
- Consulta Detalhe Item Nota Fiscal (FT0904C)
Nesse programa foi inclusa a chamada detalhada aos Tributos do Item da Nota Fiscal (CBS, IBS UF e IBS Mun ) através do botão "Tributos RT" na aba "Impostos". Este botão ficará ativo quando a função "spp-nt2024002" estiver ativada e quando houver tributos cadastrados para o item da Nota Fiscal.
- Consulta Tributos do Item Nota Fiscal (FT0904R)
Foi criado esta consulta para trazer os lançamentos em cada Item da Nota Fiscal de Contribuições de Bens e Serviços (CBS), Impostos de Bens e Serviços Estaduais (IBS UF) e Impostos de Bens e Serviços Municipais (IBS Mun).
API - ImportInvoicePublic
A API de importação de Notas Fiscais foi alterada para possibilitar a integração dos novos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS)
Os novos impostos somente serão importados quando a função nt2024002 estiver ativa CD7070.
importInvoiceItems (it-nota-fisc)
API - InvoicePublic
A API de Notas Fiscais Publica foi alterada para possibilitar a integração dos novos impostos sobre "Bens e Serviços" (IBS Mun e IBS UF) e a "Contribuição sobre Bens e Serviços" (CBS)
Os novos impostos somente serão importados quando a função nt2024002 estiver ativa CD7070.
invoiceItemTax (it-nota-fisc-trib)
"invoiceItemTax": {
"type": "object",
"description": "Impostos do Item",
"properties": {
"codCSTCBS": {
"type": "string",
"example": "it-nota-fisc-trib.cod-cst",
"description": "Código Situação Tributária CBS" },
"classTribCBS": {
"type": "string",
"example": "it-nota-fisc-trib.cod-class-trib",
"description": "Código Classificação Tributária CBS"},
"vlBaseCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-base",
"description": "Valor Base CBS"},
"aliqEfetCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.aliq-efetiva",
"description": "Alíquota CBS"},
"percRedAliqCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.perc-red-aliq",
"description": "Redução Alíquota CBS" },
"vlCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-tributo",
"description": "Valor CBS" },
"classTribPresumCBS": {
"type": "string",
"example": "it-nota-fisc-trib.cod-clas-cred-presum",
"description": "Código Classificação Tributária Presumido CBS"},
"percPresumCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.perc-cred-presum",
"description": "Percentual Crédito Presumido CBS" },
"vlPresumCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-cred-presum",
"description": "Valor Presumido CBS" },
"vlPresumSuspCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-cred-presum-susp",
"description": "Valor Crédito Presumido Susp CBS" },
"percDiferCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.perc-difer",
"description": "Percentual Diferença CBS"},
"vlDiferCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-difer",
"description": "Valor Diferença CBS"},
"codCSTRegulCBS": {
"type": "string",
"example": "it-nota-fisc-trib.cod-cst-regul",
"description": "Código Situação Tributária Regular CBS" },
"classTribRegulCBS": {
"type": "string",
"example": "it-nota-fisc-trib.cod-class-trib-regul",
"description": "Código Classificação Tributária Regular CBS" },
"vlBaseRegulCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-base-regul",
"description": "Valor Base Regular CBS"},
"aliqEfetRegulCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.aliq-regul",
"description": "Alíquota Regular CBS" },
"vlRegulCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-regul",
"description": "Valor Regular CBS" },
"vlBaseGoverCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-base-regul",
"description": "Valor Base Governo CBS" },
"aliqEfetGoverCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.aliq-regul",
"description": "Valor Base Governo CBS" },
"percRedGoverCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.perc-red-aliq-gov",
"description": "Percentual Alíquota Governo CBS" },
"vlGoverCBS": {
"type": "number",
"example": "it-nota-fisc-trib.valor-regul",
"description": "Percentual Alíquota Governo CBS" },
"itemMonofCBS": {
"type": "boolean",
"example": "it-nota-fisc-trib.log-mono",
"description": "Item Monofásico CBS" },
"compraGovCBS": {
"type": "boolean",
"example": "it-nota-fisc-trib.log-compra-gov",
"description": "Compra Governamental CBS"
}
}
}
API - ItemTaxSimulationPublic
Alterado a API de simulação de cálculo de nota fiscal para retornar os valores calculados dos novos tributos, tanto para a V1, que simula apenas um item, quanto para a V2, que simula um pedido com múltiplos itens.
Exemplo de chamada V1 (POST): URL:PORTA/dts/datasul-rest/resources/prg/ftp/v1/ItemTaxSimulationPublic?siteCode=1&customerCode=2&itemCode=.compras&transactionType=611151
Retorno da requisição:
Exemplo de chamava V2 (POST): URL:PORTA/dts/datasul-rest/resources/prg/ftp/v2/ItemTaxSimulationPublic
Body da requisição:
Retorno da requisição:
No programa FT4003, quando for calculada nota complementar de impostos com Finalidade de NF-e igual a "6", no programa FT4003, será gerado o XML da NF-e com as informações de nota de Débito.
Atualmente no Datasul estão previstos os tipos de Nota de Débito referentes à:
- 01=Transferência de créditos para Cooperativas
- 02=Anulação de Crédito por Saídas Imunes/Isentas
- 03=Débitos de notas fiscais não processadas na apuração
- 04=Multa e juros
- 05=Transferência de crédito na sucessão
- 06=Pagamento antecipado
- 07=Perda em estoque
- 08=Desenquadramento do SN
No XML da NF-e, a Nota de Crédito estará como 6 na tag finNFe, e o tipo estará na tag tpNFDebito.
Por se tratar de nota complementar de impostos, as informações de tributos, serão informadas através do botão "Inf Fis" do programa FT4003.
Para o cálculo da nota deve ser informado item de Débito Direto.
No XML da NF-e, as informações dos novos impostos serão mostradas nos grupos determinados na NT 2025.002, conforme citado abaixo:
- Notas de Débito tipo 01 e 05 gerarão o grupo de tags gTransfCred:
- Notas de Débito tipo 02, 03 e 08 gerarão o grupo de tags gAjusteCompet:
- Notas de Débito tipo 06 gerará o grupo de tags gIBSCBS:
- Notas de Débito tipo 07 gerará o grupo de tags gEstornoCred:
Para notas de Débito do tipo "03=Débitos de notas fiscais não processadas na apuração", na tela do programa FT4009 (botão INF FIS) deverá ser referenciada a nota de origem, que serão mostradas no grupo de tags DFEReferenciado no XML da NF-e.
Esses campos serão mostrados quando a função nt2024002 estiver ativa.
04. ASSUNTOS RELACIONADOS
- Para maiores informações Reforma Tributária Datasul.
- Veja também
























































































