Árvore de páginas

Para que as baixas possam ser identificadas, o módulo Financeiro (SIGAFIN) permite que sejam atribuídos códigos aos motivos de baixa.

Esses códigos são identificados no momento em que as baixas de títulos são efetuadas, mas os motivos codificados devem ser previamente cadastrados.


A tabela de motivos de baixa possui 5 motivos-padrão cadastrados, e todos podem ser adaptados de acordo com as necessidades.

  • Normal (NOR) - cabe a títulos de pagamentos normais. Para baixas a pagar, atualiza automaticamente a movimentação bancária, caso tenha sido gerado cheque para o título. Para baixas a receber, atualiza automaticamente a movimentação bancária;
  • Devolução (DEV) - utilizado em recebimentos referentes a devoluções. Não atualiza a movimentação bancária, tanto em baixas a pagar como em baixas a receber;
  • Dação (DAC) -  utilizado quando for dado algo como pagamento. Não atualiza a movimentação bancária, tanto em baixas a pagar quanto em baixas a receber;
  • Vendor (VEN) - cabe a pagamentos de título via empréstimo bancário. O banco passa a ser o beneficiário, porém, é necessário que a empresa possua um contrato bancário cadastrado para possibilitar esse empréstimo. Atualiza automaticamente a movimentação bancária e é utilizado somente em baixas a pagar;
  • Débito CC (DEB) - debita automaticamente a movimentação bancária, sem a necessidade de gerar cheque sobre o título. Utilizado em baixas a pagar.

As alterações efetuadas nos motivos de baixa padrão do sistema devem ser realizados com muita cautela pois o sistema os utiliza para diversas operações internas.

Considere uma movimentação relacionada a um motivo (DEB - Débito CC) que num determinado momento atende a carteira - Contas a Pagar.

Uma alteração de carteira, de Pagar para Receber, poderá fazer com que as operações anteriores não sejam reconhecidas. Por exemplo: Uma baixa realizada com um motivo o qual venha a sofrer uma alteração de carteira ou sigla e que mais adiante se necessite efetuar o Cancelamento daquela Baixa. O sistema poderá não reconhecer o movimento anterior se o motivo de baixa fizer parte do critério de localização.


Portanto, podemos classificar os riscos de irregularidade da seguinte forma:

  • Alto - Mudanças de Carteira, de Sigla e exclusões de motivos;
  • Médio - Mudanças nas propriedades: Mov. Bancária, Comissão, Cheque e Espécie;
  • Baixo/Muito Baixo - Mudanças na Descrição.


IMPORTANTE: Opte sempre por criar novos registros e mantenha os motivos padrão.


Procedimentos para efetuar o cadastramento da tabela de motivos de baixa:

  1. Em Tabela de Motivos de Baixas, é apresentada uma janela com os códigos das baixas já cadastrados.
  2. Clique em Incluir.
  3. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
  4. Observe os seguintes campos:
    1. Sigla - Identifica o motivo da baixa nas rotinas internas do sistema. Exemplo: NOR = Normal
    2. Descrição - Descrição do Motivo de Baixa.
    3. Carteira - Identifica a carteira que poderá utilizar o motivo de baixa. Os valores possíveis são:
      • R = Carteira de Títulos de Contas a Receber; 
      • P = Carteira de Títulos de Contas a Pagar;
      • A = Ambas as Carteiras.
    4. Mov. Bancária - Identifica se o motivo de baixa utilizado movimentará o saldo bancário.
    5. Comissão - Identifica se, na carteira a receber, o motivo de baixa utilizado gerará comissão para os vendedores sobre o valor baixado.
    6. Cheque - Identifica se, na carteira a pagar, o motivo de baixa utilizado gerará movimentação bancária com ou sem a geração de cheques. Esse parâmetro trabalha em paralelo com o parâmetro Mov. Bancária.
    7. Espécie - Identifica a utilização deste motivo para movimentações em espécie.
  5. Confira os dados e confirme.
  6. Caso queira modificar um motivo de baixa já cadastrado, clique em Editar.
  7. O sistema apresenta a tela com o motivo da baixa para que sejam efetuadas as alterações desejadas.
  8. Efetue as alterações e confirme.