Histórico da Página
A conciliação bancária é um processo essencial para garantir a precisão das informações financeiras, redução de erros manuais, e maior eficiência operacional.
Isso melhora a gestão de fluxo de caixa, facilita a auditoria e reduz custos, proporcionando um controle financeiro mais seguro e confiável.
Índice |
---|
01. Visão Geral
O objetivo da Conciliação Bancária é O objetivo do processo de Conciliação Bancária é realizar, de forma automatizada, a conciliação entre as informações fornecidas pelos bancos das contas correntes , através do recebimento eletrônico do extrato enviado e dos dados de extrato de caixa cadastrados no sistema.
Os processos realizados através do Financeiro para a conciliação bancária seguem as normas estabelecidas no manual de Intercâmbio de Informações entre Bancos e Empresas, padrão FEBRABAN – 240 posições, versão 08.1 de 15/08/2005.
- Número da versão do Layout do Arquivo: 081
- Número da versão do Layout do Lote: 033
É possível que o sistema aceite arquivos com outros números de versões de layouts, que podem ser versões antigas ou versões definidas por outros bancos.
Se o sistema não estiver reconhecendo a versão do seu arquivo, entre em contato com o seu Representante e encaminhe o manual fornecido pelo Banco.
Passo a Passo
- Cadastrar o layout bancário do banco ao qual se deseja conciliar os extratos de caixa;
- Cadastrar um conta/caixa referente ao banco;
- Incluir Extratos de caixa;
- Importar o arquivo do banco;
- Selecionar os extratos, assim como os registros do arquivo e executar uma das operações de reconciliação.
Caso tenha parametrizado a Conciliação Bancária Global na Integração Bancária, o processo permitirá conciliar extratos de todas as coligadas. Caso contrário, os extratos a conciliar serão da coligada corrente.
Veja Também
Exibir filhos |
---|
Informações Complementares
02. Passo a Passo
Importar o extrato bancário
É possível importar o extrato bancário de vários bancos. Os tipos de arquivos importados são: CNAB e OFX.
No momento da importação do arquivo bancário, caso o sistema identifique apenas uma conta/caixa com as mesmas informações de banco, agência e conta/corrente do arquivo que está sendo importado, a conta/caixa é identificada e selecionada automaticamente.
Conciliar as movimentações
Concilie de forma automática ou manual as informações importadas através do extrato bancário, com as informações de extrato de caixa gerados através do recebimentos e pagamentos no sistema.
Incluir extratos correspondentes
Caso seja identificada uma movimentação bancária importada através do extrato que não é proveniente de recebimentos ou pagamentos, como é o caso das tarifas bancárias, pode ser incluído de forma ágil um extrato correspondente aos dados importados.
Salvar conciliação
Depois de concluído o processo de conciliação, é necessário salvar as conciliações já realizadas. Neste momento, os extratos bancários serão marcados como conciliados e ficarão disponíveis para conciliação apenas as movimentações pendentes de conciliação. Este processo permite que a conciliação possa ser realizada de forma gradual.
03. Conciliação Global
No caso das empresas que possuem muitas coligadas, e precisam de agilidade no processo de conciliação, é possível parametrizar a coligada para permitir a visualização e conciliar os extratos de todas as coligadas.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
A importação dos arquivos para conciliação e o processo de inclusão de extrato correspondente precisam ser executados pontualmente na coligada responsável pela conta. |
...