Árvore de páginas



Destaques Anteriores



Atualizações do Módulo de Ativo Fixo para a Reforma Tributária (LC nº 214/2025) - Pacotes Novembro/2025

O que é a Reforma Tributária sobre o consumo?

Reforma Tributária sobre o Consumo traz um conjunto de mudanças estruturais com a finalidade de simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro. Um dos principais destaques é a criação do IVA - Imposto sobre Valor Adicionado, que será aplicado ao consumo de bens e serviços e incidirá apenas sobre o valor agregado em cada fase de produção ou prestação de serviços, evitando a cobrança em cascata, que ocorre quando o imposto é cobrado várias vezes ao longo da cadeia.

Outro ponto importante da reforma é a adoção da tributação no destino, que significa que os tributos serão recolhidos no local onde o produto ou serviço é usado ou consumido. Por exemplo, se um bem é produzido em determinado estado, mas consumido em outro, o imposto será destinado ao estado onde ele foi consumido. Isso ajuda a equilibrar a arrecadação entre regiões produtoras e consumidoras, promovendo maior justiça fiscal.

A reforma também traz o conceito de cálculo por fora, que torna o imposto mais transparente. Nesse modelo, o valor do tributo é separado do preço do produto ou serviço. Assim, o consumidor consegue enxergar claramente quanto está pagando de imposto, enquanto as empresas têm mais facilidade para calcular e recolher o tributo corretamente.

No Brasil, a aplicação do IVA será dual, abrangendo dois impostos distintos, administrados por diferentes entes federativos. Nesse contexto,  para composição do IVA, foram instituídos os seguintes impostos:

  • CBS - Contribuição Social sobre Bens e Serviços, administrada pela União;
  • IBS - Imposto sobre Bens e Serviços, administrado pelos estados e municípios por meio de um Comitê Gestor.

Em âmbito federal, a CBS substitui o PIS e a COFINS. Já em âmbito regional, o IBS substitui tanto o ICMS (atualmente competência dos estados) quanto o ISS (competência dos municípios).

A instituição desses novos tributos, bem como a criação do Comitê Gestor, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025, aprovada em janeiro de 2025. 

Além dos impostos que compõem o IVA Dual, a Lei Complementar nº 214/2025 também instituiu o Imposto Seletivo (IS). Este imposto tem por finalidade desestimular o consumo de produtos e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, conhecido popularmente como o Imposto do Pecado.

Quanto ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), inicialmente previa-se sua extinção em 2027. No entanto, o IPI continuará vigorando para manter a competitividade das indústrias localizadas na Zona Franca de Manaus (ZFM). Esse tema será abordado mais detalhadamente abaixo, não deixe de conferir!

Dessa forma, no que diz respeito aos tributos sobre o consumo, a reforma tributária traz a seguinte sistemática:

Essas mudanças impactarão toda a estrutura de cálculo, escrituração, apuração, pagamento, concessão de créditos e tratamento diferenciados,  gerando importantes desafios para a sociedade como um todo.


Período de Transição

O novo modelo de tributação sobre o consumo será implementado em 2026 e terá um período de transição, durante o qual o sistema atual coexistirá com o novo modelo da Reforma Tributária. A transição será concluída em 2033, quando tributos como ICMS e ISS serão definitivamente substituídos. Na imagem abaixo, é possível conferir o período de transição.

Para se aprofundar sobre o processo de regulamentação da reforma, desde as PECs até sua aprovação, clique aqui!

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em continuidade à adequação dos sistemas à Reforma Tributária, que introduz o IBS e o CBS conforme a Lei Complementar nº 214/2025, informamos as principais atualizações implementadas no módulo de Ativo Fixo, visando garantir conformidade legal e segurança fiscal nas operações.

🚀 Atualizações de 03/11/2025 (Pacotes 12.1.2507.6, 12.1.2503.12, 12.1.2411.17)
  • Validação de PIS/COFINS: O sistema agora bloqueia a marcação de créditos de PIS e COFINS para bens patrimoniais adquiridos após a data de extinção desses tributos.
    Em casos de parametrização incorreta, são exibidas mensagens de erro conforme a legislação vigente.

  • Reclassificação de Bens: A rotina de reclassificação grava informações de PIS/COFINS apenas para bens patrimoniais adquiridos antes da extinção.

  • Documento de Entrada: Inclusão de novos campos para apropriação de créditos de IBS e CBS:

    • Chave de Acesso da NF-e

    • Valores de IBS (Municipal e Estadual) e CBS

    • Sequência e Unidade de Medida do Item no XML

  • Relatórios, APIs e Smart View: Atualizados para contemplar os novos campos fiscais e criada nova visão de dados (vdLista_Docto_Entr) para consultas via Smart View.

  • Implantação de Bens: Ajuste nas telas e APIs para exibição dos novos campos e registro do valor total vinculado ao bem, evitando divergências de arredondamento.

🚀 Atualizações de 17/11/2025 (Pacotes 12.1.2511.1, 12.1.2507.7, 12.1.2503.13)
  • Validação de PIS/COFINS: Foi incluído o campo “Gera Evento Imob. Item” na manutenção de documentos de entrada (FAS068AA), indicando se deve ser gerado o evento de Imobilização (211130) do item, obrigatório quando o bem é incorporado ao ativo imobilizado, conforme a LC nº 214/2025.

    Para suportar a nova funcionalidade, foram atualizados programas, APIs, relatórios, objetos de negócio, SmartView e telas de manutenção, implantação e incorporação de bens. O campo também passa a ser gravado automaticamente na cópia de bens e incorporações, conforme o cadastro do documento de entrada.

  • Inclusão Manual do Evento 211130: O sistema foi alterado para permitir a geração manual do Evento 211130, referente à Imobilização de Bens Patrimoniais.


Para acompanhar todas as alterações do produto Datasul relacionadas à Reforma Tributária, consulte o Cronograma Detalhado - Reforma Tributária Datasul.

Smart View - Objeto Negócio DRE - Demonstração do Resultado do Exercício

🧩 Objeto de Negócio Especializado

Foi desenvolvido um Objeto de Negócio específico para realizar a extração estruturada e automatizada dos dados contábeis necessários à geração da DRE - Demonstração do Resultado do Exercício.

Este recurso centraliza e organiza sistematicamente todas as informações contábeis relevantes, proporcionando:

  • Maior eficiência na geração de relatórios automatizados;
  • Facilidade e agilidade nas análises financeiras;
  • Redução significativa de erros manuais;
  • Padronização dos processos contábeis.

📋 Documentação técnica completa disponível em: DT Smart View - Objeto Negócio DRE - Demonstração do Resultado do Exercício

💡 Benefício: Redução do retrabalho manual e aumento da confiabilidade dos dados.


📊 Layout Padrão de Relatório – rpDemonstResultExerc

Foi desenvolvido o layout padrão especializado rpDemonstResultExerc que assegura padronização visual completa na emissão da DRE - Demonstração do Resultado do Exercício.

Características do Layout:

  • Apresentação clara e profissional das informações financeiras;
  • Processamento ágil e otimizado dos dados;
  • Formatação consistente e padronizada em todos os relatórios;
  • Interface intuitiva para melhor interpretação dos dados;
  • Otimização do tempo de análise para usuários.

🎯 Público-alvo ideal: Equipes contábeis, gestores financeiros, controllers e analistas que necessitam de relatórios DRE regulares e confiáveis.


🌐 SmartView na Linha Datasul

O SmartView é a solução da TOTVS que permite a criação e customização de relatórios, tabelas dinâmicas e visões personalizadas de dados, de forma simples e intuitiva, sem necessidade de conhecimentos técnicos.
Totalmente integrado ao ERP Datasul, facilita a análise de dados e a geração de relatórios personalizados.

⚙️ Pré-requisitos para integração correta:

  1. Instalação do Sistema SmartView
  2. Configurações do Sistema SmartView
  3. Integração com o SmartView

📌 Além disso, é indispensável importar o menu do módulo de Contabilidade Gerencial (men_mgl.d) para habilitar o uso do Objeto de Negócio DRE.


Introdução


O Smart View é uma aplicação web, independente de linha e multiplataforma (Windows e Linux) que possui ferramentas para design e geração de relatórios e visualização e análise de dados transacionais.

Em resumo, o Smart View é a solução TOTVS para auxiliar a análise dos dados dos softwares de gestão e para impulsionar negócios oferecendo acesso rápido e descomplicado às informações.

Objetos de Negócio


O Smart View foi desenvolvido com o objetivo de ser a janela principal de visualização de informações dos softwares de gestão TOTVS partindo de uma premissa básica: simplicidade. Vivemos na era da tecnologia e do acesso amplo a fontes de dados de crescimento contínuo. Nesse cenário, a simplicidade está intrinsecamente ligada à facilidade com que as informações são disponibilizadas. Com isso em mente, criamos o conceito de Objeto de Negócio.

Um Objeto de Negócio é uma massa de dados contextualizado que entrega todas as informações necessárias para a análise de um cenário específico. Exemplificando, para um analista de RH responsável pelo controle de férias dos funcionários de uma empresa, um Objeto de Negócio deve lhe entregar as informações inerentes a esse assunto, como nome dos funcionários, matrícula, setor de trabalho, data de admissão, data de início e fim de período aquisitivo, etc. E isso significa que o usuário final recebe todas essas informações contextualizadas sem a necessidade de acessar diretamente a base de dados do software de gestão e de possuir conhecimentos técnicos para realizar tal busca. Ou seja, com o Objeto de Negócio em mãos, sua única preocupação deve ser em como organizar a visualização dessas informações.

Recursos do Smart View


No quesito visualização, o Smart View oferece três poderosos recursos:

  • Relatórios – ferramenta completa para design e geração de relatórios em diversos formatos.
  • Tabelas Dinâmicas – recurso de visualização de uma tabela resumida usada para explorar, analisar e agregar grandes quantidades de dados, calculando automaticamente subtotais e totais gerais usando a função de resumo mais adequada.
  • Visões de Dados - recurso de visualização e manipulação de dados em formato de linhas e colunas, permitindo a aplicação de filtros, pesquisas e agrupamentos de forma responsiva.

Produto: Framework

Processo: Smart View

Importante:

Essa melhoria estará disponível a partir da versão 12.1.2511.

Smart View - Objeto Negócio Balancete Contábil

🧩 Objeto de Negócio Especializado

Foi desenvolvido um Objeto de Negócio específico para realizar a extração estruturada dos dados contábeis necessários à listagem do balancete.
Esse recurso centraliza e organiza as informações, proporcionando mais eficiência na geração de relatórios e facilidade nas análises financeiras.

💡 Benefício: Redução do retrabalho manual e aumento da confiabilidade dos dados.

📊 Layout Padrão de Relatório – rpBalancete

Além disso, foi criado o layout padrão rpBalancete, que garante uma padronização visual na emissão do balancete contábil. Com ele, a apresentação das informações torna-se mais clara, ágil e consistente, otimizando o tempo dos usuários e a interpretação dos dados.

🎯 Ideal para uso recorrente por equipes contábeis e gestores financeiros.

🆕 Novidade: Balancete Anual ou Multi-Período

📅 Agora é possível gerar o balancete contábil para:
  • Múltiplos meses de referência;

  • Período anual

Essa nova funcionalidade amplia a capacidade analítica do sistema, agregando agilidade e valor estratégico ao processo de fechamento contábil.


SmartView na Linha Datasul é a solução da TOTVS que permite a criação e customização de relatórios, tabelas dinâmicas e visões de dados personalizada de forma simples e intuitiva, sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou lógica de negócio. É uma solução web que se integra ao ERP Datasul, facilitando a análise de dados e a geração de relatórios personalizados.

Para que a integração entre o Datasul e o SmartView funcione corretamente, é fundamental que o ambiente esteja devidamente configurado. Para isso, é necessário seguir os seguintes tutoriais:

Além disso, é indispensável importar o menu do módulo de Contabilidade Fiscal (men_fgl.d), a fim de habilitar o uso do Objeto de Negócio desenvolvido para esta finalidade.


Introdução


O Smart View é uma aplicação web, independente de linha e multiplataforma (Windows e Linux) que possui ferramentas para design e geração de relatórios e visualização e análise de dados transacionais.

Em resumo, o Smart View é a solução TOTVS para auxiliar a análise dos dados dos softwares de gestão e para impulsionar negócios oferecendo acesso rápido e descomplicado às informações.

Objetos de Negócio


O Smart View foi desenvolvido com o objetivo de ser a janela principal de visualização de informações dos softwares de gestão TOTVS partindo de uma premissa básica: simplicidade. Vivemos na era da tecnologia e do acesso amplo a fontes de dados de crescimento contínuo. Nesse cenário, a simplicidade está intrinsecamente ligada à facilidade com que as informações são disponibilizadas. Com isso em mente, criamos o conceito de Objeto de Negócio.

Um Objeto de Negócio é uma massa de dados contextualizado que entrega todas as informações necessárias para a análise de um cenário específico. Exemplificando, para um analista de RH responsável pelo controle de férias dos funcionários de uma empresa, um Objeto de Negócio deve lhe entregar as informações inerentes a esse assunto, como nome dos funcionários, matrícula, setor de trabalho, data de admissão, data de início e fim de período aquisitivo, etc. E isso significa que o usuário final recebe todas essas informações contextualizadas sem a necessidade de acessar diretamente a base de dados do software de gestão e de possuir conhecimentos técnicos para realizar tal busca. Ou seja, com o Objeto de Negócio em mãos, sua única preocupação deve ser em como organizar a visualização dessas informações.

Recursos do Smart View


No quesito visualização, o Smart View oferece três poderosos recursos:

  • Relatórios – ferramenta completa para design e geração de relatórios em diversos formatos.
  • Tabelas Dinâmicas – recurso de visualização de uma tabela resumida usada para explorar, analisar e agregar grandes quantidades de dados, calculando automaticamente subtotais e totais gerais usando a função de resumo mais adequada.
  • Visões de Dados - recurso de visualização e manipulação de dados em formato de linhas e colunas, permitindo a aplicação de filtros, pesquisas e agrupamentos de forma responsiva.

Produto: Framework

Processo: Smart View

Importante:

Essa melhoria está disponível a partir da versão 12.1.2407.

EVENTO TOTVS RESPONDE - 16/07/2025 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

📌 A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) a partir do ano-calendário de 2014.
📅 A entrega da ECF deve ocorrer até o último dia útil de julho do ano seguinte ao período de escrituração, por meio do ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
❗ Com isso, a DIPJ está extinta desde o ano-calendário 2014.


📘 Preenchimento e Controle na ECF
Na ECF haverá o preenchimento e controle, por meio de validações, das partes A e B do:

  • 📗 Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e;

  • 📘 Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs)

🔄 Validações importantes:

  • Todos os saldos informados serão controlados

  • A Parte B terá batimento de saldos entre exercícios

  • Haverá novo formato para as fichas de informações econômicas e gerais


🖥️ Webinar ECF 2025
Durante o evento, foram abordados:

✅ As principais alterações para a entrega da ECF 2025 - Ano calendário 2024
Detalhes técnicos para a geração do arquivo na linha de produto Datasul TOTVS


📄 Confira o Comunicado Oficial: ECF 2025 - Informações e Orientações

Documentação

ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL - 2025

Pacote ECF 2025

As alterações referente ao layout 0011 - Ano-calendário 2024 estão sendo disponibilizadas no pacote FIX do dia 24/03/2025. Veja mais informações em: Atualização ECF 2025.

Para o ano de 2025, houve as seguintes alterações de layout:

  • No Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica, houve a alteração do campo 6 - IND_SIT_INI_PER - Indicador do Início do Período, para inclusão de três novas opções:
    • 5 - Resultante de desenquadramento como imune ou isenta do IRPJ).
    • 6 - Realizou incorporação ou remanescente de cisão parcial.
    • 7 - Retorno às atividades de empresas inativas.
  • No Bloco X - Informações Econômicas houve a exclusão dos registros:

    • X291 - Operações com o Exterior - Pessoa Vinculada/Interposta/País com Tributação Favorecida
    • X300 - Operações com o Exterior - Exportações (Entradas de Divisas)
    • X305 - Tipos de Ajustes do Preço Parâmetro da Exportação
    • X310 - Operações com o Exterior - Contratantes das Exportações
    • X320 - Operações com o Exterior - Importações (Saídas de Divisas)
    • X325 - Tipos de Ajustes do Preço Parâmetro da Importação
    • X330 - Operações com o Exterior - Contratantes das Importações
  • No Bloco X - Informações Econômicas, no Registro X450 - Pagamentos ou Remessas a Título de Serviços, Juros e Dividendos a Beneficiários do Brasil e do Exterior, houve a exclusão dos campos abaixo, os quais passaram a integrar o novo registro X451:
    • Campo 3: VL_SERV_ASSIST
    • Campo 4: VL_SERV_SEM_ASSIST
    • Campo 5: VL_SERV_SEM_ASSIST_EXT
    • Campo 6: VL_JURO_PF
    • Campo 7: VL_JURO_PJ
    • Campo 8: VL_DEMAIS_JUROS
    • Campo 9: VL_DIVID_PF
    • Campo 10: VL_DIVID_PJ
  • No Bloco X - Informações Econômicas houve a inclusão dos registros:

    • X451 - Pagamentos ou Remessas a Título de Serviços, Juros e Dividendos a Beneficiários do Brasil e do Exterior - Demais Informações, o qual deve ser digitado pelo programa Manutenção/Consulta das Informações Fiscais - LF0203, Layout Escrituração Contábil Fiscal, nova opção X451 - Pagtos/Remessas de Serviços, Juros e Divid. - Continuação. Conforme informações digitadas no LF0203, o programa Gerador Arquivo ECF - LF0226 irá gerar os dados para entrega da ECF - Escrituração Contábil Fiscal.

Veja o detalhamento em: DMANCON1-19421 DT Alterações Layout Ano-calendário 2024 ECFDMANCON1-20522 DT Alterações Layout Ano-calendário 2024 ECF - Continuação e DMANCON1-20581 DT Alterações Layout Ano-calendário 2024 ECF - Continuação.

As correções ou melhorias serão efetuadas, conforme solicitação. Acompanhe as informações pelo link da Expedição Contínua.

As versões mais recentes, com expedição contínua em 2025, são:

17/11/2025 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2511/12.1.2507/12.1.2503DBACKRTDTS-1952 DT Reforma Tributária - FAS - Ativo Fixo

08/12/2025 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2511/12.1.2507/12.1.2503DBACKRTDTS-1952 DT Reforma Tributária - FAS - Ativo Fixo

Nova Versão do Programa da ECF Disponível!

Foi publicada a versão 11.0.3 do programa da ECF – Escrituração Contábil Fiscal, que deve ser utilizada para a transmissão de arquivos da ECF referentes:
Ano-calendário 2024
Situações especiais de 2025
Anos-calendário anteriores (leiautes 1 a 10), sejam eles originais ou retificadores.

📌 As instruções sobre o leiaute 11 estão disponíveis no Manual da ECF e no arquivo de Tabelas Dinâmicas, acessíveis no link: http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644.

📥 Para baixar a nova versão do validador, clique aqui.

Fonte: PORTAL SPED

Saiba mais:

O que é ECF - Escrituração Contábil Fiscal?

Fique por dentro! Evento Responde sobre a ECF para a linha Datasul

No dia 16/07/2025 houve o evento Responde dedicado à ECF para a linha Datasul. Nele, a Consultoria de Segmentos apresentou a parte conceitual, destacando as principais diretrizes para a correta entrega dessa obrigação. Para conferir o vídeo desse evento utilize o link: https://www.youtube.com/watch?v=dKhUFGGaCJs

🔍 Acompanhe as informações em: Espaço Legislação - Eventos Totvs Responde.

EVENTO TOTVS RESPONDE - 23/05/2024 - ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

A ECD - Escrituração Contábil Digital é parte integrante do projeto SPED e tem como objetivo substituir a escrituração contábil em papel pela versão transmitida por arquivo digital. Ou seja, trata-se da obrigação de entregar, em formato eletrônico, os seguintes livros:

I - Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Livro de Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para a entrega da ECD 2024, além de detalhes sobre a geração do arquivo para a linha de produto Datasul TOTVS.

Confira as informações do comunicado do ECD 2024 - Informações e Orientações

ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - 2024

O Leiaute 9.00 do ECD, utilizado para a entrega dos dados do ano-calendário 2020 (entrega em 2021), foi mantido para a entrega dos dados do ano-calendário 2023 (entrega em 2024), conforme: ADE Cofis nº 57/2023.

Para o ano de 2024, não houve alterações de layouts. As correções ou melhorias serão efetuadas, conforme solicitação. Acompanhe as informações pelo link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2024, são:

16/01/2024 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-16015 DT Ordenação registro M300 ECF
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-18123 DT Menu Ativo Fixo
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-18114 DT Importação Bens Patrimoniais

26/02/2024 - Console Controladoria Datasul

08/04/2024 - Console Controladoria Datasul

20/05/2024 - Console Controladoria Datasul

Saiba mais:

O que é ECD - Escrituração Contábil Digital?

No dia 23/05/2024 tivemos um evento Responde referente à ECD para a linha Datasul, onde a Consultoria de Segmentos apresentou a parte conceitual, com as principais diretrizes para a correta entrega desta obrigação. Para conferir o vídeo desse evento utilize o link: https://www.youtube.com/watch?v=vd_nPTNeQ5E

Documentação Datasul

Evento Webinar - 23/10/2024 - Modernização e eficiência no inventário de ativos com integração ao Datasul

Neste webinar, realizado no dia 23/10/2024, foi demonstrado como realizar o Inventário do Ativo Fixo através do aplicativo Meus Ativos Fixos, totalmente integrado ao ERP Datasul, facilitando o processo de inventário e reduzindo os custos operacionais para a empresa.

Confira os principais assuntos que foram abordados:

  • Vantagens;
  • Fluxo do processo de inventário;
  • Cadastro de conferentes e aprovadores dos inventários da empresa;
  • Cadastro de novo inventário de bens patrimoniais;
  • Geração de listagem com bens patrimoniais do sistema para serem inventariados;
  • Conferência do inventário em campo;
  • Conciliação do Bem Físico x Lógico e análise/ajuste das diferenças encontradas;
  • Movimentação de bens patrimoniais como: baixa, transferência;
  • Monitor de integração do ativo fixo;
  • Inclusão/visualização de fotos/imagens do bem patrimonial;
  • Termo de Responsabilidade do Inventário e Relatório.

Documentações para consulta:

Gravação disponível: Webinar Inventário Ativo Fixo com Integração ao Datasul

Essa melhoria foi implementada no produto padrão, a partir do release 12.1.2311.

APP Meus Ativos Fixos 2.0 - 2023

O APP Meus Ativos Fixos 2.0 é um aplicativo para gestão de ativos da sua empresa, que tem como objetivo realizar a conferência dos bens patrimoniais em campo, substituindo os aparelhos coletores de dados, evitando a necessidade de comprar leitores e tornando o processo mais eficiente e integrado com o módulo Ativo Fixo do ERP DATASUL.

Veja algumas das vantagens em utilizar o aplicativo Meus Ativos Fixos:

  • Mobilidade: Permite o uso em Tablets e Smartphones nos formatos On-line e Off-line. Ganhos com mobilidade e flexibilidade no reporte das informações, superando distâncias.
  • Agilidade na sua operação: Permite mais de um usuário conferente realizar a conferência dos bens patrimoniais em campo do mesmo inventário e possibilidade do APP trabalhar offline.
  • Velocidade: Acompanhe o andamento de suas solicitações em tempo real.
  • Facilidade: Diminua erros com a identificação de ativos através do uso do código de barras e QR Code.
  • Maior controle sobre seu patrimônio: Mantenha as fotos dos ativos atualizadas utilizando a câmera do dispositivo.
  • Gestão fácil: Visualize os ativos e seus detalhes instantaneamente.


Importante

A funcionalidade do Inventário no aplicativo poderá ser usada a partir da release 12.1.2311 do Datasul.

O aplicativo estará disponível para Android e IOS no final de novembro.

EVENTO TOTVS RESPONDE - 03/07/2024 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Portanto, a DIPJ está extinta a partir do ano-calendário 2014.

Na ECF haverá o preenchimento e controle, por meio de validações, das partes A e B do Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e do Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs). Todos os saldos informados nesses livros também serão controlados e, no caso da parte B, haverá o batimento de saldos de um ano para outro. Finalmente, a ECF apresentará as fichas de informações econômicas e de informações gerais em novo formato de preenchimento para as empresas.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para entrega da ECF 2024 e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto Datasul TOTVS.

Confira as informações do comunicado do ECF 2024 - Informações e Orientações

Documentação

ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL - 2024

Pacote ECF 2024

As alterações referente ao layout 0010 - Ano-calendário 2023 estão sendo disponibilizadas no pacote FIX do dia 08/04/2024. Veja mais informações em: Atualização ECF 2024.

Para o ano de 2024, houve as seguintes alterações de layout:

  • No Registro 0021  Parâmetros de Identificação dos Tipos de Programa:
    • Os campos 5 - IND_PATVD, 7 - IND_REPENEC, 8 - IND_REICOMP, 9 - IND_RETAERO, 11 - IND_RESIDUOS_SOLIDOS, 12 - IND_RECOPA, 13 - IND_COPA_DO_MUNDO, 15 - IND_REPNBL_REDES , 16 - IND_REIF e 17 - IND_OLIMPIADAS foram removidos.
    • Os campos 8 - IND_OLEO_BUNKER, 9 - IND_REPORTO, 10 - IND_RET_II, 11 - IND_RET_PMCMV, 12 - IND_RET_EEI, 13 - IND_EBAS, 14 - IND_REPETRO_INDUSTRIALIZACAO, 15 - IND_REPETRO_NACIONAL , 16 - IND_REPETRO_PERMANENTE e 17 - IND_REPETRO_TEMPORARIO foram incluídos e serão apresentados em tela quando layout for maior ou igual a 0010.
  • No Registro 0020  Parâmetros Complementares houve a inclusão do campo 31 - IND_PR_TRANSF.
  • No Bloco N - Cálculo do IRPJ e da CSLL - Lucro Real houve a inclusão do registro N605 - Contas Contábeis Utilizadas na Apuração do Lucro da Exploração.

  • No Bloco X - Informações Econômicas houve a inclusão dos registros:

    • X360 - Informações Gerais Sobre Preços de Transferência;
    • X365 - Informações Sobre as Contrapartes nas Transações Controladas;
    • X366 - Entidades Com as Quais Realiza Transações Controladas;
    • X370 - Informações Sobre as Transações Controladas;
    • X371 - Informações Sobre Ajustes;
    • X375 - Informações Relacionadas aos Métodos;
    • X485 - Benefícios Fiscais – Parte II.
  • No Bloco X - Informações Econômicas houve alteração na validação dos registros no programa PVA:
    • X352: Demonstrativo de Resultados no Exterior Auferidos por Intermédio de Coligadas;
    • X480 - Benefícios Fiscais - Parte I.

Veja o detalhamento em: DMANCON1-18160 DT Alterações Layout Ano-calendário 2023 ECF

As correções ou melhorias serão efetuadas, conforme solicitação. Acompanhe as informações pelo link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2024, são:

16/01/2024 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-16015 DT Ordenação registro M300 ECF
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-18123 DT Menu Ativo Fixo
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-18114 DT Importação Bens Patrimoniais

26/02/2024 - Console Controladoria Datasul

08/04/2024 - Console Controladoria Datasul

20/05/2024 - Console Controladoria Datasul


Foi publicada a versão 10.0.5 do programa da ECF - Escrituração Contábil Fiscal, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2023, situações especiais de 2024 e anos-calendário anteriores (leiautes 1 a 9), sejam elas originais ou retificadoras.

As instruções referentes ao leiaute 10 constam no Manual da ECF e no arquivo de Tabelas Dinâmicas, publicados no link http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644.

Para baixar a nova versão do validador, clique aqui.

Fonte: PORTAL SPED


EVENTO TOTVS RESPONDE - 23/05/2024 - ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

A ECD - Escrituração Contábil Digital é parte integrante do projeto SPED e tem como objetivo substituir a escrituração contábil em papel pela versão transmitida por arquivo digital. Ou seja, trata-se da obrigação de entregar, em formato eletrônico, os seguintes livros:

I - Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Livro de Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para a entrega da ECD 2024, além de detalhes sobre a geração do arquivo para a linha de produto Datasul TOTVS.

Confira as informações do comunicado do ECD 2024 - Informações e Orientações

ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - 2024

O Leiaute 9.00 do ECD, utilizado para a entrega dos dados do ano-calendário 2020 (entrega em 2021), foi mantido para a entrega dos dados do ano-calendário 2023 (entrega em 2024), conforme: ADE Cofis nº 57/2023.

Para o ano de 2024, não houve alterações de layouts. As correções ou melhorias serão efetuadas, conforme solicitação. Acompanhe as informações pelo link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2024, são:

16/01/2024 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-16015 DT Ordenação registro M300 ECF
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-18123 DT Menu Ativo Fixo
12.1.2311/12.1.2307/12.1.2301DMANCON1-18114 DT Importação Bens Patrimoniais

26/02/2024 - Console Controladoria Datasul

08/04/2024 - Console Controladoria Datasul

20/05/2024 - Console Controladoria Datasul

Saiba mais:

O que é ECD - Escrituração Contábil Digital?

No dia 23/05/2024 tivemos um evento Responde referente à ECD para a linha Datasul, onde a Consultoria de Segmentos apresentou a parte conceitual, com as principais diretrizes para a correta entrega desta obrigação. Para conferir o vídeo desse evento utilize o link: https://www.youtube.com/watch?v=vd_nPTNeQ5E

Documentação Datasul

EFD CONTRIBUIÇÕES - Exclusão do ICMS da BC do Crédito PIS e COFINS - Lei nº 14.440/2022

Conforme a nota publicada aos Contribuintes da EFD-Contribuições e Programa Renovar criado em 09/2022, foi instituído através da Lei nº 14.440/2022 (originária da Medida Provisória nº 1.112/2022) e MP nº 1.159, de janeiro de 2023, que as empresas devem enviar os valores de exclusão do ICMS e valor da base de cálculo do PIS/COFINS nos Registros F120 e F130 referente a extração da EFD Contribuições - Ativo Fixo.

 

Veja o detalhamento das alterações efetuadas em: DMANCON1-16860 DT - Exclusão do ICMS da BC do Crédito PIS e COFINS

Ou seja, na extração da EFD Contribuições - Ativo Fixo, para os Registros F120 - Depreciação/Amortização do Ativo Imobilizado e F130 - Aquisição do Ativo Imobilizado e Recuperação de Impostos, houve as seguintes alterações.

  • Registro F120 - Campo 06 - VL_OPER_DEP = Valor depreciação + (Valor depreciação * Valor do percentual de exclusão ICMS)
  • Registro F120 - Campo 07 - PARC_OPER_NAO_BC_CRED = Valor depreciação * Valor do percentual de exclusão ICMS
  • Registro F130 - Campo 07 - VL_OPER_AQUIS = Valor base PIS/COFINS  +  Valor exclusão ICMS
  • Registro F130 - Campo 08 - PARC_OPER_NÃO_BC_CRED = Valor exclusão ICMS
  • Registro F130 - Campo 09 - VL_BC_CRED = Valor base PIS/COFINS

Importante: O valor do percentual de exclusão ICMS será calculado pelo campo Valor Exclusão ICMS dividido pelo Valor base PIS/COFINS mais Valor Exclusão ICMS, ou seja:

  • Valor do percentual de exclusão ICMS = Valor Exclusão ICMS / (Valor base PIS/COFINS + Valor Exclusão ICMS)

Importante:

Essa melhoria estará disponível a partir da versão 12.1.2311, com antecipação para as versões 12.1.2301.8 | 12.1.2209.13 | 12.1.2205.18 (Previsto para 26/06/2023).

As correções ou melhorias, ocorrem por solicitação e neste caso divulgadas no link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2023, são:

17/02/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16116 - FGL702AA - Atualização Saldo Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-15596 - UTB764AA - Importador de Cotação Automática
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16069 - FGL208AA - Consulta Razão Conta Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16234 - FGL905ZC - Retornar Saldo Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16224 - FAS709AA - Cálculo Apropriação Leasing no Estorno da Baixa
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16201 - FAS012AA - Apropriação de Leasing gerada em duplicidade
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16073 - UTB764AA - Importador de Cotação Automática
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16114 - FGL312AA - Razão Gerencial
12.1.2301/12.1.2209

DMANCON1-16062 - Tratamento de Imagens no Módulo Ativo Fixo

Importante: Nesse retrofit, a alteração efetuada apenas para os programas:
* FAS303AA - Relatório da Ficha de Bens Patrimoniais
* FAS703ZA - Desmembramento de Bens Patrimoniais

10/03/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16257 - FGL211AA - Consulta Saldo de Conta Contábil Período
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-15744 - FAS012AA - Apropriações de leasing criadas com diferenças
12.1.2301/12.1.2209

DMANCON1-16062 - Tratamento de Imagens no Módulo Ativo Fixo

Importante: Nesse retrofit, a alteração efetuada apenas para os programas:
*FAS301AR - Relatório de Bens Patrimoniais
*FAS742AA - Cancelamento de Bens Patrimoniais
*FAS730AA - Reclassificação de Bens Patrimoniais

31/03/2023 - Console Controladoria Datasul

24/04/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16530 - FAS719AA - Cálculo da Apropriação Leasing
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16375 - FAS702AA - Baixa Bem Patrimonial

05/06/2023 - Console Controladoria Datasul

26/06/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16860 - FAS - Exclusão do ICMS da BC do Crédito PIS e COFINS

28/08/2023 - Console Controladoria Datasul

18/09/2023 - Console Controladoria Datasul

11/12/2023 - Console Controladoria Datasul

Saiba mais: No dia 06/07/2023, houve um evento Responde referente à EFD Contribuições para a linha Datasul. Confira em:

Comunica Controladoria Datasul - EFD Contribuições 2023 Totvs Responde - 2023-07-06

ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL - 2023

Pacote ECF 2023

As alterações referente ao layout 009 - Ano-calendário 2022 estão sendo disponibilizadas no pacote FIX do dia 31/03/2023.

Para o ano de 2023, houve as seguintes alterações de layout:

  • Inclusão do Registro Y750 - Informações da ECF Calculadas pelo PGE.
  • Alteração da descrição do campo 25 - IND_PJ_HAB do Registro 0020 - Parâmetros Complementares.
  • No Registro 0021  Parâmetros de Identificação dos Tipos de Programa, os campos 5 - IND_PATVD, 7 - IND_REPENEC, 8 - IND_REICOMP, 9 - IND_RETAERO, 11 - IND_RESIDUOS_S-OLIDOS, 12 - IND_RECOPA, 13 - IND_COPA_DO_MUNDO, 15 - IND_REPNBL_REDES e 16 - IND_REIF deverão serem enviados sempre como "N".
  • Foi alterado a descrição do campo 17 do Registro 0021  Parâmetros de Identificação dos Tipos de Programa
    • De IND_OLIMPIADAS - Habilitada para fins de fruição dos benefícios fiscais, relativos à realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de 2016.
    • Para IND_OUTROS - Habilitado para outros tipos de benefícios fiscais.
  • Alteração das tabelas dinâmicas da ECF para geração do novo layout 0009, conforme o link disponibilizado pela Receita Federal: http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644 . Como o Datasul não tem carga de tabela dinâmica, deve ser atualizadas as informações no programa Manutenção/Consulta das Informações Fiscais - LF0203.

Veja o detalhamento em: DMANCON1-16318 DT Alterações Layout Ano-calendário 2022 ECF


As correções ou melhorias serão efetuadas, conforme solicitação. Acompanhe as informações pelo link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2023, são:

17/02/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16116 - FGL702AA - Atualização Saldo Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-15596 - UTB764AA - Importador de Cotação Automática
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16069 - FGL208AA - Consulta Razão Conta Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16234 - FGL905ZC - Retornar Saldo Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16224 - FAS709AA - Cálculo Apropriação Leasing no Estorno da Baixa
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16201 - FAS012AA - Apropriação de Leasing gerada em duplicidade
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16073 - UTB764AA - Importador de Cotação Automática
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16114 - FGL312AA - Razão Gerencial
12.1.2301/12.1.2209

DMANCON1-16062 - Tratamento de Imagens no Módulo Ativo Fixo

Importante: Nesse retrofit, a alteração efetuada apenas para os programas:
* FAS303AA - Relatório da Ficha de Bens Patrimoniais
* FAS703ZA - Desmembramento de Bens Patrimoniais

10/03/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16257 - FGL211AA - Consulta Saldo de Conta Contábil Período
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-15744 - FAS012AA - Apropriações de leasing criadas com diferenças
12.1.2301/12.1.2209

DMANCON1-16062 - Tratamento de Imagens no Módulo Ativo Fixo

Importante: Nesse retrofit, a alteração efetuada apenas para os programas:
*FAS301AR - Relatório de Bens Patrimoniais
*FAS742AA - Cancelamento de Bens Patrimoniais
*FAS730AA - Reclassificação de Bens Patrimoniais

31/03/2023 - Console Controladoria Datasul

24/04/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16530 - FAS719AA - Cálculo da Apropriação Leasing
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16375 - FAS702AA - Baixa Bem Patrimonial

05/06/2023 - Console Controladoria Datasul

26/06/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16860 - FAS - Exclusão do ICMS da BC do Crédito PIS e COFINS

28/08/2023 - Console Controladoria Datasul

18/09/2023 - Console Controladoria Datasul

11/12/2023 - Console Controladoria Datasul

Foi publicada a versão 9.0.2 do programa da ECF - Escrituração Contábil Fiscal, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2022, situações especiais de 2023 e anos-calendário anteriores (leiautes 1 a 8), sejam elas originais ou retificadoras.

As instruções referentes ao leiaute 9 constam no Manual da ECF e no arquivo de Tabelas Dinâmicas, publicados na pagina http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644

Para baixar a nova versão do validador, clique aqui.

Fonte: PORTAL SPED

EVENTO TOTVS RESPONDE - 13/07/2023 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

A ECF - Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação acessória imposta pela Receita Federal do Brasil às pessoas jurídicas, com o objetivo de detalhar como foi feita a apuração do IRPJ - Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Ela faz parte do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e deve ser enviada anualmente, substituindo declarações antigas como a DIPJ. A ECF contém informações contábeis e fiscais, exigindo que a empresa demonstre claramente, em um arquivo digital padronizado, como chegou ao lucro tributável ou à base de cálculo da CSLL, considerando:

  • Dados da ECD - Escrituração Contábil Digital;

  • Lalur - Livro de Apuração do Lucro Real;

  • Informações sobre incentivos fiscais, ajustes do lucro líquido, adições, exclusões e compensações;

  • Detalhamento das contas contábeis e seus vínculos ao plano de contas referencial da Receita Federal.

A entrega é obrigatória para todas as pessoas jurídicas, exceto as optantes pelo Simples Nacional, e sua não apresentação ou apresentação com erros pode acarretar multas consideráveis.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para entrega da ECF 2023 e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto TOTVS.

Confira as informações do comunicado do ECF 2023 - Informações e Orientações

EVENTO TOTVS RESPONDE - 07/06/2023 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

O EFD Contribuições é a obrigação exigida pela Receita Federal, dentro do sistema do SPED Contábil. Esta obrigação é utilizada pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não cumulatividade.

Neste webinar, foi apresentado a parte conceitual, com as principais diretrizes para a correta entrega desta obrigação e incluindo, como novidade, o tema da escrituração da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS. Também foram demonstradas as alterações para entrega da EFD Contribuições e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto TOTVS.

Confira as informações do comunicado do EFD Contribuições 2023 - Informações e Orientações

ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - 2023

O Leiaute 9.00 do ECD, utilizado para a entrega dos dados do ano-calendário 2020 (entrega em 2021), foi mantido para a entrega dos dados do ano-calendário 2022 (entrega em 2023), conforme:

  • Publicação no site da Receita Federal, onde consta o Manual de Orientação do Leiaute 9 da ECD e destaca seu uso a partir do Ano-calendário 2022 e também para situações especiais do Ano-calendário 2023. 


Para o ano de 2023, não houve alterações de layouts. As correções ou melhorias serão efetuadas, conforme solicitação. Acompanhe as informações pelo link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2023, são:

17/02/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16116 - FGL702AA - Atualização Saldo Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-15596 - UTB764AA - Importador de Cotação Automática
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16069 - FGL208AA - Consulta Razão Conta Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16234 - FGL905ZC - Retornar Saldo Contábil
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16224 - FAS709AA - Cálculo Apropriação Leasing no Estorno da Baixa
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16201 - FAS012AA - Apropriação de Leasing gerada em duplicidade
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16073 - UTB764AA - Importador de Cotação Automática
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16114 - FGL312AA - Razão Gerencial
12.1.2301/12.1.2209

DMANCON1-16062 - Tratamento de Imagens no Módulo Ativo Fixo

Importante: Nesse retrofit, a alteração efetuada apenas para os programas:
* FAS303AA - Relatório da Ficha de Bens Patrimoniais
* FAS703ZA - Desmembramento de Bens Patrimoniais

10/03/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16257 - FGL211AA - Consulta Saldo de Conta Contábil Período
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-15744 - FAS012AA - Apropriações de leasing criadas com diferenças
12.1.2301/12.1.2209

DMANCON1-16062 - Tratamento de Imagens no Módulo Ativo Fixo

Importante: Nesse retrofit, a alteração efetuada apenas para os programas:
*FAS301AR - Relatório de Bens Patrimoniais
*FAS742AA - Cancelamento de Bens Patrimoniais
*FAS730AA - Reclassificação de Bens Patrimoniais

31/03/2023 - Console Controladoria Datasul

24/04/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16530 - FAS719AA - Cálculo da Apropriação Leasing
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16375 - FAS702AA - Baixa Bem Patrimonial

05/06/2023 - Console Controladoria Datasul

26/06/2023 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2301/12.1.2209/12.1.2205DMANCON1-16860 - FAS - Exclusão do ICMS da BC do Crédito PIS e COFINS

28/08/2023 - Console Controladoria Datasul

18/09/2023 - Console Controladoria Datasul

11/12/2023 - Console Controladoria Datasul

EVENTO TOTVS RESPONDE - 25/04/2023 - ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

A ECD - Escrituração Contábil Digital é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: Diário, Razão, e seus auxiliares, se houver, e além disso os Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para entrega da ECD 2023 e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto TOTVS.

Confira as informações do comunicado do ECD 2023 - Informações e Orientações

EVENTO WEBINAR - 29/11/2022 - Novo Inventário HTML - Linha Datasul

Neste webinar, realizado no dia 29/11/2022 - Terça-feira - 14:00 às 15:30 horas, foi demonstrado as principais funcionalidades do Novo Inventário do Datasul desenvolvido em HTML

Confira os principais assuntos que foram abordados:

  • Fluxo Inventário;
  • Cadastrar Novo Inventário;
  • Geração de listagem com bens patrimoniais do sistema para serem inventariados;
  • Importação de planilha com os bens patrimoniais/ativos conferidos;
  • Análise das diferenças na conciliação do Bem Físico x Lógico;
  • Inclusão de fotos do bem patrimonial e;
  • Termo de Responsabilidade do Inventário e Relatório.

Público alvo: Analistas de TI e da contabilidade responsáveis pela conciliação do inventário do ativo fixo e conferentes do ativo fixo.

Documentação: Tutorial - Inventário Ativo Fixo HTML

Gravação disponível: Webinar Inventário Ativo Fixo

Essa melhoria foi implementada no produto padrão, a partir do release 12.1.2209.

Estornos de PIS/COFINS sobre o ativo imobilizado - IN 1911/2019 Artigo 501, §3º

Conforme determina a Instrução Normativa 1911/2019 - Artigo 501 - § 3º, as empresas que tomaram crédito PIS/COFINS sobre Ativo Imobilizado, devem estornar a parte do crédito sobre a venda (animais e grãos) efetuadas com suspensão. O percentual de estorno é calculado sobre as vendas totais do estabelecimento sobre as vendas com suspensão, conforme o exemplo abaixo:

  • Vendas totais: R$ 100.000,00
  • Vendas suspensas: R$ 40.000,00
  • % estorno: 40%

Ou seja, se o Ativo Imobilizado apurou nos Registros F120 e F130 na extração da EFD Contribuições - Ativo Fixo o valor de R$ 10.000,00 de créditos, deverá ser estornado R$ 4.000,00 - 40% do total dos créditos. Lembrando que este percentual é calculado somente para os estabelecimentos que tiveram vendas com suspensão, para aqueles que não tiveram vendas suspensas, não haverá percentual de estorno.

O registro do valor de estorno deve ser calculado bem a bem, sendo contabilizado em contas contábeis específicas para o estorno e as novas apropriações não serão enviadas na extração da EFD Contribuições - Ativo Fixo.

Importante:

Essa melhoria está disponível a partir da versão 12.1.2205.

ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL - 2022

Pacote ECF 2022

As alterações referente ao layout 008 - Ano-calendário 2021 estão sendo disponibilizadas no pacote FIX do dia 08/04/2022.

Para o ano de 2022, houve as seguintes alterações de layout:

  • No registro X350 -  Participações no Exterior - Resultado do Período de Apuração, houve a inclusão de um único campo, que é: LUC_ARB_ANT_IR - Lucro Arbitrado Antes do Imposto de Renda.
  • Na tela do programa Gerador Arquivo ECF - LF0226, no campo Versão deve ser informado o código 0008 - Ano-calendário 2021.

Veja o detalhamento em: DMANCON1-14573 DT Alterações Layout Ano-calendário 2021 ECF.


As correções ou melhorias, ocorrem por solicitação e neste caso divulgadas no link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2022, são:

25/02/2022 - Console Controladoria Datasul

18/03/2022 - Console Controladoria Datasul

27/05/2022 - Console Controladoria Datasul

17/06/2022 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2205/12.1.34/12.1.33

DMANCON1-14672 - UTB080 - Cadastro Conta Contábil

12.1.2205/12.1.34/12.1.33

DMANCON1-14970 - LF0302 - Extração da ECD

12.1.2205/12.1.34/12.1.33DMANCON1-15092 - LF0302 - Extração da ECD

08/07/2022 - Console Controladoria Datasul

19/08/2022 - Console Controladoria Datasul

09/12/2022 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2209/12.1.2205/12.1.34DMANCON1-15670 - FAS703 - Desmembramento com PIS/COFINS Parcelado

Foi publicada a versão 8.0.2 do programa da ECF - Escrituração Contábil Fiscal, com as seguintes alterações:

  • Admissão da assinatura com certificado digital em nuvem;
  • Ajuste na funcionalidade “Criar escrituração nova” para correta apresentação dos indicadores de início de período;
  • Ajuste na habilitação da funcionalidade “Recuperar ECF anterior”;
  • Ajuste da regra de validação do campo “forma_trib_per” do registo 0010 na funcionalidade “Criar escrituração nova” evitando escrituração com o campo vazio;
  • Ajuste de erro quando a escrituração aberta não está com foco na árvore de escolha das escriturações.

Essa versão deve ser utilizada nas transmissões dos arquivos referentes ao ano-calendário de 2021, situações especiais de 2022 e anos anteriores (leiautes de 1 a 7), retificadoras ou originais.

As instruções referentes ao leiaute 8 da ECF encontram-se no arquivo de tabelas dinâmicas, na página http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644.

Para baixar a nova versão do validador, clique aqui

Fonte: PORTAL SPED

EVENTO TOTVS RESPONDE - 09/08/2022 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

A ECF - Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação acessória exigida pela Receita Federal, integrante do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, que tem como objetivo substituir e consolidar diversas declarações fiscais e contábeis em um único arquivo digital. Essa escrituração visa cruzar dados contábeis e fiscais para apuração do IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, promovendo maior controle e transparência das informações fornecidas pelas empresas.

Dentro da ECF estão reunidas diversas obrigações que anteriormente eram entregues separadamente, como:

  • ECD - SPED Contábil;

  • Fcont - Controle Fiscal Contábil de Transição;

  • Lalur - Livro de Apuração do Lucro Real;

  • DIPJ - Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para entrega da ECF 2022 e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto TOTVS.

Confira as informações do comunicado do ECF 2022 - Informações e Orientações

EVENTO TOTVS RESPONDE - 05/07/2022 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

A ECF - Escrituração Contábil Fiscal é uma obrigação acessória exigida pela Receita Federal, integrante do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, que tem como objetivo substituir e consolidar diversas declarações fiscais e contábeis em um único arquivo digital. Essa escrituração visa cruzar dados contábeis e fiscais para apuração do IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, promovendo maior controle e transparência das informações fornecidas pelas empresas.

Dentro da ECF estão reunidas diversas obrigações que anteriormente eram entregues separadamente, como:

  • ECD - SPED Contábil;

  • Fcont - Controle Fiscal Contábil de Transição;

  • Lalur - Livro de Apuração do Lucro Real;

  • DIPJ - Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para entrega da ECF 2022 e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto TOTVS.

Confira as informações do comunicado do ECF 2022 - Informações e Orientações

ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - 2022

O Leiaute 9.00 do ECD, utilizado para a entrega dos dados do ano-calendário 2020 (entrega em 2021), foi mantido para a entrega dos dados do ano-calendário 2021 (entrega em 2022), conforme:

  • Publicação no site da Receita Federal, onde consta o Manual de Orientação do Leiaute 9 da ECD e destaca seu uso a partir do Ano-calendário 2021 e também para situações especiais do Ano-calendário 2022. 

Saiba mais:

O que é ECD - Escrituração Contábil Digital?

Para o ano de 2022, não houve alterações de layouts. As correções ou melhorias serão efetuadas, conforme solicitação. Acompanhe as informações pelo link da Expedição Contínua.
As versões atuais, com expedição contínua em 2022, são:

25/02/2022 - Console Controladoria Datasul

18/03/2022 - Console Controladoria Datasul

27/05/2022 - Console Controladoria Datasul

17/06/2022 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2205/12.1.34/12.1.33

DMANCON1-14672 - UTB080 - Cadastro Conta Contábil

12.1.2205/12.1.34/12.1.33

DMANCON1-14970 - LF0302 - Extração da ECD

12.1.2205/12.1.34/12.1.33DMANCON1-15092 - LF0302 - Extração da ECD

08/07/2022 - Console Controladoria Datasul

19/08/2022 - Console Controladoria Datasul

09/12/2022 - Console Controladoria Datasul

VersõesDocumento Técnico
12.1.2209/12.1.2205/12.1.34DMANCON1-15670 - FAS703 - Desmembramento com PIS/COFINS Parcelado

Documentação Datasul

EVENTO TOTVS RESPONDE - 24/05/2022 - ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

A ECD - Escrituração Contábil Digital é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: Diário, Razão, e seus auxiliares, se houver, e além disso os Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Durante o webinar, foram abordadas as principais alterações para a entrega da ECD referente ao ano-calendário de 2022, incluindo mudanças nas regras de validação, exigências técnicas e prazos de entrega. Além disso, foram detalhados os procedimentos para geração e validação do arquivo digital utilizando a linha de produto Datasul TOTVS, com foco nas boas práticas, cuidados na parametrização do sistema e uso correto das funcionalidades da ferramenta para garantir a consistência dos dados e a conformidade com a legislação vigente.

Confira as informações do comunicado do ECD 2022 - Informações e Orientações

EVENTO TOTVS RESPONDE - 26/04/2022 - ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

A ECD - Escrituração Contábil Digital é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: Diário, Razão, e seus auxiliares, se houver, e além disso os Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Durante o webinar, foram abordadas as principais alterações para a entrega da ECD referente ao ano-calendário de 2022, incluindo mudanças nas regras de validação, exigências técnicas e prazos de entrega. Além disso, foram detalhados os procedimentos para geração e validação do arquivo digital utilizando a linha de produto Datasul TOTVS, com foco nas boas práticas, cuidados na parametrização do sistema e uso correto das funcionalidades da ferramenta para garantir a consistência dos dados e a conformidade com a legislação vigente.

Confira as informações do comunicado do ECD 2022 - Informações e Orientações

EVENTO WEBINAR - 27/04/2021 - Integração do APP Meus Ativos com Datasul

Saiba como utilizar o seu celular para automatizar o controle dos bens patrimoniais no ERP Datasul.

Com o App Meus Ativos Fixos você pode consultar saldos e a localização dos bens, atualizar fotos, gerar solicitações de baixas e transferências internas/externas de bens patrimoniais.

Saiba mais:
As particularidades dos cadastros constam detalhadas no documento Arrendamento Mercantil - CPC 06 - R2 (IFRS 16). Este documento também destaca a grade contábil de acordo com as parametrizações escolhidas. 
Para entender o controle de curto e longo prazo no Sistema, acessar Arrendamento Mercantil - Curto e Longo Prazo - CPC 06 - R2 (IFRS 16).
Outros controles disponíveis no Sistema para gerenciar os contratos de aluguéis:
Cancelamento de Contrato - CPC 06 - R2 (IFRS 16)
Arrendamento Mercantil - Entrada do Título pelo Recebimento - CPC 06 - R2 (IFRS 16)
Arrendamento Mercantil - Gerando Título no Contas a Pagar - CPC 06 - R2 (IFRS 16)

EVENTO TOTVS RESPONDE - 07/07/2021 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

A ECF - Escrituração Contábil Fiscal é uma nova obrigação exigida pela Receita Federal, dentro do sistema do SPED Contábil. Nesta obrigação estarão agrupadas várias outras obrigações, que já são geradas e entregues atualmente, tais como:

  • ECD - SPED Contábil;

  • Fcont;

  • Lalur;

  • DIPJ.

Durante o webinar, foram apresentadas as alterações para a entrega da ECF referente ao ano-calendário de 2021, incluindo atualizações nas regras de validação, estruturas dos blocos, critérios de obrigatoriedade e prazos de entrega. Também foram abordados os detalhes técnicos para geração do arquivo digital utilizando a linha de produto Datasul TOTVS, com foco em parametrizações essenciais, ajustes no plano de contas referencial e boas práticas para garantir conformidade com a legislação vigente.

Documentação

Saiba Mais:

EVENTO TOTVS RESPONDE - 15/06/2021 - ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

A ECF - Escrituração Contábil Fiscal é uma nova obrigação exigida pela Receita Federal, dentro do sistema do SPED Contábil. Nesta obrigação estarão agrupadas várias outras obrigações, que já são geradas e entregues atualmente, tais como:

  • ECD - SPED Contábil;

  • Fcont;

  • Lalur;

  • DIPJ.

Durante o webinar, foram apresentadas as alterações para a entrega da ECF referente ao ano-calendário de 2021, incluindo atualizações nas regras de validação, estruturas dos blocos, critérios de obrigatoriedade e prazos de entrega. Também foram abordados os detalhes técnicos para geração do arquivo digital utilizando a linha de produto Datasul TOTVS, com foco em parametrizações essenciais, ajustes no plano de contas referencial e boas práticas para garantir conformidade com a legislação vigente.

Documentação

Saiba Mais:

EVENTO TOTVS RESPONDE - 18/05/2021 - ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

A ECD - Escrituração Contábil Digital é um dos módulos do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo Governo Federal com o objetivo de modernizar e unificar a forma de envio das informações contábeis das empresas. A ECD tem como principal finalidade substituir a escrituração contábil tradicional em papel pela escrituração transmitida digitalmente, por meio de um arquivo eletrônico com assinatura digital, garantindo maior segurança, integridade e rastreabilidade das informações.

Essa obrigação acessória é destinada a empresas sujeitas à escrituração contábil, de acordo com os critérios estabelecidos pela Receita Federal, e compreende a transmissão, em formato digital, dos seguintes livros contábeis:

  • I - Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  • II - Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  • III - Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para entrega da ECD 2021 e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto TOTVS.

Documentação

Boletim Técnico em formato PDF, o qual apresenta as informações sobre a execução do processo da nova rotina da ECD e as alterações para o Layout 9 de forma detalhada:

Boletim_Tecnico_ECD_Layout_V9.docx.pdf

EVENTO TOTVS RESPONDE - 05/04/2021 - ECD - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

A ECD - Escrituração Contábil Digital é um dos módulos do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, instituído pelo Governo Federal com o objetivo de modernizar e unificar a forma de envio das informações contábeis das empresas. A ECD tem como principal finalidade substituir a escrituração contábil tradicional em papel pela escrituração transmitida digitalmente, por meio de um arquivo eletrônico com assinatura digital, garantindo maior segurança, integridade e rastreabilidade das informações.

Essa obrigação acessória é destinada a empresas sujeitas à escrituração contábil, de acordo com os critérios estabelecidos pela Receita Federal, e compreende a transmissão, em formato digital, dos seguintes livros contábeis:

  • I - Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  • II - Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  • III - Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Neste webinar, foram apresentadas as alterações para entrega da ECD 2021 e detalhes para geração do arquivo para a linha de produto TOTVS.

Documentação

Boletim Técnico em formato PDF, o qual apresenta as informações sobre a execução do processo da nova rotina da ECD e as alterações para o Layout 9 de forma detalhada:

Boletim_Tecnico_ECD_Layout_V9.docx.pdf